1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

ca.rol 25/01/2023

Até que enfim
A leitura é densa, tem detalhamento e muita, muita descrição. É válido que a descrição e detalhamento precisam estar ali por ser um livro que apresenta uma ""nova realidade"", novas regras e tudo mais, porém isso tornou a leitura lenta, cansativa e desagradável para mim. Na maior parte eu me obriguei a continuar lendo. (Não gosto de abandonar livros)

?  A ideia/proposta da história é boa, interessante. É uma leitura significativa. A semelhança com a nossa realidade é chocante. A idolatria por uma figura opressora (???).

(Desculpa aos que amam o livro, que acharam a leitura prazerosa. Eu não consegui. Não foi dessa vez. Foi bem sofrido.)
ca.rol 21/10/2023minha estante
Uma update: eu não odeio o livro. Acho incrível a proposta do livro. Muito interessante. Só não fiquei satisfeita com a forma que foi desenvolvida/apresentada. Ficou maçante demais.

Ainda estou "mastigando" o livro. Penso nele às vezes.

Helô 27/01/2024minha estante
q decepção ? esse livro é ótimo

ca.rol 27/01/2024minha estante
Oh Helô kkkkk. Eu vou reler um dia. Pode deixar

Santrog 03/12/2022

A lógica não funciona aqui.
Eiiiita lasqueira.... o típico livro que te faz pensar e pensar e pensar e pensar mais um pouco.

Trata-se de um distopia e isso todo mundo sabe, e uma leitura densa mas de fácil entendimento, a história fica massante por um tempo e depois volta a ser empolgante e então massante e empolgante novamente. Um clássico da literatura que consegue se manter atual e com reflexões importantíssimas.

1984 foi meu primeiro livro de George Orwell e fiquei realmente surpresa de conseguir lê-lo inteiro, eu pensei que abandonaria a leitura mas fiquei presa no enredo, querendo saber cada vez mais sobre essa loucura do partido orquestrada pelo Grande Irmão.

O livro desencadeou um misto de emoções, indo da raiva a esperança muito rápido, me vi criticando as atitudes do personagem e depois que me colocava em seu lugar eu entendia. Se você fosse criado com aquela realidade onde 2+2 são 5 então provavelmente você não expressaria seus pensamentos isso se você conseguisse ter algum pensamento.

Crimepensar, isso foi o que me pegou, e toda a nova linguagem criada com o intuito de extinguir as palavras que conhecemos, e manter assim, a sociedade sob controle, se palavras como incrível e horrivel pararem de existir e apenas o bom e o ruim continuar, torna os pensamentos e a forma de se expressar mais dificil, controlando assim toda uma sociedade.

A censura rolou solta nessa história sendo proibido pensar, sonhar, ter ideias, usar a lógica, falar o que quiser, comer o que quiser e pensar no passado como ele realmente aconteceu ou seja é proibido ir contra o partido.

É completamente inevitável de usarmos o livro para realizar comparações políticas de outros países.

O final não foi do meu agrado, mas com certeza foi o melhor final que o livro poderia levar.
Davi.Paiva 06/12/2022minha estante
Não deixe de ler "A Revolução dos Bichos", do mesmo autor. É mais simples, mas a reflexão será a mesma.

alex_fsi 09/12/2022minha estante
Realmente é um livro super impactante.

Faz pensar muito sobre o quanto desta influência, mesmo na democracia, os que guiam a política tentam fazer sobre a população. É tanta manipulação, apesar da sorte de não termos uma ditadura.

Wesley170 06/04/2023minha estante
Esse eu quero ler ?

ynha 01/07/2020

péssimo
nem consegui terminar de ler essa merda de propaganda anticomunista
@pedro.h1709 01/07/2020minha estante
Porque até um socialista sabe que isso não dá certo kk.
Na verdade, o livro questiona qualquer método de controle de informação e dominação, mas o que se pode fazer se a carapuça serve?

Brincadeiras a parte, respeito sua opinião... Você deve gostar mais dos livros do Da Matta, mas não são romances, são acadêmicos.

ynha 01/07/2020minha estante
George Orwell não era socialista, Pedro. No livro ele retrata o Grande irmão como Stalin mas pelo jeito você não percebeu, né? George não via a revolução russa como uma democracia operária, mas sim como totalitarismo. Não sei para você, Pedro, mas para mim esse não me parece o pensamento de um socialista?

