1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Gustavo Rodrigues 23/09/2020

Leitura reflexiva
1984 é uma distopia de altíssima qualidade, que retrata fielmente como um regime autoritário pode ceifar a liberdade, e até mesmo a vida, da população que está submissa a ele. No livro é mostrado um mundo que, no ano de 1984, é dividido em 3 potências (Oceania, Eurásia e Lestásia), que vivem em constante guerra. Os personagens principais moram na Oceania, que é comandada pelo Grande Irmão e seu Partido, e vivem à mercê das regras impostas pelo regime: sem liberdade para se comunicar, andar, comer, beber, e até mesmo pensar.

É uma leitura relativamente densa, por tratar de um assunto tão delicado, mas ao mesmo tempo aborda o tema de forma muito lúcida e transparente. Mostra claramente todas as privações que as pessoas são submetidas, sejam elas trabalhadoras do Partido ou proletas (que são os ?escanteados?).

Para ter o controle da população, o Partido não mede esforços e faz uso de manipulação de notícias, tortura, trapaças, e tudo mais que possa ser feito para assegurar que o povo permaneça submisso.

Em suma, 1984 é uma leitura bastante atual, e até pode-se encontrar semelhanças entre os métodos usados pelo Partido com alguns governos que comandam nações nos dias atuais.
Helena 23/09/2020minha estante
Assustadoras semelhanças com o atual. Sempre me aterrorizei com o tal "Ministério da Verdade".

Janaina.Vidal 23/09/2020minha estante
Que resenha perfeita ????

Vanessa.Papalardo 01/10/2020minha estante
Adorei a Resenha ??

Karol 01/10/2020minha estante
Um dos meus livros preferidos!

Karol 01/10/2020minha estante
Para contribuir: os proletas são os marginalizados, estão à margem da população centralizada. Sobrevivem à sombra daqueles que moram debaixo do sol...

Amme 06/02/2021minha estante
Resenha incrível!

anne 22/02/2021minha estante
Ótimo resumo, ajudou bastante pois tenho que ler 1984 e não estava entendendo muito bem.

Gustavo Lópes 30/04/2021minha estante
E eu que descobri que o Nome dele não e George Orwell.

Cris 11/05/2021minha estante
Li há alguns anos atrás, e acabei de dar de presente, uma leitura que vale a pena

Jô88 09/06/2021minha estante
Cada leitura que faço desse escritor é impressionante como era muito a frente do seu tempo e como é uma leitura muito atual.

Juh 25/07/2021minha estante
Ninguém hoje conseguiria descrever a atualidade como este livro descreve. Podemos lançar edições com o título 2021?

Matheus.Henrique 20/09/2021minha estante
Esse livro, a cada ano que passa, se torna mais atual.

Oliveira 05/10/2021minha estante
Tá mais e como é que eu faço pra lê ?

Jô88 06/10/2021minha estante
Tem alguns app tipo skeelo que tem este livro gratuito. Veja sua operadora ele tem parceria daí vc adquire este livro

Beatriz.Praciano 11/02/2022minha estante
Sua resenha me fez começar a ler o livro, adorei!

Santos 22/04/2022minha estante
Gostei demais dessa obra,fiquei sem palavras, é um dos meus livros favoritos, sobre a edição amei gostei como foi feita.

Nina 02/05/2022minha estante
Resenha muito top!

Raquel 24/06/2022minha estante
Resenha perfeita.

Allan.Bortoleto 14/07/2022minha estante
Comecei a ler muito bom?

Larissa 19/09/2022minha estante
Gente alguém me fala como ler pfvr

Arthur.Manara 30/09/2022minha estante
Um dos poucos famigerados livros que são verdadeiramente indispensáveis!

Scooby 31/10/2022minha estante
Amei dms um dos meu favoritos da vida?

Guh 03/01/2023minha estante
???

Daniel Filho 07/01/2023minha estante
Ainda não li a obra, me interessei bastante através dessa resenha.

Lua 11/02/2023minha estante
Adorei a resenha!

Henris Andrade 27/02/2023minha estante
É uma leitura que a cada capítulo, cada linha escrita você se depara com a nossa realidade.

Larissa.Plucenio 31/03/2023minha estante
Da para ler nesse aplicativo

Marcus 04/05/2023minha estante
A meu ver, também é importante refletir sobre a crítica ao socialismo feita pelo autor, através da alienação por meio de controle do pensamento, meios esses que hoje, também são usados descaradamente pelo capitalismo.

AXEL.JORDAN 28/05/2023minha estante
A distopia do Livro é muito bom

AXEL.JORDAN 28/05/2023minha estante
A distopia do Livro é muito bom

Leonardo914 27/07/2023minha estante
Verdade, esse livro mostra o porquê de lutar pela liberdade que é mais importante que a própria vida.
Fiz uma resenha muito legal e comparativa desse livro com os tempos atuais.

