1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Carolina.Viegas 05/03/2021

Genialmente desconfortável
Esse livro me pegou pelo incômodo. Li questionando e tendo certeza que inspirou o atual presidente do país... Negacionismo, terra plana, fakenews... difícil não se apavorar...
Nanda.Fagundes 06/03/2021minha estante
Agora fiquei com mais vontade de ler ??

Carolina.Viegas 06/03/2021minha estante
Vale muito a pena.

Nanda.Fagundes 07/03/2021minha estante
Está na minha meta do ano.

Mari Pereira 12/03/2021

Um clássico que já tinha lido há uns 15 anos e que resolvi reler agora para participar de um debate coletivo. Um ótimo livro, que a cada leitura ganha mais camadas... e essa edição está primorosa!
Robert125 12/03/2021minha estante
Você gostou das ilustrações? Eu achei meio cringe algumas.

Robert125 12/03/2021minha estante
Achei outras péssimas para serem vistas pelo Kindle. Sorte que li apenas 2 capítulos por essa edição.

Mari Pereira 12/03/2021minha estante
Ah, eu achei ok. Algumas gostei bastante, outras nem tanto... Mas a verdade é que não ligo muito ??

Vinicius Nathan 06/05/2020

Finalmente li esse clássico, apesar de escrito a uns bons anos, se mostra muito atual. O autor cria uma sociedade totalmente manipulada pelo estado, controlando o pensamento, a verdade, os fatos e o passado, tudo para obter o poder absosulto e somente isso. Uma crítica muito bem construída a regimes totalitários/ditadoriais.
Renata 06/05/2020minha estante
George Orwell sempre atual... li a Revolução dos Bichos e nunca esqueci desse livro

Vinicius Nathan 06/05/2020minha estante
Verdade, ótimo livro também.

Renata 06/05/2020minha estante
1984 não li ainda ... mas está na minha lista

Sofia 12/09/2021

O livro aborda um tema realmente muito importante, que te faz refletir sobre como muitas vezes somos manipulados, sobre a falta de pensamento próprio e alerta sobre coisas que precisamos mudar. Porém, o livro traz aquele tipo de leitura bem pesada, que não flui e não me agrada muito.
Henrique0 12/09/2021minha estante
Uma leitura pesada, verdade

Xinyu 12/09/2021minha estante
aborda como as pessoas são compactas?

Sofia 12/09/2021minha estante
nesse quesito ele cumpre totalmente sua função

Mariana.Oliveira 13/10/2021

me senti muito cult lendo esse livro viu?? o rumo que a história toma me surpreendeu bastante e principalmente o final do livro que foi totalmente diferente do que eu imaginava.... é um livro um pouquinho mais técnico por falar bastante de sociologia etc, porém o livro faz vc pensar em que tudo, TUDO é possível. de certa forma é até assustador.....
Isabela 13/10/2021minha estante
O mais louco que aconteceu comigo depois que li esse livro foi que toda notícia ou livro que eu lia sobre ditadura, era tudo a mesma fórmula. A questão de controlar o que as pessoas comem, fazem, sentem, falam... de inserir verdades que logicamente são falsas através do medo (exemplo recente: Afeganistão).

Isabela 13/10/2021minha estante
Me empolguei no comentário heheh

Mariana.Oliveira 13/10/2021minha estante
QUE LOUCOOOOOOOOOOO

Markarroni 10/07/2019

Mais assustador que muito livro de terror
Orwell, um ex-marxista intensamente desapontado com o rumo que o comunismo estava tomando, assistiu chocado quando a grande experiência soviética foi reduzida a um estado totalitário e repressivo igual a Itália fascista ou a Alemanha nazista. Ele percebeu que a ideologia em um estado autoritário é apenas uma distração, e que o ponto de controle é mais controle e mais tortura, o objetivo de todas essas ideologias fracassadas era moldar um mundo em que as pessoas não possuíssem autonomia.

Foi a partir dessas experiências e percepções, que ele nos presenteou com 1984. Imagine ter a sua vida controlada pelo Estado: trabalho, o que você come e bebe, com quem você se relaciona, suas conversas, seus pensamentos! A obra é sombria e visionária. Não sei se a intenção dele foi chocar. Tendo sido ou não, conseguiu.

A linguagem é modificada para reduzir a capacidade de comunicação, o passado é reescrito diariamente. Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado. Não há verdade real. A verdade é o que o Estado diz que é: preto é branco, 2 + 2 = 5. Mas aí você pergunta: “Como um governo assim consegue se manter de pé?”. A resposta é: através de tortura, intimidação, violência e lavagem cerebral.

