A Seca

A Seca Jane Harper

Resenhas - A Seca

Nana 08/11/2020

Conflitos, investigação policial e ganância
Enquanto uma comunidade agricula enfrenta uma grande seca, as mortes brutais de 3 membros de um família traz de volta a cidade Falk. Ele vai enfrentar conflitos internos e externos ao confrontar pendências do passado enquanto tenta desvendar as mortes.
Fiquei super envolvida com o livro e o desfecho tanto para as mortes quanto a coisas perdidas do passado. Embora tenha sido doloroso, foi também satisfatório. Ver como vidas foram destruídas por ganância e egoísmo é sempre revoltante, mas retrata um realidade que muitos fingem não ver.
IMPORTANTE: O livro tem gatilho de violência doméstica e abuso sexual.

Nildomar 12/11/2020

Uma estiagem em Kiewarra, Austrália, que já perdura por dois anos. O clima na área agrícola torna-se insuportável, quando a cidade sofre com a perca de três membros da família Hadler. A cidade se pergunta o que aconteceu, acredita que Luke Hadler matou a esposa e o filho de seis anos de idade e depois cometeu suicídio, ou tudo é um grande engano. Apenas um membro da família sobrevive uma menininha, ainda bebê.
O Agente Aaron Falk retorna à cidade onde nasceu, para os funerais e se vê envolvido na investigação de um suposto crime bárbaro cometido pelo seu amigo. E o seu suposto suicídio.
Quando todos os moradores da cidade se tornam suspeitos, Falk é forçado a afrontar a comunidade que o expulsou há muito tempo. Um segredo que ele pensou estar esquecido há tempos voltar à tona com a morte de Luke. Feridas se reabrirão nesta cidade árida.
A Jane traz uma história envolvente com um enredo de tirar qualquer pessoa da zona de conforto, com uma escrita que te envolve, você anseia para saber o desfecho de toda a trama e com isso a leitura se torna muito rápida e dinâmica, com uma mescla de passado e futuro toda a história vai ser encaixando para um final eletrizante.

Verbena 03/12/2021

Sempre quis ler esse romance policial por ser um genero que eu gosto muito e a sinopse me ganhou de primeira, não decepcionou.

De primeira não sabia se iria gosta no protagonista, mas ele me conquistou com o tempo, esse um daqueles livros que vc acha umas pessoas legais e no final descobri q todo mundo esconde um esqueleto no armário. Mas a maior parte das pessoas só sevem pra alimentar seu ódio pela cidade. Me fez lembrar da cidade de objetos cortantes.

Daria quatro estrelas, mesmo gostando muito da ambientação, do desfecho que era bem perecido com a maioria que no final surge uma luz e mistério resolvido, mas tem um extra no final que eu queria tanto que acontecesse que melhorou muito esse finzinho.

Gabs 23/02/2021

Foi uma leitura boa, um mistério que te prende e não te deixa largar, gostei bastante, recomendo ?

Gigi 04/04/2021

Mistérios, seca, morte
Uma leitura de um fôlego só. A leitura flui como se você estivando assistindo um filme policial bem com bom roteiro. O livro é sobre um crime horrível num lugarzinho no interior da Austrália solapado pela seca, pelos ânimos alterados de seus habitantes, pelas intrigas de tragédias passadas. O crime parece estar solucionado: duplo homicídio seguido de suicídio. Mas nem tudo é o que parece ser. Há algo escondido por trás daquela comunidade aparentemente normal.

Dani Sousa - @eulieulerei 20/04/2021

Um livro que simplesmente precisa ser lido.
Esse é um livro tão bom de ler, talvez por eu está encarando umas leituras mais difíceis eu meu surpreendi de uma forma muito positiva com esse. Aqui conhecemos uma cidadezinha do interior chamada Kiewarra que está sofrendo com a seca pois não chove a dois anos, e seus morados estão bem desanimados e estressados.
A história se inicia com uma tragédia em que Luke Hadler, um pai de família mata a esposa e filho e depois se suicida. A situação critica da cidade seria o motivo para esse incidente? Conhecemos o agente Aaron Falk que retorna a cidade depois de 20 anos, após ter fugido de lá com o seu pai, apenas para o enterro do seu melhor amigo de infância.
Tudo que Falk quer é ir embora dali e voltar para a sua vida na cidade grande, as coisas não saem como o planejado e ele acaba no meio de uma investigação local com o Sargento Raco para desvendar esse mistério e despertar o pior das pessoas e trazer a tona uma tragédia do passado, que consiste no afogamento de Ellie, e pode ter como desfecho sua redenção e paz para o futuro.
Eu amei o jeito com o autora construiu a história misturando fatos do presente e do passado, como ela sustentou as duas até o fim sem fazer em algum momento o leitor desvendar o final ou perder o interesse na trama. É um livro cheio de mistérios, de relações entre famílias, amizade que mesmo o tempo não destrói, sentimentos como a culpa, a solidão, a saudade, o perdão.

