1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Tatiane554 02/02/2021

George Orwell foi um visionário, que escrita poderosa !!!
Uma leitura chocante,difícil, mas maravilhosa!!
Como pode?? Ser escrita anos atrás e ser tão atual,chocada !!!
Kira 02/02/2021minha estante
É muito impactante né? Lembro que quando li fiquei semanas me sentindo mal, refletindo a obra.

Tatiane554 02/02/2021minha estante
Sim muitoo! Estou com medo até agora Rsrs..
Mexeu muito comigo.

Kira 02/02/2021minha estante
Fiquei exatamente assim hahaha

Rapha 03/02/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso Tati! Tive a mesma reação que vc quando li esse e outros livros do Orwell, é chocante ver como as coisas não evoluiram após tantos anos... ?

Tatiane554 03/02/2021minha estante
Sim Rapha, os livros dele mexe com a gente de uma forma inexplicável!! ?

Rapha 03/02/2021minha estante
Mexem mesmo Tati! Dias e dias de reflexões e questionamentos... Por isso que gosto dele ?

Thais 03/02/2021minha estante
Sabia que vc iria gostar. Um dos meus favoritos

Tatiane554 03/02/2021minha estante
Simm Thais,gostei muitooo ??

Derick.Renan 19/02/2024

Um soco no estômago!
Essa é a sensação ao terminar ?1984?. Toda a jornada humana, social e psicológica sendo percorrida por um homem comum que ousa pensar, faz com que o impacto de cada passo dado, em busca de esperança, nos encha de desespero e medo daquilo que pode ser o seu futuro.

É impossível (IMPOSSÍVEL) ler esse livro sem entender um pouco de seu contexto histórico. A nuance política está aqui escancarada (ao contrário de ?a revolução dos bichos? que atua como uma fábula tratando-se do mesmo contexto), deixando claro o que Orwell deseja criticar.

Terminei o livro com um sabor amargo na boca, mas sem dúvida nenhuma da necessidade de leitura dessa obra. É uma aula de história, política e sociologia escrita no desespero de um homem pelo ato de acreditar que 2+2 é igual a 4.
Lumikki 19/02/2024minha estante
Eu amei como você expressa suas opiniões, de um jeito tão analítico. Me deu vontade de ler, quero que seja minha próxima leitura. Estou com um exemplar que tem a revolução dos bichos e 1984 juntos, espero gostar^^

Dani.Pivatelli 19/02/2024minha estante
Adorei a resenha

Myllena.Silva 19/02/2024minha estante
A sua resenha me deu vontade de reler esse livro. Parabéns!

Carlos Nunes 19/02/2024minha estante
Leia agora NÃO VERÁS PAÍS NENHUM, do Ignacio de Loyola Brandão. Distopia tão aterradora quanto 1984, e que fala a nós mais de perto, pois se passa no Brasil.

Derick.Renan 19/02/2024minha estante
Fico muito grato por aqueles que elogiaram a resenha e, para quem ainda não leu, vale a pena. Entretanto, recomendo deixar um livro leve para ler logo após 1984.

É um livro bem maior que a revolução dos bichos (3x maior, pelo menos) e bem mais denso em sua história. O final é impactante ao ponto que me darei pelo menos mais de 48h pra ler algum outro livro e espero (já que não sei ao certo) que ?maquina do tempo? do Wells seja esse livro kkkk.

Vale a leitura, mas também vale sentir a ?ressaca literária? que surge após a leitura.

Derick.Renan 19/02/2024minha estante
Deixarei salvo ?Não verás país nenhum?. Gostei da indicação. Muitíssimo obrigado!

