1984 George Orwell

Resenhas - 1984

thays 31/05/2021

esse livro é igual um copo d'agua: não tem gosto
O livro é bom, mas 70% da leitura é muito mais muito entediante. Só começa a ficar bom de verdade depois da página 130 e ainda assim em alguns momentos volta a ser aquela coisa maçante. Se prepare pra reviravolta que acontece pq é MUITO FODA (e é o que salva o livro).
Nina 31/05/2021minha estante
Dropei na página 200 e pouco. Não tava entendendo nada, desisti real. Queria mt conseguir terminar, mas só de pensar eu sinto dor de cabeça e preguiça

thays 31/05/2021minha estante
é exatamente aí que o bicho pega nina kkkkkk, mas super compreendo você ter desistido, é uma leitura chata

Nina 31/05/2021minha estante
Li tantos comentários falando o quanto a leitura é maravilhosa e todo mundo ama. Achei que fosse todo mundo mesmo, eu sou de romances, achei que ia amar mesmo sendo uma distopia kkkk que negócio chato, eu gostava na parte que tinha o romance proibido

thays 31/05/2021minha estante
eu fico tão frustrada e brava quando isso acontece, chego até a questionar se eu sou a única chata que não gostou ou se o povo ta tudo doido surtado por ter feito comentários tão bons por um livro tão zzzzzzzz.

Fabio Shiva 13/07/2019

Duplipensar
Finalizei hoje, em chocado e atônito silêncio, a terceira leitura de “1984” de George Orwell. Li pela primeira vez essa obra-prima do horror e do caos na década de 1990, para a matéria de Ciência Política da Faculdade de Comunicação Social, a fim de estudar as características do totalitarismo e a manipulação das massas pela mídia. Depois li uma segunda vez, na década de 2000, como tributo pessoal ao gênio literário de George Orwell, um de meus autores favoritos. E agora, ao ler pela terceira vez, ao final da década de 2010, posso concluir, assombrado: o Brasil está cada vez mais perto de “1984”!

Cito como exemplo dessa constatação a pavorosa técnica do “duplipensar”, que no livro aparece como alicerce de uma sombria ditadura futurista:

“Saber e não saber, ter consciência da completa veracidade ao exprimir mentiras cuidadosamente arquitetadas, defender simultaneamente duas opiniões opostas sabendo-as contraditórias e ainda assim acreditando em ambas; usar a lógica contra a lógica, repudiar a moralidade em nome da moralidade.”

Se eu lesse essa citação sem saber de onde veio, pensaria que se trata de uma lúcida e minuciosa análise das estratégias utilizadas pelo atual governo brasileiro...

Outra triste percepção advinda dessa leitura diz respeito à apatia e inércia do povo, que permite e autoriza incontáveis males. Cito novamente o livro, mas poderia estar falando de nossa sociedade brasileira:

“Não se revoltarão enquanto não se tornarem conscientes e não se tornarão conscientes enquanto não se rebelarem.”

“1984” dá seguimento a uma série de leituras que tenho feito e que vem demonstrando como o mal supremo é o totalitarismo. O nazismo alemão e o comunismo russo, como afirma claramente Orwell em seu poderoso libelo, são facetas do mesmo e terrível Mal. Isso me fez refletir como estão equivocados aqueles que querem dividir a sociedade entre “direita” e “esquerda”. Além de ser uma divisão pra lá de obsoleta e inútil, não expressa a verdade sobre as pessoas e suas convicções. Se é para dividir, penso ser mais apropriado classificar as pessoas em duas categorias básicas:

1) Pessoas que defendem seus próprios direitos.
2) Pessoas que defendem os direitos de todos.

Assim temos, para expressar apenas alguns exemplos:

1) Pessoas que defendem sua própria religião, etnia e sexualidade como sendo a “correta” e todas as outras como sendo “erradas”.
2) Pessoas que defendem todas as manifestações religiosas, etnias e opções sexuais como igualmente merecedoras de respeito.

