O quarto de Giovanni

O quarto de Giovanni James Baldwin

Resenhas - Giovanni

Nathan 04/09/2010

Giovanni
Estou estarrecido frente ao livro, nem sei o que dizer. GIOVANNI - realmente vem a se aproximar mais da realidade homossexual. Envolvendo um conflito entre o amor de um homem e de uma linda mulher. A morte dele me deixou perplexo. Acabei o livro e não tinha palavras para dizer. Mas a dúvida fez com que David perdesse a sua amada e o seu verdadeiro amor, Giovanni. Apresentando-se de maneira confusa, o diálogo entre os dois rapazes é cheio de metáforas e insinuações que muitas vezes não têm respostas. As vezes a libertação de Giovanni - de seu corpo imundo, como tratou muitas vezes no livro - venha estar com sua morte. Assim foi, mas o imaginar de David como seria esse triste acontecimento, vem de forma torduosa e sofredora. O recado da morte mesmo que rasgado, sempre voltará e deixará resquícios. O coração se tornará apertado e as palavras custarão a sair, a culpa da perda de uma vida. As vezes nem por isso, mas pelo simples fato de atender a convenções e não amar de verdade a quem merecia ou necessitava de atenção. Muitas vezes se confundindo com um amor, este idealizado e conformado pelo fato de que nunca será alcançado, mas a dor de uma vez causará mais sofrimento e dor. Há marcas que nunca passam, certamente o lamentar de David nunca passará. Difícil é sofrer por algo que não poderá adquirir para si, pois, a confusão de um momento se tornará a dificuldade do pós prazer.
Taisa 08/09/2015minha estante
Obrigada pelo spoiler.

Mayara 05/10/2015minha estante
Sério, ou escreve em caps lock no começo da sua resenha que ela contém spoiler ou apaga esse trecho, é muita sacanagem!! Eu estava interessada em lê-lo, agora não tem mais graça.

Maria Martins 12/01/2016minha estante
Sério que você colocou spoiler?

Luiz.Avelino 14/02/2016minha estante
Os spoiler colocados em nada prejudica a leitura. É uma obra que vai muito além da estorinha da trama ou do final. è livro para se ler várias vezes.

Gabriel Archanjo 08/06/2017minha estante
Não vejo problemas em colocar trechos da obras ou explicar determinadas passagens para exemplificar o que se diz, afinal isto aqui é um espaço aberto e cada um escreve o que quer. E, sinto muito em dizer, mas uma boa resenha, se for realmente resenha, deve ter opinião crítica e descritiva do livro com exemplos que corroborem o que se diz. E nada, nada mesmo, tira a sedução de ler uma obra como esta, mesmo sabendo de alguns detalhes.

jaircozta 15/01/2019minha estante
apague este spoiler, seu escroto. você é uma sacana! vou ler a obra, independe de qualquer prévia, mas você é, pra mim, uma pessoa ridícula. isso aí nem resenha é.

Ariane 04/04/2019minha estante
otário

Lola444 26/01/2020minha estante
amigo, vc poderia colocar alerta de spoiler

Angelica75 24/11/2021minha estante
não gosto de spoiler, mas não vi problema nenhum nesse

Bookster Pedro Pacifico 18/08/2020

Verificado O quarto de Giovanni, de James Baldwin - Nota 9,5/10
Ambientado em uma Paris boêmia da década de 50, o segundo romance de James Baldwin gira em torno da conflituosa relação entre David, um jovem norte-americano que tem uma namorada vivendo na Espanha, e Giovanni, um italiano que trabalha como garçom em um bar parisiense. ⁣
Se para Giovanni a sua orientação sexual é um ponto bem resolvido, David vive uma intensa experiência homossexual de forma angustiada e repleta de culpa. É uma constante batalha entre os seus próprios sentimentos e a necessidade de continuar levando a vida que tinha antes, ao lado da namorada Hella. ⁣