No entanto, nem tudo são flores. Os personagens são desinteressantes e você só se preocupa com eles por causa da terrível situação a qual eles vivem. A crítica político-social é tão forte, que às vezes parece ser mais um ensaio do que um romance. Há também algumas pequenas falhas no enredo, porém, nada que diminua a engenhosidade orwelliana.

Qualquer que seja a atual encarnação do “Big Brother”, o objetivo é sempre o mesmo: uma nação de fanáticos, todos com o mesmo pensamento limitado e gritando os mesmos slogans.

site: https://www.instagram.com/leitor.nerd/
Victor Dantas 11/07/2019minha estante
Ótima resenha! Quero muito lê esse clássico, assim como A Revolução dos Bichos.

Markarroni 11/07/2019minha estante
Obrigado, Victor! Eu vou ler A Revolução dos Bichos agora na Maratona Literária de Inverno, do Geek Freak =D

Ricardo.Silvestre 26/03/2022minha estante
Que falhas no enredo são essas? Podes dar um exemplo?
Continuação de boas leituras.

LanNa 31/03/2021

Guerra é paz. Liberdade é escravidão. Ignorância é força.
1984 foi escrito por George Orwell em 1949 meses antes da sua morte. O cenário trás uma sociedade totalitarista, comandada pela figura do Grande Irmão, que controla toda a sociedade, incluindo a sabedoria, felicidade e virtude. Ele escuta e controla a massa através das Teletelas, TVs instaladas nas casas que monitora todas as atividades das pessoas (já viu algo parecido hoje em dia?) e propaga informações com o intuito de manipular a mente.

Acompanhamos a vida de Winston que trabalha no Ministério da Verdade e é responsável por redesenhar o passado. Sim, as informações são modificadas de acordo com o que o governo deseja. A verdade é mutável. Porém Winston começa a procurar a sua liberdade com atos de rebelião como iniciar um diário por exemplo.

1984 é uma leitura recomendada para todos. Talvez mais denso do que as leituras que estão acostumados, mas uma boa forma de sair da zona de conforto. É um livro difícil de falar em poucas palavras por que são muitos detalhes que aproximam demais da nossa realidade e eu gostaria de falar de todos eles.

Junto com Admirável Mundo Novo, Laranja Mecânica e fahrenheit 451, 1984 é base e/ou inspiração para muitas distopias atuais. Por isso para entender esse mundo distópico é importante passear por essas obras.

Qualquer semelhança com os nossos dias talvez não seja mera coincidência.
Reccanello 24/04/2021minha estante
Você precisa ler "Nós" de Evgeny Zamyatin.

LanNa 24/04/2021minha estante
Já li tbm, gosto demais desse tipo de leitura!

Reccanello 24/04/2021minha estante
Eu comentei sobre o "Nós" porque, em verdade, ele é a base para todas demais distopias (Huxley e Orwell parece que fizeram mais que só usar a obra como "inspiração"").

judelvaux 22/03/2021

o que eu achei? ????
Leiam. Esse livro é necessário. É um clássico que merece o título de clássico, de verdade. É assustador e esclarecedor demais ao mesmo tempo. Tirei meia estrela por motivos egoístas de achar o final tão desesperançoso que quebrou o coração.
Tiago.Boaventura 22/03/2021minha estante
Eu entendo o final desse livro como um alerta necessário. A situação que é ali retratada nos mostra um cenário que se chega a realidade não haverá mais como voltar atrás. Temos que agir antes que cheguemos a 1984, acredito que essa seja a maior mensagem que fica dessa obra. O final é realista, perturbador é necessário. Eu não mudaria nada nele.

judelvaux 22/03/2021minha estante
Não me entenda mal!! O final é a verdade, concordo com tudo que você disse, foi por puro egoísmo de me iludir sobre um final positivo numa obra tão realista. Corretíssimo.

Tiago.Boaventura 22/03/2021minha estante
Eu também fiquei indignado assim que terminei de ler. De fato não esperava aquilo, porém, passado um tempo da finalização da leitura, comecei a entender aquele final com menos indignação e mais resiliência. Me falta agora ler os Revolução dos bichos.

bearittz 12/10/2021

Essencial
Tudo que eu tenho pra dizer é: leiam!
Esse livro é magnífico, essencial pra (des)entender a mente humana.
Orwell era um cara de inteligência sem tamanho, e isso fica bem notório durante o livro. Além disso, ele escreve muito bem; em vários momentos senti exatamente o que o personagem sentia, até mesmo os sentimentos que não desejei sentir.
É uma leitura melancólica e, na minha opinião, demorada, mas que é compensada imensamente no final.