Carla.Zuqueti 02/03/2022

Excelente
Há dois anos não chove na pequena cidade de Kiwehara - Austrália. As lojas estão falindo, as fazendas minguando e os nervos cada vez mais exaltados.

Até que a pequena cidade é surpreendida com um assassinato duplo: Luke Hardler aparentemente matou sua esposa e filho de 6 anos e se matou em seguida. Mas algo não bate na cena. A posição dos corpos, e o fato de ter deixado a pequena Charlotte, sua filha de meses, chorando no berço enquanto dirigia para longe da cena do crime e se suicidava com um tiro.

Inconformados, os pais de Luke pedem ao seu amigo de infância, o agora detetive de Melbourne Aaron Falk, que investigue a morte de seu filho.

Porém, Falk não é bem vindo na cidade. Ainda adolescente, Falk saiu escorraçado da cidade, acompanhado de seu pai, suspeito de ser o responsável pelo afogamento de Ellie. Falk jura não ter cometido o assassinato. Pela falta de provas, o afogamento foi considerado suicidio, mas o frágil álibi de Falk não convenceu sequer a seu pai.

Tratado como assassino, Falk precisa enfrentar seu passado para descobrir o que realmente aconteceu com seu ex melhor amigo, quem assassinou a família e se possível, desvendar o mistério que rondou a morte de sua amiga.

?A Seca? é o primeiro livro de Jane Harper publicado no Brasil. Um livro bem ágil, de fácil leitura e personagens complexos. Falk é apaixonante, e o livro entrega um excelente suspense policial.

Rayssa Bonissatto @livrosdarayssa 03/03/2022

Um ótimo thriller
A história se passa no interior da Austrália, na minúscula cidade de Kiwarra onde a seca persistente leva ainda mais dificuldade à comunidade, essencialmente rural. Acompanhamos o agente federal Falk, que retorna a cidade, após 20 anos, para o velório de seu grande amigo, Luke, de infância e sua família. O que eu vou falar agora não é spoiler, também está na sinopse, ok? Luke é acusado de assassinar brutalmente esposa e filho, mas tudo está muito mal explicado, pelo menos para os pais de Luke, Raco (comandante policial da cidade) e o próprio Falk. Nisso, Falk se envolve numa investigação com Raco em busca de entender o que de fato aconteceu ao mesmo tempo que enfrenta uma cidade repleta de animosidades, mas principalmente, enfrenta seu passado.
É um ótimo thriller! Me surpreendeu! A seca não influencia só as colheitas mas reflete a dureza e a implacabilidade dos personagens.

Madalena.Leite 15/03/2020

Esse livro conta uma história que de passa em uma cidade rural na Austrália em plena seca. São dois mistérios envolvendo mortes que compõem a trama. Eu gostei, pois os personagens são bem realistas, com dramas e segredos verídicos.

Edson.Oliveira 24/03/2020

Livro bom e envolvente, o final meio arrastado.

Amanda 15/01/2021

Muito bom livro!! É uma história totalmente envolvente, que vc lê um capítulo e dá vontade de ler e mais outro. Não sei se tem continuação, mas queria mt saber mais do final.

Patricia 24/01/2021

Suspense australiano
Esse é o primeiro suspense que leio ambientado na Austrália. A narrativa é bem construída, a escrita fluída, de fácil leitura. O livro nos apresenta um bom mistério, com um bom final e todos os pontos da narrativa amarrados, solucionados e explicados.

Clara Vellozo 21/02/2021

Me fisgou e entreteve de uma forma que não imaginava
Fazia tempo que não lia um romance policial porque tenho certa resistência com o gênero. Mas, contrariando meus pré-conceitos, este livro me fisgou e me entreteve de uma forma que não imaginava. Existem as partes mais enroladas em que nada acontece de substancial, mas mesmo assim é um bom livro de mistério.

A história envolve os habitantes de uma pequena cidade fictícia do interior da Austrália, um crime não solucionado do passado e outro do presente - que é o motivo de investigação de um policial que retorna depois de adulto à sua cidade natal.

Recomendo a leitura para aqueles que gostam de um bom mistério, sem aquele amontoado de informações que não levam a lugar nenhum e com um final muito surpreendente.