O Parasita

O Parasita Miller Britto

Resenhas - O Parasita

@naluentrepaginas 23/07/2021

Chocada estou!
Como dito na capa, o livro é uma mistura de Arquivo X com The Walking Dead, cheio de ação do início ao fim, envolvendo alienígenas invadindo a terra e várias teorias da conspiração.

Seis jovens estão acampando em uma floresta quando presenciam a queda de uma nave alienígena. Rapidamente a localizam e resolvem explora-la, e a cena que encontram lá é bem bizarra: um alienígena cinzento morto no comando da nave, e um casulo no teto aparentemente inofensivo. O que ninguém percebe é um parasita saindo de dentro do casulo e infectando um dos amigos no mesmo instante.
Paralelamente acompanhamos a história de um ufólogo que mora nas redondezas e também presenciou a queda, e assim como os amigos, decide explorar a nave e também é infectado pelo parasita.
Assim, os dois homens são os primeiros infectados por um parasita que domina os hospedeiros e os transforma em verdadeiros “zumbis” selvagens, atrás da próxima vítima.

Quando as coisas na cidade começam a sair de controle, um agente do governo acostumado a lidar com “situações especiais” é chamado para resolver o problema, mesmo que para isso tenha que tomar medidas drásticas que afetam a cidade inteira.

Li todos os romances policiais do Miller e sou muito fã das suas histórias como já disse várias vezes aqui, mas confesso que demorei um pouco para ler O Parasita; ficção científica não é um gênero que eu tenha intimidade, e fiquei com medo de não gastar da leitura e isso me influenciar com outras histórias do autor… como estava enganada!

Com a escrita fluída como sempre, Miller escreveu uma história que poderia facilmente se transformar em um filme cheio de ação e suspense! Foram 158 páginas que passaram em um piscar de olhos, e ainda deixa aquele gostinho de quero mais.

A mistura da ficção científica com a “pegada” zumbi foi genial, pois fez com que alguém como eu, que não é tão familiarizada com o gênero, se sentisse confortável com a leitura. Além disso o livro é cheio de ação do início ao fim, ficamos ansiosos pelos próximos acontecimentos e o final, como sempre, é surpreendente!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O ritmo da história é bem rápido, não tem muitas descrições ou longos diálogos, tudo é muito objetivo é achei que foi ótimo assim. Não tem como escolher um personagem preferido porque sinceramente todos tem participações especiais, e quanto mais a história avança mais ansiosos ficamos pela conclusão que sinceramente não tem como se apegar a ninguém.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O Parasita foi uma excelente experiência com ficção científica, Miller mais uma vez não me decepcionou e recomendo o livro sem dúvidas!

site: www.entrepaginas.com.br

Isabella @epilogo.literatura 20/08/2019

O parasita
Como dito na própria capa, o Parasita é uma mistura de Arquivo X com The Walking Dead. Essa ficção científica segue a premissa de alienígenas invadindo a Terra e, ainda, é recheada de teorias da conspiração.

Seis jovens da pequena cidade de Riacho das Pedras estão acampando em uma floresta próxima a cidade quando presenciam a queda de uma nave alienígena. A curiosidade deles vence o medo em relação ao fato que acabaram de presenciar, e por isso, eles vão até a nave. No meio do caminho o celular de todos eles esquenta muito e explode, e a partir de então eles não tem como documentar nada. Mesmo com essa bizarrice dos celulares, eles seguem até a nave, e entram nela por uma fenda provocada pela queda. A cena lá dentro é horrível, o piloto, um ser estranho, magrelo e de corpo cinzento está morto. Satisfeitos de que não tinha mais nada para se ver ali, os jovens vão embora. Quando estão saindo da nave, no entanto, se deparam com uma coisa estranha e pulsante no teto, parecendo um casulo e, ao que tudo indica, inofensiva. Porém, uma espécie de lesma cai desse casulo pulsante em cima de um dos jovens, e essa lesma se força para dentro de seu corpo. Assustado com aquilo e sem entender muito bem o que tinha acabado de acontecer, o jovem decide não contar o que aconteceu para os amigos, que não presenciaram essa cena grotesca.
Paralelamente, também nos arredores da floresta, vive um amante de eventos ufológicos, que vê a mesma cena da queda da nave, e, tal qual os jovens, vai até o OVINI. No caminho, o homem também tem todos os seus aparelhos tecnológicos estranhamente queimados, e não pode mais documentar essa incrível descoberta. Ele chega a nave após a saída dos 6 adolescentes, e se depara com a mesma cena: piloto morto e casulo estranho pulsante. Como aconteceu com o jovem, lesmas caem do casulo pulsante e se forçam para dentro do corpo do homem, porém numa quantidade muito maior. Desesperado, o homem saí correndo da floresta e vai direto para o hospital da cidade.
Sem saber, os dois passam a ser os primeiros hospedeiros de um parasita, que domina os corpos dos seus hospedeiros transformando-os em seres animalescos e violentos em busca de novas vítimas.

Diante do caos que se instaura na pacata Riacho das Pedras, Dimitri Bazanov é chamado para lidar com a crise. Ele é um agente de uma organização secreta que acoberta e desacredita toda e qualquer história de eventos ufológicos que acontecem em todo o mundo. O conhecimento por parte da população geral da existência de outros seres no universo colocaria em risco os acordos firmados entre tais seres e o seleto grupo de humanos que fazem parte dessa organização. O estágio avançado da situação faz com que Dimitri tome medidas extremamente drásticas para conter o avanço do parasita. A solução do agente, para mim, foi genial, já que o autor usa de acontecimentos recentes no Brasil como inspiração, levantando dúvidas para os amantes de teorias da conspiração.

O livro é curto e rápido, com uma narrativa eletrizante, com ação do começo ao fim. O ritmo da história é muito bom, sem muito espaço para pausas e longas descrições.

Tiveram só duas coisas que não gostei/não entendi: primeiro, o homem amante de ufologia, um dos primeiros hospedeiros, tem seu desfecho muito rápido, tornando desnecessária toda a história apresentada sobre seu passado, já que a mesma não altera em nada o decorrer da narrativa; e não entendi muito bem uma questão no final, sobre um segredo de uma das personagens - não ficou claro se esse segredo existe desde o início da narrativa, ou se ele passa a existir no meio da dominação do parasita. Apesar desses dois pontos, é um livro legal, porém limitado a um público extremamente específico. Acredito que, quem não gosta dessa premissa da ficção científica, possivelmente não se interessará pela história.

site: https://www.youtube.com/watch?v=FnzcJctXXao&list=PLGshPQz-UMDogH7R8wdQfQ-TcKLIq7d7C&index=4