O mais sombrio nessa divisão é que as pessoas da categoria 1 cedo ou tarde começam a desumanizar as pessoas da categoria 2, a fim de justificar práticas de violência progressiva. E assim chegamos ao ápice da violência, que é a tortura, que encontra nas páginas de “1984” uma descrição que chega a ser poética em sua hediondez:

“O que acontece aqui dura para sempre. (...) Havemos de te esmagar até ao ponto onde não se volta. Vão-te acontecer coisas das quais não te poderás restabelecer, nem que vivesses mil anos. Nunca mais poderás sentir sensações humanas comuns. Tudo estará morto dentro de ti. Nunca mais serás capaz de sentir amor, ou amizade, ou alegria de viver, riso, curiosidade, coragem, ou integridade. Ficarás oco. Havemos de te espremer, deixar-te vazio, e então saberemos como te encher.”

Essa passagem foi escrita em 1948, mas infelizmente representa boa parte da população brasileira da atualidade, que consciente ou inconscientemente ainda apoia um presidente que declaradamente é a favor da tortura. Esse talvez seja o Brasil que imaginam para seus filhos:

“Se queres uma imagem do futuro, pensa numa bota a pisar um rosto humano, para sempre.”

“1984” é aqui. “1984” não é aqui.

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Euflauzino 14/07/2019minha estante
todas as vezes que leio suas resenhas sei que o ato de parar e ficar remoendo suas palavras valeram a pena. elas enriquecem o que levo dentro da cabeça e do coração. enfim, você é iluminado e ilumina a todos. estou maravilhado!

Fabio Shiva 14/07/2019minha estante
Salve querido amigo! Valeu demais por sua luminosa amizade, por suas generosas palavras e por essa energia boa! Abração!

Roni 07/02/2020minha estante
Excelente resenha, meu caro. Inutilmente tentamos, na sociedade brasileira, dividir-se em "esquerda e direita". Embora concorde com isso, eu não consigo praticar, pois a influência dessa dicotomia inútil é gigantesca e conduz meu cotidiano.

Fabio Shiva 08/02/2020minha estante
Olá Roni! Gratidão pelo comentário e pelas lúcidas reflexões!

Bea 10/04/2022

Odiosamente longo/5
Meu deus finalmente terminei esse livro. Eu ter terminado ele ao invés de dropar foi uma verdadeira vitória (ok que eu só consegui terminar na base do ódio e pulando alguns páginas).

Esse livro me faz pensar: "Meu deus eu nunca mais vou ler algo que não seja romance". Tiveram várias partes que me deu vontade de pular mas não pulei simplesmente por orgulho porque eu queria que queria ler TUDO, mas isso me fez procrastinar e ficar longos períodos sem ler (pq eu não consigo começar um livro novo sem terminar o que já estava lendo). Uma dessas partes foi quando o Winston começou a ler o livro do Goldstein, e foram páginas e páginas com textos intermináveis e sem pausa. Foi extremamente cansativo! Fui lendo por cima e pulei várias páginas mesmo. Só consigo citar 2 momentos do livro que realmente prendeu minha atenção que foi quando o Winston conheceu a Júlia e mais pro final que o Winston foi capturado (que eu fiquei por muito tempo pensando "?? não pode ser, ele REALMENTE foi pego ou é tudo um sonho? A). Fora isso não foi gostoso de ler e tive que me obrigar 80% do tempo a continuar e terminar.

ALIÁS esse livro (que eu comprei físico) tem uma formatação muito ruim, o texto tava descentralizado nas páginas e algumas folhas até SOLTARAM do livro e eu colei com cola. que ódio!
Leandro.Conde 11/04/2022minha estante
Na minha opinião não faz sentido nenhum ficar se forçando a ler e ficar pulando páginas para dizer que leu o livro.

