1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Carolina.Viegas 05/03/2021

Genialmente desconfortável
Esse livro me pegou pelo incômodo. Li questionando e tendo certeza que inspirou o atual presidente do país... Negacionismo, terra plana, fakenews... difícil não se apavorar...
Nanda.Fagundes 06/03/2021minha estante
Agora fiquei com mais vontade de ler ??

Carolina.Viegas 06/03/2021minha estante
Vale muito a pena.

Nanda.Fagundes 07/03/2021minha estante
Está na minha meta do ano.

Mariana.Oliveira 13/10/2021

me senti muito cult lendo esse livro viu?? o rumo que a história toma me surpreendeu bastante e principalmente o final do livro que foi totalmente diferente do que eu imaginava.... é um livro um pouquinho mais técnico por falar bastante de sociologia etc, porém o livro faz vc pensar em que tudo, TUDO é possível. de certa forma é até assustador.....
Isabela 13/10/2021minha estante
O mais louco que aconteceu comigo depois que li esse livro foi que toda notícia ou livro que eu lia sobre ditadura, era tudo a mesma fórmula. A questão de controlar o que as pessoas comem, fazem, sentem, falam... de inserir verdades que logicamente são falsas através do medo (exemplo recente: Afeganistão).

Isabela 13/10/2021minha estante
Me empolguei no comentário heheh

Mariana.Oliveira 13/10/2021minha estante
QUE LOUCOOOOOOOOOOO

Na Nossa Estante 03/04/2015

“1984” é o ano em que nasci e sim, achei interessantíssimo um nome de livro com essa data! Na época em que li tinha apenas 18 anos e nem sabia muito bem o que esperar desse clássico quando eu comecei a ler, só sei que poucas páginas depois eu já estava sem fôlego, com a clara impressão que eu não estava lendo qualquer livro, pouco tempo depois George Orwell era um dos meus autores preferidos!

Winston Smith é o protagonista da história em um mundo em que apenas existem três grandes superestados: Eurásia, Lestásia e Oceania, que estão em guerra constantemente. Winston é funcionário do Departamento de Documentação do Ministério da Verdade, tendo a função de falsificar os registros mudando os acontecimentos, dependendo da vontade do Grande Irmão (Big Brother), o grande tirano que governa a Oceania, que vive em um regime totalitarista, em que opressão é tanto mental quanto física. O estado vigia seus cidadãos por meio das teletelas, em todos os cantos, em qualquer lugar, inclusive dentro de casa. O sexo, o cigarro, doces ou qualquer coisa que pode dar prazer é estritamente proibido ou extremante controlado. Até mesmo o idioma é controlado pelo Estado pela Novalíngua, que tem a função de diminuir o vocabulário, restringindo a possibilidade de expressar oposição ao Grande Irmão.

Winston é um homem divorciado de um casamento arranjado, já que sexo era apenas para procriação. Sua primeira esposa era apaixonada pelo Partido, mas Winston não nutre os mesmo sentimentos, não que ele seja exatamente um rebelde, mas também não era um alienado, na verdade Winston é um homem inconformado com a situação atual em que vive. Porém, tudo muda quando ele conhece Julia, uma mulher totalmente contrária ao Grande Irmão. Juntos eles vivem um romance perigoso, alimentando cada vez mais o ódio ao Partido, inconformados com a ditadura imposta. Infelizmente os dias de rebeldia ou de planos para irem contra o partido acabam quando Winston é traído pelo amigo O’Brien, que se torna seu torturador. Winston não é só torturado fisicamente como também sofre uma lavagem cerebral renegando seu amor por Julia, denunciando-a, tudo para se livrar de ser comido pelos ratos da sala 101. São fortes as cenas em que Winston precisa não só afirmar da boca pra fora, mas compreender que se o Partido disser que 2 +2 são 5 é porque a matemática está errada e o Grande Irmão está certo. No fim, Winston muda completamente, tanto ele quanto Julia, sentindo-se vivo por estar completamente adaptado ao mundo ao seu redor.