Gleyton0 02/10/2023minha estante
Agora me interessei mais ainda! Pretendo lê-lo ano que vem!

numtedisse 31/10/2023minha estante
vale muito a pena ler. Resenha massa!

SunnyOyasumi 19/11/2023minha estante
Eu vi que a classificação etária é 16 anos... pq?

Anna.Junia 24/12/2023minha estante
Cuidado com o big irmão

JosA225 27/12/2023minha estante
Uma estória de controle total da pessoa, não só corpo mas também mente. Aqui é falado que o autor baseou-se no totalitarismo mas quantas democracias não fazem o mesmo

Alice2095 31/01/2024minha estante
Uma leitura excelente, a forma como o regime autoritário é tratado e como o medo é o fato imprescritível de dominação é muito bem relatado e sentido. Porém, o final me decepcionou um pouco, acho que não esperava algo tão realista hahah

Thierry7 22/02/2024minha estante
Muito bom livro, me mostrou muitas coisas q eu na tinha percebido, como por exemplo para o que serve a guerra.

Michela Wakami 08/08/2022

Genial
Iniciei a leitura com medo de me deparar com um livro de difícil compreensão, mas me enganei completamente.
Com um enredo instigante e viceral ele me conquistou.
Um livro repleto de reflexões.

Você já se imaginou, sendo vigiado e controlado o tempo todo, falando e fazendo somente o que é permitido?
Carolina165 08/08/2022minha estante
Amiga, sei que foi erro de digitação, mas foi engraçado "um lixo repleto de reflexões" ??????

Michela Wakami 08/08/2022minha estante
Amiga de Deus, eu não tinha visto. Arrasei.?????????

Carolina165 08/08/2022minha estante
Kkkkkkk, mas eu ri tanto!

Michela Wakami 08/08/2022minha estante
Eu tô rindo até agora.?????

Michela Wakami 08/08/2022minha estante
Amiga se você não fala? kkkkkk?
Obrigada por me avisar.

Paula 08/08/2022minha estante
Quero muito!

Aggretsuko0 08/08/2022minha estante
Eu amo mto esse livrooooo quero reler de novo! Queria que fosse mais feliz o final MAS A VIDA NE kkkk

Geraldo Marçal 08/08/2022minha estante
Final trágico, estômago ficou embrulhando uns três dias. ?

Michela Wakami 08/08/2022minha estante
Aggretsuko muito bom mesmo, também quero relê-lo um dia. Eu também queria, me surpreendi com o final, mas realmente é a vida.

Michela Wakami 08/08/2022minha estante
Geraldo, o final é realmente impactante.?

João 09/08/2022minha estante
Michelangela, mandou super bem!

Michela Wakami 09/08/2022minha estante
Obrigada, querido amigo.?

Eliza.Beth 14/08/2022minha estante
Ahhhhhh que bommm!!!! ??????
Eu amo esse livro, para mim ele reflete tanta coisas do nosso mundo atual. E o final???. Nossa, só de lembrar arrepiei!

Michela Wakami 14/08/2022minha estante
Ele é muito bom, gostei mais dele, do que de Admirável mundo novo.

Michela Wakami 14/08/2022minha estante
Sim, o final é de arrepiar mesmo.
1984??????

Ka 19/03/2017

Big Brother
O livro relata sobre uma sociedade futurísta. A cidade é Londres e estamos falando do futuro em 1984 (o livro foi publicado em 1949). Orwell pensou que em 40 anos depois haveria uma sociedade mal informada, que sofreria lavagem cerebral e que era controlada por teletelas (uma espécie de câmera), onde seriam vigiados pelo Grande Irmão. Não se tinha paz nem no banheiro. As teletelas eram instaladas.por toda parte. A sociedade era condicionada a pensar como o governo quisesse, este por sua vez, manipulava informações distorcendo o passado, presente e futuro de acordo com o que achavam "bom" para a sociedade (até aqui, alguma referência com a nossa sociedade atual? ?). O personagem principal da história é Wiston e um belo dia ele resolve escrever um diário (vale lembrar que nessa sociedade não é permitido pensar em coisas triviais a não ser com relação ao governo e eles percebiam quando a população estavam pensando porque as teletelas captavam suas expressões faciais). Wiston teve essa idéia porque ele não apoia as façanhas do governo e gostaria de colocar isso de alguma forma, então escrevia de costas para a teletela. Depois de um tempo, ele encontra Julia que além de ser contra o governo como ele, também fazia sexo. Sim! Sexo somente para procriação. A partir deste ponto temos grander surpresas nesta distopia e grande spoiler se continuar discorrendo sobre a história.
Mauricio.Carvalho 20/03/2017minha estante
Vc tem esse livro? Onde comprou?