@pedro.h1709 01/07/2020minha estante
Tudo bem, então. kkk

Andy 02/04/2022

Ainda nos encontraremos no lugar onde não há escuridão...
Ainda estou pensando sobre quais sentimentos esse livro me causou, mas assim, a principio meu cérebro quase não sobreviveu a experiência que foi essa leitura.

É muito louco como o autor transmite uma espécie de "aviso" com esse livro, que caso a humanidade não encotre paz e só viva na guerra é esse o fim que teremos, vamos estaguinar e depois regredir para enfim viver do puro ódio e crueldade, viveremos na miséria e na burrice, inconscientes do mundo ao nosso redor, seguindo um líder ruim como gados seguem o seu pastoreio, sem contestar.

Não consegui parar de chorar na última parte, eu gostei bastante do livro, tem uma leitura bem fluida. Mas enfim leiam!!!
Yasmin 02/04/2022minha estante
Já pedi esse livro, chega 20 de Abril, tô louca para ler ??

Andy 02/04/2022minha estante
@Mim eu gostei bastante, recomendo!!!

Yasmin 02/04/2022minha estante
@Andressa ansiosa ??

bru 23/09/2022

chato

nao colou muito comigo
tive muitos pesadelos e só me dava sono.

clássico não é pra todos, como não foi pra mim.
Vinicius 23/09/2022minha estante
Nossa vc teve pesadelos? que interessante!

bru 23/09/2022minha estante
Muitos. Era bizarro

Vinicius 23/09/2022minha estante
Vc lia de noite?

Isabel.Terra 10/11/2022

um paradoxo ambulante
Algo muito interessante dos livros do George Orwell (não só esse), é que sempre é possível aplicar na atualidade. O livro é ótimo, entretanto a leitura é um tanto densa e maçante. As mensagens transmitidas com a história, a apresentação de conceitos como duplipensamento, verdade móvel e o assassinato da memória e da linguagem são ótimos, e quanto mais se lê mais é possível notar que muitos desses conceitos já fazem parte do nosso dia a dia. Outro aspecto muito interessante é a questão de o livro em si ser um paradoxo ambulante, transbordando exemplos do duplipensamento. É muito interessante, talvez até perturbador, o modo como ele mostra a desumanidade e como a humanidade é tirada do homem, toda a manipulação por trás do governo e suas "motivações", além de dizer o obvio que muitas vezes não é notado tão facilmente.
Uma das melhores partes, na minha opinião, são os comentários de outros autores no final, nos quais eles comparam o livro com outras obras já publicadas e eventos passados, ao mesmo tempo que criticam algumas partes do livro e criticam também o público, que faz uma leitura rasa, ao ponto de ver no livro uma crítica somente ao comunismo e ao nazifascismo quando, na verdade, ele critica a todos, tanto o ocidente quando o oriente.
Ele retrata uma realidade extremamente pessimista, na qual até os sentimentos e o amor se tornaram obsoletos. A traição é iminente e a liberdade inexistente. Nos chamando atenção e alertando sobre o rumo que estamos tomando como sociedade.
Resumindo, o livro é muito bom e as mensagens que ele passa são ótimas e ajudam a expandir a mente em certos aspectos, mas é uma leitura densa que não flui tão fácil e por vezes acaba sendo cansativa e até repetitiva; mas vale a pena!
izaumelo 10/11/2022minha estante
Já leu cem anos de solidão?

izaumelo 10/11/2022minha estante
Eu tô terminando Dom Quixote, ele é incrível mas existem uns diálogos pra lá de maçantes

matreus 17/11/2022minha estante
muito texto n vo ler

Mrs Bundle Brent 08/05/2020

1984
O grande irmão vê/ controla todo mundo nessa distopia, exceto Winston. Wiston odeia o grande irmão? mas por quanto tempo?
Thiago Araujo 09/05/2020minha estante
Acabei de eles esse livro, e achei um soco no estômago... vc não curtiu?

Mrs Bundle Brent 11/05/2020minha estante
achei muito maçante, apesar da história ser muito interessante e importante

Thiago Araujo 11/05/2020minha estante
Teve momentos arrastados mesmo. O que me impressionou foi quanto a atemporalidade da obra, muito interessante.

Kaioohhh 04/08/2021

"Liberdade é você poder falar que 2+2=4"
Esse livro traz uma reflexão bem detalhada e forte sobre como um regime totalitário afeta toda a sociedade. A história de Winston é bastante interessante pois traz esse pensamento contra o sistema, onde o simples ato de pensar se configura como crime, e as suas consequências. Esse livro traz reflexões sobre fake news, manipulação da imagem, tortura, invasão de privacidade, entre outros assuntos que precisam ser debatidos. Leiam esse livro simplesmente atual pois traz ideias sobre como o poder muda e acaba com a vida das pessoas.
livros.dalua 08/08/2021minha estante
to doida pra ler! li A revolução dos bichos e amei

Kaioohhh 08/08/2021minha estante
Leia porque é muito bommm

livros.dalua 08/08/2021minha estante
???