O livro mostra claramente uma critica ao comunismo, mas também outras questões interessantes como a Política do Pensamento, em que é possível e nada difícil, controlar a opinião das massas e quanto mais alienado o povo for, melhor. Também temos a questão da privacidade, já que a pessoas são vigiadas o tempo todo, daí o nome do reality show ser Big Brother, apesar de que no caso do programa a questão é bem mais sobre voyeurismo que qualquer outra coisa. Se bem que me lembro perfeitamente de quando um participante foi expulso do programa, pois foi como se ele nunca tivesse existido, igual ao livro, já que quando alguém contrariava o partido era morto e os registros modificados, como se pessoa na verdade nunca houvesse existido!

Outra questão abordada no livro que me chamou a atenção foi os três lemas do Partido, todos bastante atuais até hoje: Guerra é Paz, Ignorância é Força, Liberdade é Escravidão. O primeiro se trata da continuidade da guerra, com a falsa justificativa de manter a paz. O segundo está relacionado à estrutura social, já que a prole, a camada mais ignorante, era a maioria em termos números. E a última, “Liberdade é escravidão”, diz respeito a ser um membro do Partido, pois se era ruim ser controlado pelas teletelas, pior seria ser parte da prole e ser controlado constantemente pelo Partido.

Enfim, “1984” é um livro clássico bastante moderno, complexo e denso. Vale a pena sempre ser lido, pois nos instiga a pensar em questões até hoje em pauta.

Michele Lima

site: http://oquetemnanossaestante.blogspot.com.br/2015/03/livros-resenha-143-1984.html
Alexandre Melo @livroegeek 06/04/2015minha estante
Fiquei curioso! Acho que segue o mesmo estilo de Admirável Mundo Novo, de Huxley.

Rafael 16/04/2015minha estante
^Na verdade, é justamente o oposto, como duas faces de uma moeda.
Huxley acredita no controle através do prazer, dos estímulos, a tal ponto que a sociedade se torna dormente.
Para Orwell, o controle se dá através da dor, da tortura, do medo.
Particularmente, acho Huxley bem chato, sendo cânone e tudo. Orwell eu amo, no entanto.

Alexandre Melo @livroegeek 17/04/2015minha estante
Legal, Rafale! Vou procurar um espaço para ler Orwell. Eu adorei Admirável Mundo Novo...

Mari Pereira 12/03/2021

Um clássico que já tinha lido há uns 15 anos e que resolvi reler agora para participar de um debate coletivo. Um ótimo livro, que a cada leitura ganha mais camadas... e essa edição está primorosa!
Robert125 12/03/2021minha estante
Você gostou das ilustrações? Eu achei meio cringe algumas.

Robert125 12/03/2021minha estante
Achei outras péssimas para serem vistas pelo Kindle. Sorte que li apenas 2 capítulos por essa edição.

Mari Pereira 12/03/2021minha estante
Ah, eu achei ok. Algumas gostei bastante, outras nem tanto... Mas a verdade é que não ligo muito ??

Edu Freiberger 05/10/2021

Um ótimo livro para ler e repensar
Livro distópico escrito em 1948, mas que poderia ser ambientado e escrito em um Brasil atual. São organizações, torturas e intimidações numa espécie de realização da ?política do inimigo?. Boa dinâmica, bons personagens e ótimo enredo.
Evy 05/10/2021minha estante
pq essa nota se vc só falou bem?

Edu Freiberger 13/10/2021minha estante
Na minha classificação, um livro ótimo fica com 4. 4,5 e 5 são para livros que de alguma forma eu considero espetacular.

Evy 13/10/2021minha estante
Entendiii

judelvaux 22/03/2021

o que eu achei? ????
Leiam. Esse livro é necessário. É um clássico que merece o título de clássico, de verdade. É assustador e esclarecedor demais ao mesmo tempo. Tirei meia estrela por motivos egoístas de achar o final tão desesperançoso que quebrou o coração.
Tiago.Boaventura 22/03/2021minha estante
Eu entendo o final desse livro como um alerta necessário. A situação que é ali retratada nos mostra um cenário que se chega a realidade não haverá mais como voltar atrás. Temos que agir antes que cheguemos a 1984, acredito que essa seja a maior mensagem que fica dessa obra. O final é realista, perturbador é necessário. Eu não mudaria nada nele.

judelvaux 22/03/2021minha estante
Não me entenda mal!! O final é a verdade, concordo com tudo que você disse, foi por puro egoísmo de me iludir sobre um final positivo numa obra tão realista. Corretíssimo.