Ka 20/03/2017minha estante
Tenho sim. Comprei na Amazon.

Mauricio.Carvalho 20/03/2017minha estante
Vc venderia ele mais em conta? Ou trocaria? Queria muito esse livro mais não posso pagar por ele

Ka 20/03/2017minha estante
Não sei como funciona a troca, se me explicar posso trocar sim!

Mauricio.Carvalho 22/03/2017minha estante
Vc gostaria de que tipo de livro?

Ka 22/03/2017minha estante
Quais vc tem?!

Mauricio.Carvalho 22/03/2017minha estante
Na verdade tenho bem poucos

Mauricio.Carvalho 22/03/2017minha estante
Tenho o alquimista de paulo coelho

Adultério de paulo coelho

A travessia de Willian P Young

Mauricio.Carvalho 22/03/2017minha estante
A travessia é do mesmo autor de A cabana

Mauricio.Carvalho 23/03/2017minha estante
Interessou por algum?

Ka 23/03/2017minha estante
Não kkkk

Henrique 04/02/2010

1984 - O livro onde a história parou
Winston chega no bairro dos proles. Seu objetivo? Achar alguém tão velho que consiga se lembrar como era antes do Partido, como eram as coisas antes, ele quer saber como era o passado. Por que ele quer isso? Porque não acredita no presente. Winston se decepciona, afinal, o Partido apagou o passado

E esse pensamento define bem 1984, obra-prima de George Orwell que serve para avisar às gerações seguintes o perigo do totalitarismo. Mais que isso, ele serve para ensinar a todos a importância do raciocínio histórico. E faz isso de maneira espetacular justamente por ser o livro onde a história da humanidade parou. Onde o homem não produz mais cultura, onde a individualidade foi de tal forma reprimida que não existe como inventar coisas novas. O mundo de 1984 está eternamente preso em 1984.

Poucos livros que eu tenha lido contém uma quantidade tão grande de idéias das quais eu peguei para levar comigo no dia a dia. Orwell é especialmente habilidoso em abrir a mente para a ameaça do mau uso da linguagem quando usada para manipular um povo, para diminuir sua capacidade de interpretação da realidade e de se tornar menos critico de seu cotidiano. Além disso, cria novas palavras que representam conceitos criados especificamente para assassinar o livre pensamento, para subjugar.

Seus personagens são até hoje apreciados e dezenas de símbolos presente no livro tornaram-se referenciados em dezenas de obras posteriores. Maior exemplo disso é o ditador da Oceania, que atende pelo nome de Grande Irmão - nunca visto, nunca ouvido, nunca contestado abertamente -, sua figura está lá apenas para ser amada e referenciada, ela que deixa verossímil as declarações ilógicas do Partido, ela é a "corporificação" do mesmo. E ainda existe Goldstein, que é a antítese do Grande Irmão, mas ainda sim é apenas mais uma ferramenta do Partido. Goldstein existe para ser odiado, para ser abertamente odiado. Assim, as pessoas em 1984 tem o que precisam: um mentor, forte, inteligente, como um pai, protetor, que os ama; e um traidor para dirigir seu ódio.

1984 é um livro perturbador. Tanto por ser distópico, como por possuir uma premissa ligeiramente kafkana. O arco da história serve para provar um ponto, não para resolver o conflito. Cada elemento colocado lá é um aviso: a sala 101, o duplipensar, o amor ao poder, a busca pelo passado e o sexo em forma de protesto. Orwell é mestre em surpreender, mas em 1984 ele também é mestre em perturbar.

O stalinismo pode ter acabado, mas o livro ainda serve para apresentar às novas gerações o perigo do totalitarismo, dos super-poderosos, do povo eternamente passivo e da manipulação histórica.

Ps.: Sabe, eu fico pensando, será que a teletela sempre esteve lá?
Jenifer 13/04/2015minha estante
Resenha maravilhosa!

Nega Samurai 10/10/2017minha estante
Ótima resenha sobre o livro, não é preciso acrescentar palavra alguma.
Gostaria muito que esse tivesse sido um livro que as escolas indicassem a leitura, mas acho que não é todo jovem entre 14 e 17 anos que está pronto para, talvez, a linguagem usada, pois, sempre querem e procuram por algo mais informal e fácil de ler. Digo isso por experiência própria, só vim a descobrir autores como George Orwell após os 18 anos.

Elisa 28/06/2019minha estante
Um livro MARAVILHOSO, o final dele ficará marcado para sempre. Concordo, que o livro faz refletir, trás tudo o que necessitamos perceber quando estamos sendo subjugados, quando nosso individualismo está sendo ameaçado e é isso que mais é imposto aos leitores, esse entendimento de que a individualidade causa um grande choque de pensamentos e culturas, mas é justamente ele quem nos faz crescer, quem nos distingui dos outros. Apesar de ser um livro incrível, confesso, é também perturbador.
Resenha maravilhosa, parabéns!

