1984

1984 George Orwell




Resenhas - 1984


10872 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Giulia29 31/05/2024

GEORGE ORWELL THE MAN U ARE!!!
MAIOR DISTOPIA DO SÉCULO!! Esse livro é literalmente mind blowing, confesso q o começo é um pouco tedioso por conta da riqueza de detalhes q Orwell nos dá, mas por outro lado isso nos ajuda ao longo da narrativa a entender totalmente o cenário da história. 1984 é um livro de 1948 que reflete na nossa sociedade até hoje, fala sobre mazelas sociais, manipulação, desigualdade de classes, traição e regimes ditatoriais. Esse livro deveria ser leitura obrigatória por todo o mundo, de verdade comecei a enxergar as coisas de maneira diferente depois da leitura!
comentários(0)comente



isa 31/05/2024

O livro tem uma história interessante, dá para fazer muitas analogias também com a realidade. Mas é uma leitura chata e arrastada, li por ser obrigatório na disciplina da faculdade.
comentários(0)comente



Everton.Vasconcelo 31/05/2024

Ótima leituta. De uma forma bem firme e direta, traz uma critica social necessária para os dias de hoje. A construção do ambiente e dos personagens são fascinantes.
comentários(0)comente



Elô 31/05/2024

A distopia
Bem... Como dizer isso?
Passei muito tempo tentando ler esse livro, durante a pandemia não sai do capítulo 1, em 2022/23 tentei novamente, mas não conseguia entender a história, não saía do lugar.
No início desse ano tentei novamente, até me engajei na leitura, dei alguns passos, mas parei.
Até que finalmente consegui, li todas as 300 e tantas páginas. Claro que demorei na leitura, mas não me cobro quanto a isto, o que me importa é que consegui.

Sobre o livro em si...
A história é muito boa, não confunde o leitor, os personagens são bem interessantes, principalmente Winston.
Esse homem que trabalhava no ministério da verdade parecia ser apenas mais um entre tantos outros que viviam suas vidas monótonas, sendo vigiados pelas teletelas.

No início fiquei confusa quanto ao tipo de governo, se era comunista ou totalitário.

A trama gira em torno de Winston, que no decorrer da história, pratica várias ações consideradas crimes, pelo partido.

Mas ele se esqueceu que nada passa despercebido pelos olhos do BIG BROTHER (GRANDE IRMÃO)
comentários(0)comente



biancaamaiaf 30/05/2024

1984
é um livro bom, que retrata algo que já aconteceu na história de uma maneira muito mais pesada. uma ditadura distópica (acho?

não é muito meu estilo de livro, talvez por isso eu tenha achado um leitura meio arrastada (que literalmente precisei me forçar a terminar)

a história é interessante, acho que meu problema foi a escrita um pouco mais pesada do que to acostumada, talvez.

?Contudo, se o objetivo não era sobreviver, mas permanecer humano, que diferença fazia em última análise? Eles não podiam alterar seus sentimentos; assim como você também não poderia alterar os próprios sentimentos, mesmo que quisesse. Eles podiam expor cruamente, nos mínimos detalhes, tudo o que você fez ou disse ou pensou; porém o mais íntimo do coração, cujos caminhos seriam misteriosos até para si mesmo, permanecia inacessível.?
comentários(0)comente



Diogo279 30/05/2024

Distopia assustadora
Sem dúvidas, independente do tempo em que foi escrito, 1984 continua sendo uma leitura obrigatório, principalmente pelo pensamento político e social.

A criação, mesmo que de um universo distópico, ter a liberdade ceifada, até mesmo seus pensamentos controlados, viver sob o regime de um Estado extremamente autoritário; é algo que traz a sensação de horror e sufocamento.

Entender o contexto de obras como as de Orwell é essencial para se ter mais profundidade. Em 1984 ele constrói uma distopia futurística, mas que já estava em andamento desde a sua época.

E desde a sua publicação, de tempos em tempos a obra se torna presente, podendo ser comparada com diversos momentos históricos marcados pela política.
comentários(0)comente



nizomar 30/05/2024

Clássico provado pelo tempo.
Um grande clássico em que Orwell, para além das análises primárias que comparam as previsões que se realizaram, fala de temas que atravessaram o tempo.
Dentre os vários conceitos discutidos ao longo do livro, o diálogo em O' Brien explica a Winston Smith a ideologia do partido é chocante: o poder não tem finalidade. A finalidade do poder é o poder.
O duplipensamento - convivência com ideias opostas e inconciliáveis, mas igualmente aceitas como verdade - ficou marcado para mim como a forma de pensar atualmente.
comentários(0)comente



