Freshwater

Freshwater Akwaeke Emezi

Resenhas - Água doce

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lê Lima 10/05/2024

Deuses dentro de um corpo
É lindo, é intenso, deixa sem ar. A narrativa segue como o deslizar de uma serpente, tortuosa, com voltas e voltas e as vezes não tem pontuação e você se pega com a ansiedade no alto da garganta.
Eu gostaria só que a edição tivesse notas de rodapé com as traduções das palavras em igbo. Muitos momentos parei a leitura para buscar a tradução, porque não conseguia pegar pelo contexto. E também pra gente aprender mais sobre a cultura nigeriana.
Tirando isso, se tornou um dos meus livros favoritos??

Mirele 01/05/2024

Esse livro tá dentro da minha lista de 30 para ler antes dos 30. Eu lembrava mais ou menos do por que tinha escolhido ele, mas não sabia nada da sinopse. Então ler ele foi meio que uma grata surpresa. Gostei muito, me deu muita coisa sobre o que pensar. Ele é bem pesado e cheio de gatilhos. Saber que é meio autobiográfico piora isso um pouco. Mas me deu muito o que pensar, com certeza.

Alessandra 19/04/2024

Um livro-convite pra descolonizar teu olhar, teu corpo e tua mente.

Só gratidão Akwaeke por ter criado essa obra-prima representando a não binariedade ??

"Encontre a sua cauda [...] O significado era claro. Enrole-se."

Migueleituras 10/02/2024

Um livro profundo, de escrita bonita e uma história envolvente. Uma história diferente de tudo que já li e que adorei ter lido.

Beaakym 26/01/2024

Água Doce
Apaixonada pelo enredo e escrita nua e crua de A morte de Vivek Oji, procurei outro livro de Akwaeke Emezi, dando de cara com a sinopse deste livro que resenho que imediatamente chamou minha atenção. Água doce diferente do você vai ler, que abrange a possibilidade de vários "eu" de maneira diversa e inconsciente, assim que vive Ada com seres dentro de si, a tornado obanje?ser vários invés de um?"Já vivi muitas vidas neste corpo. Vivi muitas vidas antes de me colocarem neste corpo. Viverei muitas vidas depois de me tirarem dele."
O início pode ser meio confuso, mas é uma leitura imersiva e direta.

Alê 26/12/2023

Que livro incrível
Eu esbarrei por acaso nesse livro e foi um dos melhores esbarrões da vida. Que leitura gostosa! Mesmo a narração sendo feita de uma forma diferente (95% do tempo é uma das entidades/personalidades de Ada que fala) não fica confuso em momento algum e a gente consegue inclusive identificar as vozes de cada um. Amei ter mais contato com a cultura Nigeriana, suas crenças e costumes. Bom, a maneira como você vai enxergar essa história eu acredito que vá depender muito do teu histórico e tuas convicções sobre a vida, embora a descrição da autora do livro me leve a crer que ela escreveu com o intuito espiritual mesmo, já que ela se declara como ogbanje. Porém, se você interpretar como algo psiquiátrico também vai encaixar perfeitamente, e ambas interpretações se saem muito bem. Enfim, os personagens são incríveis, a jornada mais ainda e esse acaba de se tornar um dos melhores livros de 2023 pra mim. Recomendadíssimo!

Bru 23/12/2023

Um mergulho profundo na história de Emezi, autora, que leva ao conhecimento da cultura Igbo e suas estruturas.

A Ada, como foi chamada pelos espíritos, nasceu de uma Deusa píton, e trazia muitos dentro de si. A Ada era uma Ogbanje (espírito intruso que nasce na forma humana).

Eles a protegeram e a coexistiram durante a vida. Diversos traumas, experiências e incertezas os aproximaram. A Ada não tem gênero, e descobriu sua força ao retornar a sua origem.

"O significado era claro. Enrole-se. Encoste a língua na cauda para saber onde ela está. Você formará o círculo inevitável, o início que é o final. Este espaço imortal é quem você é e onde você está, metamorfa. Tudo é troca e tudo é ressurreição"

Chimeny 06/12/2023

Forte e intrigante.
Uma jovem e suas tantas personas, deuses e afins habitando em um corpo só e tentando se ajustar a este mundo.
Leia e se multiplique, se fortaleça e faça análise.

Vanessa.Lago 31/10/2023

Assombroso para um 31.10
O que aparece por fora das pessoas não é tão importante quanto o que está por dentro; mas certamente um tratamento para a saúde mental cairia muito bem nesse caso.
Achei ele complexo e pesado. Apesar de tratar de uma cultura diferente, é importante se atentar pois tem gatilhos no livro, que em muito se assemelham com personalidades múltiplas, esquizofrenia, possessão e sei lá mais o que. Entendo que é outra cultura, que tem suas crenças, mas algumas questões são pesadas e as pessoas precisam cuidar de sua saúde mental.

Dija Darkdija 12/09/2023

Um livro de nós para outros nós
Água doce é um romance que nos desafia em inúmeros níveis. Testa nosso eurocentrismo, nossa criação em um país de maioria cristã, nossas visões enviesadas de gênero, religião, nascimento e morte. Passa por temas sensíveis e complexos com uma narrativa de muitos narradores em um só, e momentos desoladores, perturbadores, em que simplesmente não entendemos (ainda) mas sabemos que a trama se resolverá, assim como a vida sempre se resolve. Assim como a cobra sempre está rastejando e trocando de pele. A Ada é uma protagonista potente e isso se revela de forma potente. Saímos dessa leitura (eu e os que me habitam) transformados. Espero que vocês também, encontrando seus outros vocês, e que nós possamos reverenciar nossos nascimentos, renascimentos e reconhecimentos de nossas potências.

A melhor leitura e mais importante leitura do ano.

Thais.Carvalho 20/08/2023

A Ada é Ogbanje, filha de uma deusa e habitada por deuses irmãosirmãs. Esse partilhar de si a quebra e ela precisa se reconstruir. A leitura para mim foi difícil e desconfortável em alguns momentos, pois não estou habituada a livros que tratam de espiritualidade. O tempo todo imaginava que Ada tinha múltiplas personalidades e não deuses dentro de si, mas quando consegui ler o livro da forma que ele se apresenta mesmo, sem interpretação, tornou-se mais fácil.

Clara.Oliveira 06/07/2023

Necessário
Justamente por ser completamente diferente de tudo que eu experiencio e acredito (no sentido religioso) foi uma leitura muito necessária. A relação corpo-gênero perpassa lugares muito singulares e entrar em contato com outras perspectivas singulares enriquece muito a capacidade de compreender aqueles com quem compartilhamos esse mundo.

Ana 23/03/2023

"Estão tão cansada de ser vazia. Virei o vazio do avesso e o usei como uma luva, espalhei pelas paredes até minha casa parecer gritar vazio, vazio, vazio. Eu não sabia o que fazer depois. Só sei que dói estar nos espaços entre a liberdade." (p. 183)

Assuntos sensíveis: automutilação, pensamento suícida, violencia sexual, estupro

Iara.Borges 13/02/2023

Eu simplesmente saí recomendando esse livro pra todo mundo. Na metade dele eu ja tava completamente entregue e apaixonada. Uma narrativa complexa, profunda e viciante. Nos provoca bem no fundo da alma e traça brilhantemente tudo q somos ao longo da vida. Um livro sobre sentir. O único obs que faço é que ele pode ser gatilho pra muita gente por ter algumas cenas bem pesadas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5