E o mais interessante do livro é como o autor consegue se aprofundar no psicológico do personagem principal, revelando esse sofrimento de alguém que não consegue se aceitar e como esse conflito pessoal acaba reverberando nas relações à sua volta. São as consequências do medo de amar livremente.⁣

Isso desperta diferentes emoções no leitor em relação a David, que vão desde uma certa raiva pelo seu constante egoísmo até uma compaixão pela intensidade de seus conflitos internos. São muitas emoções reprimidas que encontram no pequeno e simples quarto de Giovanni a possibilidade de serem colocadas para fora.⁣

Na época de sua publicação, em 1956, Baldwin foi criticado por ter deixado de escrever sobre a temática do racismo e passado a retratar uma relação homoafetiva entre dois personagens brancos. Em sua defesa, o autor explicou que a homossexualidade e o racismo eram temas tão espinhosos para aquela época que abordar os dois em um mesmo livro seria um grande obstáculo. Isso, com certeza, revela a coragem de Baldwin em publicar um romance tão profundo sobre a relação conturbada entre David e Giovanni.⁣

Nas 232 páginas lidas, a escrita é fluida e sensível, conseguindo atingir no leitor o forte impacto dos sentimentos vividos pelos personagens. Na verdade, pela profundidade da obra, o que a gente sente falta na obra é a existência de mais páginas para acompanhar esses tão bem desenvolvidos personagens...

site: http://instagram.com/book.ster
Carlos 28/08/2020minha estante
Que resenha! Só me deixou mais ansioso pra ler!

Gabi bela 27/12/2020minha estante
Livrasso! Terminei de ler agora, muito impactada. Profundo em muitas camadas e absurdamente bem escrito!

Marcus Horiuchi 29/12/2020minha estante
Resenha perfeita. Inclusive, dou nota 10/10. Romance simplesmente impecável. Às vezes é real até demais, dói demais se identificar tanto com personagens fictícios mas que encerram toda a confusão do mundo neles mesmos. Impecável.

Bianca.Malpelli 25/10/2023minha estante
Quero ler

Alex Ramos 25/03/2024minha estante
Li por indicação sua :) Esse livro mexeu muito comigo. Apesar de eu ter nascido quase 30 anos depois, o mundo em que cresci era muito similar ao dos personagens. Então foi como ler uma história que poderia ser minha ou de algum amigo. Muito íntimo e profundo. E muito realista também. Obrigado pela indicação!

luisa 28/08/2021

favoritado ? li o livro em quatro dias apenas, mas por muito mais lembrarei das angústias narradas por David. fiquei obcecada pelo livro e entrei fundo na mente do narrador. isso pra mim é mérito do imenso talento de James Baldwin. sentir a dor, ambiguidade, vergonha, nojo e o ódio presentes no interior de David foi duro, mas também transformador. já quero ler mais do autor.
Miguel 28/08/2021minha estante
Luísa, vi que vc gostou pra caramba do livro, mas fiquei confuso com a avaliação de estrelas - quatro e meia. Por que vc deu essa nota apesar dos elogios abaixo? Fiquei super curioso mesmo, especialmente porque eu sou um cara que se agrada fácil, difícil seria eu dar menos do que cinco estrelas. Hehehe. Tu poderia jogar uma luz pra mim? Abraço!

luisa 28/08/2021minha estante
oie!! só tirei meia estrela porque me incomodei com as frases/expressões em francês sem traduções ao longo do texto (não entendia nada kkkkkk) mas isso é algo bem pessoal mesmo. ia escrever ali mas esqueci hehe que bom que tu perguntou!!

Miguel 28/08/2021minha estante
Nossa, eu tô lutando com o Os trabalhadores do mar justamente por causa desse tipo de coisa. Além do francês eles tacaram latim ali no meio e eu fico irritado com esse trem.

Manu 29/08/2021minha estante
Tudooooo

luisa 29/08/2021minha estante
minha deusa que me emprestou duas histórias incríveissss

Eliza.Beth 24/06/2021

Não funcionou...
Antes de qualquer coisa, David, você é um bosta. Um ser desprezível.
Ufaaa... agora vamos ao livro em si

Personagens ruins e com atitudes ruins não influenciam minha opiniões no quesito gostar ou não do livro. Um livro pode ser genial mesmo tendo personagens com péssimas atitudes.

