1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

psraissafreire 07/03/2021

Sempre prezemos por nossa liberdade
E aí, galera? Voltei e foi com um livro sensacional pra recomendar aqui. "1984"
é um clássico do gênero distópico que sempre tive curiosidade de ler por conta da premissa. Então vamos lá.

Winston Smith é um cara que vive em uma sociedade onde a liberdade é algo praticamente inexistente. Vigiadas por algo chamado "teletela", as pessoas são ouvidas e vistas o tempo todo pelo Partido, que implanta um regime totalitário em nome do Grande Irmão. Até que nosso protagonista começa a escrever um diário e conhece uma mulher que vai mudar (de forma literal) a sua vida.

Com certeza esse livro virou um favorito para mim. Ele tem tudo que eu gosto: personagens fortes, críticas políticas e premissa curiosa. Imagine só sua liberdade ser reduzida a nada, simplesmente porque um governo corrupto e totalmente cruel quer ter em mãos o poder; isso é visto de forma arrasadora e agoniante nesta obra. A maneira como Orwell me mostrou o como essa realidade pode estar mais próxima do que imaginamos me deixou totalmente sem ar e assustada.

Não é uma leitura que agradará a todos os gostos, já que é algo bem mais descritivo e político. Porém, se você gosta de coisas que te farão refletir sobre seu presente, leia esse livro.

"Quem controla o passado, controla o futuro; quem controla o presente, controla o passado."

"Ainda nos encontraremos no lugar onde não dá escuridão."

PS: sim, separei mais de uma frase e ainda queria colocar mais.. Impacto atrás de impacto!
theauroradunne 07/03/2021minha estante
Sempre tive muita curiosidade de ler esse livro, amei a resenha!

psraissafreire 07/03/2021minha estante
AAAAA fico muito feliz por ter gostado! Leia esse livro, sério: pra mim, é genial!

Gaby 07/03/2021minha estante
Gente, que resenha maravilhosa, até me deu vontade de ler, já adicionei na minha lista de leituras!

psraissafreire 07/03/2021minha estante
Aaaaaaa obrigada pelo elogio, significa MUITO! Leia, vale muito a pena

Helena.Merces 07/03/2021minha estante
a resenha só fez me deixar com mais vontade ainda de ler! Ja quero.

psraissafreire 07/03/2021minha estante
AAAAA fico muito feliz em saber, Lena! Se for ler, já quero acompanhar sua experiência ;)

carmesiabooks 19/06/2020

???
Péssimo, chato e com diálogos pobres.
Li forçado pois queria saber o fim. Decepcionante.
Tatta 19/06/2020minha estante
morra

Lais544 19/06/2020minha estante
Poxa, tinha expectativas boas em relação a este... Ainda bem que vi tua resenha!

Dhany.Reis 19/06/2020minha estante
Humm?

Tatta 19/06/2020minha estante
brincadeira rsrsrs é um livro bem de pegada acadêmica mesmo.... se você quiser dar uma nova chance ao autor leia Revolução dos Bichos! p mim, é um livro de ler em 1 dia, de uma leitura bem mais agradável.
juro que você vai se surpreender!

Lais544 19/06/2020minha estante
SIM, A REVOLUÇÃO DOS BICHOS, é um livro incrível!

carmesiabooks 19/06/2020minha estante
Tenho Rev dos Bichos tbm, pretendo ler um dia.

LAia.Mariah 11/09/2023

Chato demais, porém necessário
Uma leitura muito chata e demorada, mas totalmente necessária, mt atormentador e com certeza não é gostosa, mas a escrita é extremamente importante e detalhada, aconselho
Suelen.Lelis 11/09/2023minha estante

fã ou hater

kcbastos 11/09/2023minha estante
Ler ou não ler hahahah

Maria14966 12/09/2023minha estante
comecei a ler hj!!! vamos ver no que da

Leonardo914 27/07/2023minha estante
Sim realmente, o fato que ele pensava em matar ela e depois se transformar em paixão dava um calor no coração ver o relacionamento dos dois, vc descreveu certo, foi um soco no estômago quando foram pegos, e é sinistro e implacável o sistema totalitário que conseguiu que eles traissem um ao outro. O mais triste saber que esse sistema é real, estamos caminhando pro mesmo desfecho totalitário.