Myllena.Silva 19/02/2024minha estante
Você vai gostar de "a máquina do tempo" com certeza! Rsrs

carol.haupczz 03/02/2024

Previsível até dizer chega
Não preciso nem dizer, o título já fala por mim. Não tem nada mais tenebroso que universo distópico feito pra chocar com coisa óbvia e muito mais do mesmo. "meu deus quem diria que talvez fôssemos presos a ideias postas pela sociedade e governo." Aí que chega o ponto, falar de governo totalitário sem colocar o capitalismo como um dos meios a qual isso ocorra é só papo de liberal pra não explorar o sistema amadinho da vez. Tudo que engloba a narrativa é extremamente previsível e parece conspiracionista demais. "Olha lá ein gente, estamos sendo vigiados" e esse é literalmente um dos menores dos nossos problemas, em vista que o sistema corrompe o trabalhador e inclusive, explora o nosso ecossistema. Na minha opinião, 1984 é só bem construído, mas pode-se equiparar a conspiracionista da nova ordem mundial, soa pitoresco e até meio bobo.
Jamille64 03/02/2024minha estante
totalmenteee

elle carmo 03/02/2024minha estante
quando a análise da pessoa é crítica, aí a coisa vai pra outro patamar?

Ruth.Gervasio 04/02/2024minha estante
Compreendo sua perspectiva crítica em relação a narrativas distópicas que abordam governos totalitários, e sua preocupação quanto à falta de exploração do papel do capitalismo nesse contexto. Entretanto, ao analisar "1984," é importante considerar o contexto histórico em que George Orwell escreveu a obra em 1949, no pós-Segunda Guerra Mundial. Na época, as preocupações sobre regimes totalitários eram significativas, e Orwell pode ter focalizado mais na ameaça imediata do autoritarismo. Embora o livro possa parecer menos abrangente em relação ao capitalismo, sua ênfase pode ter sido em alertar sobre perigos específicos daquele período.

Lina 04/02/2024minha estante
Dizendo isso literalmente do livro que criou a distopia que conhecemos hoje, parabéns

Rodrigo.Silva 04/02/2024minha estante
Orwell era um socialista convicto, lutou ao lado de partidos socialistas e comunistas. Tinha uma rusga profunda com o totalitarismo stalinista, uma vez que via o discurso manipulador dos líderes. Ele tinha uma visão mais pura e suave do socialismo por isso criticava bastante as revoluções encomendadas , bem como expunha sua aversão a disposições capitalistas e comparava bastante os dois regimes. Sugiro a leitura de A Revolução dos Bichos. Do mesmo autor, leitura mais simples com a moral bem auto explicativa.

Viih 04/02/2024minha estante
Acho que vc talvez não tenha entendido que esse foi um dos primeiros livros nessa pegada. Por isso agora vc acha que é "mais do mesmo"..

marina 04/02/2024minha estante
Percebo que meu tempo na Internet deu quando vejo uma jovem dar meia estrela para uma das mais incríveis e revolucionárias obras que a literatura já viu. Recomendo fortemente o livro "Revolução dos Bichos" de Orwell, talvez os ideais do autor e sua mente reformadora mude sua opinião sobre a obra. ????

Taynara142 25/09/2023

R E S E N H A | 1984- George Orwell
1984 é uma clássico distópico, um dos livros mais influentes do século XX. Publicado em 1949. O livro retrata um novo mundo: um mundo dividido e egoísta.

O mundo se dividiu em três potências Oceania, Lestásia e Euranásia. Todos os estados são totalitários, sem excessão. A história ocorre na potência de Oceania, nela a figura de poder amada por todos é o Grande Irmãos (Big Brother), uma figura simbólica do partido que controla tudo e todos. O protagonista da trama é Winston Smith, um homem que comete a heresia de, é pior contrariar o governo. Posteriormente, Winston vive um romance, como já descrito na sinopse, com sua colega de trabalho Julia e uma organização revolucionária secreta.
Uma obra mais atual é impossível, não relatarei todos os aspectos da obra para não influenciar na sua experiência de leitura.
Só peço que se atente a algo, repare na forma na qual a internet age sobre nós com alguns aspectos da obra.
O autor George Orwell pseudônimo de Eric Arthur Blair, nós presenteou com sua obra. Una narrativa clara e envolvente. No mínimo viciante.
Por ser um clássico, muitos temem a sua leitura, entretanto, sendo uma adolescente de 16 anos eu o recomendado para qualquer um com interesse histórico ou que gostam de ficção. O livro é uma fonte de conhecimento e entretenimento.

