1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Morgan 21/01/2022

Em alguns momentos eu fiz associação a outras distopias, mas em si esse livro é muito denso, pesado e com muitas reflexões ao longo da leitura.
Eu fiquei muito pensativa em alguns momentos, mesmo a publicação do livro ter sido a muitas décadas atrás, pensando o quão real aquilo pode ser, associando em muitos casos que já aconteceram aos longos dos tempos. Foi angustiante pra mim ler algumas partes, mesmo assim continuei com uma pequena esperança infundada até o final da história, mesmo entendendo seu tom e a mensagem que queria passar, me senti sufocada em muitos momentos.
O personagem principal desde o começo mostra o quanto estava incomodado com algumas coisa, mostra o trabalho do seu psicológico ao longo do livro, mostra também que as pessoas mais pobres podiam ser mais marginalizadas.
Todos deveriam ler, fala em si sobre conceito distorcido de democracia, sociedade e repreensão.

Livro é GENIAL, todos deveriam ler
Rafael Kerr 21/01/2022minha estante

tortajulia 21/01/2022minha estante
Quero mto ler

Isabela Comenta 21/01/2022minha estante
Perfeito! Me sentia igual, extremamente agoniada, um sentimento incômodo e revoltante... que no final chega ao ápice, um fim trágico como a realidade da alienação.

Vinicius Nathan 06/05/2020

Finalmente li esse clássico, apesar de escrito a uns bons anos, se mostra muito atual. O autor cria uma sociedade totalmente manipulada pelo estado, controlando o pensamento, a verdade, os fatos e o passado, tudo para obter o poder absosulto e somente isso. Uma crítica muito bem construída a regimes totalitários/ditadoriais.
Renata 06/05/2020minha estante
George Orwell sempre atual... li a Revolução dos Bichos e nunca esqueci desse livro

Vinicius Nathan 06/05/2020minha estante
Verdade, ótimo livro também.

Renata 06/05/2020minha estante
1984 não li ainda ... mas está na minha lista

Andy 02/04/2022

Ainda nos encontraremos no lugar onde não há escuridão...
Ainda estou pensando sobre quais sentimentos esse livro me causou, mas assim, a principio meu cérebro quase não sobreviveu a experiência que foi essa leitura.

É muito louco como o autor transmite uma espécie de "aviso" com esse livro, que caso a humanidade não encotre paz e só viva na guerra é esse o fim que teremos, vamos estaguinar e depois regredir para enfim viver do puro ódio e crueldade, viveremos na miséria e na burrice, inconscientes do mundo ao nosso redor, seguindo um líder ruim como gados seguem o seu pastoreio, sem contestar.

Não consegui parar de chorar na última parte, eu gostei bastante do livro, tem uma leitura bem fluida. Mas enfim leiam!!!
Yasmin 02/04/2022minha estante
Já pedi esse livro, chega 20 de Abril, tô louca para ler ??

Andy 02/04/2022minha estante
@Mim eu gostei bastante, recomendo!!!

Yasmin 02/04/2022minha estante
@Andressa ansiosa ??

bela 23/04/2020

que livro maravilhoso
Esse foi um livro que me tirou totalmente da minha zona de conforto e me trouxe experiências incríveis, tratou de grandes temas e me deixou muito surpreendida com os fatos que ocorrem no livro. Virou um dos meus top 3, com certeza.
Apesar de ser uma leitura pesada, o livro me trouxe várias reflexões maravilhosas e que irei levar como aprendizado pra vida.
Xabriel 23/04/2020minha estante
Esse é um livro incrível realmente, recomendo para você ler admirável mundo novo.

bela 23/04/2020minha estante
aaa está na minha meta, obg pela indicação

Xabriel 23/04/2020minha estante
???

Tai 11/04/2021

O Grande Irmão
Um livro que me arrependo de não ter lido antes! Orwell transforma uma leitura relativamente densa em algo lúcido e transparente. Na distopia, o mundo no ano de 1984 é dividido em 3 potências que vivem em guerra constante, os personagens principais moram na Oceania, comandada pelo Grande Irmão e seu Partido que tudo ouve e tudo vê, os indivíduos vivem à mercê das regras impostas pelo regime, sem liberdade nem para pensar. Altamente reflexivo e sendo possível fazer mil e uma analogias com a realidade vigente e anteriores.
Victør 11/04/2021minha estante
Esse livro é muito bom

Rosa254 11/04/2021minha estante
Faço das suas palavras as minhas, Taiane! Um livro que me arrependo de não ter lido antes. Orwell mantém um padrão sensacional.

Tai 11/04/2021minha estante
Bom dms!!!