rikelmy 27/07/2023minha estante
não acredito que um ditadura Comunista/Socialista mundial seja uma realidade, pelo menos acredito que não viverei à ver isso, já que o George Orwell foi financiado pelo CIA para promover essa ideia anti-comunista. Sobre seu livro eu realmente esperava um final melhor, ele nos dar esperança que o Smith e Julia fossem realmente ter êxito em sua tarefa mas quando percebemos que eles estão sendo observado a cada passo antes mesmo de entrarem na irmandade, ele nos faz de bobo. E toda tortura e mudança de pensamento é realmente um aviso a realidade, como ele disse aquele sistema só prosperou porquê desde o seu começo eles admitiram ser uma ditadura e que o poder requer mais poder. A pior parte daquela leitura foi ver o reencontro dos dois e ver como se transformaram em dois estranhos.

Leonardo914 01/08/2023minha estante
George orwell, era assumidamente socialista porém tinha uma visão apaixonada de igualdade no socialismo que sabemos que nunca irá acontecer, talvez ele tinha essa ilusão por ter lutado na guerra civil espanhola, se ele tinha conchavo com a Cia não dá pra saber, mas lendo as obras dele da pra indentificar que ele criticava tanto o comunista quanto o capitalista, mas na verdade desconfio que o que ele escreveu possa ser uma forma velada de ensinar como instalar uma ditadura de forma eficiente, com uma máscara de críticas e história lúdicas.

rikelmy 10/08/2023minha estante
desculpa a demora para ter responder. mano, no livro ele fala que uma ditadura é instalada pelos médios que se tornam os altos e consequentemente os baixos sempre continuam sendo os baixos, acredito que o livro de Orwell é realmente um crítica já que é escrita para o público em geral (os baixos), então ao meu ver o livro é um alerta que como ele próprio diz uma ditadura necessita de poder e o Socing só deu certo porquê eles exploraram aquilo, mas seja qual realmente seja sua verdadeira intenção para mim o livro me ajudou bastante a ter noção do que um governo autoritário pode fazer e como nunca devemos ser conveniente com tudo de um governo, já que a liberdade de oposição deve ser o princípio de uma nação.

Leonardo914 11/08/2023minha estante
É isso aí ?

Marcos 12/06/2023

Ótimo livro, mas não foi pra mim?
É um livro que não só remete à atualidade mas como toda a história da humanidade. Houveram várias e várias tentativas onde o governo controlava toda a população, e infelizmente isso ainda pode ocorrer mais vezes no futuro. Pego como exemplo a orda de ignorantes que se aliaram ao Bolsonaro, são como os espiões amadores em 1984, como se fossem heróis ou algo do tipo. O livro nos deixa agoniados com o cenário construído por George Orwell, nos fazendo questionar sobre o hoje e como esse livro se aplica à diversas coisas.

Winston era curioso no que se diz respeito ao direito da informação, mas infelizmente confiava em pessoas erradas levando ao destino final do livro.
Por mais que eu tenha ciência de tudo o que foi descrito aqui, e tenha consciência que é um livro impecável no que se propôs, não foi totalmente do meu agrado. Achei a escrita muito arrastada, o meu livro estava dividido em 3 partes e a primeira foi uma luta para terminar. Eu fiquei com tédio em várias cenas e em outras era fácil se perder nos vários pensamentos de Winston.
Talvez eu tenha lido em uma hora ruim? Talvez, mas é um livro que reconheço que é ótimo, mas que infelizmente não foi para mim. Não releria por alguns anos e só faria se tivesse alguma obrigação que necessitasse disso. No mais ver, estou ansioso ainda assim para ler outros do autor.
A edição da Antofágica é impecável e isso
facilitou muito a minha leitura.
Mark 15/06/2023minha estante
Ele pode não ser o melhor livro do mundo, mas ainda assim consegui extrair algumas reflexões dele

Marcos 15/06/2023minha estante
simm, eu absorvi mt sobre tudo, acho genial tudo o que ele escreveu e como isso impacta ainda assim nos dias de hoje, só não achei mt pra mim, talvez eu goste mais dos outros livros dele (que eu pretendo ler em breve)

Mark 16/06/2023minha estante
Eu os li esse ano... havia comprado há 500 anos um box na amazon e sempre deixava pra depois a leitura, mas esse ano comecei com "A revolução dos bichos", gostei e li os demais.