Johnny 05/02/2020minha estante
Parabéns pela resenha! Escreveu de modo bem objetivo e intrigante. Se me permite irei usá-la para converter mais pessoas a ler esse obra prima de George Orwell

Beta 17/02/2020minha estante
Ótima resenha! Eu acredito que a teletela sempre esteve lá.

Hugo 08/04/2020minha estante
Que resenha! ????????

Gabriel Seizen 11/04/2020minha estante
Gostei da resenha

Milly 09/05/2020minha estante
Que resenha excelente. Já incluí o livro na lista de leitura. Gratidão pelo comentário tão direcionador.

Helo Machado 11/05/2020minha estante
Perturbador tb foi a palavra que escolhi para definir o livro.
E me perguntei: quanto temos de Winston? E de proletas?
Parabéns pela resenha!

Daniel.Leda 30/05/2020minha estante
Resenha magistral. Parabéns!

Anna1924 10/07/2020minha estante
Que resenha excelente!!

anarutyp 27/08/2020minha estante
Estou lendo agora esse livro fascinante. Sua Resenha é ótima!

Ashely 26/05/2022

Crítica Política e Social
A leitura foi um pouco mais lenta pelos termos complexos da linguagem. Mas um livro muito atual, na minha interpretação, além de fazer crítica ao sistema de governo autoritário, faz referência ao sistema social em que vivemos. A forma como estamos expostos e sendo vigiados constantemente.
Fabianne 26/05/2022minha estante
Algumas vezes achava que tratavam a TV como um Deus. Que tudo vê e que a todos julgam.

Fabianne 26/05/2022minha estante
O livro foi publicado em 1949...poucas pessoas tinha TV. Será se a crítica era sobre ser vigiado ou sobre a sensação de estar sendo vigiado e controlado o tempo todo pelo estado?

Fabianne 26/05/2022minha estante
Acho que alguns lugares de governo totalitários como a China ou Cuba por exemplo deve ser assim

Ashely 26/05/2022minha estante
Com ctz. Acho que é isso que é isso que o autor nos trás, o abuso de porder do Estado sobre a população, criando inimigos, repassando diversas informação mentirosas para justamente enganar a sociedade.

Fabianne 26/05/2022minha estante
Imagina que naquela época fake news já rolava solta. Kkkk

Fabianne 26/05/2022minha estante
O que mais me dá agonia e essa distorção.

Fabianne 26/05/2022minha estante
Atualmente quando escuto que o Brasil era comunista, que ditadura não existiu só penso nesse livro.

Fabianne 26/05/2022minha estante
Só o amor para quebrar com tudo isso.

Fabianne 26/05/2022minha estante
Já leu a revolução dos bichos?

Fabianne 26/05/2022minha estante
Uma obra de arte. Você lê em uma tarde.

Ashely 26/05/2022minha estante
Ainda não li. Mas pretendo, sempre vejo referência

Ratinha de Biblioteca 04/07/2021

Leitura Essencial
Sabe aqueles leitores chatos que dizem "você tem que ler esse livro!" Com grande ênfase no "tem"! Bom, serei essa leitora chata e dizer que 1984 é uma leitura difícil - nada fluida, com descrições de torturas diversas, um protagonista que não nos dá empatia, entre outras coisas - mas extremamente necessária. Por quê?! Por gerar senso crítico, algo primordial para termos liberdade. E por que a liberdade é importante?! Bom, sem ela eu não poderia escrever esta resenha. E você, não poderia lê-la.
Sarah 04/07/2021minha estante
estou lendo agora mesmo! obrigada pelo incentivo e sua resenha acolhedora :)

Luzia103 04/07/2021minha estante
A leitura é difícil mesmo, por conta da linguagem. Concordo com você. Não sei se por ter suspense, diferente da Revolução dos Bichos, do mesmo autor.

Margô 04/07/2021minha estante
Olá Ratinha!
Ainda bem, que você cedeu à chatice dos leitores. Essa obra é um clássico da Distopia, e uma crítica ferrenha ao Totalitarismo Stalinista que se vivenciou na Rússia , quando era URSS, se você quiser entender melhor o começo de tudo, lá vai a dica de uma leitora chata, rssss, leia Revolução dos Bichos do mesmo autor. Não é massante, você lê em dois dias...te garanto! Bjs

Mila 04/07/2021minha estante
Coloquei na minha lista de desejo. Com a sua resenha tenho certeza que devo ler

Ratinha de Biblioteca 04/07/2021minha estante
Olá, Margô!
Já tive o prazer de ler A Revolução dos Bichos por duas vezes! Sempre me espanto com a atualidade da obra! E 1984 foi releitura também.