Relato de leitura:

A minha professora me recomendou A revolução dos bichos, com um toque de receio me aventurei a ler... amei tanto a leitura que era 01:00 da manhã quando eu acabei o livro é fiquei comentando sobre ele até mais tarde com a minha mãe, depois de ver que 1984 foi lançado pouco antes da morte do autor não parei de falar que queria o livro. Em resumo, tarde da noite tão cansada a minha comprou o livro na promoção no mercado livre, kkk

Eu estava com recheio de não dar conta da leitura, mas outra vez, foi de boa. Eu já estava por dentro do contexto histórico da vida do autor, então não foi um mistério as suas inspirações. Denunciando todos os governos totalitários (diferentemente do que os norte americanos pensam), mostrando na prática como ele se instala aos poucos. Como eu fiquei muito obcecada pelo autor, vi palestras li artigos é acredito eu que ele não se limitou a denunciar apenas um governo em específico. Outra coisa curiosa é que eu criei conexões da narrativa com Gertulio Vargas e outras eleições e governantes brasileiros, desde seus métodos até suas figuras públicas (aparências). Mas isso é assunto para outra história, não quero ser lixada, kk

A cada pesquisa um choque, a cada choque vi que os meus pensamentos talvez não estivessem tão errados. Acreditem ou não, muitos aspectos do livro eram questões inacabadas em minha mente e se casavam perfeitamente com o livro. Teve até um texto que eu escrevi, após me revoltar estudando a segunda guerra mundial que se assemelha com aspectos do livro. Outra vez eu reforço, a obra é atual, atente-se aos detalhes tende adapta-los a seu mundo. Já estamos sendo vigiados e a todos vigiamos. Denunciamos o que julgamos errado, independente dos fatos, somos alienados sem nós darmos certa. A pobreza, a educação sabotada os prazeres imediatos a escassez de pensamento, desconfio eu ser intencional. Um mundo onde a pobreza é inviável, abre espaço para a educação, a educação por sua vez abre espaço para mentes pensantes. É as mentes pensantes, não se irão submeter-se ao controle e trabalhos mal remunerados. Afinal, quem tem que se preocupar com o pão de hoje não tem tempo para analisar as histórias de ontem. Sendo assim, não faria sentido as classes econômicas. Faz quase dois anos que eu comecei a estudar psicologias e neurociências, por interesses pessoais, percebi que a obra também trabalha muito o lado psicológico. Sendo assim a obra também carrega Muitas coisas além da critica. Queria eu ter tido a de dizer um simples, obrigado a Orwell. Eu não sou uma jovem metida a intelectual, relaxem, sou apenas um ser imaturo com muitas perguntas e dúvidas, uma maldição que me cerca desse pequena, acho que eu vá fiz tantas perguntas a minha mãe e aos meus avós... não perdoei nem os idosos na rua, kk

Sendo assim, eu ficaria feliz em ler o seu relato. Eu adoro o contato com outras experiências, outras percepções e outras mentes. Não se acanhe, se existe um certo ou errado na obra somente Orwell sabia ao certo. Eu ficaria feliz em saber o que você absorveu, o que lhe veio a mente etc. Sinta-se a vontade

25/09/23? 6ª resenha

(A experiência de leitura de cada pessoa é diferente, peço respeito a qualquer relato aqui deixado. Adoraria saber como foi a sua experiência com a obra, se pretende ler ou não e os seus porquês. Obrigado pela sua atenção! Desculpa por qualquer erro ortográfico, ficarei grata por qualquer correção, afinal se ainda respiro tenho algo a aprender e para corrigir.)

Obrigado pela sua atenção!
JoAo366 25/09/2023minha estante
Parabéns pela resenha ?

Taynara142 25/09/2023minha estante
Obrigado, eu quem agradeço pela atenção!

