1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

barbitoss 27/11/2022

2 + 2 = 5
nossa na moral eu só vim aqui pra falar o quanto esse livro consegue ao mesmo tempo te chocar, revoltar, ficar angustiade e p*te da vida como também te faz refletir e enxergar que das duas opções uma: o quão atual george orwell foi ao escrever esse livro ou como a sociedade nunca vai mudar totalmente e os mesmos acontecimentos narrados/vividos lá atrás ainda estão presentes e intrínsecos no nosso futuro

no mais? boninho se eu fosse você eu processaria o george orwell pois isso aqui uma clara cópia do BBB viu abre teu olho meu velho ????????????
Daniel.Malaquias 30/11/2022minha estante
Eu tenho essa versão, comprei na Bienal do livro aqui de Fortaleza.

barbitoss 06/12/2022minha estante
comprei essa versão também na bienal aqui do Maranhão pois achei muito interessante apesar de já ter outras três versões de 1984 na estante kkkkkkk

c a r o l 14/12/2022minha estante
Esse sim é um livro de terror. As semelhanças com a nossa realidade são gritantes.

Deco 22/02/2023

O quão próximo estamos de 1984?
A obra é muito interessante e, ao mesmo tempo, assustadora. Só de pensar que existem paises semelhantes ao de 1984, como é o caso da Coreia do Norte, já me deixa extremamente apreensivo, contudo, o livro é muito mais que isso.

A liberdade é o nosso maior bem, mais importante até que a vida. Quando um poder do estatal começa a censurar as individualidades e os questionamentos usando o AMOR e a PAZ como justificativas, ao meu ver é um sinal claro de que as coisas estão indo por um mal caminho.

O livro é surpreendentemente atual, de varias formas, mas aqui ressalvo 2 aspectos que podem soar bastante familiares.

O primeiro trata-se da configuração dos 4 ministerios deste país fictício: o ministério do AMOR (que combate os crimes de ódio e de "pensamentocrime", ou seja, o crime de questionar), o ministerio da VERDADE (que é a imprensa/propaganda estatal, que manipula as informações oficiais e é "inquestionável"), o ministério da PAZ (que cuida das questões de guerra) e o ministério da PUJANÇA (que administra a miséria do povo).

O segundo aspecto que gostaria de destacar é a importância da criação de uma "nova lingua" para o controle totalitário. A redução do vocabulário e a criação de expressões que simplificam raciciocinios complexos, sem deixar pretextos para discussões e contrariedade de pensamentos.

Palavras como "duplipensamento (acreditar mesmo sabendo que o fato esta errado), pensamentocrime (questionar), dentre outras, poderiam ser equivalentes de "mansplaning" e "apropriação cultural"? Será que o dabate público será reduzida a termos tidos como politicamente corretos e a simples objeção tornar-se-á antiética?

A liberdade é corroida aos poucos, por doses homeopáticas, e por isso, deve ser sempre defendida com o máximo esforço.
GiSB 22/02/2023minha estante
Você fez uma boa "tradução" do livro para os dias atuais. Orwell foi comunista até certo momento da vida e depois se decepcionou com esses ideiais, por isso escreveu essa metáfora, a meu ver tarde demais para ele.

GiSB 22/02/2023minha estante
O livro foi uma "mea culpa" para ele, mas serviu de alerta ao perigo que já rondava várias nações da época e de hoje.

Deco 22/02/2023minha estante
Acredito que ao ver os resultados do socialismo soviético, ele observou como os belos conceitos de "amor" e "igualdade" podem ser utilizados para destruir a individualidade de povo, subjulgando seus inimigos políticos...

Jamerson.Alves 15/02/2023

2 + 2 = 5
Não vou negar que caí no sono durante a leitura por pelo menos umas 3 vezes. Não sei se é porque eu realmente estava cansado ou se a história não é muito cativante. Bom, realmente a história não é cativante, no entanto, passado algum tempo, estava novamente naquele mundo sombrio.
Dentre as técnicas usadas pelo Partido vejo como mais interessante a criação da Novilíngua e a limitação de ideias e sentimentos que essa redução no idioma de comunicação exerce.