Ratinha de Biblioteca 04/07/2021minha estante
Oi, Mila! Espero que goste! A Revolução dos Bichos, do mesmo autor, é ótimo também! Boas leituras! =)

Margô 04/07/2021minha estante
Tá explicado o codinome de Ratinha de Biblioteca...rsss??

Ratinha de Biblioteca 05/07/2021minha estante
Kkk Me chamavam assim na escola! O pior que era pra ser bullying, mas eu adorava! Quando fiz o Skoob, lembrei e lasquei esse apelido! ?

Ratinha de Biblioteca 05/07/2021minha estante
Oi, Sarah! Talvez dê uma empacada na leitura, mas se isso te acontecer, insista que vale muito a pena! No meu caso foi releitura e li em conjunto com meus alunos - sou professora rsrs - o que ajuda a dar um incentivo. Espero que goste! Ah, vi que você é sonserina, eu sou corvinal! =)

Alberto.Tisbita 07/07/2021minha estante
Resenha fantástica!

Margô 07/07/2021minha estante
Ôxe, isso pra mim é elogio!!! Rata de Biblioteca...adooooooooro, rsss

Manuela.mundim 14/01/2024

Um terror
Eu particularmente achei o livro muito cansativo pois não é o meu gênero preferido, apesar disso ele despertou meu interesse e me fez refletir muito sobre tudo que aconteceu na história, principalmente sobre como a ignorância as vezes é um presente.
advochaos 14/01/2024minha estante
É cansativo demais, mas é incrível demais também.

Jules 14/01/2024minha estante
um dos meus favs da vida. O pai do gênero, impactante dmsss

Taynara142 14/01/2024minha estante
Esse foi um dos melhores livros que eu li, kkk

beckyreads 14/01/2024minha estante
Senti essa mesma reflexão sobre a ignorância ser uma benção quando li Flores para Algernon.
Comprei esse há pouco tempo, vou lembrar da sua resenha quando estiver lendo, sempre falam apenas coisas positivas e eu estava procurando alguma coisa que não o deixasse tão hypado e me incentivasse a ler haha

Tiago.Boaventura 14/01/2024minha estante
A todos que gostaram de 1984 eu recomendo a leitura de Para poder viver. Aquilo que Winston sofre na ficção, é a realidade de uma norte coreana que conseguiu fugir e nos presenteou com um livrão.

Lidiana 14/01/2024minha estante
Eu abandonei a leitura, mas vou tentar novamente.

Taynara142 14/01/2024minha estante
Tiago obrigado pela recomendação!

Tiago.Boaventura 14/01/2024minha estante
Taynara, é sempre um prazer recomendar bons livros. Espero que goste. Boa leitura.

advochaos 14/01/2024minha estante
Esse romance trágico sobre como se destrói uma democracia e se constrói um estado autoritário tido como um romance abusivo e cego pela ignorância é um dos manuais do que não podemos deixar acontecer conosco

N.I.X. 25/09/2023

Guerra é Paz, Liberdade é Escravidão, Ignorância é Força
Bom, acho incrível, atemporal, perfeito. Até as falhas de roteiro levam à perfeição.

Temos um protagonista burro, machista que acha normal querer estupr4r alguém só por ser rejeitado e uma mocinha que acha normal alguém dizer que queria estupr4r ela antes de conhecê-la.

Mas, são personagens que se enquadram bem no cenário. Nada de um personagem inteligente e sagaz, que consegue esconder bem suas intenções. Nada disso, este é o Socing. Em um lugar onde a educação é restrita e controlada, nada mais normal que os personagens sejam incapazes de se levar contra o partido, não personagens tão comuns quanto Winston e Julia.

Toda a construção política é muito boa! Me senti meio incomodada no início pelo apelo que vez após vez antagonizava o socialismo e colocava o capitalismo (regime anterior) como algo bom. No entanto, mais tarde temos uma nova explicação sobre que se adequa à história: para as classes baixas, independente do regime, é apenas uma troca de senhores.

Perfeito, apenas leiam.
Não dei 5 estrelas apenas por sentir que espera um pouco mais de sinais em algumas coisas da Polícia do pensamento. Bem como, uma coisa que não faz sentido (contem spoiler leve): algumas pessoas são presas por coisas mínimas (como falar enquanto dorme) e na mesma hora, enquanto o protagonista (e apenas ele) é vigiado durante 7 anos mesmo tendo várias provas contra e não é preso.
Davi785 25/09/2023minha estante
Agora me deixou mais ansioso pra ler kkkkkkk
Bela resenha, amiga?

N.I.X. 26/09/2023minha estante
Obrigada, amigo! Leia mesmo!!! Se gostar de discussão filosófica, vai adorar o livro de Goldstein

Jr. 27/09/2023minha estante
A parte de ser preso por falar enquanto dorme, pra mim vem do fato de ser proibido sonhar, pq no sonho o governo não te controla. Então pra evitar qualquer insurgência, ao menor sinal disso, no caso falar ao dormir a pessoa é presa.