Vanessa1139 25/09/2023minha estante
Uma ótima resenha!
Quero falar um pouco sobre minha experiência com o livro. Já tinha lido A revolução dos Bichos e queria ler 1984 desde meus 12 ou 13 anos, ainda bem que só li depois dos 20. Esse livro me deu uma certa angústia, um pouco de medo também, a completa e praticamente irreversível falta de qualquer liberdade é terrível, a figura do Grande irmão paira como um ser onipresente e onisciente, é assustador, sem contar a falta de uma história para usar como base, já que o passado é continuamente alterado em prol dos interesses do momento.
É uma leitura obrigatória, na minha opinião, para vermos como é nocivo um país sem história e sem liberdade, sem liberdade para ser quem nós somos, para andar pelas ruas apenas porque queremos visitar alguém ou algum lugar, sem liberdade para amar e até mesmo para desligar uma simples televisão. É, realmente deveria ser uma leitura obrigatória.

Taynara142 27/09/2023minha estante
Uau, estou impressionado por você ter conseguido aguardar, kk
Realmente, dependendo da idade tem muita coisa que passa despercebida.. eu tenho como meta reler ele daqui 2 anos, kk

É, de fato a leitura deste livro desperta muitos sentimentos... isso me pegou de surpresa, é muito louco pensar numa sociedade sem liberdade e alienada ao extremo.

Sim! Ele é uma espécie de divindade, discordar do Grande Irmão é equivalente a dizer que a terra não era o centro da terra, na idade média...

Imagina que louco... se toda a história fosse moldada para beneficiar um grupo? Quantas guerras, discriminação e alienação teria. As teletelas me lembravam muito os nossos celulares, onde nas redes sociais a gente vigia e, é vigiado. As fake News tem uma certa influência nas nossas crenças e podem influenciar a história futura e passada. As mídias, as notícias, o interesse da pessoa que manipula os dados e a crença depende de seus interesses, dúvido muito que alguém com esse poder seria benevolente. Entretanto, nada se compara as mudanças extremas da obra. Kk ficou parecendo teoria da conspiração, por favor não me ache uma louca varrida.

Imagina se sentir com medo de sair de casa ou falar com outra pessoa...

Concordo, sei que ser obrigado a algo nem sempre é bom, mas é necessário. Este livro deveria estar na casa de todos, deveria ser lido por todos... Eu fico muito feliz pelo seu relato, eu não levo muito jeito com as palavras, mas queira agradecer a você por compartilhar de seu tempo e sua experiência. Assim como você eu senti muitas coisas, mas acho que não conseguiria dizer nem mensurar. Ler o seu relato me relembra a minha experiência, ao mesmo tempo que eu tento encaixar a sua, eu adoro isso, kkk

Vanessa1139 27/09/2023minha estante
Você tem razão na questão das Fake News, os historiadores do futuro terão um pouquinho de trabalho para descrever a época que vivemos kkkkk

Não há o que agradecer, gosto de falar de livros, infelizmente a maioria das pessoas que conheço não lêem, então me resta o Skoob e minha irmã kkkkk

Taynara142 27/09/2023minha estante
Nossa época é confusa até para gente, imagine esse pessoal tentando descrever as bizarrices dessa época, Kkk

Entendo, a minha única amiga que lê tem um gosto totalmente diferente do meu, para falar das minhas leituras com pessoas que leu o mesmo livro só me resta o Skoob e a minha professora de L. P., kkk

Vanessa1139 28/09/2023minha estante
Pois é kkkkkk
Ainda bem que o Skoob existe kkkk

Anne 18/09/2021

Inversões
Leitura pesada em alguns momentos, e brilhante sempre. Um cunho político fortíssimo e uma crítica aberta aos regimes totalitários.

