1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Josiane Gonzaga 30/04/2024

Os pensamentos incorretos são a essência da liberdade
1984 é o último livro publicado de Orwell, o qual, em sete meses, falece.
É um livro mais denso do que seu predecessor, A revolução dos bichos. São parágrafos grandes, história mais parada, poucos personagens importantes e os protagonistas são mais rasos.
Mas ele é um clássico pela sua importância e relevância no cenário político, histórico. Como destruir a mente de um homem e controlar o coletivo melhor do que qualquer um ja fez?
Crítica fortíssima em cima do tolitarismo, não só Stalinista, mas qualquer poder que só quer poder.
Orwell pública em 1949 uma distopia que se passa em 1984 para fortalecer a preocupação onde podemos chegar se deixarmos a manipulação da verdade, da história e memória acontecer.
É realmente incrível.
Leia com olhos políticos!

_Leticia_ 30/04/2024

Poderia ter aproveitado mais.
O livro é bem detalhista na escrita - e eu gostei disso - mas não tirei tanto proveito dele pelo fato de ter tomado spoiler sobre o final e também porque não sou muito antenada em política.

Laura.Reame 30/04/2024

1984
Bom esse livro fou um livro diferente dos demais que eu li. Ele é interessante de se ler e algumas coisas que fala nesse livro aconteram na vida real. Sempre tive curiosidade nele mas quando eu tava aprendendo umas coisas em historia e meu prof citou e explicou sobre esse livro me interessei mais ainda e comecei a ler e achei bem legalzinho e a escrita é um pouco mais complexa. Recomendo?

Thais 30/04/2024

Comecei por ele a tentativa de retornar ao hábito da leitura em 2024, depois de descobrir que ele foi a inspiração para o BBB ? Gostei bastante, apesar de em alguns momentos achar a narrativa meio tediosa.

Renan543 30/04/2024

Não sei o que dizer
Eu penso constantemente nesse livro. Tem uma frase em específico que fica ecoando na minha mente. Ele me deu ansiedade, acho que é pelo fato de que eu não duvido que algo assim aconteça. Somos apenas pessoas, completamente impotentes nesse grande mundão, com meia dúzia de cabeças que podem destruir toda a humanidade com um simples estalar de dedos. O livro é muito bom, porém li no momento errado, minha cabeça barulhenta ficou mais barulhenta ainda.

Augustinho Carrara 29/04/2024

Livro horrivelmente bom
George Orwell era um bruxo em escrever distopias insanas. O partido é algo extremamente complicado e é provável de acontecer na vida real (pouquíssimo provável) e isso deixa a história e ambiente ainda mais imersivos.
Eu fiquei com o queixo caído em todas as partes, e o final é um plot tão repentino que levei algumas horas pra digerir
Certamente pra mim essa foi uma experiência literária muito interessante.

bregomes 29/04/2024

Bom? algumas opiniões que me chocou muito nesse livro.
Eu sou fissurada em A revolução dos bichos, para mim esse livro é incrível e todos devem ler, MAS esse livro do Orwell nao me pegou, nao sei pq, mas acho que nao era o momento dele. Eu amo a escrita do George, a forma como ele conta a historia e conseguimos apontar cada momento da nossa existência que se identifica com o livro, mas esse livro nao encaixou com a minha vibe no momento. Espero muito daqui alguns meses voltar e ler ele novamente e conseguir me conectar com a história. Mas não deixem de ler esse livro, parece ser maravilhoso! Só nao foi pra mim por agora!

mimi91 29/04/2024

Não é atoa que esse é uma grande obra do século XX
Simplesmente incrível a realidade que ele criou para esse livro, fiquei fascinada (e aterrorizada) com cada aspecto do partido e da sociedade que foi descrita nele.
O mais assustador é o quanto conseguimos associar o livro com a nossa realidade, mesmo sendo um cenário diferente ainda é possivel perceber analogias e críticas ao nosso convívio social e aos governos, ainda mais no período que foi escrito, o qual existia muito menos liberdade de expressão e igualdade.
Também é necessário dizer que o livro contém cenas pesadas, então se você for sensível ele não é recomendado.
Apesar de todo o contexto, depois deste livro eu passei a dar mais valor ao simples fato de poder pensar, ler, escrever e expressar minha opinião.

Ed.Costa 29/04/2024

Um clássico!
?1984? de George Orwell é uma obra-prima da literatura distópica que permanece profundamente relevante até os dias de hoje.

Ambientado em um futuro sombrio e opressivo, o livro apresenta uma sociedade governada por um regime totalitário, onde a vigilância constante, a manipulação da verdade e a supressão da liberdade individual são a norma.

Orwell cria um mundo assustadoramente plausível, onde a tecnologia é usada como uma ferramenta de controle absoluto pelo Estado.

O conceito do ?Grande Irmão? e a ideia de um sistema de vigilância onipresente têm ressonância ainda mais forte na era digital em que vivemos.

Através do protagonista, Winston Smith, Orwell nos leva a uma jornada emocionante e perturbadora, enquanto ele questiona o sistema em que vive e busca desesperadamente por uma fuga da opressão.