Tiago.Boaventura 22/03/2021minha estante
Eu também fiquei indignado assim que terminei de ler. De fato não esperava aquilo, porém, passado um tempo da finalização da leitura, comecei a entender aquele final com menos indignação e mais resiliência. Me falta agora ler os Revolução dos bichos.

Our Brave New Blog 09/05/2016

RESENHA 1984 - OUR BRAVE NEW BLOG
Pela sinopse, já deu para sacar o clima da coisa né? Em 1984, o mundo está dividido em três áreas: Eurásia, Lestásia e Oceânia, essa última onde se passa a história. O "Partido" é quem comanda as coisas por lá, tendo o "Grande Irmão" como figura onisciente, onipresente e onipotente também. Ele é tipo um Deus.

Logo nas primeiras páginas podemos sentir como é o ambiente em que a sociedade vive. Pelas ruas, há cartazes carregando lembretes amigáveis como "O Grande Irmão está de olho em você", já dentro das casas podemos notar a presença de Teletelas, que são aparelhos de TV transmitindo as ideias e programas do Partido, ao mesmo tempo que ouvem e veem o que acontece dentro da sua casa. Não é ótimo? É super tranquilo.

Não há leis, por assim dizer, mas o maior crime que alguém pode cometer lá dentro é ir contra o sistema. Não estamos falando de rebeliões, matar os chefões ou coisas assim. Estamos falando de simplesmente PENSAR em algo que possa prejudicá-los. É o famoso "pensamento-crime" e o indivíduo que o comete pode sofrer graves consequências caso descoberto. GENTE, NÃO PODE PENSAR DIREITINHO!!! E NEGO ACEITA E VIVE DE BOA COM ISSO. Uma loucura...

A liberdade é zero. Outra forma de mostrar isso a vocês é a existência da Novafala. O Partido decidiu abolir a "Velhafala" cortando milhares de palavras que pudessem ter sentidos "inortodoxos". Explicando melhor: com o novo vocabulário, pequeno e super preciso, é impossível o ser humano ter ideias contrárias ao partido ou questionar algo, visto que não existem as palavras necessárias para expressar aqueles sentimentos. Assustador, eu sei.

Sinto que já falei demais, mas 1984 é um daqueles livros difíceis de resenhar. A vontade é sair contando cada detalhe que o autor colocou na obra, até porque tudo gira em torno deles. Mas, por hora, chega ok? Acho que vocês já compreenderam do que estamos falando aqui: sistema totalitário em um nível absurdo.

Confesso que eu tinha um certo medinho de encarar essa obra. É um clássico (e isso assusta às vezes), e muita gente associa os cenários descritos com regimes que de fato aconteceram pelo mundo (e eu não entendo muito de história/política), mas, graças a Deus, a minha curiosidade foi maior que tudo isso e no fim eu nem passei sufoco. Então, se você é como eu, não se preocupe, tudo dará certo, confie em mim.

Como já dito na resenha de Admirável Mundo Novo, quando nos deparamos com histórias assim, a princípio, achamos tudo muito absurdo e irreal. Porém, é só olhar com um pouco mais de atenção para perceber que nem tudo está tão distante assim, e é o que acontece em 1984. O governo manipula notícias, curte uma lavagem cerebral, é adepto da tortura, quer restringir a liberdade das pessoas, cria ministérios que pouco se preocupam com a causa que carregam e segue a lista. Isso existe? Claro que sim. Orwell leva isso a níveis mais altos, o que gera uma baita reflexão do tipo: será que um dia vamos chegar a isso? Aí você nota que em certos quesitos já chegamos. RUN TO THE HILLS!!

Enquanto lia, fiquei muito admirada com a preocupação que o autor teve na criação de cada detalhe.

RESENHA COMPLETA NO SITE: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/1984-por-george-orwell

site: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/1984-por-george-orwell
Rayra 10/05/2016minha estante
Preciso reler urgente!!!