Escrito logo após o término da 2a GM, vemos muitas das dores sofridas pelas vítimas que passaram pelas mãos opressoras de quem detinha o poder. O que é o poder? O que é a verdade?
O passado aqui, é maleável. A verdade, depende do que for conveniente. Os antônimos co-existem. Alguém pode existir e não existir, ao mesmo tempo, sem que uma ideia anule a outra. Impossível? Claro que não. É só aprender o duplipensar.
Só uma coisa importa: a soberania suprema do Partido. O Grande Irmão. Detentor da verdade, das mentes, das vidas, do passado e do futuro.
almeidalewis 19/09/2021minha estante
Parabéns pela resenha Anne ??? o que seria esse DUPLIPENSAR ?! Eu lembrei de uma frase que vi no filme o substituto o professor falando para os alunos...grato desde já

Anne 19/09/2021minha estante
Obrigada, AlmeidaLewis!
O duplipensar é uma das coisas mais paradoxais que já vi: É você aceitar duas verdades opostas e contraditórias ao mesmo tempo, se for conveniente. Um exemplo: Se o Partido (no caso do livro) afirma que 2+2=5, então você acredita que isso é verdade, mesmo sabendo que 2+2=4. A grande questão com esse livro, é que ele é real. Resumindo, mesmo que você saiba a verdade de um fato, se os seus líderes disserem que a verdade é outra, você acredita e aceita aquilo como verdade incontestável, mesmo tendo consciência da verdadeira realidade. Os conceitos cunhados por Orwel na década de 50 são ainda super atuais. Talvez por isso tenha sido tão incômoda essa leitura.

almeidalewis 20/09/2021minha estante
??? por essa contribuição ?. Eu tinha pesquisado sobre ele e o maravilhoso mundo novo para um trabalho a respeito de DISTOPIAS...eu tinha mais conhecimento de causa de FAHRENHEIT 451 que tinha lido em fev/21. Eu apresentei um pouco dos paralelos que essas DISTOPIAS tinha em comum com a realidade de hoje.
Boas leituras ? Anne ???

Anne 21/09/2021minha estante
Outro livro que gostaria de ler em breve! Vi falarem muito bem dele. Esse seu trabalho parece ter ficado interessante, sem dúvidas é algo que valha a pena ser lido! Esses assuntos são ricos e cheios de detalhes que nos fazem pensar em nossos papéis na sociedade atual.

almeidalewis 21/09/2021minha estante
O Fahrenheit 451 eu conheci por aqui mesmo no Skoob através de uma interação com uma pessoa ( semelhante a essa troca que estamos fazendo ) e a partir dessa conversa adquiri ele e li ,depois de um tempo realizei esse trabalho ( das distopias )... vc vai gostar de lê ele ??.

Anne 23/09/2021minha estante
Hmm, valeu a dica! Farei o mesmo. Tenho lido bastante distopias esse ano e nenhuma me decepcionou. Vou colocar na minha lista para o próximo ano! ?

almeidalewis 24/09/2021minha estante
Aguardarei seus históricos ( com comentários ) a respeito ?

Lenas 06/08/2021

Pessimista demais?
O mundo que Orwell criou é realmente bem assustador. O fato de que esse livro foi escrito em 1948 e que ainda ressoa tão fortemente no presente infelizmente fala muito sobre a maneira como o mundo e a humanidade são.

Não sei se o autor realmente achava que esse tipo de coisa era possível ou se ele apenas quis mostrar a pior versão de uma distopia, mas houveram muitas coisas no livro que achei desnecessárias. Eu entendo que é um livro que tem como objetivo nos chamar a atenção para regimes autoritários e manipulação etc, mas não teve nada que demonstrasse qualquer tipo de fé na humanidade e nenhum ponto de vista otimista.

Embora eu veja muitos paralelos dos acontecimentos no livro com as piores coisas que, de fato, já aconteceram no mundo, ainda há muitas coisas boas por aí. Todos os dias há pessoas que têm atos altruístas.

Acho que pra quem não liga para finais tristes e sem esperança, esse é um livro muito bom e super recomendo. Eu, particularmente, gosto exatamente do oposto, e por isso, para o enredo em si, dou 3 estrelas.

No entanto, essa edição da Companhia das Letras está incrível. Além de ser esteticamente linda, traz uma parte só de Fortuna Crítica, com oito ensaios críticos muito bons sobre o enredo e algumas páginas sobre a vida do autor para encerrar o livro. A edição com certeza é 10/10, então aumentei para 4 estrelas porque tudo que a editora colocou agregou muito na experiência.
NayLyra 06/08/2021minha estante
Esse livro é sensacional !

Diego Nei 07/08/2021minha estante
Assustador é ver comportamentos do livro em políticos reais.

Lenas 07/08/2021minha estante
Sim sim, mas não faz o livro ser menos assustador tb. Tenso demais.

Edilene Freitas 07/08/2021minha estante
Tem cenas que não saem da memória nunca mais. Desolador.

Madu 08/08/2021minha estante
Chorei no final kkkkkkkkkkkkk

Madu 08/08/2021minha estante
Amo pacas

Alexandre 28/06/2022minha estante
Concordo com você,Lenas.
Ufa! Finalmente mais alguém para perceber e escrever que o livro 1984,apesar de ser um clássico e de seu autor,um visionário,é uma leitura deprimente.
Tornou-se lugar comum eleger essa distopia como atemporal. Atemporal mesmo é a natureza humana decaída e perdida em dilemas existenciais para justificar sua insuficiência para entender a vida como ela se apresenta e sempre se apresentou:um campo de batalha,com alguns intervalos de ternura e de compaixão. E só de alguns poucos "humanos".
É claro que sua leitura vale a pena.Mas qual leitura não vale a pena?
Só se pode comentar e analisar um livro depois de lido!
E sim,o autor não consegue enxergar neste livro qualquer traço de bondade na figura humana ou sua tentativa de evoluir para algo melhor.
Talvez tenha razão,talvez não.
Mas insisto:é uma leitura deprimente e unilateral.

Daniel-Ef2:8 15/04/2021

Que livro!
Um livro meio apocalíptico e sinistro isso sim, porém, não tem como não comprar o que o autor escreve com nossa realidade, lendo o livro lembrei de uma matéria onde a imprensa estava "admirada" pela tecnologia inventada pelos chineses que facilita o reconhecimento facial e que de acordo com eles isso "aumentaria a segurança proporcionando assim indentificar e prender fugitivos da justiça", como não comparar com as teletelas que tanto monitoravam a vida das pessoas?

Outro ponto é o 2+2=5, recentemente um grupo de PhDs de Havard haviam publicado um artigo falando que 2+2 não era igual a 4 e sim igual a 5 e que a matemática não era "exata".

O dicionário de Novafala e as constantes mudanças na língua e mudança de palavras e significados se mostram com o que nos vemos hoje que é um grupo de pessoas e ativistas tentando "cancelar as palavras" criando assim a "linguagem neutra".

O ponto mais tenebroso é quando Wiston e Julia se surpreendem ao perceberem que estavam sendo monitorados a todo o tempo e são presos iniciando assim um período tenebroso e de tortura constante!!

Que livro! Talvez você não concorde comigo porém não tem como não comparar esse livro e sua narrativa a nossa realidade, e principalmente ao que o partido comunista chinês e a Coreia do Norte vem fazendo em seus países. Livro que recomendo sem pensar duas vezes!!
Nel 15/04/2021minha estante
Excelente! Li em 1978

Nel 15/04/2021minha estante
Reli recentemente. Dele surgiu o Big brother, aqui o BBB, em outros paises acabou faz tempo.

Fabricio268 15/04/2021minha estante
Nós brasileiros somos tão bobos que o país onde Big Brother mais deu certo foi aqui. Sai ano, entra ano e sempre tem mais uma temporada ???.

Silvio 15/04/2021minha estante
Ele faz apologia ao regime soviético; foi escrito em 1.948. O autor inverteu a década e fez uma "previsão" do seria a vida em 1.984.
Eu tive pesadelos depois de ler!