Lara 30/05/2024

Uma distopia ou uma profecia?
Quando iniciamos a leitura de 1984, se pararmos para pensar em nossa realidade, e nos imaginarmos num mundo com o Partido e o Grande Irmão, achamos que é algo irreal e que nunca aconteceria. Bom, pelo menos eu pensei assim.
Mas depois de finalizar a leitura, principalmente depois de ler as três reflexões no final, eu percebi que para termos um Partido como em 1984, é muito fácil. E isso realmente poderia acontecer. Além de que, muitas coisas descritas em 1984 já existem ou já acontecem hoje.
Resumindo, 1984 nos mostra como a evolução da humanidade pode ser maléfica ou até mesmo fatal. É um livro que nos faz pensar e nos deixa a espera de um Grande Irmão no futuro.
comentários(0)comente



Dricadejesus 30/05/2024

1984
Um livro muito bom, recomendo para quem quiser ler..Talvez um pouco chato no início, mas logo depois fica bom.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



nay_pollheim 30/05/2024

Sem palavras...
É difícil acreditar que esse livro foi publicado em 1949. A semelhança com a atualidade é assustadora: telas nos vigiam, não temos mais vida privada, a linguagem é "escassa", a verdade é aquilo que a mídia mostra e o que a mídia mostra é o que o poder do momento impõe.
Como diz em um dos últimos capítulos, aquele que busca o poder não o faz pensando na possibilidade de algum dia deixá-lo, e pra isso ele deve impor limites. Crianças desde cedo são doutrinadas, através das escolas, a pensar como o partido para serem agentes deles em lugares de acesso mais restrito: as famílias; os indivíduos são privados de terem relações com outras realidades para que não haja a possibilidade de comparação e como consequência não tenham o pensamento de que há um lugar melhor; o vocabulário é reduzido para que não seja possível expressar sentimentos de forma clara, etc.

Novamente o autor se fez preciso e necessário. Essa obra é espetacular.
Estou sem palavras...
comentários(0)comente



Lilistar 30/05/2024

Liberdade é ser livre para dizer que 2+2 são 4
Sendo sincera? Não entendi nada do livro todo e achei chato, vou tentar ler de novo pra entender isso, ou assistir ao filme
comentários(0)comente



Livinha 30/05/2024

Esta é, provavelmente, a maior distopia literária. 1984 disserca acerca de um governo Totalitarista e do quanto seus ideais vão contra a liberdade individual do ser humano. O livro fora escrito em 1948 (por isto o título - é só inverter o 48), mas divulgado em 1949, ou seja, pós Segunda Guerra Mundial. Muitas pessoas colocam esta obra como ?antistalinista/comunista? (e realmente faz sentido, pois as características de linguagem entre as pessoas - o chamando de camaradas - e o Grande Irmão são relações diretas de Stálin), mas vale ressaltar que George Orwell era explicitamente Socialista Democrático e o próprio autor já comentou que o livro não deveria ter como referência apenas Stálin, mas Mussolini e Hitler. A crítica do autor é contra qualquer regime que seja totalitarista, com uma sociedade manipulada e privada de liberdade, compreendendo tanto a esquerda quanto à direita. Ah, vale ressaltar que o termo ?totalitarista? surgiu em 1923 como crítica ao fascismo italiano. Então é muito pequeno querer colocar este livro em um recorte de direita, quando que, o que precisa ser feito neste caso, é se desprender das demandas ideológicas e compreender aquele cenário com um cenário de ditadura e de capitulação moral.
Dito isto: é um livro sensacional e vale a pena a leitura.
comentários(0)comente



Giuliana.Susini 30/05/2024

Uma leitura obrigatória
Li quando era bem novinha, e quase não lembrava de nada, exceto as palavras-chave do partido. E no final do livro, foi o que ficou pro Winston mesmo...

Se vc leu esse livro e não terminou com uma sensação de aflição e desespero por causa da proximidade absurda com a nossa realidade... Não sei em que mundo vives. ?
comentários(0)comente



Alice1980 29/05/2024

Sempre tive vontade de ler esse livro, e não me surpreendi pelo fato dele ultrapassar gerações.
É bizarro ver o que o Partido conseguiu fazer e como o povo aceita aquela realidade assustadora e opressora.
As pessoas não vivem, elas existem. Pra isso, é necessário que elas abram mão de diversas coisas como o simples pensar, amar e ser livre.
A leitura me prendeu muito.
Recomendo demais o livro.
comentários(0)comente



10872 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |