O Espírito e a Palavra

O Espírito e a Palavra Gutierres Fernandes Siqueira

Resenhas - O Espírito e a Palavra

Ederson Santiago 27/12/2020

O Espírito e a Palavra
Livro importantíssimo para entendermos a teologia pentecostal e a experiência no Espírito Santo.

Rafael.Nascimento 04/02/2020

Resenha: O ESPÍRITO E A PALAVRA – Fundamento, característica e contribuição da hermenêutica pentecostal.
O segundo e mais novo livro de Gutierres Siqueira, que foi lançado em 2019, prefaciado por ninguém menos que Robert P. Menzies, um dos maiores teólogos pentecostal da atualidade, aborda assuntos cruciais da teologia pentecostal, os quais, o autor já vem trabalhando desde o seu primeiro livro, “Revestido de Poder”; sendo que esta primeira obra, Gutierres aborda a apologética pentecostal de uma forma mais devocional, e nesta última ele procurou dar ênfase a questão histórica e teológica desta linha.
Ainda que não vejo estas duas obras como um único conjunto sequencial, recomendo a leitura da primeira obra, mesmo que após a leitura deste segundo livro, pois assim o leitor compreenderá mais facilmente a linha de raciocínio do autor.
As duas obras possuem uma linguagem de fácil entendimento, sendo que a “O ESPIRITO E A PALAVRA” traz em seu prefácio uma linguagem mais acadêmica, que para um leitor leigo pode parecer um pouco excêntrico, mas não se preocupe se você se perder em algumas palavras, pois na introdução você perceberá que Siqueira trabalha esta obra com uma linguagem acessível a qualquer leitor, inclusive um iniciante.
O Livro está dividido em 19 capítulos e em cada um deles é possível ver a paixão à apologética pentecostal do autor, que trata cada um dos assuntos não apenas de uma forma científica realizada por alguém que fundamentou seus argumentos em pesquisas acadêmicas, antes disto, nãos são as inúmeras fontes de pesquisas citadas nesta obra, nem mesmo a imensa lista de teólogos pentecostais nacionais e internacionais que faz desta uma obra ímpar, e sim a experiência de alguém que vivenciou e por isso conheça muito bem cada um dos assuntos abordados.
Gutierres fala, a luz da hermenêutica pentecostal, de experiência, de interpretação das questões que cercam as manifestações do Espirito Santo (pneumatologia), a forma como os pentecostais interpretam a Bíblia, da fidelidade bíblica das mensagens pentecostais, questões políticas e éticas deste seguimento que somam mais de 12 milhões no Brasil só dos que pertencem a Assembleia de Deus.
Sem maquiar os exageros, Siqueira fala sobres alguns erros teológicos e comportamentais do meio pentecostal, e de muitas conclusões equivocadas que teólogos de outras linhas tem a respeito deste movimento.
Em suma, a obra é essencial em nossa biblioteca pessoal, e trará grande elevo espiritual a qualquer um que adquirir, ainda que eu discorde de Gutierres no que diz respeita a evidencia inicial, tenho muita admiração a sua argumentação neste assunto, mas não achei convincente.