1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

HL Castro 01/02/2016

Esperava mais
Quando li, cheguei cheio de expectativas.

Porém, o enredo não me atraiu e achei a narrativa bem insossa, não me prendeu.

Não o recomendo a quem não faz questão de conhecê-lo.
Diana.Rodrigues 12/03/2016minha estante
Também não achei isso tudo,até tem um conteúdo,contudo bem cansativo.

Jonathas 27/05/2016minha estante
Gosto desse livro, mas compreendo suas impressões. O livro é tão aclamado, que eu também o li cheio de expectativas, que ao longo da leitura não foram de todo alcançadas. Do autor eu recomendo "A Revolução dos Bichos", que pra mim é muito melhor que esse, talvez por eu ter lido sem expectativa alguma e acabar me encantando com a narrativa.

Juliana 05/12/2016minha estante
Estou fazendo a leitura. Tive as mesmas impressões, mas irei até o final. Talvez se não tivesse lido A revolução dos bichos e Fahrenheit 451 antes, eu gostasse mais. A questão é: faço questão de conhecê-lo.

Angela.Hempkmeier 18/05/2022

Excelente e inovador.
Uma história incrível, rica em detalhes, que faz com que você se imagine em cada um dos cenários relatados pelo autor. O final foi muito surpreendente pra mim, não imagina que aconteceria da forma que aconteceu, e isso tornou a história ainda mais interessante, confesso. Recomendo demais.
Yves 18/05/2022minha estante
Minha próxima leitura!!!

Angela.Hempkmeier 18/05/2022minha estante
Espero que goste! Excelente leitura para você.

Adilson Souza 18/05/2022minha estante
Está na minha lista de leitura, estava em dúvida de quando ler. Vi sua resenha agora e me convenceu a ler.

Markarroni 10/07/2019

Mais assustador que muito livro de terror
Orwell, um ex-marxista intensamente desapontado com o rumo que o comunismo estava tomando, assistiu chocado quando a grande experiência soviética foi reduzida a um estado totalitário e repressivo igual a Itália fascista ou a Alemanha nazista. Ele percebeu que a ideologia em um estado autoritário é apenas uma distração, e que o ponto de controle é mais controle e mais tortura, o objetivo de todas essas ideologias fracassadas era moldar um mundo em que as pessoas não possuíssem autonomia.

Foi a partir dessas experiências e percepções, que ele nos presenteou com 1984. Imagine ter a sua vida controlada pelo Estado: trabalho, o que você come e bebe, com quem você se relaciona, suas conversas, seus pensamentos! A obra é sombria e visionária. Não sei se a intenção dele foi chocar. Tendo sido ou não, conseguiu.

A linguagem é modificada para reduzir a capacidade de comunicação, o passado é reescrito diariamente. Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado. Não há verdade real. A verdade é o que o Estado diz que é: preto é branco, 2 + 2 = 5. Mas aí você pergunta: “Como um governo assim consegue se manter de pé?”. A resposta é: através de tortura, intimidação, violência e lavagem cerebral.

No entanto, nem tudo são flores. Os personagens são desinteressantes e você só se preocupa com eles por causa da terrível situação a qual eles vivem. A crítica político-social é tão forte, que às vezes parece ser mais um ensaio do que um romance. Há também algumas pequenas falhas no enredo, porém, nada que diminua a engenhosidade orwelliana.

Qualquer que seja a atual encarnação do “Big Brother”, o objetivo é sempre o mesmo: uma nação de fanáticos, todos com o mesmo pensamento limitado e gritando os mesmos slogans.

site: https://www.instagram.com/leitor.nerd/
Victor Dantas 11/07/2019minha estante
Ótima resenha! Quero muito lê esse clássico, assim como A Revolução dos Bichos.

Markarroni 11/07/2019minha estante
Obrigado, Victor! Eu vou ler A Revolução dos Bichos agora na Maratona Literária de Inverno, do Geek Freak =D

Ricardo.Silvestre 26/03/2022minha estante
Que falhas no enredo são essas? Podes dar um exemplo?
Continuação de boas leituras.

TAI.... 25/08/2022

Mega leitura
Sempre ouvia resenhas referente a esse livro e perguntava se era tudo isso. E sim, é. Fui pega de surpresa pela história e não imagina que iria sentir tantas coisas lendo esse livro. Senti medo, angústia, raiva, impotência, enfim, foram muitas emoções. E essa é a grande magia dos livros, você conhece personagens e acaba sofrendo com eles. Esse livro entrou na lista dos meus favoritos.
Guilherme Rosa 25/08/2022minha estante
Essa sua resenha me deu vontade de ler esse livro! *-*

TAI.... 26/08/2022minha estante
Se tu gosta de uma distopia, tu vai curtir esse livro Gui.