Bea 11/04/2022minha estante
problema seu leandro! cada um le do seu próprio jeito, vai cagar regra em outro lugar.

Leandro.Conde 11/04/2022minha estante
Não sei se é mulher, mas você é bem mal educada né. Faz uma resenha escrota dessa para que então ?

Bea 11/04/2022minha estante
fiz essa resenha pq esse é o MEU perfil e essa é a MINHA OPINIÃO, ta incomodado?? guarda pra você!

JoAo.Vitor 02/06/2021

2 + 2 = 5
Distopia longa e entediante!

Poderia ter sido muito melhor desenvolvida.

Na minha opinião é só mais um livro crítico sobre a politica mundial (tanto na época de lançamento tanto atualmente) O livro tem as mesmas críticas políticas que se lê todos os dias no Twitter ou facebook, não acrescentou conhecimento ou senso crítico algum, talvez eu tenha lido com muita "sede" ou li de um jeito errado, mas ao meu ver a revolução dos bichos tem muito mais a acrescentar do que 1984.
Jarcourt 02/06/2021minha estante
É o que normalmente eu vi as pessoas dizendo mesmo...

Carla Laís 02/06/2021minha estante
Eu acho revolução dos bichos muito mais bem explorado, mas acho que 1984 tem seu charme também

Alex 02/06/2021minha estante
Essas críticas políticas estão no Twitter e no Facebook justamente porque foram inspiradas a partir das reflexões que o livro trouxe.

JoAo.Vitor 03/06/2021minha estante
Já eu, Alex acho que existiram personagens e obras muito mais importantes e que já tinham uma otima visão política bem antes do livro ser lançado

Gabi.Pera 31/08/2016

Brilhante
Genial! Um dos melhores livros que já li!
Mel 31/08/2016minha estante
Você tem esse livro?

Mel 31/08/2016minha estante
Não quer vender?

Gabi.Pera 31/08/2016minha estante
Não tenho. Peguei emprestado. Procura nesse site: www.estantevirtual.com.br
Tem ótimos preços...

Raquel.Silva 05/09/2016minha estante
Tem pra baixar na net grátis , eu estou lendo.

jdelisiario 10/07/2020

Sem palavras para descrever
Minha percepção da leitura desse livro é como se estivesse subindo uma montanha. Quando cheguei no seu ápice, desci rolando montanha a baixo, misturando todas as sensações possíveis entre a angústia e o ódio... Terminada a história, entrei nos apêndices, por onde passei lentamente, como se estivesse me arrastando em pântano nodoso. Acredito que seja pelo impacto do fim... Odiei o final, mas a obra é brilhante! #leituraTerapia #indico
Geovana.Esther 10/07/2020minha estante
Os finais dos livros do Orwell são muito "?????", não sei dizer se gosto ou não, me acostumei com livros com finais felizes.

jdelisiario 10/07/2020minha estante
Acho que é justamente esse ponto Geovana, a gte sempre busca o clichê, mas na realidade, o clichê passa longe né?!

Evelyn.Albuquerque 19/07/2020minha estante
Fiquei com muita pena do que aconteceu com a Júlia

jdelisiario 20/07/2020minha estante
Eu tbm Evelyn

Kawany.VitAria 29/04/2022

1984
Esse escritor retrata tanta crítica social de um ano tão distinto e por (não muito incrível) incrível que pareça faz ligação com governos atuais.

Eu sou estreitamente leiga em livros assim e por isso estou apostando em leituras mais pesadas, se você já leu esse clássico e puder me indicar algo nesse estilo, serei muito agradecida?
Victor 29/04/2022minha estante
acho que Fahrenheit 451 pode ser uma boa, ainda não li, mas sempre que menciono 1984 me recomendam ele

Victor 29/04/2022minha estante
tem os outros livro do George Orwell também, como revolução dos bichos

rikki 29/04/2022minha estante
admirável novo mundo

Bia Guimares 29/04/2022minha estante
Revolução dos bichos é muito bom, é menor e mais tranquilo de ler, mas é sensacional!