A escrita dele é boa, acho interessante o modo como ele consegue passar as emoções de cada personagem sem muito arrudeio desnecessário, mas confesso que em alguns momentos ainda achei a narrativa meio "lerdinha".

Marcos 16/06/2023minha estante
sim alguns momentos é lento acho que isso que não me agradou, mas estou bem ansioso pra revolução dos bichos

Mark 17/06/2023minha estante
A revolução dos bichos eu achei muito bom de ler. Acredito que vc vai sentir que ela é bem rápida, pois eu lia que nem sentia as páginas virando haha

Shay.Weiss 22/11/2022

"O partido busca o poder inteiramente para seu próprio bem. Nós não estamos interessados no bem dos outros; estamos interessados unicamente no poder. Não é a riqueza ou luxo, vida longa ou felicidade: apenas poder, puro poder".

O livro é muito impactante em algumas falas e, também, é muito denso.
Snow4 22/11/2022minha estante
É tão bom quanto dizem ?
Está na minha estante faz 2 anos

Shay.Weiss 23/11/2022minha estante
Eu amei demais, vale a pena ler. Na minha opinião, o livro faz jus a fama que leva

Snow4 23/11/2022minha estante
Então acho q vai ser o próximo que vou ler kkkk

Paola 20/12/2023minha estante
Nossa esse daí é muito bom

Shay.Weiss 20/12/2023minha estante
Eu amei também esse

Barbara 11/11/2022

1984 é muito bem escrito e ensina pra gente que a democracia é o melhor sistema que existe. Ditaduras são abomináveis e esse livro conta isso de um jeito bem massa. Demorei muito pra ler porque o livro é meio parado também no início, mas a partir da parte 2 fica bem interessante.
(Editei a resenha de antes depois de fazer uma pesquisa aqui e descobrir que eu tava errada na primeira vez que escrevi.)
Leticia2185 11/11/2022minha estante
orwell era socialista, na verdade ?

Barbara 13/11/2022minha estante
não dá pra te responder diretamente, Letícia! mas na real você tem razão :)
eu li a revolução dos bichos e logo depois 1984 e ele me soou muito anticomunista, liberal. mas dei uma lida em outras coisas e você tem razão! obrigada ?

Leticia2185 24/11/2022minha estante
kkkkkkkk por nada!! na real, ele criticava sim o comunismo e tals pq ele odiava o modelo comunista da urss (ele passou esses dois livros inteiros descrevendo o regime na época) mas ele ainda assim acreditava nos ideias socialistas - só desprezava a forma como foi/era imposto na união soviética. em tese, se vc for pensar, os pensamentos dele se assemelhavam muito aos de liberais e conservadores, mas no sentido de todos eles não gostarem do teor autoritário da comuna soviética.

é por isso q eu n consigo ?rotular? uma posição política por meros adjetivos generalizantes. podemos encontrar muitas coisas q concordamos em pessoas q apoiam vertentes completamente opostas. não é à toa q existe a possibilidade de união de polos distintos em função de um ?inimigo comum?, seja qual for.
no fim, orwell é um autor fenomenal, e o sujeito principal quando pensamos em distopias. -e com completo merecimento-

gostasse da leitura?
bjão p ti!!??

Barbara 27/11/2022minha estante
eu gostei muito! achei meio parada no começo mas depois fica muito interessante. consegui perceber tudo isso que cê falou mesmo, mas só li essas duas coisas dele por enquanto. pensando em distopia eu li mais coisa do phillip k dick.
de qualquer forma muito obrigada por me ensinar tudo isso! ?

Leticia2185 30/11/2022minha estante
por nada, mô! simmm, começa mais devagar e dps fica muito bomm! e vc já leu o senhor das moscas? é uma boa alternativa dps dos livros do orwell, e é distopia tbm

Mariana 20/06/2022

Luta
Foi uma luta ler esse livro, abandonei por 4 vezes e por fim me disciplinei para terminar a leitura.

Não achei a leitura fluída, teve momentos que estava maçante demais, mudei a te a editora pra ver se fluía melhor, mas foi na força mesmo que terminei.