Guilherme Rosa 26/08/2022minha estante
Eu estou aberto à todos os tipos e gêneros de livros rs Gosto é de uma boa leitura que cause emoções diversas! *-*

Vinicius Nathan 06/05/2020

Finalmente li esse clássico, apesar de escrito a uns bons anos, se mostra muito atual. O autor cria uma sociedade totalmente manipulada pelo estado, controlando o pensamento, a verdade, os fatos e o passado, tudo para obter o poder absosulto e somente isso. Uma crítica muito bem construída a regimes totalitários/ditadoriais.
Renata 06/05/2020minha estante
George Orwell sempre atual... li a Revolução dos Bichos e nunca esqueci desse livro

Vinicius Nathan 06/05/2020minha estante
Verdade, ótimo livro também.

Renata 06/05/2020minha estante
1984 não li ainda ... mas está na minha lista

Juliete.Batista 27/05/2020

1984... até 2050
É impressionante como um livro em a base futurista seria no ano de 1984, continua sendo tão atual e impressionante. Fico impactada ao observar que o poder totalitário de uma ideologia, partido, país ou o que quer que seja, pode interferir na existência de quem está a baixo dessa ideologia e/ou doutrina.
O medo de ser vigiado e punido, faz com que os oprimidos não tenham uma vida plena, pois não fazem nada de forma autêntica por medo de repressão, acaba até mesmo pensando, falando de forma singular, pois não sabemos até aonde o partido alcança, quem sabe até o nosso inconsciente, se o partido assim quiser que seja.
Adriana Naves 27/05/2020minha estante
Livro incrível! O que mais me impressiona é o fato de que nele percebemos que se alguém controla toda a informação então, passado, presente

Adriana Naves 27/05/2020minha estante
... não são existências sólidas

Juliete.Batista 27/05/2020minha estante
Exatamente, a impotência de não ter direito aos próprios atos, não ter se quer direito a própria história!

bru 23/09/2022

chato

nao colou muito comigo
tive muitos pesadelos e só me dava sono.

clássico não é pra todos, como não foi pra mim.
Vinicius 23/09/2022minha estante
Nossa vc teve pesadelos? que interessante!

bru 23/09/2022minha estante
Muitos. Era bizarro

Vinicius 23/09/2022minha estante
Vc lia de noite?

Day! 26/04/2021minha estante
Eu fico feliz de saber que vc não gostou pq aí minha expectativa diminui akshsjhdkdjdj .. eu só li a revolução dos bichos dele .. e amei, mas todo mundo sempre fala mais de 1984.

Annie Bitencourt 26/04/2021minha estante
Independente do livro é sempre bom ir com expectativa zerada hahaha Aquela coisa do "do chão não passa" hahaha

Day! 30/04/2021minha estante
Super concordo hahahhahaha

Ilw 08/07/2022

PERFEITOOOOO
Esse livro é um tapa na cara, ele é simplesmente incrível, fiquei chocada do início ao fim. Começou insano e terminou mais ainda. Teve cenas q eu ficava assustada com a capacidade q o ser humano ter em quebrar todos os limites para ir em busca do poder e o que algumas pessoas passam para destruir aqueles que se sentem superiores aos desfavorecidos. O romance do livro, as amizades e os pensamentos (incluindo os pensamentocrimes) são todos muito bem elaborado, amei como o final de ligou e como conseguiu expandir a minha mente!!
Diego 09/07/2022minha estante
É o meu próximo livro, estou curioso pois eu vejo a galera comentar que da medo, quero só ver

Ilw 09/07/2022minha estante
Não achei q da medo, mostra uma possível realidade? é meio bizarro, para ser sincera

Diego 09/07/2022minha estante
Entendi, obrigado por responder o comentário,

Igor Rocha 17/09/2022

Um clássico que vale muito a pena ser lido
Leitura concluída! E umas das maiores lições que tirei dessa história foi: Não deixe que haja um discurso único.
O grande trunfo do "Big Brother" pra manter sua ditadura era controlar o total fluxo de informações, assim eles conseguiam influenciar, e principalmente, controlar a população.
Lipe 17/09/2022minha estante
Até hoje não consigo acreditar que aquela porcaria que passa na TV foi baseada nesse livro do Orwell kkkk. Livro fantástico. Leia "Admirável mundo novo".

Igor Rocha 17/09/2022minha estante
Realmente quando a gente pensa nisso é surreal ?
"Admirável Mundo Novo" é o próximo da lista, começo a ler hoje.