Cristiane 17/05/2015

Uma história para levar para o resto da vida.
Winston o herói da história é um cara sem graça, tímido, tranquilo e sem muitos amigos, mas que não aceita as condições em que vive e as situações que o Partido governado pelo Big Brother impõe a todos. Ele se sente incomodado com toda a situação vivida, até porque o passado foi e sempre é modificado para que fique adequado ao que o Grande Irmão diz.
Não se tem base nenhuma e nem muito menos provas das falsificações feitas de documentos, jornais, livros, e entre outros, por que assim que as modificações são feitas as originais antigas são queimadas e desaparecem entre as cinzas de forma que nunca, ninguém conseguirá recuperá-las.
As pessoas na Oceania onde Winston vive são divididas da seguinte forma: As pessoas do Núcleo do Partido são as que têm alguns privilégios como, por exemplo, comida a vontade, casas melhores e bons empregos, as do Partido externo trabalham com o serviço de apoio para modificar tudo que o partido precisa, moram em condições ruins e tem salários ruins e os Proletas que são pessoas normais, que tem direito de viver como querem sem terem medo de serem pegos pela Polícia das Ideias, pois não tem em seu encalço uma teletela e nem muito menos o partido tem interesse neles. Winston faz parte do Partido externo, isso não significa muita coisa. Ele não tem privilégio nenhum por isso, pelo contrário, isso faz com que ele viva com medo de fazer qualquer coisa que pareça estranho e que chame a atenção da Polícia das Ideias. Isso mesmo galera, quando me deparei com isso fiquei em choque. As pessoas são forçadas a usar o duplipensamento que consiste em: "abrigar simultaneamente duas crenças contraditórias e acreditar em ambas". Bem, a Polícia das Ideias existe para investigar e descobrir qualquer pensamento e ou atitude que fuja dos interesses do Partido.
Em todas as casas, locais públicos e onde houver pessoas do partido existem as Teletelas, por onde todos são vigiados e ouvidos para que possíveis "crimes" de pensar sejam detectados e os responsáveis sejam punidos.
Pois bem, Winston conhece Julia, e ambos se envolvem emocionalmente, mas infelizmente os dois fazem escolhas, que acarretará em um trauma psicológico muito profundo na vida de ambos.
O que acontece com os dois, foge ao controle e a imaginação de qualquer um. Julia faz uma afirmação que na minha opinião vai ficar marcado: "Eles podem fazê-lo dizer qualquer coisa – qualquer coisa -, mas não podem fazê-lo acreditar nisso. Não podem entrar em você.”
Desse momento em diante, o inferno começa na vida dos dois. Aos que acreditam em teoria de conspiração ou profecias, este livro não tem nada disso, é apenas uma história fictícia, para fazer todos refletirem como o ser humano pode ser tão sórdido e cruel.
Gosto muito do Winston, achei desde o começo que uma hora ele ia acabar sendo pego, mas não pensei nada nem perto do que aconteceu com ele. Uma coisa que eu gostava muito era da esperança dele de que um dia tudo mudasse e que ele poderia viver livre novamente, fazer o que quiser, pensar o que quiser. A única esperança que ele se agarrava era aos Proletas. Segundo ele “ Se é que há esperanças, escreveu Winston, a esperança está nos proletas.”. Como eles eram os únicos que podiam pensar e agir livremente, se eles se revoltassem na opinião de Winston, tudo isso poderia acabar. Mas infelizmente nem sempre ter esperanças significa que as coisas vão mudar.
Preparem seus corações, levarei essa história para sempre comigo e não tenho dúvidas que todos que lerem, não vão se arrepender e vão querer mais e tenho certeza que muitos vão se lembrar da seguinte pergunta: "Quantos dedos tem aqui Winston?”
Sah Ollie 31/07/2015minha estante
Cris, é bom? Vc postou uma frase dele e fiquei fascinada com ela rs.