A sensação de que ele foi escrito nesses dias é imensa, porque é bem o que o mundo vive, as guerras, o controle, a escassez, tudo em nome do poder, é o que vemos tanto no Brasil como bom restante do mundo. O partido que controlava tudo, até a natureza, afffeeee. Os trabalhadores do partido e a prole, é nossa realidade mesmo. Lados opostos.

Amei demais Winston, vibrei por sua força em lutar pela verdade. Julia foi guerreira demais também. Eu torci por outro final, mas fiquei feliz porque ele manteve-se o mesmo, apesar dos devaneios finais, mas era ele crendo que todo aquele poder e toda a influência não era para um bem maior, apenas para o poder.

Vale muito a leitura, mas é maçante em

vários momentos. Enfim lido!!
Edson 20/06/2022minha estante
????????

Edson 20/06/2022minha estante
Também pensei num final feliz entre os dois kkkk

Mariana 21/06/2022minha estante
Eu fiquei esperando, qualquer final feliz ahahah. Pelo menos o partido se lascando... Mas enfim...

Marcos Gabriel 22/06/2022minha estante
Esse livro trás tantas reflexões sobre o mundo o qual vivemos atualmente. Tantas coisas que já acontecem e a massa humana não tem conhecimento para mudar a situação e nem poder. O q resta aos despertos do sistema corrupto e nefasto ao meu ver são duas opções primordiais; se distanciar e ser o mais autosuficiente possível ou engolir a seco e continuar por vontade própria ou não, nessa vida, sociedade etc... onde o futuro é a destruição d valores, princípios, conhecimento, cultura e história.

Mariana 23/06/2022minha estante
Marcos, parece que foi escrito no nosso tempo. Uma pena que tudo continue igual e nós continuamos como "Partido" de olho em nós. Se formos fortes e nos unirmos, derrubamos esse sistema... Mas...

_eduardovalares 06/06/2022

É bom e também não é: culpa da sociedade
Este livro teve um início interessante, uma fase intermediária tediosa e um desfecho repleto de surpresas.

Embora seja amplamente discutido, questiono se realmente merece toda a atenção que recebe. A manipulação dentro da sociedade retratada é extremamente abusiva, levando as pessoas a adotarem ideologias vazias que não as conduzem a lugar algum. A vida no universo criado por George Orwell é retratada como miserável e limitada.

O início do livro foi bem explicativo, despertando a curiosidade do leitor para o mundo criado pelo autor, mas a segunda parte acabou se tornando desanimadora. O protagonista passa mais tempo pensando do que agindo, lamentando situações que não ocorreram, o que acabou por perder o encanto da obra. Demorei meses para continuar e forcei a leitura em boa parte do tempo.

No entanto, a terceira parte do livro ressurgiu das cinzas, renovando minhas esperanças com um pouco mais de ação. A afirmação de que o livro inspirou o Big Brother Brasil (BBB) é exagerada. Embora o monitoramento tenha algum paralelo, comparar a manipulação distrativa de um programa de televisão com esta obra é um exagero.

Não recomendo o livro para aqueles que não apreciam ficção científica e distopia.
Martins 20/01/2024minha estante
Concordo com a sua resenha, caro amigo. Com exceção da tese do BBB não ter sido inspirado na obra de George, e também com relação ao fato do personagem principal "pensar mais do que agir". Independentemente do BBB ter sido ou não ter sido inspirado na distopia de Orwell, há muitas coincidências, e acredito que a narrativa perde um pouco do ritmo pq o autor está mais preocupado em deixar claro a real mensagem da distopia, é uma obra-prima que reforça a importância do pensamento e da liberdade de expressão.

Martins 20/01/2024minha estante
A ação demora muito pra acontecer. Mas... cá entre nós... o desfecho com os últimos trechos é de explodir cabeças!