Angela.Hempkmeier 18/05/2022

Excelente e inovador.
Uma história incrível, rica em detalhes, que faz com que você se imagine em cada um dos cenários relatados pelo autor. O final foi muito surpreendente pra mim, não imagina que aconteceria da forma que aconteceu, e isso tornou a história ainda mais interessante, confesso. Recomendo demais.
Yves 18/05/2022minha estante
Minha próxima leitura!!!

Angela.Hempkmeier 18/05/2022minha estante
Espero que goste! Excelente leitura para você.

Adilson Souza 18/05/2022minha estante
Está na minha lista de leitura, estava em dúvida de quando ler. Vi sua resenha agora e me convenceu a ler.

Juliete.Batista 27/05/2020

1984... até 2050
É impressionante como um livro em a base futurista seria no ano de 1984, continua sendo tão atual e impressionante. Fico impactada ao observar que o poder totalitário de uma ideologia, partido, país ou o que quer que seja, pode interferir na existência de quem está a baixo dessa ideologia e/ou doutrina.
O medo de ser vigiado e punido, faz com que os oprimidos não tenham uma vida plena, pois não fazem nada de forma autêntica por medo de repressão, acaba até mesmo pensando, falando de forma singular, pois não sabemos até aonde o partido alcança, quem sabe até o nosso inconsciente, se o partido assim quiser que seja.
Adriana Naves 27/05/2020minha estante
Livro incrível! O que mais me impressiona é o fato de que nele percebemos que se alguém controla toda a informação então, passado, presente

Adriana Naves 27/05/2020minha estante
... não são existências sólidas

Juliete.Batista 27/05/2020minha estante
Exatamente, a impotência de não ter direito aos próprios atos, não ter se quer direito a própria história!

Mrs Bundle Brent 08/05/2020

1984
O grande irmão vê/ controla todo mundo nessa distopia, exceto Winston. Wiston odeia o grande irmão? mas por quanto tempo?
Thiago Araujo 09/05/2020minha estante
Acabei de eles esse livro, e achei um soco no estômago... vc não curtiu?

Mrs Bundle Brent 11/05/2020minha estante
achei muito maçante, apesar da história ser muito interessante e importante

Thiago Araujo 11/05/2020minha estante
Teve momentos arrastados mesmo. O que me impressionou foi quanto a atemporalidade da obra, muito interessante.

LanNa 31/03/2021

Guerra é paz. Liberdade é escravidão. Ignorância é força.
1984 foi escrito por George Orwell em 1949 meses antes da sua morte. O cenário trás uma sociedade totalitarista, comandada pela figura do Grande Irmão, que controla toda a sociedade, incluindo a sabedoria, felicidade e virtude. Ele escuta e controla a massa através das Teletelas, TVs instaladas nas casas que monitora todas as atividades das pessoas (já viu algo parecido hoje em dia?) e propaga informações com o intuito de manipular a mente.

Acompanhamos a vida de Winston que trabalha no Ministério da Verdade e é responsável por redesenhar o passado. Sim, as informações são modificadas de acordo com o que o governo deseja. A verdade é mutável. Porém Winston começa a procurar a sua liberdade com atos de rebelião como iniciar um diário por exemplo.

1984 é uma leitura recomendada para todos. Talvez mais denso do que as leituras que estão acostumados, mas uma boa forma de sair da zona de conforto. É um livro difícil de falar em poucas palavras por que são muitos detalhes que aproximam demais da nossa realidade e eu gostaria de falar de todos eles.

Junto com Admirável Mundo Novo, Laranja Mecânica e fahrenheit 451, 1984 é base e/ou inspiração para muitas distopias atuais. Por isso para entender esse mundo distópico é importante passear por essas obras.

Qualquer semelhança com os nossos dias talvez não seja mera coincidência.
Reccanello 24/04/2021minha estante
Você precisa ler "Nós" de Evgeny Zamyatin.

LanNa 24/04/2021minha estante
Já li tbm, gosto demais desse tipo de leitura!

Reccanello 24/04/2021minha estante
Eu comentei sobre o "Nós" porque, em verdade, ele é a base para todas demais distopias (Huxley e Orwell parece que fizeram mais que só usar a obra como "inspiração"").

Amanda 25/04/2021

Ótima escrita
Distopia é um dos meus gêneros literários favoritos, meu livro favorito da vida é uma distopia e eu sempre tive vontade de ler as distopias mais clássicas.
1984 é uma historia muito bem contada, a escrita do Orwell é maravilhosa, todas as partes desse livro são conectadas maravilhosamente e a construção do mundo foi muito bem feita.
Infelizmente esse livro não funcionou para mim, entendo porque muitas pessoas gostam e sei que é um livro muito bem construído, só não funcionou comigo mesmo.
Nath.Brito 25/04/2021minha estante
Qual é seu livro favorito da vida? Fiquei curiosa.. rsrs
Eu empaquei no 1984, mas pretendo retomar