"Chegará o dia em que teremos que provar ao mundo que a grama é verde."
- G. K. Chesterton
GRossati 15/02/2023minha estante
Uhul

Cilene 16/02/2023minha estante
Tipo linguagem neutre.

Jamerson.Alves 17/02/2023minha estante
Pois é!

Luluh_costah 13/10/2022minha estante
Concordo plenamente com a questão do romance. Não houve um desenvolvimento para o casal e para mim me parece que ele só ficava com ela para ter relações e para contrariar o sistema sabe?

Ariel 13/10/2022minha estante
eu também acreditei muito na queda do Estado, eu esperava que as pessoas fossem perceber a situação e se juntariam. Achei interessante que algumas partes do livro se encaixam no cotidiano, mesmo o livro sido escrito anos atrás

David 15/10/2022minha estante
simmmmmm, também me senti traído com esse final - embora ótimo. por isso não dei 5 estrelas. enfim, é um livro incrível.

paixão 05/08/2023

Sobre o amor à ditadura
Me dói pensar que o george orwell pensou nessa ideia de enredo, sentou a bunda numa cadeira, passou meses escrevendo um livro de quase 400 páginas sobre alienação, fake news e ignorância e ainda se achou mto fodão por isso
Mayara 05/08/2023minha estante
Eu sempre gostei desse livro por enxergar ele como uma crítica a sistemas totalitários, se for pra ter a visão do autor sobre a obra é uma bomba mesmo kkkkk

paixão 05/08/2023minha estante
ao mesmo tempo que é uma crítica a regimes totalitários eu acredito fielmente que ele quis espalhar uma mentira gigante sobre o comunismo sem nenhuma responsabilidade com a verdade kkkkkkkkkk

Mayara 05/08/2023minha estante
Eu concordo, a visão que ele tinha do comunismo era bem distorcida, e fica ainda mais escrachada por ser uma distopia, por isso eu penso no livro como crítica a sistemas totalitários, porque ai ele funciona perfeitamente.

ynha 01/07/2020

péssimo
nem consegui terminar de ler essa merda de propaganda anticomunista
@pedro.h1709 01/07/2020minha estante
Porque até um socialista sabe que isso não dá certo kk.
Na verdade, o livro questiona qualquer método de controle de informação e dominação, mas o que se pode fazer se a carapuça serve?

Brincadeiras a parte, respeito sua opinião... Você deve gostar mais dos livros do Da Matta, mas não são romances, são acadêmicos.

ynha 01/07/2020minha estante
George Orwell não era socialista, Pedro. No livro ele retrata o Grande irmão como Stalin mas pelo jeito você não percebeu, né? George não via a revolução russa como uma democracia operária, mas sim como totalitarismo. Não sei para você, Pedro, mas para mim esse não me parece o pensamento de um socialista?

@pedro.h1709 01/07/2020minha estante
Tudo bem, então. kkk

ca.rol 25/01/2023

Até que enfim
A leitura é densa, tem detalhamento e muita, muita descrição. É válido que a descrição e detalhamento precisam estar ali por ser um livro que apresenta uma ""nova realidade"", novas regras e tudo mais, porém isso tornou a leitura lenta, cansativa e desagradável para mim. Na maior parte eu me obriguei a continuar lendo. (Não gosto de abandonar livros)

?  A ideia/proposta da história é boa, interessante. É uma leitura significativa. A semelhança com a nossa realidade é chocante. A idolatria por uma figura opressora (???).

(Desculpa aos que amam o livro, que acharam a leitura prazerosa. Eu não consegui. Não foi dessa vez. Foi bem sofrido.)
ca.rol 21/10/2023minha estante
Uma update: eu não odeio o livro. Acho incrível a proposta do livro. Muito interessante. Só não fiquei satisfeita com a forma que foi desenvolvida/apresentada. Ficou maçante demais.

Ainda estou "mastigando" o livro. Penso nele às vezes.