Cristiane 31/07/2015minha estante
Só um detalhe rs essa frase que eu postei vai ter um grande significado pra vc depois que ler ele.

Sah Ollie 02/08/2015minha estante
Ai meu Deus!! Preciso desse livro!! Hehehe

Cristiane 02/08/2015minha estante
Quando vc ler me conte o que achou rssss ;)

Giu 28/06/2021minha estante
Eu tive a mesma dúvida ??

Giu 28/06/2021minha estante
Eu acho q ele morreu...Pois esse era a última "fase"...Ele amar o Grande irmão!! Talvez ele tenha desistido da vida, vamos dizer assim

Gabi.Ferreira 02/07/2021minha estante
FEZ MT SENTIDOO giu

Giu 02/07/2021minha estante

William LGZ 23/06/2022

Indispensável
Um clássico que deveria ser leitura obrigatória para todo mundo, que adiei tanto para ler mas que por fim pude comprovar que é de fato uma grande obra-prima.

Apesar de um pouco monótono pela maior parte do seu desenrolar, o autor conseguiu transmitir de diversas e variadas formas os horrores do seu regime totalitário distópico para depois nos chocar ainda mais em sua eletrizante reta final.

Como dito no início, é um livro que recomendo à todos e acredito que, mesmo que desagrade com seu ritmo lento e situações desagradáveis, é essencial que seja lido para que mais mentes sejam abertas e blindadas contra esses tipos de práticas apresentadas nele.
Marcos Gabriel 23/06/2022minha estante
Esse é top dms
Favorito da vida

Bia Guimares 23/06/2022minha estante
Nossa, também amei esse livro!!

Priscila 25/06/2022minha estante
Louca pra ler. Esse ainda falta na minha estante.

camily_lais 23/08/2022minha estante
Começando agora essa obra! ?

Lizandra.Mirelle 07/02/2023

Livro meio termo
Por se tratar de um clássico da literatura e uma distopia, eu tinha ideia totalmente diferente do livro e a leitura foi literalmente abaixo das minhas expectativas.
Achei o início muito arrastado e chato, creio que veio ficar melhor, faltando umas 100 páginas pra terminar.
Por mais que a reflexão que a história traga por trás seja muito boa e as críticas ótimas, em muitas partes, achava muito repetitivo o conteúdo e nisso, se tornava cansativo ler.
O final não me agradou também.
É sobre isso.
Marina.Anicet 08/02/2023minha estante
Será que temos a malvada favorita desse encontro? ??

Lizandra.Mirelle 08/02/2023minha estante
Olhaaaaaaa, parece que sim viu?!

Amanda 08/02/2023minha estante
Se você, que gosta de quase tudo, não gostou, eu nem vou tentar ler (já comecei antes e odiei)

Lizandra.Mirelle 08/02/2023minha estante
Ele não entra nos meus favoritos, isso é fato!!

Lilly 17/05/2021minha estante
Realmente amg. O como é perigoso isso hj em dia e como vemos onde podemos parar. Eu ainda estou sem processar esse final, acho q to perdida..

flavia.risso 20/05/2021minha estante
Nossa simmm, eu fiquei tipo chocada demais, somos duas viu amg, to querendo ler revolução dos bichos, vc já leu?

Tamy Vianna 31/05/2021minha estante
O escritor sem sobra de dúvidas é ótimo, só não achei essa obra em si grande coisa, "A Revolução dos Bichos" deveria ter um destaque maior que essa obra aqui.

