Star Wars: Ahsoka

E.K. Johnston

Resenhas -

Thiago740 11/07/2023

Simplesmente amei
Sou suspeito pra falar sobre esse livro, pois sou fã da Ahsoka.
No início vemos uma ahsoka muito indecisa com medo de se arriscar e presa no passado e com o decorrer da história ela fermenta, cresce e toma forma, se tornando a ahsoka Tano. O senso de justiça, a humanidade e a gratidão fazem dela uma das personagem mais incrível de star wars. Recomendo leiammmmm?????

Lai 20/10/2021

Ahsoka-Tano
A princípio, lancei-me de corpo e alma nesta leitura instigante. O livro tornou-se abundantemente agradável demonstrando o desenvolvimento de uma importante personagem para aqueles que adoram a saga Star Wars.
Ahsoka sempre esteve em meu coração e sempre almejei por um momento onde ela, somente ela, se destacasse. Esse livro fez exatamente isso, trazendo consigo uma trama extremamente agradável e cheia de aventuras fervorosas! Eu o leria novamente e o pretendo fazê-lo mais tarde.
Eu o recomendo com alta convicção!!

Isa 11/06/2021

Indispensável para os fãs da saga
Livro maravilhoso. Foi incrível ler uma história pelo ponto de vista da Ahsoka e descobrir o que aconteceu com ela após a Ordem 66. Um ponto que gostei bastante, foi que ela foi mostrada bem humanizada(eu sei que tecnicamente ela não é humana, mas vocês me enteram haha) não como uma heroína perfeita, mas como alguém que pode cometer erros e atos egoístas em prol de se salvar, que tem medos e inseguranças, e que tenta corrigir tais erros. Foi triste ver o quanto ela sente falta de seus amigos, principalmente, claro, Anakin e Obi-Wan e ela tendo que lidar com o fato de pela primeira vez estar sozinha e ter que tomar decisões sozinhas.

Outro ponto bastante positivo e até surpreendente é que vimos brevemente pontos de vistas de outros personagens, como Bail Organa sendo pai de uma Leia bebê, e o mais interessante vemos brevemente um ponto de vista do Obi-Wan após chegar em Tatooine.

Mesmo quem não viu a série animada pode aproveitar o livro e conhecer um pouco da Ahsoka nele(que pra quem não sabe foi Padawan de Anakin.)

Os personagens apresentados são bem construídos e interessantes, apesar de talvez um pouco superficiais, já que não são tão aprofundados assim. Mas espero ver Keadan novamente em alguma mídia da saga(se eu shipei ela com a Ahsoka, naah, claro que sim :D)
Enfim, é um livro indispensável para qualquer fã da saga.

Jay 16/05/2021

Ahsoka Tano: uma ex-Jedi em busca do próprio caminho
Gosto das novels de Star Wars porque me dão a oportunidade de explorar melhor um universo gigantesco que é pouco explorado nos filmes, conhecer melhor os personagens, saber sobre seus conflitos, motivações e angústias. ?Ahsoka? é um desses exemplos. Até antes de começar a ler a obra, mal sabia quem era Ashoka Tano, tendo ouvido falar brevemente da participação na série Guerra dos Clones e também em The Mandalorian. Mas a sinopse me pegou e eu me vi querendo saber mais sobre uma das sobreviventes do Grande Purgo Jedi.

Ahsoka era a Padawan de Anakin Skywalker e, após sobreviver à Ordem 66, assume uma nova identidade para se esconder do Império. A obra busca explicar o que aconteceu com a personagem durante o lapso de tempo entre seu sumiço após as Guerras Clônicas e seu misterioso reaparecimento como a líder rebelde Fulcrum, na série Rebels.

Em ?Ahsoka?, encontramos uma Ahsoka perdida, cheia de incertezas, sem ter para onde ir e vivendo para se esconder. Sempre fugindo e abandonando os amigos para manter a própria segurança (e a deles), a ex-Jedi eventualmente chega à lua agrícola Raada, principal palco da história, onde ela descobre que precisa tomar uma decisão e decidir o rumo de sua vida. Durante a obra, acompanhamos o amadurecimento da personagem, que busca lidar com o luto da perda dos amigos e mestres Jedi e também com o perigo de estar sempre sendo caçada pelo Império.

O livro é muito bem escrito e a trama é comovente e cumpre seu papel de dar mais profundidade à personagem, assim como de mostrar como ela foi inserida novamente na rebelião e na política galática.

Cláudio 03/04/2021

Excelente pra quem quer conhecer mais Ahsoka depois de CW
Ahsoka pra mim umas das personagens mais legais do universo SW, tem uma história muito bem escrita nesse livros. O livro é curto porém mostra um lado afetivo da Ahsoka muito interessante além de descrever de forma muito legal a galáxia pós queda da República por um outro ponto de vista.

Viccesar 26/01/2021

A evolução de uma personagem
O livro conta a história de Ahsoka depois dos eventos de Clone Wars, e conta de uma maneira magistral. Ahsoka Tano, que já era uma das minha personagens favoritas de Star Wars, passou a ser ainda mais interessante. A história mostra a evolução dela de uma pessoa com medo e traumatizada pela ordem 66 a alguém que se arrisca para salvar as pessoas e fazer o que é certo, mesmo que isso revele ao império que ela é uma "Jedi". Outros personagens já conhecidos aparecem e dão uma emoção a mais para a história. Ao mesmo tempo, novos personagens são introduzidos e logo ganham a consideração do leitor, graças ao tão bom trabalho da escritora. Uma obra de Star Wars imperdível para todos os fãs da personagem.