Sofia 12/09/2021

O livro aborda um tema realmente muito importante, que te faz refletir sobre como muitas vezes somos manipulados, sobre a falta de pensamento próprio e alerta sobre coisas que precisamos mudar. Porém, o livro traz aquele tipo de leitura bem pesada, que não flui e não me agrada muito.
Henrique0 12/09/2021minha estante
Uma leitura pesada, verdade

Xinyu 12/09/2021minha estante
aborda como as pessoas são compactas?

Sofia 12/09/2021minha estante
nesse quesito ele cumpre totalmente sua função

Giovannaa1 29/01/2021

2+2=4?
"O partido não se interessa pelo ato em si: é só o pensamento que nos preocupa"

1984 é forte, fantástico e necessário!

Não foi uma leitura fácil, mas mesmo assim, me surpreendeu prendendo minha atenção do início ao fim, me deixando ansiosa e apreensiva. Orwell era, sem dúvidas, inteligente e um grande escritor.

Acredito ser um dos melhores livros que já li!
w i l l . 29/01/2021minha estante
Ansioso pra terminar de ler ! Hahaha

Giovannaa1 29/01/2021minha estante
Muuito bom! A terceira parte é a melhor de todas

w i l l . 29/01/2021minha estante
Vou começá-la agora

Our Brave New Blog 09/05/2016

RESENHA 1984 - OUR BRAVE NEW BLOG
Pela sinopse, já deu para sacar o clima da coisa né? Em 1984, o mundo está dividido em três áreas: Eurásia, Lestásia e Oceânia, essa última onde se passa a história. O "Partido" é quem comanda as coisas por lá, tendo o "Grande Irmão" como figura onisciente, onipresente e onipotente também. Ele é tipo um Deus.

Logo nas primeiras páginas podemos sentir como é o ambiente em que a sociedade vive. Pelas ruas, há cartazes carregando lembretes amigáveis como "O Grande Irmão está de olho em você", já dentro das casas podemos notar a presença de Teletelas, que são aparelhos de TV transmitindo as ideias e programas do Partido, ao mesmo tempo que ouvem e veem o que acontece dentro da sua casa. Não é ótimo? É super tranquilo.

Não há leis, por assim dizer, mas o maior crime que alguém pode cometer lá dentro é ir contra o sistema. Não estamos falando de rebeliões, matar os chefões ou coisas assim. Estamos falando de simplesmente PENSAR em algo que possa prejudicá-los. É o famoso "pensamento-crime" e o indivíduo que o comete pode sofrer graves consequências caso descoberto. GENTE, NÃO PODE PENSAR DIREITINHO!!! E NEGO ACEITA E VIVE DE BOA COM ISSO. Uma loucura...

A liberdade é zero. Outra forma de mostrar isso a vocês é a existência da Novafala. O Partido decidiu abolir a "Velhafala" cortando milhares de palavras que pudessem ter sentidos "inortodoxos". Explicando melhor: com o novo vocabulário, pequeno e super preciso, é impossível o ser humano ter ideias contrárias ao partido ou questionar algo, visto que não existem as palavras necessárias para expressar aqueles sentimentos. Assustador, eu sei.

Sinto que já falei demais, mas 1984 é um daqueles livros difíceis de resenhar. A vontade é sair contando cada detalhe que o autor colocou na obra, até porque tudo gira em torno deles. Mas, por hora, chega ok? Acho que vocês já compreenderam do que estamos falando aqui: sistema totalitário em um nível absurdo.

Confesso que eu tinha um certo medinho de encarar essa obra. É um clássico (e isso assusta às vezes), e muita gente associa os cenários descritos com regimes que de fato aconteceram pelo mundo (e eu não entendo muito de história/política), mas, graças a Deus, a minha curiosidade foi maior que tudo isso e no fim eu nem passei sufoco. Então, se você é como eu, não se preocupe, tudo dará certo, confie em mim.