Nesse livro em especial, não me conectei com os personagens e nem com a história. Achei a história massante em muitos momentos, demorei mais que o meu normal para ler um livro tão pequeno.

David é um cara extremamente egoista, confuso, zero responsabilidade emocional com os outros, interesseiro, mentiroso. Tudo que ele toca, ele destrói. Não é justo com os outros. Precisava primeiramente se resolver consigo mesmo e poupar um pouco aqueles que (talvez) se importavam com ele.

Giovanni tem lá tbm seus defeitos. Mas, comparado com David, achei ele um anjo hahaha

Gostei muito da Hella, talvez minhas partes preferidas tenham sido com ela.

A escrita do Baldwin tem seus momentos de ápice, mas no geral achei uma escrita normal.

De fato, não é meu tipo de leitura, mas qualquer leitura é válida.
Carolina.Gomes 27/06/2021minha estante
Kkkkkkkkkk David: definitivamente, Beth n gosta desse nome.

Eliza.Beth 27/06/2021minha estante
Hahahhahahah
Nem tinha pensando nisso kkkkk
Coincidência nessa vida literária kkkkkk

Carolina.Gomes 27/06/2021minha estante
Eu tô rindo é muitooo

Eliza.Beth 27/06/2021minha estante
Kkkkkkkkkkk

Ana Bellot 30/01/2021

O canto escuro da culpa
Esse livro é estarrecedor! Aqui, conseguimos acessar profundamente toda a culpa de David a respeito de suas ações, de si mesmo e do que seus atos causam ao outro. Fantástica obra e meu primeiro contato com Baldwin.
Lhyz 30/01/2021minha estante
Quero muito ler esse livro!

Ana Bellot 31/01/2021minha estante
É muito bom!! Recomendo

Angelica75 24/11/2021minha estante
senti o mesmo.

Ana 02/11/2019

Li "Se a rua Beale falasse" e fiquei com a impressão de que o escritor fosse um pouco machista... Agora com "Giovanni" achei mais ainda... Mais alguém achou isso? Tirando esse fato, o livro é muito bom. Me fez entender mais sobre como deve ser difícil ser gay e ter que aceitar isso pra si mesmo, a luta interna que é. Recomendo.
Luana.Torres 11/11/2019minha estante
Eu senti!! Fiquei mais ainda depois de ler Se a Rua Beale falasse, ja que li depois de ter lido o Quarto de Giovani. Percebi mais o machismo e me incomodou mais no Se a rua beale falasse do que nesse. Talvez porque tenha preferido muito mais o quarto de giovani, achei que foi melhor escrito

Luiz Fernando 14/11/2019minha estante
Eu também percebi isso, inclusive há diálogos claríssimos que mostram isso, como o momento em que Hella admite que só gostaria de ser uma mulher para poder ter filhos e cuidar de seu esposo. Ou o momento em que David pergunta a Giovanni se o que ele quer é uma mulher para dormir com ele, cozinhar e cuidar da casa.

Mas apesar disso, entendo que se trata de um livro escrito na década de 50, e que parece ser impossível um livro naquela época tão machista tratar de um assunto tão delicado.
Não sei dizer também, se esse machismo é fruto do pensamento do próprio autor ou se é o retrato dos personagens que de fato são machistas.

Ainda assim, fiquei um pouco incomodado, pois se trata de um livro que trata de uma minoria social com requintes de preconceito sobre outra.

umbookaholic 20/01/2020minha estante
Pra mim soou mais como ele tentando fazer um retrato da mentalidade da época do q qualquer outra coisa

Francisco240 30/05/2022

Um livro poderoso
Um livro com uma Trama "complexa" que vai tratar a respeito da confusão sentimental e a descoberta e conhecimento de si próprio através de práticas sexuais, de ideologias e achismos.
Um livro que foi percussor do romance entre homens que traz à tona diversos problemas sociais e toca em diversos problemas vigentes na época como a homofobia, segregação racial e xenofobia.
É minha sincera opinião, creio que o livro se encaixa muito bem como uma literatura de protesto gritante.
Margô 02/06/2022minha estante
Huuummm... O seu comentário me chamou atenção!! Valeu Francisco!