flavia.risso 07/07/2021minha estante
Quero ler esse ! Dizem muito bem dele mesmo

Veh 30/04/2022

Um livro que só traz desespero e desesperança, amei
Num mundo distópico, onde a guerra é constante, a população é ignorante , e todas as suas ações e pensamentos estão a todo o tempo sendo observadas e controladas pelo Grande Irmão, Winston se vê se questionando quanto a validação de sua realidade, e se é possível achar uma forma de enfraquecer ou até mesmo destruir o Partido.
Encaixando toda a genialidade do autor em todos os pequenos detalhes, o mundo se encontra com uma geografia diferente, uma linguagem diferente, e até os homens já não são mais homens, incapazes de sentir e pensar por si próprios, fazem somente aquilo que o Grande Irmão acha que deveriam fazer.
Vai muito além de uma narrativa romântica, é um livro que além de nos fazer refletir, nos explica muitos assuntos como guerra, regimes totalitaristas, poder, luta de classes, manipulação e liberdade, além de muitas outros aspectos humanos que se for fazer uma lista seria gigante.
Foi o primeiro livro do Orwell que eu li, mas percebe-se claramente como ele foi certeiro em ditar os acontecimentos que conduzem a humanidade e como ele disseca muitas propagandas e discursos que vemos até hoje, que às vezes acreditamos sem nem questionar.
Se fosse dada uma aula de história política apenas com esse livro já seria de uma quantidade de conhecimento absurda. Esse livro não deixa a desejar NADA do que falam, e do porque esse livro é um clássico que atravessa o tempo e espaço e vai ser sempre relevante na história da humanidade. Coloca o drdo na ferida e nos deixa olhando pra parede sem saber o que fazer em seguida. Que experiência!
Yally 30/04/2022minha estante
O título já me matou kkkkkkkkk amei

Veh 30/04/2022minha estante
Tem coisa melhor que um livro que não tem medo de desgraçar com a nossa cabeça?

JurúMontalvao 30/04/2022minha estante
Tá na minha meta

Yally 30/04/2022minha estante
@veh, tem n amg kkkkkk tá na minha meta ?

Lara.Bia 19/05/2020

Até q ponto somos protagonistas da história do nosso tempo?
A busca nessa sociedade do livro é um homem-matemático, quase robô, sem sentimentos, que deve colocar todos os seus anseios e sua vida à disposição de um bem maior: o partido e seus ideais; ignorando seus desejos primitivos.
Os pontos mais marcantes da trama, certamente, são seu teor político muito bem construído, principalmente por sua semelhança com o mundo atual e sua atemporalidade de modo geral. É impossível ler e não se deparar pensando no atual governo em que vivemos, não somente aqui no Brasil, mas do mundo em si. Será mesmo que não estamos vivendo em "1984"?
Leitura e . 19/05/2020minha estante
Oii.. boa tarde, tudo bem? Gostaria de te convidar para seguir meu instagram literário e me acompanhar em minhas leituras... já somos quase 1000, poderia me ajudar a chegar nesse número? Obrigado ?

@leituraeponto

Carlos 27/05/2020minha estante
Amo esse livro.

Ana 01/05/2021

1984
Achei uma leitura muito pesada, tive que dar um tempo na leitura várias vezes, mas muito bem escrito e colocado as situações e possibilidades de regimes totalitários, desde uma mudança na linguagem, uso de tecnologia, mídia, controle psicologico e comportamental, utilização de torturas e alterações na história visando um controle de massas. Um super classico que faz pensar e que não pode deixar de ser lido.
@bibliotecafelina 01/05/2021minha estante
Concordo plenamente, também precisei ler aos poucos, pra mim não foi o tipo de leitura que conseguia ficar horas lendo, precisava de um respiro!
Uma realidade muito pesada e opressora, em alguns momentos chega a ser angustiante

Lelouch_ph 01/05/2021minha estante
Se gostou dessa distopia, eu recomendo Fahrenheit 451, considerada a distopia mais próxima da nossa realidade. E sim, Orwell escreveu uma obra incrível.

Ana 01/05/2021minha estante
Fahrenheit 451 ouvi falar, vai entrar na minha lista, valeu a dica!!

Lelouch_ph 01/05/2021minha estante
Dnd. ??