Our Brave New Blog 11/05/2016minha estante
Eu não costumo reler livros, mas esse será exceção :)

Mirelly 21/05/2016minha estante
Eu preciso ler também, já o coloquei na minha meta para este ano. :D

Thainá 20/10/2021

Um clássico é um clássico
Alguns capítulos desse livro são MUITO bons, outros são bem cansativos de ler. No geral, gostei bastante da história e de como faz vc refletir sobre os temas, que são atuais até hj

"Se tanto o passado quanto o mundo externo só existem na mente, e se a mente em si é controlável... como ficam as coisas?"
BrunoFF 20/10/2021minha estante
hihihi

BrunoFF 20/10/2021minha estante
lindíssima

Thainá 20/10/2021minha estante

LanNa 31/03/2021

Guerra é paz. Liberdade é escravidão. Ignorância é força.
1984 foi escrito por George Orwell em 1949 meses antes da sua morte. O cenário trás uma sociedade totalitarista, comandada pela figura do Grande Irmão, que controla toda a sociedade, incluindo a sabedoria, felicidade e virtude. Ele escuta e controla a massa através das Teletelas, TVs instaladas nas casas que monitora todas as atividades das pessoas (já viu algo parecido hoje em dia?) e propaga informações com o intuito de manipular a mente.

Acompanhamos a vida de Winston que trabalha no Ministério da Verdade e é responsável por redesenhar o passado. Sim, as informações são modificadas de acordo com o que o governo deseja. A verdade é mutável. Porém Winston começa a procurar a sua liberdade com atos de rebelião como iniciar um diário por exemplo.

1984 é uma leitura recomendada para todos. Talvez mais denso do que as leituras que estão acostumados, mas uma boa forma de sair da zona de conforto. É um livro difícil de falar em poucas palavras por que são muitos detalhes que aproximam demais da nossa realidade e eu gostaria de falar de todos eles.

Junto com Admirável Mundo Novo, Laranja Mecânica e fahrenheit 451, 1984 é base e/ou inspiração para muitas distopias atuais. Por isso para entender esse mundo distópico é importante passear por essas obras.

Qualquer semelhança com os nossos dias talvez não seja mera coincidência.
Reccanello 24/04/2021minha estante
Você precisa ler "Nós" de Evgeny Zamyatin.

LanNa 24/04/2021minha estante
Já li tbm, gosto demais desse tipo de leitura!

Reccanello 24/04/2021minha estante
Eu comentei sobre o "Nós" porque, em verdade, ele é a base para todas demais distopias (Huxley e Orwell parece que fizeram mais que só usar a obra como "inspiração"").

HL Castro 01/02/2016

Esperava mais
Quando li, cheguei cheio de expectativas.

Porém, o enredo não me atraiu e achei a narrativa bem insossa, não me prendeu.

Não o recomendo a quem não faz questão de conhecê-lo.
Diana.Rodrigues 12/03/2016minha estante
Também não achei isso tudo,até tem um conteúdo,contudo bem cansativo.

Jonathas 27/05/2016minha estante
Gosto desse livro, mas compreendo suas impressões. O livro é tão aclamado, que eu também o li cheio de expectativas, que ao longo da leitura não foram de todo alcançadas. Do autor eu recomendo "A Revolução dos Bichos", que pra mim é muito melhor que esse, talvez por eu ter lido sem expectativa alguma e acabar me encantando com a narrativa.

Juliana 05/12/2016minha estante
Estou fazendo a leitura. Tive as mesmas impressões, mas irei até o final. Talvez se não tivesse lido A revolução dos bichos e Fahrenheit 451 antes, eu gostasse mais. A questão é: faço questão de conhecê-lo.

GeanPerius 21/11/2017

Um possível futuro?
1984 nos mostra como a falta total de liberdade e personalidade pode ser um verdadeiro inferno. À medida que prosseguia na leitura, eu ia me colocando no lugar de Winston e sentia uma angustiosa sensação de sufocamento. É a estória de uma sociedade similar a gado em confinamento. Será um dos nossos possíveis futuros?
Anna.Claudia 29/11/2017minha estante
Gostei muito desse livro.. Engraçado como é uma temática muito atual.

GeanPerius 11/12/2017minha estante
Exato, e as redes sociais têm só acentuado esse problema da falta de individualismo.

carol 31/12/2022minha estante
Infelizmente George era anti-Stalin, mas aprecio as obras dele?