Francisco240 03/06/2022minha estante
Fico feliz em saber gostou de minha resenha?

Margô 03/06/2022minha estante
Ah sim, gostei e veio a calhar com a leitura que acabei de realizar," O parque das irmãs Magníficas "

Marina 03/03/2022

Sentimentos encontrados
"[...] Giovanni sabia, por mais que resistisse,
no mais fundo do seu coração, que eu, desesperadamente, no mais fundo do
meu, estava resistindo a ele com todas as minhas forças".

Não consegui conectar muito com "O quarto de Giovanni". Acho que o principal problema pra mim foi o meu desinteresse em David, o protagonista. Ele tinha vários conflitos internos e essa sua luta consigo mesmo o deixava meio insensível a tudo e a todos, até mesmo a Hella, sua namorada, ou a Giovanni, seu grande amor.

Essa agonia de David fazia com que ele fosse irônico o tempo todo, sempre se colocasse como superior, sentisse nojo e raiva do mundo... Baldwin nos ajuda a compreender os motivos dele, a sua dor, insegurança e medo... Porém, essa postura me afastou muito do personagem, o que fez com que o livro perdesse parte do seu brilho.

Por outro lado, achei Giovanni super interessante (esse passado triste, essa postura dependente e frágil, esse fascínio que provocava, o seu final trágico...). Sinto que se ele fosse o grande protagonista, o livro seria muito melhor.

Entendo que um dos objetivos do
a obra era retratar um amor proibido, pela época e pelas circunstâncias. Porém, na prática, senti que o livro se vê carregado pela presença tóxica de David, que acabou queimando e estragando tudo aquilo que tocou. E sei que é injusto dizer isso, ele não teve culpa de muita coisa. Mas de muitas outras sim.

A cena da despedida de David e Giovanni, onde o italiano estava nu, sentado na cama, olhando o outro ir embora, partiu o meu coração. A descrição que Baldwin faz da cena é tão intensa e detalhada, que tenho a sensação de ter visto a imagem em algum filme.
Alê | @alexandrejjr 27/05/2022minha estante
Resenha magnífica, Marina!

Marina 19/07/2022minha estante
Muito obrigada, Alê ??

Maurício 21/01/2012

decisões erradas fazem a felicidade virarem a esquina pra nunca mais voltar , A historia de Giovanni um jovem formoso que trabalha no em um pub encontra o amor da sua sua vida, uma relação intensa e atormentadora.
Há muita razões para ler Giovanni, primeiro pela forma que a historia foi amarrada.O triangulo amoroso, e o desfecho pertubador.
Daniel 17/01/2013minha estante
Decisões erradas fazem a felicidade virar a esquina pra nunca mais voltar... É isso aí.
Que livro triste. E pensar que mais de 60 anos depois dele ter sido escrito ainda há tanta piração por causa do tal amor que não ousa dizer o seu nome.

Maurício 18/01/2013minha estante
hoje em dia diria que e um livro de comportamento.

Shanahan (Me Acabei de Ler) 01/04/2021

Destruidor!
James Baldwin tem uma das escritas mais belas que já vi! E ao mesmo tempo é destruidor! To desde ontem pensando em tudo o que li!

Senti muita raiva e pena durante a leitura! Isso misturado com um monte de outros sentimentos conflitantes! Que livro incrível! O meu favorito do ano até agora!
Bruno.Pereira 01/04/2021minha estante
O próximo dele que quero ler é Terra Estranha

Shanahan (Me Acabei de Ler) 01/04/2021minha estante
Preciso ler Terra Estranha e Rua Beale pra ontem!!!