A narrativa é repleta de suspense e tensão, mantendo os leitores envolvidos até o final.

Além disso, ?1984? é uma crítica poderosa aos regimes totalitários e à manipulação da verdade pela mídia e pelo governo.

Orwell nos lembra da importância da liberdade de pensamento e expressão, e nos alerta sobre os perigos de ceder poder irrestrito ao Estado.

?1984? é uma leitura essencial que nos faz refletir sobre questões fundamentais da sociedade e da política.

Sua mensagem atemporal e sua habilidade em provocar debates e reflexões continuam a torná-lo uma obra indispensável da literatura mundial.

Jothamon 29/04/2024

Mentalidade
Uma história em que o mundo é governado pelo poder do Grande Irmão, o qual controla tudo e tudo vê. A leitura é simples, mas traz uma forma de mundo extremamente fechada e sem liberdade de expressão.
O texto é de fácil entendimento, no qual vemos que aqueles que possuem poder e sabem usar, acabam controlando tudo.
No final nos indagamos se é verdade ou uma farsa.
Medo. Luta. Pensamento.

Isabely147 29/04/2024

O Estado, o Partido, de 1894, é o modelo ideal e platônico de totalitarismo já que difere das opressões políticas que conhecemos, pós além da centralização do poder absoluto em uma só figura busca a dominação e controle sobre a população, incluindo os pensamentos e até mesmo o que sonham.

Em certos momentos a parte da história focada no protagonista,Winston Smith, a história ficava um pouco enrolada, lenta, talvez pudesse ser mais curto nesse quesito, mas o cenário geral; a vida em uma utopia totalitaria, é perfeito, a forma como é mostrada toda a política, a figura do Grande Irmão, a polícia do pensamento, a divisão e as guerras entre as três nações e a guerra teoricamente eterna entre eles e as suas divisões de lados, a presença e função dos 4 ministérios, muito bem desenvolvido e explorado nesse universo. Digna obra de George Orwell.

letpitt 28/04/2024

Um livro mais do que essencial
"Quem controla o passado, controla o futuro: quem controla o presente, controla o passado."

Poucos são os livros que me marcam da forma como "1984" fez. Custei demais para pegá-lo para ler, pois sentia que ia ser uma leitura massante.

Como eu estava errada.

Não abordarei aqui as minúcias da história de Winston, nosso personagem principal, membro do Partido Interno e funcionário do Ministério da Verdade. Acredito que sua história foi apenas uma estrada para as inúmeras reflexões e críticas de Orwell para o totalitarismo.

Importante ter em mente que 1984 não é um livro para "passar o tempo", na minha opinião. Se trata de uma obra complexa e intrigante, que nos tira da zona de conforto. É um livro extremamente político, desperta em quem lê questionamentos gigantescos, uma vez que ele é - infelizmente- mais atual do que nunca.

Apenas quem leu essa obra consegue entender toda a sua importância e relevância. Em um mundo politicamente polarizado, no qual somos constantemente vigiados e manipulados mediante informações conflitantes, Orwell aparece como um colega que nos oferece uma luz sobre a realidade que nos cerca.

Orwell entende que somos - em suas próprias palavras - os "proletas", criaturas que representam 85% da população, mas não possuem controle sobre sua própria privacidade ou liberdade de pensamento plena. Somos manipulados pelo "Grande Irmão", por essa entidade que representa o topo da oligarquia. Todas as revoluções e reviravoltas históricas são vistas por Orwell como apenas um breve (e ineficiente) balanço em uma estrutura que é cíclica - aqueles que chegam ao poder perpetuam a dor anteriormente causada pelo grupo antecedente.

"Quem detém o poder, não é importante, desde que a estrutura hierárquica permaneça sempre a mesma."

A sensação de ser uma peça de xadrez, uma formiguinha na mão de algo maior, é ao mesmo tempo assustador e empoderador. Pensar por si só nunca foi tão importante quanto nos dias atuais. Orwell, como eu disse, apenas mostra aquilo que - talvez- não queríamos ver (ou não queriam que soubéssemos).

"Se é que há esperança, a esperança está nos proletas."

Talvez um dos livros mais importantes já escritos. Definitivamente, um dos mais importantes para mim.

ju ð« 28/04/2024

Pessoas que nunca aprenderam a pensar, mas que armazenavam em seus corações e ventres e músculos a força que um dia derrubaria o mundo. Se havia esperança, estava nos proletas!
w.guilha 28/04/2024minha estante
nao consigo terminar esse livro ?

Susy 28/04/2024

O plot twist foi surpreendente, da Parte 2 para o fim fica 100% mais interessante. Terminei de ler ontem a noite antes de dormir e tive pesadelos com o final pesado, sinceramente eu poderia classificar como Terror. Eu senti medo, eu fiquei surpresa, eu odiei em alguns momentos, e é MARAVILHOSO!?
Lara1291 29/04/2024minha estante
Hahaha eu tbm senti medo!!! Fiquei pensando se não era era a única... feliz q não ??