N.I.X. 27/09/2023minha estante
Mas não foi esse questionamento que apontei. Um cara foi preso por não conseguir tirar o nome Deus de um verso de um poema. Tbm foi parar na sala 101.

Winston teve 7 anos de regalias, vários meses de adultério e o governo não o pegou. Não faz sentido nenhum para como o governo é construído no livro.

N.I.X. 27/09/2023minha estante
Winston perguntou pra um policial do pensamento sobre o passado, cometeu adultério várias vezes, tramou contra o governo, se confessou perante um oficial do núcleo, incitou colegas sobre informações falsas.
Syme foi preso por ser inteligente demais e morreu.

jottasz 28/09/2023minha estante
sua resenha ficou incrível, lembro da primeira vez que li 1984 e tive impressões muito parecidas e que mais me incomodou de fato foi a questão dos personagens, mesmo sabendo que eles foram feitos pra serem "odiaveis" é difícil querer terminar uma leitura onde o protagonista não te prende mas também é um dos meus favoritos, enfim acho que todos deveriam ler kkkk

N.I.X. 28/09/2023minha estante
Aff eu morri se ódio contra o Winston o tempo todo kkkkkkkkkk mas entendi a construção necessária

jottasz 28/09/2023minha estante
sim o único personagem que consegui sentir o mínimo de afeto foi pela Julia, mesmo tendo momentos que eu não suportava os dois

N.I.X. 28/09/2023minha estante
Ah eu não suporto a Júlia igualmente kkkkkkkkkkkkkk

Duda 15/06/2021

Necessária porém tediosa
Concordo com todas as opiniões que vi sobre esse livro. O autor é um gênio, a leitura se mantém atual mesmo depois de tanto tempo e a crítica é incrível, porém é chato.

Chegou um momento que eu queria bater com o livro na cabeça de tão nem aí que eu tava pra história. Achei umas partes bem ???.

O livro não tem nada de ruim, minha nota foi pq não funcionou pra mim. Acho que não é meu estilo de livro.
Vk creed 15/06/2021minha estante
Sim esse livro não é pra todo mundo
Li recentemente ele
Achei a leitura super fluída e tal kkkk
Gostei bastante

Alehandro 15/06/2021minha estante
Comecei a ler e também achei entediante. Agora, outro livro do mesmo autor eu fiquei fascinado de tão bom, se chama A Revolução dos Bichos, esse sim flui legal e é ótimo

Vk creed 15/06/2021minha estante
Esse eu comprei ainda n li tô terminando
Sobre meninos e lobos

Duda 15/06/2021minha estante
Eu fiquei bem triste por não ter gostado. Mas é coisa minha mesmo, até pq o livro é genial. E eu tenho o e-book de revolução dos bichos, agora tô até com medo de ser na mesma vibe e não gostar kkkkk

Eu tô pra ler esse kkk

Vanessa 15/06/2021minha estante
A revolução dos bichos é bem mais leve e fluido, dê uma chance. Acredito que não vai se arrepender!?

Duda 15/06/2021minha estante
Vou tentar sim! Mas vou dar uma pausa e ler outras coisas antes. Até pq tô sem Kindle no momento, esperando a Amazon me reembolsar kkk

Carlos Bennoda 15/06/2021minha estante
O livro é insuportável, para mim toda a construção e o que aconteceu com o personagem foi genial e valeu o tédio, e leia revolução dos bichos é divertido, fluído, vai devorar. Diferente desse jkkkkk

Duda 15/06/2021minha estante
Carlos perfeito, nunca critiquei kkkk

Lucas.Cassano 07/05/2021

Pra mim, particularmente, foi uma leitura densa e cansativa. Não tenho muita familiaridade e gosto pelos temas retratados no livro, principalmente história e política, então por isso, realmente, em várias partes foi um pouco maçante. Mas, ainda assim, reconheço sua importância e grandeza, e que é uma leitura muito necessária!
É um livro muito rico de reflexões importantes, principalmente depois que a gente se da conta que ele foi publicado em 1949 e, mesmo assim, consegue refletir tanto a nossa sociedade atual e os seus diversos problemas.
Lays 07/05/2021minha estante
Lucas da uma olhada em quem traduziu, existe uma diferença muito grande se tratando de traduções de livros

Lays 07/05/2021minha estante
por exemplo, nunca leia o morro dos ventos uivantes com a tradução de Rachel de Queiroz, ela corta cenas do livro e escreve muitas vezes pelo seu ponto de vista???, enfim meio sem lógico indico as da martin claret

Mi 07/05/2021minha estante
Eu tinha essa edição no skeelo mas acabei comprando outra edição física e minha leitura fluiu muito com a fisica! Não gostei dessa edição, inclusive quando comparei não tinha as mesmas informações.
Mas entendo o teu relato pois para mim também foi cansativo, eu mergulhei na história até a segunda parte do livro, mas a terceira foi uma decepção kkkk. Mas enfim, concordo contigo, por ser um livro de 1949, é profundo, com uma história interessantíssima e muito importante!