Helô 27/01/2024minha estante
q decepção ? esse livro é ótimo

ca.rol 27/01/2024minha estante
Oh Helô kkkkk. Eu vou reler um dia. Pode deixar

Edu Freiberger 05/10/2021

Um ótimo livro para ler e repensar
Livro distópico escrito em 1948, mas que poderia ser ambientado e escrito em um Brasil atual. São organizações, torturas e intimidações numa espécie de realização da ?política do inimigo?. Boa dinâmica, bons personagens e ótimo enredo.
Evy 05/10/2021minha estante
pq essa nota se vc só falou bem?

Edu Freiberger 13/10/2021minha estante
Na minha classificação, um livro ótimo fica com 4. 4,5 e 5 são para livros que de alguma forma eu considero espetacular.

Evy 13/10/2021minha estante
Entendiii

Nicoly 04/06/2021

1984
É incrível como esse livro escrito há tanto tempo é extremamente atual. a vigilância constante, as mentiras, o controle por meio do governo, das ideias confusas, enfim, todas essas coisas que podemos encontrar na atualidade. Já imaginava as coisas que iriam acontecer e até seu final, mas mesmo assim a história te prende e te surpreende. É impossível terminar de ler e não fazer comparações e refletir sobre as coisas que não cercam. realmente é uma leitura extremamente necessária.
Nathy Proença 04/06/2021minha estante
Gostei muito do seu comentário.

Diogo 04/06/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso!! A forma como ele acaba é cruel demais

Nathy Proença 10/06/2021minha estante
Talvez o cruel fosse o necessário... Vou terminar de ler e depois comento de novo

gabi 06/04/2023

Livrão
Que livro fod@!! não tenho palavras pra descrever a experiência que foi ler 1984, que livro necessário, incrível e muito a frente do seu tempo! no começo foi um pouco complicado pegar o ritmo da leitura principalmente pq não tô acostumada a ler distopias ou livros clássicos, mas com o tempo a leitura só foi ficando mais e mais interessante e eu não conseguia parar de ler. a escrita do orwell é maravilhosa e se vc tem certa bagagem de filosofia vai conseguir entender certas referências e tirar conclusões muito boas do livro. é realmente maravilhoso e sinceramente, acho q tem a capacidade de te transformar como pessoa. recomendo muuuito, tanto esse como revolução dos bichos?
Anna Rezende 06/04/2023minha estante
Bom vc ter dito q no começo é arrastado. Tô na pág. 40 e tava quase abandonando pelo mesmo motivo

gabi 06/04/2023minha estante
não abandona não moça, vale a pena ler até o final msm q não pareça kkkk. na primeira vez q eu peguei o livro pra ler eu fiquei estancada nas 20/30 primeiras páginas, então como eu queria msm ler eu deixei o livro de lado por um tempo e dps recomecei desde a 1° página. eu gostei bastante, espero q vc tbm!

Canal_do_Youtube: Neylson 06/04/2023minha estante
Não abandone, Anna: ler "1984" é uma experiência de vida -- você vai vivenciar isso na medida em que avança.
Estou fazendo no meu canal uma série de vídeos curtos, claros e profundos sobre "1984", e creio que vocês iriam gostar. Aliás, os dois primeiros vídeos (sem spoiler) são bem motivadores.
Abraços!

Alessandra.Adams 31/05/2021

Que livro fascinante!!! É uma leitura pesada e inquietante, que ao mesmo tempo consegue prender até o fim. Leitura obrigatória.
Vanessa 01/06/2021minha estante
Esse autor é genial, quero muito ler esse livro!?

Alessandra.Adams 01/06/2021minha estante
Leia, que tenho certeza que você vai gostar.

Stephany 03/06/2021minha estante
Comecei pela a Revolução dos Bichos e já amei ^^

Alcione13 27/07/2021

Um 1984 que é hoje
Essa leitura foi no mínimo indigesta, difícil.
Um tema atual se olharmos a situação do país e do mundo.
Acredito que daqui a cinquenta anos ainda será para esse livro.
As coincidências com nosso agora são notáveis pois quantas vezes procuramos um cantinho onde nos esconder?
Colocar celular no silencioso,ir pra fazenda. Afinal temos todos os movimentos filmados,cada segundo ocupado.
Sabedoria cada vez mais condensada; mil notícias a cada milésimo de segundo...
Uma chamada cultura de massa onde o pensar se tornou irrelevante.
Em que um 'meme viraliza' e em que somos rotulados pelo número de curtidas que temos?
Comparar a isso seria considerar retrógrado quem não possui um aparelho eletrônico nas mãos ou um fone a postos nos ouvidos.

