O quarto de Giovanni

O quarto de Giovanni James Baldwin

Resenhas - Giovanni

Thiago 25/06/2021

Este livro é um monumento...
A passagem que encerra o capítulo dois da segunda parte: "Até o dia da minha morte haverá momentos assim, momentos que parecerão brotar do chão tal como as bruxas de Macbeth, em que o rosto dele surgirá diante de mim, aquele rosto com todas as mudanças por ele sofridas, momentos em que o timbre exato de sua voz e seus maneirismos de fala explodirão em meus ouvidos até quase perfurá-los, em que seu cheiro vai avassalar minhas narinas. Vez por outra, nos dias por vir — que Deus me conceda a graça de vivê-los — , no brilho áspero da manhã cinzenta, com um gosto ruim na boca, as pálpebras irritadas e vermelhas, o cabelo emaranhado e úmido após uma noite intranquila, encarando, com uma xícara de café e um cigarro, o rapaz impenetrável e insignificante da noite anterior, que em breve vai se levantar e desaparecer como fumaça, hei de ver Giovanni de novo, tal como ele estava naquela noite, tão vivo, tão encantador, com toda a luz daquele túnel escuro captada em torno de sua cabeça." Li, reli e releio isto sem parar. Que coisa magnífica!

Eliza.Beth 24/06/2021

Não funcionou...
Antes de qualquer coisa, David, você é um bosta. Um ser desprezível.
Ufaaa... agora vamos ao livro em si

Personagens ruins e com atitudes ruins não influenciam minha opiniões no quesito gostar ou não do livro. Um livro pode ser genial mesmo tendo personagens com péssimas atitudes.

Nesse livro em especial, não me conectei com os personagens e nem com a história. Achei a história massante em muitos momentos, demorei mais que o meu normal para ler um livro tão pequeno.

David é um cara extremamente egoista, confuso, zero responsabilidade emocional com os outros, interesseiro, mentiroso. Tudo que ele toca, ele destrói. Não é justo com os outros. Precisava primeiramente se resolver consigo mesmo e poupar um pouco aqueles que (talvez) se importavam com ele.

Giovanni tem lá tbm seus defeitos. Mas, comparado com David, achei ele um anjo hahaha

Gostei muito da Hella, talvez minhas partes preferidas tenham sido com ela.

A escrita do Baldwin tem seus momentos de ápice, mas no geral achei uma escrita normal.

De fato, não é meu tipo de leitura, mas qualquer leitura é válida.
Carolina.Gomes 27/06/2021minha estante
Kkkkkkkkkk David: definitivamente, Beth n gosta desse nome.

Eliza.Beth 27/06/2021minha estante
Hahahhahahah
Nem tinha pensando nisso kkkkk
Coincidência nessa vida literária kkkkkk

Carolina.Gomes 27/06/2021minha estante
Eu tô rindo é muitooo

Eliza.Beth 27/06/2021minha estante
Kkkkkkkkkkk

Claudio 19/03/2023

Uma revolução
Um livro escrito há quase 70 anos, abrindo espaço pra histórias LGBTQIA+, de forma muito honesta, com muita intensidade psicológica e personagens muito interessantes.
David, esse americano expatriado em Paris, conhece Giovanni, o dono do quarto do título, e se envolve profundamente, enquanto sua noiva está passando uma temporada na Espanha.
David enfrenta na sua cabeça todos os seus preconceitos e misoginias com as quais ele cresceu, as expectativas sociais de casar com uma mulher e fazer ?família?, se libertando mais profundamente apenas quando está dentro do Quarto.
Em paralelo aos conflitos psicológicos, a trama é envolvente com altas doses de dramaticidade.

Giovanna 20/06/2021

Estranho
Não sei o que dizer sobre este livro. Sei que é confuso, perturbador, não gosto do David mas compreendo que nem tudo o que ele faz é na intenção de ser ruim ou magoar alguém? afinal, ele mesmo está confuso e muito machucado.

Aliás, Balwin escreve super bem e, em breve, pretendo ler as outras obras dele.

