O Homem que Sabia Javanês

O Homem que Sabia Javanês Lima Barreto

Resenhas - O homem que sabia javanês

Antonia.Carla 23/03/2021

O percursor do "meta as caras"
O conto é breve e nos trás o relato de como Castelo conseguiu subir na vida, sendo professor daquilo que não sabia.

Isadora.28 21/03/2021

Brasil dos Tolos
Crítica perfeita à valorização dos falsos intelectuais no Brasil e à ignorância de quem os promove.
Com muito bom humor ele nos mostra que pra se dar bem no Brasil basta ser um bom malandro!
Atemporal.

Caio169 10/03/2021

Interessante, divertido...
Ótimo livro, achei super divertido e adorei os sinônimos usados durante as historias, bem simples e fàcil compreensão

Valéria Alessandra 02/03/2021

Sátira do pseudo intelectualismo
O conto traz a trajetória de um homem que faz fama de grande intelectual através da ignorância e arrogância daqueles que o cercam.

Laís Gonçalves 25/02/2021

O Homem que "Sabia" Javanês
A primeira obra de Lima Barreto que eu li. Muito boa, mas eu acho muito curta!
Trata sobre um falso conhecedor de Javanês, que vai subindo na "carreira" até representar o Brasil no conhecimento da língua, sem ser pego.

Namira 22/02/2021

Leitura para a escola
Como outras leituras obrigatórias, tive medo de que este conto fosse cansativo e difícil de ler. Porém, ele me surpreendeu. Apenas 5 minutos de leitura mas que nos deixa entretidos e "em choque" com as atitudes do personagem principal. Até o momento é o conto para escola mais legal que li

Luara 07/02/2021

Uma metáfora para um mundo que despreza o saber
O universo do homem que "fala" javanês me remeteu a uma atmosfera em que o status de saber algo que ninguém sabe, é mais importante do que o saber propriamente. Tudo tratado com grande elegância e humor.

O que Lima põe também em perspectiva, é a vida e sua grande farsa, tendo em vista toda a trajetória indubitável deste personagem, construída sobre tijolos mofediços.

O que um homem precisa para ter credibilidade?
Eis uma questão trazida por Lima, na qual ele oferece pistas...

Ayrton.Silva 01/02/2021

Achei muito divertido e engraçado. Além disso, é sensacional a crítica sútil e irônica que o autor faz a muitos dos pretensos letrados de nossa sociedade.

Michelle 28/01/2021

HQ O Homem Que Sabia Javanês
Induzido pela necessidade, Castelo faz-se passar por um profundo conhecedor da língua e da cultura da distante ilha de Java. Ele obtém tanto sucesso na nova profissão, que conquista o cargo de respeitável funcionário de órgão público, tendo sido nome ado cônsul e representado o Brasil em uma reunião de sábios.

Mari Vannucci 27/01/2021

O homem que (não) sabia Javanês.
Uma breve crítica, não só sobre a falta de informação, e como nos tornamos facilmente moldáveis quando não dominamos certo assunto, mas também sobre falsidade intelectual.
Uma história curtinha mas muito interessante e gostosinha de ler.

juliarfs 20/01/2021

interessante
um conto que fala sobre a falta de informação das pessoas e em como é fácil acreditar em algo quando não temos domínio do assunto

Prana 11/01/2021

Belíssima e empolgante escrita!
Uma crítica à falsidade intelectual que caminha e ascende dentro de uma sociedade separada e, por sorte (?) se torna concreto o crescimento por meio dela.

Raysa 02/01/2021

O homem que sabia javanês
Esse é mais um dos contos clássicos da Literatura Brasileira. Me lembra bastante o conto clássico "a roupa nova do rei" de Hans Christian Andersen.
A história é interessante e notavelmente bem escrita.
Com a trama que gira em torno de uma mentira, o autor aborda temas como ambição, ascensão social, esperteza, ignorância, ética, honestidade e desonestidade, fazendo um retrato divertido da sociedade de sua época. E criticando a burocracia e o intelectualismo hipócrita das altas cúpula do governo.
?NOTA: 9,5
??RECOMENDO? Sim

Tatá 21/12/2020

Interessante o que o simples fato de dizer saber fazer algo que as outras pessoas não sabem, pode gerar tantos benefícios mesmo sem provas concretas.

Nayara.Nairne 20/12/2020

Legal
Muito bom. É possível realizar várias críticas sociais com esse conto.