Os Nascimentos

Resenhas - Nascimentos

Tiago.Cecconello 09/12/2023

História (DE VERDADE)
Infosfera.
Mundo mágico, ubíquo espaço-tempo, passeio público virtual de cágados que caminham sôfregos e obsoletos em um mundo empanturrado de informação.
Histórias? Não são mais escritas, não são mais lidas.
Dados, emoticons, memes, semiótica, notícias instantâneas? Sim! ;)
E a semântica? Onde está? Não sei!
O que é lazer? O que é trabalho? Não se sabe mais o que é o que! A sociedade é uma fábrica algorítmica com turnos de 24 horas.
Morrem mil crianças em Gaza? E daí? Nem rosto elas têm! Não tem história, não tem carne. Sinais eletromagnéticos! Números!
Eis que desrolho um Galeano! Safra antiga.
Buquê denso que satura o ar! Tanino que deixa estranhas asperezas na língua. Rugosidade, fricção, embate, desconforto! Hummm. É isso!
Como um relâmpago fulminante, Galeano baixa rasgando. É indigesto para gargantas cheias de lisuras!
No transbordante mundo, quem está pronto para só uma dose! Sim, uma dose mesmo, na medida, só o essencial.
Direto na veia!
Uma dose certeira! Com pessoas, nomes, feições, psicologias, tramas, dramas, imundície, sordidez, foca, sujeira, ratos, prata, ouro. Sim, (des)umanidade!
Sim, a história da América dando as caras a tapas!
As caras... e as coroas!
Tchau, infosfera. Agora é só fera! Sentir na pele a podridão, a corrupção, a escravidão, a dor, o roubo, o estupro etc.
Ler histórias, formar memórias, dar nome aos bois, aos boys, aos gajos, aos ninõs!

Carlos Nagem 27/09/2023

Erros Os Nascimentos
Percebi durante a leitura mas não afeta a qualidade do livro.

Página 84 - 1498 / 1948 (datas trocadas)

Página 153 - 1543 / 1534 (datas trocadas)

Página 198 - Frei Bartolomé de Las Casas morreu com 81 anos e não com 92 como diz no texto

Página 333 - Fonte mostra o número 1127, o correto é 127

Página 356 - Juana Inés de la Cruz morreu no ano de 1695 e não em 1693 como mostra no início do texto

Marco 19/04/2023

O nascimento
Um livro de difícil leitura, mas que com sua abrangência, traz um panorama robusto e poético acerca das sangrentas origens do povo hoje americano, seja do norte, do centro ou do sul

guibre 01/08/2011

Trata-se de uma obra que basicamente consiste em uma sequência de fatos expostos em uma linha contínua temporal, gerando, primordialmente, a impressão de que a crueldade e ambição não tiveram limites nos períodos iniciais de colonização (não que em períodos posteriores não existam tais fatos, mas ao menos numericamente a tragédia foi consideravelmente maior).
Pondere-se que Galeano demonstra sua capacidade narrativa ao expor os fatos, após uma compilação de suas fontes (devidamente indicadas em cada trecho), revelando-se o grande trabalho de pesquisa que foi por ele efetivado. O autor também se mostrou bastante hábil em inserir passagens da vida “cotidiana” (diga-se que a violência, sob variadas formas também fazia parte desse cotidiano) de forma lírica, evitando que sua narrativa se resumisse aos grandes acontecimentos. A parte inicial do livro, que contém mitos indígenas, é outro exemplo da diversificação de fontes e de conteúdo, havendo algumas histórias de cunho mitológico no resto da obra.
Sem que fosse necessário emitir opiniões diretamente, Galeano mostrou a destruição de culturas e populações inteiras no intuito de garantir a sua exploração e dominação, muitas vezes por meio de um absurdo autoritarismo da Igreja Católica, que foi a instituição que muito provavelmente mais colaborou para a dizimação das populações nativas (em algumas ocasiões, com a colaboração dos dizimados), muito embora no próprio livro haja relatos sobre sacerdotes que resistiram a exacerbação da violência dos colonizadores. Diga-se que é dado destaque aos que resistiram a ação dos colonizadores, contrapondo-se assim ao hábito de valorizar a história dos vencedores.
Por fim, diga-se que a maioria dos acontecimentos relatados ocorreu nas áreas de colonização espanhola; todavia, o autor também menciona alguns fatos que aconteceram no Brasil e nas áreas de colonização inglesa, bem como na Europa, fato que atribui uma abrangência a obra que a torna ainda mais interessante. Recomendado para aqueles que querem pretendem ter um contato inicial com a história da América, ainda mais por apresentar vários pontos de vista.

Morfindel 21/06/2010

Nascimentos
Muito já foi dito sobre esse livro, logo eu não tenho muito há dizer, apenas que é um novo método de se ensinar história, livro muito bom.

Após ler esse livro você vai renascer.