Em adição, notamos reflexões muito interessantes sobre o passado, presente e futuro, sobre a realidade a nossa volta, sobre guerra, sobre ódio, sobre opressão e poder, sobre amor e traição e etc.

"Você se dá conta de que o passado, a partir de ontem, foi abolido? [...] A história se interrompeu. Nada existe além de um presente interminável no qual o Partido sempre tem razão."

"Mas eu lhe garanto, Winston, a realidade não é externa. A realidade existe na mente humana e em nenhum outro lugar."

Únicas ressalvas:

? o livro fica meio chato em algumas partes, quase arrastado.
? a única personagem feminina de destaque é mal retratada. É várias vezes descrita como jovial, forte, sexy etc. Por outro lado, sempre que Winston fala sobre assuntos mais "intelectuais", ela perde o interesse quase instantaneamente.
heitorbarbozx 12/10/2021minha estante
4,5 é uma ova

bearittz 12/10/2021minha estante
te mete na tua vida

heitorbarbozx 12/10/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKKK

Laura 28/03/2021

valeu a pena
a história em si pode ser parada na opinião de alguns, mas eu gostei e fiquei simplesmente fascinada com a distopia criada no livro. Depois que terminei parei pra pensar em um mundo se fosse assim, com limitação de palavras e pensamentos, que são o que temos de mais privado e intimo. Enfim, leiam, é um clássico e vale a pena.
Rike 28/03/2021minha estante
No meu caso, parei pra pensar que o mundo tem um tanto de 1984. :)

Laura 30/03/2021minha estante
sim!!! muitas coisas são super atuais e chega a incomodar quando percebemos que se assemelham ao livro, que aparentemente é algo tao distante de acontecer

Rike 30/03/2021minha estante
"aparentemente é algo tão distante de acontecer"
Foi o que pensei também
Às vezes isso que trazia pra o lado ficção e fazia pensar em casos que se encaixam na nossa realidade
O real se aproximando do exagero
Daí vinha o medo :/

Edu Freiberger 05/10/2021

Um ótimo livro para ler e repensar
Livro distópico escrito em 1948, mas que poderia ser ambientado e escrito em um Brasil atual. São organizações, torturas e intimidações numa espécie de realização da ?política do inimigo?. Boa dinâmica, bons personagens e ótimo enredo.
Evy 05/10/2021minha estante
pq essa nota se vc só falou bem?

Edu Freiberger 13/10/2021minha estante
Na minha classificação, um livro ótimo fica com 4. 4,5 e 5 são para livros que de alguma forma eu considero espetacular.

Evy 13/10/2021minha estante
Entendiii

Renan.Menchik 23/08/2021

O "GRANDE IRMÃO" ESTÁ DE OLHO EM VOCÊ!
"1984" é um clássico absoluto, poderoso e envolvente. Somos apresentados a uma sociedade vítima de um regime absolutista, o qual tem a figura do "Grande Irmão" como chefe supremo e conta com uma forte vigilância aos indivíduos, os quais são submetidos a profundas renúncias em nome do Partido e do "coletivismo".

Vivemos e sentimos, junto com Winston (personagem principal) irresignação, revolta, angústia, medo, amor, esperança e desespero, sim, sem exageros, a estória irá lhe imergir em uma trama surpreendente, conheceremos as entranhas de um sistema absolutista, teremos os mais diversos sentimentos pelo Grande Irmão.

George Orewell é implacável, difícil explicar o poder de suas narrativas e o equilíbrio em não esgotar o leitor, vou enaltecer alguns pontos:

AMBIENTAÇÃO:

Sem dúvidas foi um dos pontos que mais me chamou atenção, o fato de você se sentir vivendo dentro daquela sociedade, sentir a degradação dos ambientes, sentir o que é entrar nas casas, prédios, lojas, sentir a escassez dos produtos e serviços, sentir a saúde refletindo esse meio... Sentir-se espionado ao caminhar na rua com Winston, as cantigas cantadas por alguns civis, as roupas, as aparências, os eventos sociais, tudo é tão bem construído.