Kenny 05/03/2022

A liberdade é liberdade quando
Podemos dizer que 2+2 é 4.
Honestamente, nem sei por onde começar. 1984 foi um livro que eu comecei com expectativas altíssimas. Primeiro, é uma distopia muito bem construídas e que toca em tópicos, infelizmente, muito familiares pra humanidade: guerra, injustiça, fome, silenciamento, controle, censura, medo, totalitarismo, mortes, desaparecimentos, perda de direitos...além disso, é um livro que tá sempre na boca do povo; tá na nossa TV uma reality inspirado por essa obra. O quão genial poderia ser?

O livro é dividido em três partes, que pra mim, apesar da mesma natureza, eles assumem tons um pouco distintos (solidão, romance, coragem, medo...). A descrição e repetição, principalmente a quantidade de metalinguagem, me desanimarem um pouco, e acabei deixando de lado por alguns dias, mas este livro sem dúvida entrega falas, reflexões e diálogos memoráveis. Ascende na gente a ambição de questionar as coisas à nossa volta. A gente entende que a sociedade é mutável e traiçoeira. Que o desejo pelo poder direciona o ser humano a fazer coisa inimagináveis, porém pensadas, o que é ainda mais assustador.
Então fica a dica. O livro, em suma, é muito bom, embora cansativo em alguns pontos, mas quando algo acontece, eu digo: acontece!
Kenny 05/03/2022minha estante
Um reality***

Lhyz 06/03/2022minha estante
Amiga, disse tudo!!

Kenny 06/03/2022minha estante
Aprendi com a melhor, Lhy

Tuts 05/04/2021

Tá mais pra 2021 do que 1984
Esse é,talvez, um dos livros que mais previram a nossa realidade atual. Numa trama distópica comandada pelo Partido,Orwell nos ambienta num futuro terrível,com exrema supressão dos direitos individuais e civis.

Todos os elementos inseridos são muito aprofundados pelo autor,e a riqueza de detalhes fazem parecer uma obra muito verossímel. Vou comentar sobre cada um deles,indivudalmente,os que mais me chamaram atenção.

1-Teletela
-> As teletelas estão presentes ao longo do romance,são literalmente telas que monitoram tudo e absolutamente tudo que os personagens fazem. Inclusive esse aspecto do livro inspirou o reality "Big Brother" que significa "Grande Irmão" ,que será o próximo tópico.

2-Grande Irmão
->O GRANDE IRMÃO é uma espécie de entidade entre os membros do Partido,e todas pessoas devem venerá-lo,e se não o fizerem,o Partido irá vaporizar essas pessoas. Mas o que seria vaporizar?

3-Vaporização
->No romance, vaporizar alguém não é apenas matar e sumir com a pessoa. É matar a pessoa e apagar todos os registros dela,como se ela nunca tivesse existido. E quem alegar que fulano ou sicrano existiu,será vaporizado também.

4-Polícia das Ideias
->Se hoje se reclama da polícia que age violentamente com suspeitas rasas e incoerentes,muitas vezes baseadas em preconceitos,imagina uma polícia para vigiar o que a pessoa pode pensar? A Polícia das Ideias está a serviço do Partido,vigiando todos os indivíduos,e se houver suspeita que algum indivíduo se opõe ao Partido,bem,vocês já sabem.

5-Valores invertidos
->Aqui tudo que conhecemos como valores se invertem. O Ministério do Amor pratica a tortura e serve de cárcere. O Ministério da Paz é o responsável pela Guerra e O Ministério da Pujança trata da escassez de alimentos. e O Ministério da Verdade linka com o próximo tópico : a manipulação da verdade e a reescrição da história.

GUERRA É PAZ
LIBERDADE É ESCRAVIDÃO
IGNORÂNCIA É FORÇA

"É claro que dois com dois são o quatro,mas se o Partido disser que são três,então serão três."

6-(TALVEZ O MAIS IMPORTANTE) Manipulação da Verdade,da História e dos Fatos.

->O nosso protagonista,Winston,trabalha no Ministério da Verdade,no setor de reescrição da história. O Ministério da Verdade é responsável por fraudar os dados e os registros,para manipular a verdade a favor de sua soberania política.Da mesma forma que as fake news atuais.