Jefferson Vianna 24/04/2019

Um livro sobre aceitação,,,
“O quarto de Giovanni” do autor James Baldwin é um livro narrado em primeira pessoa, que conta a história de David, um jovem americano, dividido entre uma paixão homossexual intensa e um amor desprendido por uma mulher. O autor apresenta uma narrativa árdua e por vezes dolorosa, evidenciando as dificuldades de aceitação por parte do personagem/narrador, que busca por sua real identidade após ver-se “sozinho” numa cidade estrangeira.

David, o protagonista, nutre significativa rejeição sobre si mesmo e sente-se ainda mais ameaçado e fragilizado após conhecer Giovanni, um jovem italiano que trabalha de garçom num bar de Paris, e que além de lhe oferecer hospedagem, lhe dispensa um sentimento genuíno e sem maiores interesses. No entanto, David amedronta-se e se sufoca, reprimindo suas demonstrações de sentimentos por acreditar que os padrões heteronormativos, impostos pela sociedade, é o que de fato lhe parece mais adequado.

Baldwin vai muito além, ele faz uma espécie de crítica em relação ao preconceito racial, evidencia a fragilidade da mulher da época, divaga sobre os padrões heteronormativos e faz uma espécie de crítica ao inserir os homossexuais num ambiente marginalizado, onde a desestrutura emocional por vezes impera. Trata-se de um livro inquietante, com uma narrativa crua, emocionante e um desfecho perturbador. Um livro sobre aceitação. Leitura recomendada.

Quotes do livro: "Quem acredita ter vontade firme e ser dono de seu próprio destino somente pode continuar a crer nisso quando se torna especialista em enganar a si mesmo." e "Não são muitas as pessoas que morrem por amor, mas multidões inteiras pereceram e estão perecendo a toda hora e nos lugares mais estranhos, por falta dele."
Guilherme Ramos 24/04/2019minha estante
Amo, li duas vezes. Posso dar uma dica? Leia os livros do Edmund White, especialmente O LINDO QUARTO ESTÁ VAZIO inspirado nesse livro (Giovanni). Garanto que você vai amar muito e se emocionar bastante.

Vou deixar um link:

Jefferson Vianna 25/04/2019minha estante
Muito obrigado pela indicação Gui... =)
Vou procurar pelo livro! Espero ler em breve...

Vi 21/05/2022

Um lembrete pra que a gente ame quem a gente ama
James Baldwin disse que esse livro é sobre pessoas que sentem tanto medo que acabam não sabendo como amar direito. Acho que não tem como explicar melhor essa história. David, nosso protagonista, é um covarde. Ele vive fugindo e quando não foge, mente, inclusive para si mesmo. Tudo para se encaixar dentro da realidade que ele acha mais conveniente para ele e para os outros. Mas a forma como James Baldwin narra é tão dolorosa e poética, que faz você entender o arrependimento carregado em cada palavra não dita, em cada afago não dado e talvez seja isso, que não me fez julgar David completamente.
Considerando o contexto da época em que ele vivia, não teria eu tomado as mesmas escolhas?? Quantos lgbts antes de nós foram obrigados a ter coragem pra que hoje o mundo fosse um pouco mais justo com a gente?!

Esse medo que James Baldwin narra é algo com que ele conviveu, afinal era um homem gay no século XX. A homossexualidade era proibida em certos estados dos EUA até 2002. Não faz tanto tempo assim.

Por isso que, apesar da covardia de David, eu vejo a escrita de Baldwin como uma das coisas mais sinceras e corajosas que eu já li. Além de tudo, poética e linda. Fiquei apaixonada e com certeza vou atrás de outros livros do autor.
Leticia 21/05/2022minha estante
Que resenha boa! Deu até vontade de desencalhar minha edição que já está parada na estante há alguns anos. Muito boa sua análise.