_eduardovalares 29/01/2024minha estante
Sim, exatamente. Vale ressaltar que, devido a nossa bagagem e conhecimento, a interpretação que o autor deixou para que os leitores entendesse seu ponto de vista muda muito de acordo com a maneira como cada individuo enxergar o mundo hahaha

_eduardovalares 29/01/2024minha estante
Sim, exatamente. Vale ressaltar que, devido a nossa bagagem e conhecimento, a interpretação que o autor deixou para que os leitores entendesse seu ponto de vista muda muito de acordo com a maneira como cada individuo enxerga o mundo hahaha

Jonathan 13/03/2024minha estante
Um dos meus títulos favoritos, bela resenha!

dani 01/03/2022

De olho no Grande Irmão
Uma leitura temida, porém muito aguardada. Depois de ler "1984", posso comparar a experiência a uma volta em uma montanha-russa. Teve seus pontos altos e baixos, e aqueles momentos que nos fazem fechar os olhos de pavor.

Falando em olhos, esse é um elemento crucial que aparece de diferentes maneiras ao longo da obra. Olhos onipresentes que vigiam mesmo dentro de casa, durante o sono. Olhares furtivos que parecem denotar cumplicidade entre rebeldes e inconformados. Olhos que encontram no espelho um ser desprovido de qualquer vestígio de humanidade. O olhar vazio de quem foi abatido pelo sistema opressivo...

Mudando um pouco o foco do conteúdo para a forma, diria que o ritmo da narrativa chega a ser truncado e não muito palatável ou estético literariamente. A leitura se torna bastante arrastada em alguns trechos. Talvez essa "aspereza" combine com os temas tratados e até potencialize o conteúdo.

A intenção de Orwell era que a narrativa fosse um alerta, não uma profecia do futuro global. Porém diante dos acontecimentos atuais, é impossível não ficar com a sensação que "1984" paira sobre nós. É necessário acreditar que ainda há uma saída. O conhecimento e a resistência são os antídotos que temos contra a ignorância e a tirania.

Certamente "1984" continuará sendo uma obra revolucionária e continuará transmitindo mensagens relevantes por um futuro longínquo. Uma das mensagens que Orwell passa nas entrelinhas é: Se os olhos têm a função de vigiar e punir, agora chegou o momento da situação ser revertida. É hora de ficar de olho no Grande Irmão.
Marlon 02/03/2022minha estante
Eu acho que um livro nos ganha no primeiro parágrafo. É o caso desse aqui. Pretendo relê-lo por esses dias.
"A leitura se torna bastante arrastada em alguns trechos. Talvez essa "aspereza" combine com os temas tratados e até potencialize o conteúdo"; precisava que alguém me dissesse isso, pois não estava sabendo como fazê-lo. Muito obrigado, moça, adorei sua resenha. Tenha uma boa noite.

Cleber 02/03/2022minha estante
Adorei a resenha! Se você gosta de hqs de uma olhada na adaptação do Fido Nesti, ficou muito boa, ouso dizer que ficou até melhor por conta do elemento visual.

dani 02/03/2022minha estante
Obrigada, Marlon! Boa releitura!

dani 02/03/2022minha estante
Agradeço pela recomendação, Cleber! Vou procurar.

Marlon 02/03/2022minha estante
Imagina! Obrigado, eu. Sua resenha tá top, viu, super afiadinha. Uma boa noite pra vc, Dani.

André Lucena 22/01/2022

Muita enrolação, pouca empolgação... E uma pitada de tortura
Basicamente é isso. Estava esperando muito mais do livro, por ser tão bem falado e ser considerado um dos maiores clássicos do século XX, mas confesso que me decepcionei bastante. O livro é dividido em três parte, a primeira é tão desinteressante que quase me fez abandonar a leitura, na segunda parte o livro se torna um apenas um romance bem sem graça, e na terceira, que deveria ser a mais interessante (e realmente é), o livro relata de formas bem chocantes formas de tortura e manipulação do pensamento e expressa bem como é viver sob um regime totalitarista.

Não sei se o livro me decepcionou tanto por ter sido lido depois de ler outras distopias extremamente mais bem elaboradas, como "Admirável Mundo Novo", do Audous Huxley; "Cântico", da Ayn Rand; "Fahrenheit 451", do Ray Bradbury e até o "Nós", do Ievguêni Zamíatin (que gostei menos que os três anteriores, mas que mesmo assim, foi mais interessante que "1984"). O fato é que toda a leitura, do começo ao fim, me deixou com o questionamento "por que este livro aqui é considerado um clássico?". Entendo que na época que ele foi publicado originalmente, no ano de 1949, o George Orwell foi bastante visionário e ousado para a época, o falecimento do autor pouco depois do seu lançamento também fez crescer a popularidade do seu livro, mas ainda assim, não consegui entender o porquê dele ser considerado tão clássico.

