A Alegria de Ensinar

A Alegria de Ensinar Rubem Alves

Resenhas - A Alegria de Ensinar

GiuSaloti 03/03/2022

Um livro que disseca muita coisa de uma forma simples, fluida e profunda.
Uma prosa não ficcional, que traz reflexões para serem trabalhadas durante toda a vida, dentre elas o âmbito do aprendizado inter-relacionado, mas não necessariamente dependente, do saber. A partir desse conteúdo, entendemos a importância das ferramentas do conhecimento tradicional para o uso do produto final: sonhar. Afinal, sem esse elemento imaginativo as ferramentas técnicas do saber são inúteis, e assim o construir de novas ferramentas será inviável.
Nos faz questionar o papel da escola, e por consequência dos professores que, em sua maioria, estão mais interessados em cumprir o seu papel social de criar pessoas práticas, que geram um retorno imediato, e não em pessoas que pensam, que podem dar resultado somente depois de anos; pois estas não "produzem no agora".
Enfim, um excelente livro que com toda certeza lerei novamente, e ressignificarei ao passar dos anos.

Mama 31/01/2022

O professor é semeador de sonhos
Rubem Alves, como sempre, maravilhoso! Nos faz velejar por seus textos com tanto prazer que é fácil esquecer as horas lendo seu livro! Muitas reflexões boas sobre o ensino e a educação de crianças.

Alexandre Marchito 27/12/2021

"Ser mestre é ensinar a felicidade."
Excelente livro para educadores.
Infelizmente a educação no mundo representa " um enorme desperdício de tempo, energia e vida."
Aos alunos "dentro de pouco tempo quase tudo aquilo que lhes foi aparentemente ensinado terá sido esquecido. Não por burrice. Mas por inteligência. O corpo não suporta carregar o peso de um conhecimento morto. Que ele não consegue interagir com a vida." p. 24

Sempre procuro encantar o aluno com a atividade proposta, pois somente assim o que aprender irá para a memória.

Thays RM 17/10/2021

Interessante!
Livro muito bom! Traz reflexões que ainda são muito atuais e necessárias. Todo educador deveria ler essa obra, se propor um novo olhar sobre sua atuação e a educação em geral. Apenas uma coisa me incomodou, o autor traz muitas metáforas, e em algum momento isso se torna cansativo.

Yo 04/10/2021

"A mim (a criança) ensinou-me tudo
Ensinou-me a olhar para as coisas
Aponta-me todas as coisas que há nas flores.
Mostra-me como as pedras são engraçadas quando a gente as tem na mão e olha devagar para elas (...)"
Quanta delicadeza nesse livro ?
Ita 04/10/2021minha estante
Que coisa mais linda! Quero ler

Larissa.Guimaraes 10/09/2021

Um abraço do ensino
Uma leitura rápida e encantadora, definitivamente uma lição para todos que desejam ou dão aula. Rubem toca num ponto que considero essencial: a necessidade de oferecermos perguntas e não darmos a resposta, ora, não há um aluno que buscará a sua própria solução ou resposta para uma questão se já sabe o que o professor considera certo, acredito e concordo que os alunos (e me incluo aqui) só refletem intensamente e alcançam o improvável, quando damos espaço para que conquistem tanto.
Também me encantei por "A aprendizagem é assim: para se aprender de um lado, há de se esquecer do outro. Toda aprendizagem produz o esquecimento.", Rubem faz uma crítica contundente ao nosso sistema de ensino, como um grande acadêmico provavelmente não passaria em um dos nossos vestibulares se os tentassem depois de tanto tempo, mas sabem muito sobre sua própria área desde o início de sua formação acadêmica. Um livro de muitas reflexões e aprendizados, para ser lido com carinho e peito aberto.

bi.rezendee 26/07/2021

Sonhos
Um livro profundo sobre a essência de ser professor. Me marcou muito na faculdade e resolvi reler novamente.
Ser professor é motivar os alunos pelos sonhos!
Lindo livro, lindas palavras.

Heloisa 04/07/2021

A alegria de reaprender...
Esse livro fala não só sobre a escola e sobre professores, fala sobre a vida e como reaprender a pensar e a sonhar são necessários para educar com alegria e que está alegria é o que fica na memória do aluno ou aprendiz quando precisa usar seu conhecimento.
É uma leitura rápida e prazerosa.

Bina 01/05/2021

Confesso que sou bem imparcial para falar sobre Rubem Alves pois sou apaixonada. O livro é muito bom traz uma perspectiva diferente de como inspirar os alunos na escola.

Luciana.Rodovalho 27/03/2021

O livro mais bonito sobre ensinar e aprender com o outro.
A arte de ensinar com certeza é a mais bonita.

Luana.Chuq 07/03/2021

Lindo
Que livro inspirador, todo mundo quer é ou quer ser professor tem que ler. Me faz lembrar bastante meu mestre Tsunessaburo Makiguti que dizia que a criança tinha que ser feliz enquanto aprendia. Grande Rubem Alves

Jéssica 15/02/2021

Obrigada Rubem Alves por esse livro
Meu Deus que livro genial, cada capítulo mais incrível que o outro. Os capítulos me parecem todos interligados fazendo com que cada página lida torne a reflexão ainda mais intensa e prazerosa. Uma escrita doce e capaz de te fazer sonhar, é nítido a paixão do autor pelo ensino. Sou professora e confesso que em meio a pandemia a alegria de ensinar se perdeu um pouco, depois de ler esse livro em uma tarde me sinto mais inspirada e com vontade de indicar pra várias pessoas ?

elle carmo 10/02/2021

de lagarta à borboleta
sempre que leio rubem é como se me encontrasse um pouquinho mais, como se o sapo lembrasse do príncipe que já foi, como olhar pro espelho e ver algo que sempre esteve ali, mas nunca foi percebido.

ah, como gostaria de que ele tivesse sido meu professor, mas acredito que os livros me suprem um pouco dessa vontade.

ele abre em mim portas de cômodos que eu nem sabia que existia aqui em casa. e essa leitura não foi diferente. me fez lembrar da época de escola e o que eu pensava sobre aquele ambiente.

nessa obra se encontra amor, recomendo a todos que queiram um pouco disso.

Carolina Del Puppo 05/01/2021

Todos deveriam ler, não apenas os professores
É um livro muito lindo, como todos os livros desse autor. Cada palavra dele, é tão doce, é uma escrita lindamente mágica.

Anna.Guerra 23/12/2020

Um repouso às teorias educacionais
Com palavras gentis e amorosas, Rubem Alves conta histórias, ora reais, ora inventadas, relacionando-as à sua visão sobre Educação. Para ele, ensinar é amar, guiar as crianças no caminho já conhecido e soltá-las para que construam um novo caminho.

Recomendo a leitura para aqueles que são apaixonados pela Educação mas necessitam de um repouso às teorias educacionais.