Daniel-Ef2:8 16/04/2021minha estante
Verdade só aqui que essa porcaria de BBB ainda existe!! E com certeza eu também fiquei abismado com o desfecho de Wiston!! Até agora eu fico com a imagem na mente de como foi o momento em que ele e Julia foram apanhados!! Sinistro viu!!

Gabrielle 16/04/2021minha estante
Eu também tive pesadelos com esse livro. O mais assustador é que guardadas as devidas proporções, podemos viver numa realidade muito parecida facilmente.

Daniel-Ef2:8 16/04/2021minha estante
Concordo plenamente!!

Andrade 15/09/2017

Livraço!!
Orwell me tirou aquele olhar de duvida que eu tinha sobre o mesmo. Por isso que não é bom julgar um escritor só por uma obra lida. Confesso que ao término da leitura fiquei pasmo e até agora não consigo pensar em outra coisa se não ao final do livro.

Orwell quis fazer referência a temida segunda guerra mundial, onde um lado temos Stalin e no outro nada menos do que Hitler. A primeira parte do livro mostra ao leitor como era na época da guerra e os costumes que os trabalhadores do governo tinham que fazer para sobreviver. Smith, personagem principal, decaiu depois que conheceu uma jovem de quem adquiriu uma paixão. Até que ponto uma mulher muda a cabeça do homem? Será que ela foi o ponto do declínio do Smith? Na segunda e terceira parte do livro é que a leitura começa a fluir, ficar mais prazerosa de ler. Essas e outras perguntas os leitores se fazem ao andar da narrativa.

Eu, como leitor, penso: como tem gente tão ignorante em querer a volta da ditadura? Pessoas que se dizem “estudadas” e mesmo assim querendo um governo que nos oprima? Como seria se Hitler tivesse ganhado a guerra? Será que hoje o nazismo seria tão bem aceito na sociedade como o capitalismo? A guerra era pra ter território e nada mais do que isso, levando em conta que muitas vezes o vencedor nem assumia o local. Então pra que destruir varias famílias?
O livro me causou uma sensação incrível, muitas vezes tive vontade de está lado a lado do Smith, outras vezes queria matá-lo por ser tão inocente. Ao final fiquei até um pouco emotivo, não esperava isso, já que é cenário de guerra, enfim, pra mim foi um deleite!
Citações:

“Quando você ama alguém, ama essa pessoa e mesmo não tendo mais nada a oferecer, continua oferecendo-lhe o seu amor.”

“Os melhores livros, compreendeu, são aqueles que lhe dizem o que você já sabe.”

“Onde há igualdade, pode haver sanidade mental.”
Salomão N. 15/09/2017minha estante
Faltou falar a escrita seca do autor feita para mostrar a frieza da sociedade retratada no romance.

Andrade 15/09/2017minha estante
Esqueci. Mas penso que ficou boa mesmo assim..

Flávia 16/09/2017minha estante
Da série: reservado pra um momento especial... sou especialista nessss besteiras...

Andrade 16/09/2017minha estante
Vocês e seus comentários. Agora fiquei na duvida..

Sylvinha 27/09/2017minha estante
Espero conseguir lê-lo ainda esse ano.

Andrade 28/09/2017minha estante
Tomara que você goste do livro.

Flávia 28/09/2017minha estante
andrade, ficou na dúvida...?

Amanda 14/04/2024

1.984 uma leitura densa, porém necessária.Senti um pouco de dificuldade de embalar na estória, principalmente nas partes do Apêndice e do livro do Goldstein, até porque esta ficou muito repetitiva, pois recobrou assuntos que já tinham sidos abordados anteriormente. Confesso que fiquei a espera do surgimento de um super herói( Goldstein) ou de um grupo revolucionário (a Confraria) que surgiria e se juntaria a Winston na luta contra o Partido levando assim a queda do Grande Irmão rsrs. Inocente não.... mas até nisto o autor acertou! Não há super-herói! Ninguém virá nos salvar! Retratou bem a realidade, aonde mesmo sabendo em nosso íntimo que as coisas não estão corretas, preferimos nos acovardar e aceitar o que nos é imposto, dá menos trabalho assim, não é mesmo? O estado de aceitação das pessoas me lembrou muito uma frase de Martin Luther King " O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." Meu mundo caiu com a queda do quadro, foi ali naquele exato momento que entendi que não haveria final feliz! Aconselho a leitura, embora não leria novamente.
Raul.Grenchi 14/04/2024minha estante
Ótima resenha