O PERSONAGEM PRINCIPAL

Winston é tão bem desenvolvido, a maneira como ele é inserido nesse enredo é próximo ao perfeito, ele retrata perfeitamente um indivíduo que vive na ambientação social que mencionei acima, desde sua aparência até seu jeito de agir.
É um personagem profundo, com inúmeras camadas, forjado em um contexto sombrio.
Orewell explica tão bem os sentimentos de Winston, os pensamentos dele pelo Partido e seus ministérios, tudo é tão bem apresentado que você se sente como parte de tudo isso.

O PARTIDO, O GRANDE IRMÃO

O partido, os ministérios, a hipocrisia nominal, a polícia das ideias, o dublipensamento, UAU, Orewell te mergulha em um totalitarismo convincente, as filosofias aplicadas, a razão das coisas, tudo é intenso e difícil de resenhar.
O Grande Irmão é a figura que representa o Partido, apesar de nunca ser visto em público, mas ao mesmo tempo todos o vêem o tempo inteiro, mas o mais importante, ELE SEMPRE ESTÁ DE OLHO EM VOCÊ ! Essa é a premissa base do Partido, o coletivismo, você nunca estará sozinho, e acredite, quando digo nunca é NUNCA!
O Partido quer controlar não só o que você faz, isso seria pouco, ele quer controlar o que você PENSA!
"Liberdade é Escravidão", um dos lemas.
Tudo é muito mais profundo do que eu vou poder resenhar aqui, esse livro, o Partido, o Grande Irmão não são uma "piscina", são um "oceano", mergulha de cabeça que vc não vai achar o fundo !

CONCLUSÃO

1984 é tão denso, tão complexo, tão profundo, que me senti uma formiga tentando resenha-lo, me limitei a instigar sua curiosidade, pois a experiência que ele proporciona não pode ser explicada, li várias resenhas antes e nada me preparou para o que eu encontrei!

NOTA MÁXIMA !
Wes 23/08/2021minha estante
Resenha perfeita! ??

Brujo 23/08/2021minha estante
Uma das melhores análises de 1984 que já li !!!!

Renan.Menchik 23/08/2021minha estante
Muito obrigado ! Que livraço !

Kaioohhh 04/08/2021

"Liberdade é você poder falar que 2+2=4"
Esse livro traz uma reflexão bem detalhada e forte sobre como um regime totalitário afeta toda a sociedade. A história de Winston é bastante interessante pois traz esse pensamento contra o sistema, onde o simples ato de pensar se configura como crime, e as suas consequências. Esse livro traz reflexões sobre fake news, manipulação da imagem, tortura, invasão de privacidade, entre outros assuntos que precisam ser debatidos. Leiam esse livro simplesmente atual pois traz ideias sobre como o poder muda e acaba com a vida das pessoas.
livros.dalua 08/08/2021minha estante
to doida pra ler! li A revolução dos bichos e amei

Kaioohhh 08/08/2021minha estante
Leia porque é muito bommm

livros.dalua 08/08/2021minha estante
???

Lucas.Santos 05/07/2021

Uma leitura que fiz até com um pouco de raiva por pensar no tanto de gente tirando interpretação do c* desse livro em pleno 2021. Enfim, que livrão! Acho que o normal é sair dessa leitura um pouco pra baixo e com raiva, mas isso só adiciona ao livro. Sou fã número 1 da novafala como elemento no livro. Acho muita massa como ele consegue traduzir políticas e ideais em uma coisa concreta como a criação de um novo idioma. A parte três desse livro é de destruir qualquer um.
Soph 05/07/2021minha estante
Eu ate hj nao sei do q esse livro e tbm revolucao dos bichos se trata kkkk alguem explica?

Lucas.Santos 05/07/2021minha estante
Kkkkk revolução dos bichos é uma alegoria direta a revolução russa. 1984 é uma crítica ao stalinismo e a governos totalitários em geral.

Soph 05/07/2021minha estante
Aaaaaa entendiiii, obg por explicar

Alexia 18/07/2021

Eu tinha uma expectativa para esse livro é a realidade se mostrou completamente diferente, hahah. Foi uma surpresa muito boa, entendi a intenção do autor ao escrever 1984 e amei o resultado! Recomendo muito a leitura.
Sté 18/07/2021minha estante
Quase comprei ele hoje...

Brandajulise 18/07/2021minha estante
Não sei não, tentei ler a revolução de animais e não consegui passar da primeira página
Ficou chatoooooooo?

Cá Schmidt 18/07/2021minha estante
Será minha próxima leitura.