?O quarto de Giovanni não é exatamente sobre homossexualidade, é sobre o que acontece quando se tem medo de amar alguém, o que é muito mais interessante?. - James Baldwin

mateuswilker 06/05/2021

Embasbacado com o poder dessa escrita.
Pensar que o Baldwin, na década de 50, sendo um homem não branco e não heterossexual escrever um romance poderoso como esse, é pra deixar qualquer um de queixo caído. Claro, como ele bem falou, essa obra não reflete sobre a homossexualidade, então não espera um livro LGBTQIA+ comum final fofinho e bonitinho. "É sobre o que acontece quando se tem medo de amar alguém".

A escrita é poderosíssima, me fazendo imergir em todos os sentimentos dispostos ali. E assim, sem dúvidas é uma leitura indispensável... Obrigado Paulo Ratz pelos mimoooos.

Carol 12/03/2021

Me senti envolvida emocionalmente com os personagens e todas as descrições; comprendi muitas questões e sentimentos não notados antes; Mas, que leitura cansativa e sem muito cativo. Esperava mais!
Ps: a história se passa em Paris! Tudo vale a pena quando tem Paris.

t1berio 05/07/2022

eu sinto que preciso reler esse livro em algum outro momento. não consegui aproveitar a leitura, pois tive diversos embates com o eu lírico que me fizeram acreditar que ele é muito mau caráter...
mas fora isso, tem passagens muito interessantes. gostei muito da relação com o pai dele, achei um tanto quanto curioso os relacionamentos que se desenvolvem na trama, mas fora isso o resto não consegui me cativar tanto...
a discussão acerca da homossexualidade no período em que o livro foi lançado era mínima o que me faz ter bastante respeito e admiração pelo autor em tratar não só esse assunto como tb questões raciais e de gênero.
a leitura do posfácio foi essencial pois me fez entender várias passagens do livro que naquele momento não fizeram sentido, como por exemplo sobre misoginia, estereótipos e questões sociais.

Maelen0 15/08/2021

Chorei horrores
- David que esta na França enquanto sua namorada esta na Itália conhecer o barman Giovanni, eles começam um romance escondido e que não acaba bem.

-Descrevo ele livro como triste, é mostruosamente triste, e o ápice dele é a discussão dos dois, e o final que é que quebrar a alma.

- É um romance Homossexual,mas não é só isso, e sim sobre o medo de deixar a pessoa ter ama, e não te medo do amor, David além de sofre de homofobia internalizada tem dilemas com o Giovanni, a quem ele o ama mas que sente nojo desse amor.

-Mostra a fragilidade do homem, uma história crua de amor e sofrimento, infelizmente tem muito mais sofrimento do que amor.

- Um livro que tem gatilho, de homofobia, probleza, morte, estrupo, álcool, assédio, entre outros.

- Leiam com responsabilidade.

hobbitusille 20/06/2022

?Je t?aime, tu sais?? ?Je le sais, mon vieux.?
esse livro é maravilhoso e muito importante, ao meu ver. não apenas por se tratar de um clássico abordando temas como a homossexualidade, mas mais importante pela forma que o autor James Baldwin (um homem preto e homossexual) trata esses temas de forma crua, nua e real, refletidos dentro da sociedade na década de 50 numa Paris (num mundo) ainda mais misógina, machista e homofobica do que, infelizmente, ainda é hoje em dia.

O americano David, nosso protagonista e narrador (problemático e não confiável, assim como outros personagens do livro) é um homem que a todo custo busca negar e se livrar dos sentimentos que tem por outros homens, especialmente pelo italiano Giovanni.

A escrita é fluida e te mantém entretido no enrredo desde o primeiro capítulo. Julgo que este é um livro que todo mundo, especialmente pessoas dentro da comunidade LGBTQIAP+, deveriam ler em algum momento.

Acredito que por reflexos da época (que ainda ecoam hoje em dia dentro da própria comunidade LGBTQIAP+) e também acredito que por escolha do autor, justamente para deixar seu livro ainda mais real, há trechos misóginos, transfobicos e homofóbicos. Resolvi pontuar isso porque não vi nenhuma resenha realmente avisar sobre isso e, assim como foi comigo, alguns trechos talvez deixem um desconforto significativo. Então, leiam sabendo disso.

Não é um livro fácil, é um livro nu e cru e, embora como eu disse, todos devessem lê-lo um dia, tenham em mente que este livro não é positivo, saudável ou limpo. É um livro da metade do século passado abordando temas complexos e pessoas complexas.