7-Novilíngue\Novafala
->Aqui nesse universo da Oceania,é estabelecida uma nova fala(new language),que visa diminuir as formas que os indivíduos podem se expressar,restringir até as maneiras de expressão. É denso,é pesado e até nisso o Partido se ocupa pra manipular todas as pessoas

8-Os 2 minutos de ódio
->Por fim,o momento do dia em que todos se reuniam e chamavam dos piores nomes os seus inimigos,o momento em que toda a raiva era despejada em torno de uma única pessoa. Orwell previa a cultura do cancelamento.

Existem muitos outros elementos nessa história,mas agora finalizo. O Winston é um personagem muito bem desenvolvido,ele é incrível. A história não tem furos,é perfeita. E mais assustadora que qualquer livro de terror que você já tenha visto.

Por fim,para finalizar esse "tcc" sobre 1984,deixo o link da minha amiga Leticia,que fez um vídeo sensacional sobre 1984.Vejam, e aproveitem para se inscrever no canal dela,que é maravilhoso assim como ela. Espero que tenham gostado da resenha.

Link : https://www.youtube.com/watch?v=-IGeGXLz4oQ

site: https://www.youtube.com/watch?v=-IGeGXLz4oQ
Milena 05/04/2021minha estante
Toop

Gabriel 05/04/2021minha estante
Orwell viajou no tempo e se inspirou no Brasil 2018-2021 para criar a realidade desse livro, certeza.

Tuts 05/04/2021minha estante
Sim,Gabriel concordo rsrsrs

Markarroni 10/07/2019

Mais assustador que muito livro de terror
Orwell, um ex-marxista intensamente desapontado com o rumo que o comunismo estava tomando, assistiu chocado quando a grande experiência soviética foi reduzida a um estado totalitário e repressivo igual a Itália fascista ou a Alemanha nazista. Ele percebeu que a ideologia em um estado autoritário é apenas uma distração, e que o ponto de controle é mais controle e mais tortura, o objetivo de todas essas ideologias fracassadas era moldar um mundo em que as pessoas não possuíssem autonomia.

Foi a partir dessas experiências e percepções, que ele nos presenteou com 1984. Imagine ter a sua vida controlada pelo Estado: trabalho, o que você come e bebe, com quem você se relaciona, suas conversas, seus pensamentos! A obra é sombria e visionária. Não sei se a intenção dele foi chocar. Tendo sido ou não, conseguiu.

A linguagem é modificada para reduzir a capacidade de comunicação, o passado é reescrito diariamente. Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado. Não há verdade real. A verdade é o que o Estado diz que é: preto é branco, 2 + 2 = 5. Mas aí você pergunta: “Como um governo assim consegue se manter de pé?”. A resposta é: através de tortura, intimidação, violência e lavagem cerebral.

No entanto, nem tudo são flores. Os personagens são desinteressantes e você só se preocupa com eles por causa da terrível situação a qual eles vivem. A crítica político-social é tão forte, que às vezes parece ser mais um ensaio do que um romance. Há também algumas pequenas falhas no enredo, porém, nada que diminua a engenhosidade orwelliana.

Qualquer que seja a atual encarnação do “Big Brother”, o objetivo é sempre o mesmo: uma nação de fanáticos, todos com o mesmo pensamento limitado e gritando os mesmos slogans.

site: https://www.instagram.com/leitor.nerd/
Victor Dantas 11/07/2019minha estante
Ótima resenha! Quero muito lê esse clássico, assim como A Revolução dos Bichos.

Markarroni 11/07/2019minha estante
Obrigado, Victor! Eu vou ler A Revolução dos Bichos agora na Maratona Literária de Inverno, do Geek Freak =D

Ricardo.Silvestre 26/03/2022minha estante
Que falhas no enredo são essas? Podes dar um exemplo?
Continuação de boas leituras.

bela 23/04/2020

que livro maravilhoso
Esse foi um livro que me tirou totalmente da minha zona de conforto e me trouxe experiências incríveis, tratou de grandes temas e me deixou muito surpreendida com os fatos que ocorrem no livro. Virou um dos meus top 3, com certeza.
Apesar de ser uma leitura pesada, o livro me trouxe várias reflexões maravilhosas e que irei levar como aprendizado pra vida.
Xabriel 23/04/2020minha estante
Esse é um livro incrível realmente, recomendo para você ler admirável mundo novo.

bela 23/04/2020minha estante
aaa está na minha meta, obg pela indicação

Xabriel 23/04/2020minha estante
???