A premissa da história e sinopse dão a impressão de que o livro será alucinante, mas o autor peca demais em excessivamente encher o leitor de informações desnecessárias sobre a guerra que é contada no livro, vai e volta para o mesmo tema e com isso, lá se vão mais 10 ou 15 páginas. Cansativo, tedioso...

O que mais me intrigou de forma negativa foi o fato do autor, mesmo se esforçando para contar como o mundo todo (no caso, a Oceânia) era vigiado o tempo todo, em todo e qualquer lugar, mas parece que o mundo narrado pelo Orwell gira em torno do Winston Smith, de maneira conveniente para o desenrolar da história, porém que deixa muitas pontas soltas e questionamentos (sem resposta) para leitores mais intrigados.

[ALERTA DE SPOILER ABAIXO] ??
(Prossiga apenas se você já leu este livro)

O Sr. Charrington, dono da lojinha que vendeu o diário para o Winston e depois alugou o seu quarto para que ele se encontrasse com a Julia, depois que se apresentou como um membro da Polícia das Ideias (com a aparência 30 anos mais jovem), teve seu arco totalmente jogado no lixo, pois ficou claro que o propósito de vida dele era preparar uma armadilha para o Winston ser capturado, só isso, apenas isso. Dia e noite interpretando um personagem velho, dentro de uma lojinha, vendendo bugigangas, apenas para capturar o Winston (que só voltou à loja por acaso). Conveniência narrativa que me incomoda demais.

Enfim... Eu respeito quem considera o livro uma obra-prima, ele realmente é impactante em alguns trechos, porém, na minha opinião, as partes interessantes não anulam todo restante do livro. Gostei muito mais de "A Revolução dos Bichos", que também deixou pontas soltas e situações sem explicação (deve ser uma característica do autor), mas por ter sido mais curto, não permitiu que o Orwell enrolasse demais na história.
dilua 22/01/2022minha estante
Concordo com a maioria das suas observações, e a terceira parte foi a minha preferida, a única que eu li por interesse. Tbm gostei bem mais de revolução dos bichos, até agora meu preferido do autor. Achei o romance com Julia meio "estranho", não foi algo que se encaixou bem na minha mente.
Mas é isso, um clássico é um clássico, gostando nós ou não.

André Lucena 22/01/2022minha estante
Exatamente, Klara. O fato do livro não ter nos agradado não diminui em nada a importância histórica dele, mas, opiniões existem para serem dadas, não é? ?
Fico feliz (e aliviado) por seu comentário, por saber que eu não sou a única pessoa no mundo que ousou não achar "isso tudo" deste livro.

Obrigado por comentar.

22/01/2022minha estante
Tá na minha lista pra ler! ??

André Lucena 23/01/2022minha estante
Eu recomendo a leitura, Denyse. Você pode ter uma perspectiva e uma experiência diferente da que eu tive com a leitura. Eu espero que você goste quando tiver a oportunidade de ler. ??
Vou acompanhar por aqui.

Dea 24/01/2022minha estante
Eu gosto muito dele pelo que carrega de mais fascista: não adianta apenas obedecer. Omitir palavras, aglutiná-las, é uma ?excelente? tática de alienação.
Fahrenheit, gosto da proposta e não dá estrutura da narrativa.

Bia 16/10/2021

Chocante... E maravilhoso
Este livro requer uma bem estar emocional para ser lido, foi o que percebi durante a leitura. Quando estava querendo devorar essas páginas, não estava muito bem, então me arrastei na leitura, porque era muita coisa ruim acontecendo a o mesmo tempo.
1984 é um livro excelente e genial, sem sombra de dúvidas, e apesar de existir um tempo desde a sua publicação, ele continua sendo completamente atual. A saga de Winston pelos domínios do Grande Irmão são de dar medo e o final da obra então... É de arrepiar e acabar com sua esperança. Nele temos um exemplo claro que não queremos para a nossa sociedade e ao mesmo tempo percebemos os perigos de regimes totalitários, que suprimem a liberdade, o pensar e até mesmo o amor.
Vale a pena ser lido, mas vá com um estado de espírito bom, porque a leitura vai te deixar horrorizado e cansado.

site: https://caleidoscopiioliterario.blogspot.com/2021/10/1984.html
Pedro 16/10/2021minha estante
Uma das minhas próximas leituras.
E parabéns por mais uma excelente resenha!