Lucas.Cassano 07/05/2021minha estante
Mentira???? Não sabia que chegava a prejudicar tanto a leitura assim... Vc acha então que antes de ler algm livro tenho que dar uma olhada melhor em quem traduziu?? E acha que se eu tivesse lido outra versão traduzida de 1984 teria gostado mais??

Mi 07/05/2021minha estante
Eu preferi a outra versão, mas realmente nunca tinha reparado nos tradutores. Depois dessa informação da Victória, até fui procurar quem traduziu a edição que tenho de Morro... kkkk

Lays 07/05/2021minha estante
lucas desde que eu entendo por gente eu faço isso kkkkkkj, eu vou reler com a edição da antofagica e te dou um feedback, mas eu li com a antiga da companhia das letras, mas pra clássicos leia sempre as da pengui companhia e as edições comentadas!!!! martin claret por exemplo, essas ajudam demais um leitura

Lays 07/05/2021minha estante
Mi, coloca no youtube depois sobre as traduções e veja a diferença que elas podem causar em uma leitura, vemos. a pouco tempo a galera record sendo processada por ocultar e ate modificar tons de pele de personagens, do morro dos ventos uivantes recomendo a edição comentada da martin claret tambem (gente eu nao trabalho pra essa editora mas eu li e recomendo demais)

Lucas.Cassano 07/05/2021minha estante
vou me atentar a isso agora então kkkkkkkkk brigadao mesmo pela dica!!! ??

Mi 07/05/2021minha estante
Valeu Vic!!! Tbm vou ficar atenta às minhas próximas leituras ??

Celestino 09/02/2021

Paz é guerra Escravidão é liberdade Força é ignorância
Primeiramente, vale ressaltar que o livro foi escrito em 1949, pós Segunda Guerra e em pleno Stalinismo. Orwell narra a história de Winston, um empregado do Ministério da Verdade(Que manipula mentiras), e acompanha a sua trajetória de dúvidas e questionamentos acerca de um regime totalitário que controla passado, presente e futuro "em prol de um bem comum".

O livro em muitos momentos é pesado, não só no sentido de apresentar ideias filosóficas densas, mas também por cenas de violência extremamente necessárias pra emergir o leitor na obra, além disso, são muitos os momentos de reflexão. A leitura é indispensável para compreender a nossa sociedade e enveredar posteriormente por livros relacionados a ela como Vigiar e punir do Foucault, que aborda temas semelhantes.

Falar que George prevê muita coisa do que vem acontecendo hoje é chover no molhado, mas a forma como ele acertou a manipulação das massas por meio do uso da tecnologia e a superprodução de fake news é fantástica. Fiquei impressionado com a sua capacidade de criar uma sociedade totalmente autoritária e "eficiente" no sentido de controlar a população, ademais, o livro é frenético, a leitura é extremamente prazerosa e fluída e tem um desfecho sensacional. A resenha ficou grande e mesmo assim faltou nela muitas coisas que eu queria comentar, mas enfim, recomendo demais a leitura.
Brujo 10/02/2021minha estante
Amigo, que ótima resenha !!! Me deu até vontade de reler este livro!

Cau Lopes 10/02/2021minha estante
Resenha muito boa, parabéns!
Esse livro é sensacional!

Celestino 10/02/2021minha estante
Muito obrigado amigo, fico feliz com o feedback. Teve muita coisa ainda que eu queria falar na resenha mas não botei. Quiser conversar, chama lá no insta @gabriel_rcm
Abraço ;)

Celestino 10/02/2021minha estante
Obrigadão Cau, fico feliz demais que gostasse. O livro é incrível mesmo, deu até vontade de ler tudo que o Orwell escreveu kkkk
;)

Davyd 10/02/2021minha estante
Resenha profissional. Parabéns man

Celestino 10/02/2021minha estante
Valeu Davyd, fico feliz pelo feedback!!
;)

caiuuocaio 19/02/2021minha estante
Que resenha excepcional, meu conterrâneo! Fiquei com inveja, nossa rs

Celestino 19/02/2021minha estante
Valeu Caio, fico feliz que tu gostasse meu amigo ;) . Tu mora em JP também?

caiuuocaio 20/02/2021minha estante
Não, mas meu coração sim kkk

Sofia 08/09/2023

Gostei muito!
Acredito que todos precisem passar pela experiência de ler 1984. Apesar de não estar entre os melhores livros que li, acredito que suas referências são necessárias para o entendimento de algumas coisas. Os posfácios inclusos ao final, são FUNDAMENTAIS! Ah, e se estiver lendo a edição aqui citada, saiba que há dois caminhos de leitura, indicados na página 12 (você pode conhecer mais a fundo a Novafala antes, ou depois de tudo acontecer): quando soube disso, já tinha terminado o livro! Faça sua escolha, uma coisa que Winston talvez não pode fazer. Boa leitura!
Diego 08/09/2023minha estante
Concordo!! Mas foi um dos melhores que já li!