Como já dito na resenha de Admirável Mundo Novo, quando nos deparamos com histórias assim, a princípio, achamos tudo muito absurdo e irreal. Porém, é só olhar com um pouco mais de atenção para perceber que nem tudo está tão distante assim, e é o que acontece em 1984. O governo manipula notícias, curte uma lavagem cerebral, é adepto da tortura, quer restringir a liberdade das pessoas, cria ministérios que pouco se preocupam com a causa que carregam e segue a lista. Isso existe? Claro que sim. Orwell leva isso a níveis mais altos, o que gera uma baita reflexão do tipo: será que um dia vamos chegar a isso? Aí você nota que em certos quesitos já chegamos. RUN TO THE HILLS!!

Enquanto lia, fiquei muito admirada com a preocupação que o autor teve na criação de cada detalhe.

RESENHA COMPLETA NO SITE: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/1984-por-george-orwell

site: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/1984-por-george-orwell
Rayra 10/05/2016minha estante
Preciso reler urgente!!!

Our Brave New Blog 11/05/2016minha estante
Eu não costumo reler livros, mas esse será exceção :)

Mirelly 21/05/2016minha estante
Eu preciso ler também, já o coloquei na minha meta para este ano. :D

Emma 22/12/2021

U A U
Esse livro é UAU, a inteligência do autor para criar essa distopia foi UAU.

Vi algumas pessoas falando que acharam o livro arrastado em alguns momentos, mas fiquei imersa na história e no mundo agoniante que Orwell criou de tal forma que em nenhum segundo se tornou maçante para mim.

É tudo muito bem construído ao meu ver, um governo planejado com estratégias muito inteligentes e abomináveis. "1984" foi um dos primeiros livros "políticos" que li e acho que todos deveriam ler, principalmente os jovens para compreender o porque de o conhecimento ser importante, como uma sociedade ignorante é facilmente manipulada, como o ser humano pode ser odioso e como o poder pode ser destruidor nas mãos erradas.

É uma obra que assusta porque é atual e pode facilmente vir a acontecer.

Recomendo demaisssss, favoritei até pq me fez ficar interessada em política kkkkkkkkkk, é uma leitura que te acrescenta MUITO
Ana.Beatriz.14 22/12/2021minha estante
ficou traumatizada tbm?

Emma 22/12/2021minha estante
Levemente amg kkkkkkkkkkkk mas achei o final triste, toda aquela "luta" pra nada, foi triste

Ana.Beatriz.14 22/12/2021minha estante
SIM

Thainá 20/10/2021

Um clássico é um clássico
Alguns capítulos desse livro são MUITO bons, outros são bem cansativos de ler. No geral, gostei bastante da história e de como faz vc refletir sobre os temas, que são atuais até hj

"Se tanto o passado quanto o mundo externo só existem na mente, e se a mente em si é controlável... como ficam as coisas?"
BrunoFF 20/10/2021minha estante
hihihi

BrunoFF 20/10/2021minha estante
lindíssima

Thainá 20/10/2021minha estante

HL Castro 01/02/2016

Esperava mais
Quando li, cheguei cheio de expectativas.

Porém, o enredo não me atraiu e achei a narrativa bem insossa, não me prendeu.

Não o recomendo a quem não faz questão de conhecê-lo.
Diana.Rodrigues 12/03/2016minha estante
Também não achei isso tudo,até tem um conteúdo,contudo bem cansativo.

Jonathas 27/05/2016minha estante
Gosto desse livro, mas compreendo suas impressões. O livro é tão aclamado, que eu também o li cheio de expectativas, que ao longo da leitura não foram de todo alcançadas. Do autor eu recomendo "A Revolução dos Bichos", que pra mim é muito melhor que esse, talvez por eu ter lido sem expectativa alguma e acabar me encantando com a narrativa.

Juliana 05/12/2016minha estante
Estou fazendo a leitura. Tive as mesmas impressões, mas irei até o final. Talvez se não tivesse lido A revolução dos bichos e Fahrenheit 451 antes, eu gostasse mais. A questão é: faço questão de conhecê-lo.

Edu Freiberger 05/10/2021

Um ótimo livro para ler e repensar
Livro distópico escrito em 1948, mas que poderia ser ambientado e escrito em um Brasil atual. São organizações, torturas e intimidações numa espécie de realização da ?política do inimigo?. Boa dinâmica, bons personagens e ótimo enredo.
Evy 05/10/2021minha estante
pq essa nota se vc só falou bem?

Edu Freiberger 13/10/2021minha estante
Na minha classificação, um livro ótimo fica com 4. 4,5 e 5 são para livros que de alguma forma eu considero espetacular.

Evy 13/10/2021minha estante
Entendiii