Bia 16/10/2021minha estante
Obrigada, Pedro! Esse livro é ótimo. Da vontade de não parar de ler, ao mesmo tempo em que você não aguenta mais tanta informação! Kkk

Pedro 16/10/2021minha estante
Isso também aconteceu comigo quando eu li A Revolução dos Bichos. Eu tive que me segurar para não ler de uma vez. A história era tão boa que eu queria digeri-la aos poucos.
Pelo que você falou, acho que também irei me deliciar com 1984. Já estou ansioso. ?

Bia 16/10/2021minha estante
Acredito que vá gostar muito, mas 1984 talvez não seja um livro que de para ler todo de uma vez, porque da muita agonia e desespero, tem que ser em pequenas doses, mesmo que a vontade seja começar e terminar no mesmo dia!

Pedro 16/10/2021minha estante
Eu sou como você, Bia, pois eu também prefiro ler aos poucos, sem pressa. Eu entendo as pessoas que devoram livros, mas eu acho que isso compromete o entendimento do conteúdo.

shelukessonarry 01/07/2021

Veio ai
Veio tanto aí, que eu estou sem chão, parece que um trator me atropelou e eu não sei o que rolou, eu ainda não consigo processar

Eu tenho uma história maluca com esse livro: eu o abandonei em 2019 e desde então muitas pessoas ficaram extremamente revoltadas com o fato de que eu tinha abandonado esse livro. Mas, dois anos depois, eu finalmente li e eu percebi como o universo se ajeitou pra que esse livro viesse no momento certo. Eu tentei ler ele pra uma aula da faculdade, no início do segundo ano. Não me conectei e o devolvi pra minha amiga. Desde então, pensei em tentar de novo, mas nunca investi. Me apaixonei por clássicos na segunda metade de 2019, retomei o hábito de leitura em 2020 e li Fahrenheit 451, um favorito de sci-fi que me provou que clássicos não são difíceis e aí, veio o momento do universo dar um empurrãozinho. Num dia a tarde, durante a semana, resolvi ver uma live de leitura (eu nunca via naquele horário), e me deparei com uma promoção de livro grátis da Antofágica: 1984. Peguei, prometi ler e meses depois uma amiga me convidou pra uma LC.

O 5 estrelas veio depois de quase formada, tendo estudado tudo que o livro fala (estudo humanas), num periodo conturbado da política do país e lido numa edição que foi publicada durante a pandemia.

Enfim, depois de toda essa história que eu acho importante contar: esse livro sempre vai ser atual, e sempre vai ser sobre o passado e o futuro. Eu senti tudo do agora refletido ali e eu também consegui ver o passado do meu país, ver outros lugares do mundo e ver possíveis futuros. Se isso não é suficiente para declarar George Orwell um gênio, eu não sei o que é. O homem preveu muita coisa e comentou sobre algo que acontece não importa em qual frente política você esteja.

A escrita é extremamente simples de entender, não é complexa e toda explicação de mundo é feita com atenção, sem muitos detalhes. Há poucos personagens e nada é complexo demais a ponto de você revirar os olhos e achar que é clichê.

É provavelmente um dos livros mais pesados que eu já li sem ter nenhuma cena explicitamente gráfica ou reflexiva demais. Ele só é e por fazer você refletir o que você conhece nas palavras do personagem principal.

O 5 também veio por causa da edição. É provavelmente a edição mais bem planejada que eu já vi na vida, o design está entrelaçado com a história e é uma edição brasileira mesmo, com comentários impecáveis e textos de apoio que te fazem chorar.

Camaradas, só leiam, por favor. Todo mundo precisa ler esse livro.
Ítalo 01/07/2021minha estante
Tá, passada? Lerei em breve.

Ítalo 01/07/2021minha estante
Tá passada? Lerei em breve.

Ítalo 01/07/2021minha estante
Tá passada? Lerei em breve. P.s.: Algernon veio.

