A Alegria de Ensinar

A Alegria de Ensinar Rubem Alves

Resenhas - A Alegria de Ensinar

Lucas.Jose 03/04/2024

Muito bonito
A escrita poética e simples me encantou e deixou um sorriso em meu rosto. Rubem Alves não diz o que devemos fazer em uma aula ou como ter uma didática melhor, mas faz uma reflexão muito importante. Todos os professores devem ler esse livro para se lembrarem do porquê entraram nesse meio

isachoraa 08/07/2023

Que satisfação conversar com o livro
Amo os livros do Rubem Alves, sempre conversam muito comigo, sempre me trazer reflexões e alegria. Li esse livro a um ano para a faculdade e me apaixonei por ele, amei reler essas doces crônicas sobre a alegria de ensinar e ser professor.

Mariana 15/01/2023

Com várias reflexões esse livro resume-se a ensinar com amor e fazer seu aluno sentir prazer no processo de aprendizagem

yaxmiins 13/01/2023

Simples, delicado e inspirador!
"O corpo de uma criança é um espaço infinito onde cabem todos os universos. Quanto mais ricos forem esses universos, maiores serão os vôos da borboleta, maior será o fascínio, maior será o número de melodias que saberá tocar, maior será a possibilidade de amar, maior será a felicidade".

Juli 12/01/2023

reafirmou ainda mais minha escolha de profissão
Que livro lindo!!

Eu acho que todos os estudantes da área da educação sabem como é ser desestimulado o tempo inteiro pelas pessoas a nossa volta.

?Vai passar fome?
?Você vai largar essa profissão?
?Ser professor não vai te levar pra lugar nenhum?

E esse livro quebra esse ciclo. Esse livro nos transporta para as alegrias dessa profissão tão linda e transformadora e nos mostra que o que fazemos é mágico.

A cada dia que passa eu tenho mais certeza de que eu nasci pra ensinar e que não fui eu quem escolhi esse caminho, mas esse caminho me escolheu. Através desse livro consegui me reconectar com meus sonhos de professora e sinto que agora vou conseguir me abrir e sonhar mais alto.

Livro indispensável pra todo professor ou quase professor.

Perfeito!

Tatiana455 07/12/2022

Crônicas que nos mostram que a alegria está acima do ensinar e o lúdico é o principal caminho do conhecimento. Fica assim claro que a função do ensinar é um exercício mortal.

JoiceCoutinho 15/11/2022

Trata-se de um livro curto, mas com uma leitura muito enriquecedora!
O autor aborda a ato de ensinar como um ato de amor (mas, não somente de amor). Contextualiza do que sente falta no sistema educacional, com palavras que nos dão esperança.
"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor."

Nanidbona0 03/09/2022

Para professores.
Leitura maravilhosa para futuros professores, uma nova visão do ensinar/ aprender ??
Façamos com amor tudo que nos foi colocado.

Jana 04/08/2022

Plantando Sonhos
Rubem Alves, nesse livro, pensador sobre a educação e poeta.

Ao mesmo tempo que traz reflexões sobre a educação e a docência, brinca com as palavras nos conduzindo, de forma prazerosa, por uma leitura cheia de estórias leves .

Planta em nós a semente do sonho, convidando-nos a transformar a educação e o pensamento num ato de amor.

Um livro que indicaria a todos os amigos professores!

Marcelo 26/07/2022

Relido
Livro belíssimo. Acho que esta é terceira ou quarta vez que o leio. Uma poesia, uma filósofa? muita saberia nessa coisa da alegria de ensinar. Fonte de muita inspiração!

Alan.Nina 11/07/2022

Mais um Rubem Alves abstrato e utópico
Rubem Alves é delicioso de ler, mas confesso que estou na vibe mais pragmática, pensando sobre minhas metodologias em sala de aula.
Talvez com a maturidade eu consiga transformar em ação, mas o fato é que achei abstrato e redundante. Preciso urgentemente de mais poesia, e menos prosa.

Gusma 06/07/2022

?Conte-me os seus sonhos, para que sonhemos juntos!?
A escrita do Rubem Alves é toda poética. Ele cria várias comparações durante o livro que fazem muito sentido. Pra mim, a melhor foi a relação com a vaca, o abatedouro, a calma e as crianças (juro que faz muito sentido). Ele traz um clamado por uma educação que seja gentil, por professores que olhem pros seus alunos, contra uma escola que é utilizada como espaço de violência, onde todos estão lá por obrigação.

Ele vai na raiz do problema: a educação tem sido a serviço da economia. Os professores viveram essa realidade e nos preparam para ela... no fim, ta todo mundo inserido num ciclo de violência sem nem notar.

As ideias dele casam bastante com a da bell hooks e pude ter a oportunidade de uma aula pra debater isso ?? a conclusão é: docência é difícil, socorro!

?Ela não percebeu que distração é atração por um outro mundo. Se os professores entrassem nos mundos que existem na distração dos seus alunos eles ensinariam melhor. Tornar-se-iam companheiros de sonho e invenção.?

elicarlla ð 18/05/2022

sobre amor, educação e sonhos
Rubem Alves maior exemplo e inspiração quando se fala sobre educar.
Esse livro ensina a dançar, quem dança com as ideias aprende que pensar é alegria. O que faz um educador que não incentiva seus alunos a voar, tirar os pés do chão sem medo, pois tudo que existe nos caminhos sólidos já estão aqui.
O professor é aquele que guia por caminhos cheios de sonhos, o futuro se abre como vazio, e esse espaço não explorado só pode mudar com as asas do pensamento.
?conte-me os seus sonhos, para que sonhemos juntos!?