Vi 21/05/2022

Um lembrete pra que a gente ame quem a gente ama
James Baldwin disse que esse livro é sobre pessoas que sentem tanto medo que acabam não sabendo como amar direito. Acho que não tem como explicar melhor essa história. David, nosso protagonista, é um covarde. Ele vive fugindo e quando não foge, mente, inclusive para si mesmo. Tudo para se encaixar dentro da realidade que ele acha mais conveniente para ele e para os outros. Mas a forma como James Baldwin narra é tão dolorosa e poética, que faz você entender o arrependimento carregado em cada palavra não dita, em cada afago não dado e talvez seja isso, que não me fez julgar David completamente.
Considerando o contexto da época em que ele vivia, não teria eu tomado as mesmas escolhas?? Quantos lgbts antes de nós foram obrigados a ter coragem pra que hoje o mundo fosse um pouco mais justo com a gente?!

Esse medo que James Baldwin narra é algo com que ele conviveu, afinal era um homem gay no século XX. A homossexualidade era proibida em certos estados dos EUA até 2002. Não faz tanto tempo assim.

Por isso que, apesar da covardia de David, eu vejo a escrita de Baldwin como uma das coisas mais sinceras e corajosas que eu já li. Além de tudo, poética e linda. Fiquei apaixonada e com certeza vou atrás de outros livros do autor.
Leticia 21/05/2022minha estante
Que resenha boa! Deu até vontade de desencalhar minha edição que já está parada na estante há alguns anos. Muito boa sua análise.

Vi 21/05/2022minha estante
Ah muito obrigada Leticia!! Fiquei feliz ??????

charlie54 06/12/2020

Incrível
Eu pensava que não ia gostar, mas me surpreendi. A escrita é inteligente e tão gostosa de ler, os personagens são explorados de um jeito sensacional, os diálogos são ótimos, todo o enredo é muito bem escrito. Esse livro mexeu comigo de um jeito tão confuso, que eu não sei explicar o porquê. Sabe quando você ama um livro e fica abalado por ele mas não sabe exatamente a razão? Então, pra mim é esse livro.

As únicas coisas que me incomodaram foram as frases problemáticas que os personagens soltam as vezes, mas suponho que tenha sido intencional do autor. E também as palavras aleatórias em francês, que eu tinha que traduzir o tempo todo.
Emerson271 06/12/2020minha estante
Estou com um livro que tem palavras em alemão e italiano .Eu te entendo; há pretendo ler este livro!

Marina 03/03/2022

Sentimentos encontrados
"[...] Giovanni sabia, por mais que resistisse,
no mais fundo do seu coração, que eu, desesperadamente, no mais fundo do
meu, estava resistindo a ele com todas as minhas forças".

Não consegui conectar muito com "O quarto de Giovanni". Acho que o principal problema pra mim foi o meu desinteresse em David, o protagonista. Ele tinha vários conflitos internos e essa sua luta consigo mesmo o deixava meio insensível a tudo e a todos, até mesmo a Hella, sua namorada, ou a Giovanni, seu grande amor.

Essa agonia de David fazia com que ele fosse irônico o tempo todo, sempre se colocasse como superior, sentisse nojo e raiva do mundo... Baldwin nos ajuda a compreender os motivos dele, a sua dor, insegurança e medo... Porém, essa postura me afastou muito do personagem, o que fez com que o livro perdesse parte do seu brilho.

Por outro lado, achei Giovanni super interessante (esse passado triste, essa postura dependente e frágil, esse fascínio que provocava, o seu final trágico...). Sinto que se ele fosse o grande protagonista, o livro seria muito melhor.

Entendo que um dos objetivos do
a obra era retratar um amor proibido, pela época e pelas circunstâncias. Porém, na prática, senti que o livro se vê carregado pela presença tóxica de David, que acabou queimando e estragando tudo aquilo que tocou. E sei que é injusto dizer isso, ele não teve culpa de muita coisa. Mas de muitas outras sim.

A cena da despedida de David e Giovanni, onde o italiano estava nu, sentado na cama, olhando o outro ir embora, partiu o meu coração. A descrição que Baldwin faz da cena é tão intensa e detalhada, que tenho a sensação de ter visto a imagem em algum filme.
Alê | @alexandrejjr 27/05/2022minha estante
Resenha magnífica, Marina!