Lipe 17/09/2022minha estante
Tenha uma ótima leitura! Vc vai gostar muito. Toma cuidado com o Soma. Kkk

Jhog 23/09/2022minha estante
Cruel né? É tão vívida a estória com uma experiência tal que o livro é atemporal. É excelente!!!

Sara.Cristiny 23/09/2022minha estante
Também achei extraordinário esse livro, não vejo a hora de ler mais livro sobre esse escritor!

Jhog 23/09/2022minha estante
A Revolução dos Bichos é uma outra obra dele que vale muito a pena ler.

Est_Toriv 09/05/2021

Guerra é paz, escravidão é liberdade e ignorância é força
Mais um livro terminado e, consequentemente, mais uma resenha sendo feita. Peguei esse livro no box da Pandorga. Fiquei enrolando pra ler até que eu recomendei no clube do livro.

O livro retrata um mundo dividido em três Superestado: a Lestásia, a Eurásia e a Oceania. Eles vivem numa distopia totalitária manipulativa. Somos colocados na pele de Winston Smith, um homem de meia idade que vive na pista de pouso número um, antigamente conhecida como Grã-Bretanha, localizado no superestado da Ocenia.

A figura emblemática do Grande Irmão observa a todos; literalmente. Tudo é monitorado pelas teletelas e analisado pelos três Ministérios: O Ministério da Verdade, manipulando o passado; o Ministério do Amor, responsável pela tortura; Ministério da Paz, responsável pela guerra.

Já imaginou viver num local onde o seu lema é "guerra é paz, liberdade é escravidão e ignorância é força"? Bem, 1984 se trata disso.

Um homem que busca saber da verdade, que busca se expressar de algum modo sem ser torturado. Um homem que quer pensar e que quer amar. Um homem que quer ser normal. Mas até isso lhe foi tirado.

Alianças feitas, amores construídos para no fim serem controlados. Isso é 1984. Um livro que retrata a dura distopia brutal que pode acontecer. Isso pode ser percebido numa pequena

Uma frase marcante desta obra de Geoge Orwell é uma frase da página 142: "Liberdade é a liberdade de dizer que dois mais dois são quatro. Se isso for concedido, tudo o mais se seguirá".

Em resumo, 1984 é um obra de extrema importância para compreender a que nível pode ir um regime totalitário, ainda mais nessa época difícil e de incertezas que vivemos. A leitura é lenta, mas com um pouco de perseverança é possível terminar.
Nimomsx 09/05/2021minha estante
Aí sim, meu chapa; ou devo lhe chamar de camarada?

Est_Toriv 09/05/2021minha estante
De O'Brien, por favor

Nimomsx 09/05/2021minha estante
Isso é baixaria

becbenevides 29/09/2022

Quando tudo começou
A primeira edição já lida do meu livro favorito, simplesmente maravilhoso e perturbador demais pra uma adolescente!
Fábio Yeshua 29/09/2022minha estante
Assustador a atualidade desse texto. Parece uma viagem ao nosso séc, recontado como uma ficção.???

becbenevides 30/09/2022minha estante
É justamente isso que eu amo nas distopias, é sempre tão atual! Recomendo pra você "admirável mundo novo."

Fábio Yeshua 30/09/2022minha estante
Está na minha lista, vou ler.?

Bob 30/05/2022

o problema sou eu
terminei, mas a que custo?

livro foi bem arrastado, demorei um booom tempo pra terminar, mas acho que é mais por culpa do meu gosto duvidoso mesmo do que o livro em si

apesar de tudo pela época em que foi escrito é simplesmente genial
-molly 30/05/2022minha estante
tbm achei arrastado ate hj nao terminei kkkkkk

Bob 30/05/2022minha estante
eu cheguei a abandonar ele por um tempo, mas me dei um ultimato e precisei terminar kkkk

Jheinis.Duarte 30/05/2022minha estante
To tentando terminar tem um tempo rs

Thamyris 24/01/2021

Poder não é um meio, mas um fim.
Esse livro está bem fora da minha zona de conforto literária, e esse livro me fez descobrir o quão bom é a gente descobrir novos gêneros e autores.
lima 24/01/2021minha estante
Aí bem as melhores leituras são aquelas fora da nossa zona de conforto ?

Claudia.Marcia 24/01/2021minha estante
Aconteceu a mesma coisa comigo.Comprei o livro porque ele estava na listagem do vestibular do meu estado e sai da minha zona de conforto e o autor ganho mais uma leitora!

lima 24/01/2021minha estante
Super entendo. Comecei a ler por conta do vestibular e foi a melhor coisa que já me aconteceu