Amanda 26/04/2021minha estante
Hahahaha é a série Jogos Vorazes, além dos livros serem maravilhosos eu tenho uma relação afetiva, pq foi uma das primeiras séries que li

Nath.Brito 26/04/2021minha estante
Ahh sim.. eu li tbm mas não me prendeu muito.. mas é legal mesmo

TAI.... 25/08/2022

Mega leitura
Sempre ouvia resenhas referente a esse livro e perguntava se era tudo isso. E sim, é. Fui pega de surpresa pela história e não imagina que iria sentir tantas coisas lendo esse livro. Senti medo, angústia, raiva, impotência, enfim, foram muitas emoções. E essa é a grande magia dos livros, você conhece personagens e acaba sofrendo com eles. Esse livro entrou na lista dos meus favoritos.
Guilherme Rosa 25/08/2022minha estante
Essa sua resenha me deu vontade de ler esse livro! *-*

TAI.... 26/08/2022minha estante
Se tu gosta de uma distopia, tu vai curtir esse livro Gui.

Guilherme Rosa 26/08/2022minha estante
Eu estou aberto à todos os tipos e gêneros de livros rs Gosto é de uma boa leitura que cause emoções diversas! *-*

Emma 22/12/2021

U A U
Esse livro é UAU, a inteligência do autor para criar essa distopia foi UAU.

Vi algumas pessoas falando que acharam o livro arrastado em alguns momentos, mas fiquei imersa na história e no mundo agoniante que Orwell criou de tal forma que em nenhum segundo se tornou maçante para mim.

É tudo muito bem construído ao meu ver, um governo planejado com estratégias muito inteligentes e abomináveis. "1984" foi um dos primeiros livros "políticos" que li e acho que todos deveriam ler, principalmente os jovens para compreender o porque de o conhecimento ser importante, como uma sociedade ignorante é facilmente manipulada, como o ser humano pode ser odioso e como o poder pode ser destruidor nas mãos erradas.

É uma obra que assusta porque é atual e pode facilmente vir a acontecer.

Recomendo demaisssss, favoritei até pq me fez ficar interessada em política kkkkkkkkkk, é uma leitura que te acrescenta MUITO
Ana.Beatriz.14 22/12/2021minha estante
ficou traumatizada tbm?

Emma 22/12/2021minha estante
Levemente amg kkkkkkkkkkkk mas achei o final triste, toda aquela "luta" pra nada, foi triste

Ana.Beatriz.14 22/12/2021minha estante
SIM

ynha 01/07/2020

péssimo
nem consegui terminar de ler essa merda de propaganda anticomunista
@pedro.h1709 01/07/2020minha estante
Porque até um socialista sabe que isso não dá certo kk.
Na verdade, o livro questiona qualquer método de controle de informação e dominação, mas o que se pode fazer se a carapuça serve?

Brincadeiras a parte, respeito sua opinião... Você deve gostar mais dos livros do Da Matta, mas não são romances, são acadêmicos.

ynha 01/07/2020minha estante
George Orwell não era socialista, Pedro. No livro ele retrata o Grande irmão como Stalin mas pelo jeito você não percebeu, né? George não via a revolução russa como uma democracia operária, mas sim como totalitarismo. Não sei para você, Pedro, mas para mim esse não me parece o pensamento de um socialista?

@pedro.h1709 01/07/2020minha estante
Tudo bem, então. kkk

SaBCouto 15/05/2022

George Orwell né
Livro muito bem escrito, é uma distopia bem construída, bem rapido de ser lido.Não é um livro cansativo, apesar das reviravoltas e descobertas da personagem me fazerem tirar alguns momentos de pausa para refletir.
Acho que todo mundo lembra desse livro pelo Grande Irmão (Big Brother), mas esse é um dos pormenores desse livro. O poder de controle vai muito além do grande Irmão, vai muito além das teletelas, o controle acaba tão enraizado que o domínio é diretamente a sociedade tornando-se o mantenedora do sistema, da própria mentes das pessoas. Amigos denunciando amigos, familiares, crianças denunciando seus próprios pais. O homem se torna uma casca vazia de sentimentos, pensamentos, desejos...o Partido tem inúmeros corpos vazios para infectar com a própria ideologia.
Barroso 15/05/2022minha estante
Pretendo lê-lo também.

SaBCouto 15/05/2022minha estante
vale a leitura

Barroso 15/05/2022minha estante
Ótimo ?

Day! 26/04/2021minha estante
Eu fico feliz de saber que vc não gostou pq aí minha expectativa diminui akshsjhdkdjdj .. eu só li a revolução dos bichos dele .. e amei, mas todo mundo sempre fala mais de 1984.

Annie Bitencourt 26/04/2021minha estante
Independente do livro é sempre bom ir com expectativa zerada hahaha Aquela coisa do "do chão não passa" hahaha

Day! 30/04/2021minha estante
Super concordo hahahhahaha