Sofia 08/09/2023minha estante
Ah, o que não faz ser um dos melhores é o enrosco dele com Julia. Achei meio previsível, e acho que não entendi mto bem o pq de algumas coisas... Às vezes parece que tentou inserir um romancezinho meio blé haha Pode ser pq a leitura tá fresca ainda. Terminei ontem! Haha

Annyele3 08/09/2023minha estante
Esse livro é uma experiência realmente fantástica ?

Diego 08/09/2023minha estante
O romance achei péssimo e forçado. Dava pra ser um bom livro sem ele.

Sofia 08/09/2023minha estante
hahah sim... eu até entendo o caminho controle-luxúria-tal tal (n vou continuar pra não dar spoiler pro pessoal), mas enfim... achei os dois personagens meio desproporcionais, em vários sentidos. mas tirando isso, é um livro mto bom! vi que ele ficou doente bem sério no meio da escrita, pode ser que a linha de pensamento tenha se perdido aí tb... ele morreu sete meses depois da publicação, da mesma doença que foi internado e teve que interromper a escrita... vai saber...

Diego 08/09/2023minha estante
Caramba! Não sabia dessa história da doença e morte pós publicação.

Sofia 09/09/2023minha estante
Sim, foi tenso. Parece que ele não tinha esperança que esse livro saísse bom rs mas aí já é fofoca kkkkk

Diego 09/09/2023minha estante
Essa Sofia sabe das fofocas literárias todas!!!! Hehehe

Rafael Garibaldi 01/02/2022

Só pra constar no desafio #2
Foi uma excelente leitura. O livro não era nada do que eu esperava, consegui me surpreender demais ao longo da leitura. Leitura super fácil. Muitos ficam com medo de ler por causa da idade da obra, mas vá sem medo, é uma leitura fácil e fluída. Perdeu meia estrela pelo final, não curti tanto. Achei desnecessário esse final em aberto, sem muitas explicações. Não me agradou o fim, mas de resto foi uma leitura sensacional.
tati.ANNa 01/02/2022minha estante
eu interpretei o final de uma forma bem clara, pq vc achou que ficou em aberto?

gabriel 01/02/2022minha estante
Este livro é um dos meus favoritos da vida, li na adolescência também e me marcou muito. Porém nunca fiz uma releitura

Rafael Garibaldi 01/02/2022minha estante
Tati, eu achei um final sem muitas explicações. Tenho minhas teorias, mas o final realmente não explica muita coisa. Por exemplo, como o Winston saiu da prisão? O que aconteceu com a Julia? Enfim, muita coisa não foi explicada. Mas isso não tira todo o mérito do Orwell e a incrível história que ele criou. Não gostei desse final, mas talvez esse tenha sido o único caminho pro fim da narrativa.

Rafael Garibaldi 01/02/2022minha estante
Por favor, Gabriel, releia. Nossa, que livro sensacional! Daqui a alguns anos irei fazer uma releitura, e tenho certeza que algumas opiniões minhas em relação a obra irão mudar.

tati.ANNa 02/02/2022minha estante
A prisão é realmente um lugar que eles usam para alienar e transformar a mente das pessoas torturadas para agirem e pensarem da forma que o governo quer. Winston foi liberado da prisão, quando eles atingiram esse objetivo. O mesmo aconteceu com a Julia, com todo aquela conversa que eles tiveram de "eu traí você" deixa bem claro.
A última frase do livro "[...] Mas estava tudo bem, estava tudo certo, a batalha chegará ao fim. Ele conquistara a vitória sobre si mesmo. Winston amava o Grande Irmão." Não deixa margem para erros.
Aliás, essa é a melhor última frase de qualquer livro que eu tenha lido, fiquei arrepiada quando li pela primeira vez.

Rafael Garibaldi 02/02/2022minha estante
Valeu pela explicação, amiga. Realmente bate com o pouco que eu consegui pegar. Talvez eu tenha sido muito duro com esse final.

gabriel 02/02/2022minha estante
Vocês sabem que o nome do programa "Big Brother" é por causa do livro, né?

Rafael Garibaldi 02/02/2022minha estante
Sim! Que loucura, né? Verdadeiramente um livro revolucionário.