Ítalo 01/07/2021minha estante
Tá passada? Lerei em breve. P.S.: Algernon veio.

shelukessonarry 01/07/2021minha estante
To passada kkkk acho que você vai gostar
E sobre Algernon: até agora não entendi o que rolou kkk mas que bom!

Gaby 24/04/2021

INCRÍVEL ?????
É um livro de crítica a sociedade onde temos como personagem principal Winston um membro do ministério da verdade que diferente de todos outros tinha uma mentalidade forte, vivendo em uma sociedade totalmente totalitária onde todos e todas são vigiados por câmeras (teletelas). Personificação da sociedade como o grande irmão sendo adorado pelo povo mas sendo na verdade uma farsa. Winston percebe como a sociedade é terrivel e a odeia de todas as formas.
O que dizer desse livro a não ser que ele é imprescindível e que todos deveriam conhecer, ler, analizar e realmente refletir sobre como o mundo está.
mesmo sendo um livro muito antigo se tem muito sobre a sociedade de hoje e o que aprender
Descobrir como se pode mudar uma pessoa se tem formas e mecanismos certos
Como a sociedade não está nem aí para o bem estar da população e sim pelo poder
A história não existe se não por registros, como saber se o que aprendeu realmente aconteceu ou é uma manipulação do passado
Personagens fortes e maravilhosos
" O passado é tudo aquilo a respeito do que há coincidência entre resgistros e memórias. Considerando que o Partido mantém controle sobre todos os registros e sobre todas as mentes de seus membros, decorre que o passado é tudo aquilo que o partido decide que ele seja"
" O fato de ser uma minoria mesmo que seja uma minoria de 1, não significa que vc fosse louco. Havia verdade e havia inverdade, e se você se agarrarsse na verdade, mesmo que o mundo inteiro contradissesse, não estaria louco."
"Eu te trai, as vezes ameaçam a gente com uma coisa com coisas que n se pode aguentar, que não se pode nem pensar então a gente diz faça isso com outra pessoa com fulano, ciclano[...]A gente quer que a coisa aconteça ao outro, n se importa que sofra só importa a gente, só nós temos importância"
psraissafreire 24/04/2021minha estante
AAAAAAA GABY, QUE BOM QUE GOSTOU ??????

Amei a resenha!!

Gaby 24/04/2021minha estante
Brigadaa, ainda bem que vi sua resenha realmente muito bom

psraissafreire 24/04/2021minha estante
Fico feliz por ter inventado de alguma forma ???

Gaby 24/04/2021minha estante
???

w i l l . 30/01/2021

Tive alguma dificuldade na leitura ( não é das mais fáceis )todavia, essa edição especial com as resenhas no final, esclareceram muito do que tinha ficado mal-entendido. Provavelmente, se não fosse por isso, teria que ler o livro mais umas 2 x pra assimilar melhor a mensagem de Orwell.

Falando da estória. Digamos que seja uma distopia; talvez do pior mundo futuro possível.
O personagem principal; talvez o único ser ainda ?humano? em meio a um bando pessoas controladas, de corpo e mente, pelo partido.

Um estado totalitário onde o objetivo era tornar as pessoas o menos humanas possível, dominando mente, corpo, passado e até mesmo as palavras, em busca do poder absoluto; do controle absoluto.

Obviamente, nenhum estado totalitário conseguiu atingir a perfeição que a Oceânia assume em 1984 e,
Orwell, não quis bancar o profeta dizendo que o mundo se tornaria isso.

Mas, escreveu o livro como um alerta sobre possíveis perigos. Sobre uma percepção de um possível futuro. O que vale certa reflexão.
Giovannaa1 30/01/2021minha estante
E aí, o que achou do final?

w i l l . 31/01/2021minha estante
Achei imprevisível, mas gostei do livro ! Kkk

Giovannaa1 01/02/2021minha estante
Hahah que bom então

w i l l . 01/02/2021minha estante
Sim , sim ?

Priscila 01/02/2021minha estante
Quando eu li, senti muita dificuldade tbm, uma leitura pesada, eu demorei muito tempo pra terminar, mas sem dúvidas um clássico que precisa ser exaltado! Tô doida pra reler :)