Alguém saberia dizer se a Síria ainda está em Guerra? Pois afinal se tornou tão banal três ou quatro televisores ligados em sessenta metros quadrados, além de um computador ou dois e vários dispositivos móveis arrancando risos que a notícia de fundo faz parte do cenário.
Ou seja:deixamos de reparar.

Essa leitura em momento algum traz ideia de coisa boa mas o final foi brutal. Tive dificuldade enorme em acabar. Pois era como se tivesse lendo sobre nosso Brasil e muitos outros da atualidade.
Censura,"reescrita e reajuste da realidade", coerção e sublimação da personalidade...
Era como estar vendo uma não ficção sendo cruamente exposta: numa debandada de redes sociais atuais que têm romantizado cada ato e defendendo todas as palavras de um "governo que lava a mente como o Flautista de Hamelin..."

Precisei de tempo para fazer esse esboço de resenha e nem sei se captei a essência do livro.
Reler?
Jamais.
Pensar e refletir sobre?
Sempre.

Os extras, ilustrações e comentários dão um peso ainda maior ao livro.
Fiquei feliz ao ter escolhido essa edição para ler tão preciosa obra.
Sandra Rosa 29/07/2021minha estante
O George não era desse mundo não!

Alcione13 29/07/2021minha estante
Não mesmo. Previu o futuro

IgorX96 14/01/2021

Esperava mais
Sinceramente, esperava MUITO mais.
Em se tratando de história, enredo, deixou muito a desejar pra mim, claro, é muito bem escrito e contado, mas a história em si achei bem fraca.
Orwell se preocupou tanto em transformar a URSS no inferno na Terra que esqueceu de fazer uma boa história.
Admirável mundo novo e Fahrenheit 451 dão um banho em 1984 em termos de história.
Simone355 14/01/2021minha estante
Tenho, mas ainda ñ li...

IgorX96 14/01/2021minha estante
Vale a pena ler, mas tem distopias com histórias muito melhores

Eduardo.Rodrigues 14/01/2021

extremamente necessário e atual.
por coincidência, enquanto eu lia o livro, o youtube me recomendou uma matéria do Fantástico sobre a Coreia do Norte. Na matéria, vê-se um país nos moldes da Oceânica: o rapaz que foi preso, torturado e acabou morrendo por conta que roubou um cartaz; as entrevistas com aquele ar agonizante, sempre parecendo que as pessoas estão escondendo algo ou realmente não sabem nada além de louvar o grande líder, de escutar somente as canções que vangloriam o partido comunista e de estarem felizes com toda aquela opressão; a organização das pessoas baixas, médias e altas. Dessa forma, nota-se um livro bastante atual e extremamente necessário. Elucidando, de uma forma interessante, a importância de sermos atualizados em relação à máquina que nos rege e aos perigos que de vez em quando nos rodeiam.
IgorX96 15/01/2021minha estante
Amigo te recomendo a leitura de "A revolução Coreana", do Paulo Visentini, pra entender um pouco melhor sobre a história da Coreia Popular e seu povo.
Abraços!

Eduardo.Rodrigues 15/01/2021minha estante
valeu, amigo, vou dar uma olhada com certeza! Abraço!

Tangerina 28/07/2021

Um clássico não vira um clássico a toa, não é?
Uma leitura indispensável, sem dúvidas, e digo que extremamente necessária.

De início causou-me uma certa insegurança, por carregar consigo a fama de ser um livro voltado a política, e fiquei com receio de ser um leitura arrastada e complicada, mas me surpreendi, pois ele se mostrou muito instigante.

Brilhante!
iara 29/07/2021minha estante