Vi 21/05/2022minha estante
Ah muito obrigada Leticia!! Fiquei feliz ??????

anoca 12/03/2022

Hella: Ah, não sei mais o que é felicidade. Não sei o que é perdão. Mas se os homens é que devem guiar as mulheres e não há mais homens para guiar as mulheres, aí como é que vai ser? Como é que vai ser?
Ordones 12/03/2022minha estante
Agora até eu fiquei, com vontade de ler esse livro! Kkkk

anoca 12/03/2022minha estante
vou te chamar no pv

Catarina42 18/12/2020

Um retrato sensivel e real da nossa sociedade
Esse livro me envolveu nas primeiras paginas com a frase " e a grande dificuldade da vida e dizer sim" NOS 8% EU JA SABIA QUE IA ME ENVOLVER, AMAR E ME ENTREGAR A ESSA HISTORIA....so nao sabia que seria tanto assim. O livro e contado com um tom muito poetico que nao me atrapalhou e me fez so imergir cada vez mais. O que eu posso dizer desses personagens alem de simplismente reias com acertos e erros.A trama gira a partir de David que se encontra apaixonado por Giovanni e tendo que lidar com aspectos sociais e com os proprios pensamentos internalizados nele mesmo sobre aquela paixao ser um "erro", os conflitos aqui sao tao sinceros que os senti a flor da pele e igual ao David me encontrei tambem apaixonada pelo Giovanni. Tambem sofri pelos personagens, chorei por eles. Esse livro apesar de pequeno tem muitas mensagens e ensinamentos e acho necessario tambem para pessoas alem da comunidade. Vou panfletar demais, um dos livros queridinhos do ano e to muito ansiosa para conhecer mais obras do autor.
Bibiana Marchetti 19/12/2020minha estante
Agora fiquei com mais vontade de lerr

Catarina42 19/12/2020minha estante
AHHHHH VAI AMAR

Apollinea 15/01/2022

Não é um livro é um tiro no peito
" Com esse presságio terrível, brotou em mim um odio por Giovanni tão poderoso quanto meu amor "
São tantos trechos estupidamente bons nesse livro que é dificil escolher um só, mas nenhum resume tão bem a obra quanto esse, porque a partir do momento em o protagonista (David) encontra Giovanni seu martir e heroi, toda o enrredo gira em torno de como o se nega o amor.
Muito da negação por um medo tão genuíno e tão bem escrito que chega a apavorar quem lê, o protagonista é marcado por uma infância traumática e uma exigente figura paterna para que ele seja um homem ( seja lá o que isso signifique ),
" eu decidira não deixar nenhum espaço no universo para uma coisa que me inspirava vergonha e medo ".
Vergonha e medo são os dois sentimentos que fazem o protagonista afundar ao longo do livro, ele tem atitudes egoistas e precipitadas, o relacionamento dele com a noiva desmorona, o relacionamento dele com Giovanni nunca foi considerado por ele, ele abafa todos os desejos pelo prazer superficial do que acredita que seja ser um "homem de verdade", ele repudia os semelhantes e suas atitudes, repudia o sentimento do feminino e de tudo ligado a isso incluindo o sentimento de submissão, ele repudia a propria carne.
o final do livro tem a seguinte frase ( num momento em que o David perde tudo inclusive ele mesmo) " finalmente me afasto do espelho e começo a cobrir aquela nudez que devo considerar sagrada por mais vil que seja, que precisa ser eternamente esfregada com sal da minha vida tenho que acreditar, que a graça pesada de Deus, que me trouxe até este lugar, é a única coisa que pode me tirar daqui".

Esse livro me atravessou. E indico pra todo mundo que quiser sentir como é estar preso em si mesmo estando com a chave na mão.
yale.monteiro 23/01/2022minha estante
ótima resenha!! também tive (quase) a mesma conclusão sobre David, só faltava desenvolver um pouco mais (e obrigada por isso). David negligencia Giovanni, até um ponto que o próprio Giovanni cai em desgraça

Apollinea 24/01/2022minha estante
Yale muito obrigada, nossa seu comentário fez meu dia com certeza.