Jaqueline 15/01/2021

Um presente para os fãs de Star Wars
Para aqueles que terminaram de ver Clone Wars e ficaram encantados com a Ahsoka e, ao mesmo tempo, curiosos sobre o paradeiro dela após a Ordem 66, esta é uma leitura altamente recomendada.

Temos aqui um vislumbre de como a personagem tentou se camuflar a fim de manter sua existência oculta de seus adversários. Ao mesmo tempo que observamos Ahsoka tentando sobreviver, percebemos a constante preocupação que ela tem com os habitantes de locais que estão sendo devastados, tornando-se cada vez mais difícil manter a sua conexão com a força despercebida.

Ao longo do livro, muitas vezes Ahsoka precisa tomar decisões como a de proteger a si mesma ou proteger cidadãos que estão indefesos. Aqui podemos ver o amadurecimento da personagem, que deixa de ser aquela jovem impulsiva que conhecemos no começo de Clone Wars e evolui para uma estrategista empática e que se preocupa com o bem estar dos mais vulneráveis.

Como ressalva, achei o desfecho do livro um pouco apressado, principalmente no que concerne ao embate final.

Dentre os destaques, coloco abaixo a citação de um diálogo de Ahsoka e Bail:

"They used to be red," Ahsoka said. "When the creature had them, they were red. But I heard them before I ever saw him on Raada, and knew that they were meant for me."
"You changed their nature?" he asked.
"I restored them," Ahsoka replied. "I freed them. The red crystals were corrupted by the dark side when those who wielded them bent them to their will. They call it making the crystal bleed. That's why the blade is red".

E assim os sabres brancos de Ahsoka Tano iluminaram o escritório de Bail, da mesma forma que este livro ilumina os olhos e aquece o coração dos fãs, consagrando Ahsoka como uma das melhores personagens do universo de Star Wars.

Fabs 10/01/2021

ahsoka tano a maior de todas
O livro acerta em cheio ao retratar todas as dores e os pesos que Ahsoka carrega desde a ordem 66, foi o que mais me agradou no livro. Ver também o início da jornada que levou a personagem a seus status em Rebels, como a criação de seus sabres de luz, é maravilhoso e todo o arco dela em tentar ajudar o povo de Raada é otimo. Gostei do final apesar de achar que poderiam ter feito ele de um jeito mais emocionante. E por fim Keaden foi uma ótima personagem durante o livro e eu queria muito que a trouxessem novamente em algum outro material do universo expandido.

Maurício 25/11/2020

Ahsoka ótimo livro e personagem.
Livro muito fluido, muito por ser uma leitura linear focada sempre na protagonista.

Aconselho quem for ler tenha visto a série clonewars, principalmente a ultima temporada(7). descreve rasamente sua separação com o clone REX, a forma que ela recria seus sabres de luz e sua relação com pai da Princesa Leia (Bail Organa). a escritora desenvolve a personagem igual ao da série, perfeita! é muito nítido que o livro continua com o fim da ultima temporada.

Esta aventura linear do livro te deixa fixado nele. li esse livro em 1 dia.

Lucas 15/05/2020

Para amantes de Star Wars
O livro começa na batalha entre Ahsoka e Darth Maul, que ocorreu nos episódios finais de Clone Wars, 7° temporada. Digo que é para amantes de Star Wars pois você acompanha uma personagem que tem um papel de crescimento dentro da série animada Clone Wars e é consolidada a sua posição durante as temporadas, até finalizar perfeitamente seu arco na 7° temporada exibida pela Disney Plus.
Esse livro expande ainda mais o universo, narrando os fatos que ocorreram com a Ahsoka após um ano do final de Clone Wars, no qual a vemos questionando qual o seu papel no mundo.
Com base na amizade e sentimentos, Ahsoka cria laços importantes que a farão recordar os seus objetivos e a transformaram na personagem forte e poderosa que enfrente Darth Vader em Rebels.
Com está história você irá preencher a lacuna de como ela se transformou em uma poderosa usuária da força e até mesmo como conseguiu os novos sabres, bem como irá ver o começo da rebelião.
Portanto, se prepare para uma aventura na Orla Exterior e bem vindo à rebelião!!

arthurbusco 18/03/2020

mto bom
ahsoka um dos melhores personagens do SW
Gabs 17/06/2020minha estante
Minha favorita de todos, amo muito! ???

Mattheus.Schimanski 06/01/2020

Água com açúcar
Fui esperando muito, mas me frustrei. A maior parte do livro corre do nada pra lugar nenhum. Fiquei entediado vários momentos.
Salva pelos poucos momentos de reflexão da Ahsoka sobre o passado.

Diogo 24/11/2019

Se você viu Rebels...
Para quem assistiu a série Star Wars Rebels, esse livro é o tapa buraco que faltava para explicar como Ahsoka Tano, ex aprendiz de Anakin Skywalker, expulsa equivocadamente da Academia Jedi, se tornou a informante conhecida por "Fulcrum" nas primeiras células daquilo que viria a se tornar a Aliança Rebelde.

Tentando sobreviver e esconder ao máximo sua afinidade com a força (assim como fez Ben Kenobi após a Ordem 66), Ahsoka vive viajando de um planeta a outro de maneira a mascarar sua presença dos Inquisidores do Imperador Palpatine. Devido à sua forte ligação com as virtudes aprendidas na Academia, Ahsoka acaba por ajudar um povo que teve seu planeta invadido pelo Império, enxergando ali que ainda pode fazer algo pela galáxia para livrá-la das mãos de seu antigo mestre, agora Darth Vader. Iniciando assim seu papel como informante para as células Rebeldes sob o codinome "Fulcrum".