Também achei a obra densa, não é uma leitura fácil, mas é importantíssima, faz refletir muito

Amanda 14/04/2024minha estante
E como faz! Terminei a leitura e ainda me pego pensando toda hora, acho eu que na tentativa de digerir

Amanda 14/04/2024minha estante
Obrigada!

mysteriesflashing 16/04/2024minha estante
Incrível tua resenha, foi exatamente como me senti. Também fiquei esperando uma reviravolta e que o Winston e a Júlia tivessem um final decente no mínimo. É exatamente como tu pontuou.

mysteriesflashing 16/04/2024minha estante
Só parei de pensar no livro quando iniciei outra, eu tava arrasada kkk

Amanda 17/04/2024minha estante
Obrigada! Comecei outro mais leve agora kkk

Victor Moreira 26/10/2023

Bom, mas não era para mim :(
Enquanto eu lia esse livro, eu interpretava a história como um ponto de vista de uma pessoa "classe média" num cenário distópico e totalitário.

Esse universo é tão bem criado, que parece errado chamar de universo kkkkkkk Eu tenho a sensação que li um livro histórico, de não ficção, de um país Europeu de anos atrás e ao mesmo tempo de um futuro próximo (Engraçado, não? ???).

A criação das representações de um estado, como a economia, política e poder militar; a criação das classes sociais, cargos e propósitos de pertencimento ao grupo e não como individual era simplesmente fascinante.

Entretanto, ao mesmo que eu achava essa história muito bem criado, eu simplesmente não conseguia sentir nada. Após entender esses pontos, a história ficou arrastada e não me instigava em nenhum momento para ler.
(Diferente do Admirável Mundo Novo, que tem uma prósta semelhante, muito mais fraca em construção de mundo, mas que me gerou muito mais emoções e fascínio, do que aqui)

A história é tão bem construída que tudo está conectado e tudo faz sentido. Em um momento é apresentado uma filosofia e analise política (dentro de um livro secreto naquele mundo), que chegou a me assustar que parecia uma previsão do futuro que se concretizou.
Eu concordava com muito do que é dito ali, mas discordo em alguns sentidos. E após ver os vídeos de apoio da antofágica deixou o plot final mais interessante e não desnecessário, conforme eu pensei.

Fiquei muito triste por não ter me conectado com a história e não ter sentido nada lendo ela, pq eu simplesmente conseguia ver a grandiosidade desse livro, mas não conseguia sentir.

Não era o que eu estava procurando naquele momento.
Patty Amanajás 26/10/2023minha estante
Comigo já é o contrário. Eu amei esse livro e não consegui gostar de Admirável mundo novo. Lembro que comecei lendo e terminei ouvindo o audio livro. Mesmo assim não deu pra gostar.

Victor Moreira 26/10/2023minha estante
Mulher, o Skoob quer me sabotar, acabei achando o seu comentário sem querer aqui, mas ele não subiu notificação. Que óooodddiiiiiooo.

Eu gostaria de falar um pouco de 1984, antes do Admirável Mundo Novo rs
Eu acabei de ler a sua resenha sobre o livro e achei até parecido com a minha haahhah

Eu vi que vc gostou da criação de mundo (Oque é realmente surreal e vc me fez lembrar mais ainda disse), mas não se apegou aos personagens.

Acho que a maior diferença entre mim e você, é que essa parte da construção tem trouxe a satisfação que você procurava enquanto eu estava procurando um apego mais emocional na história (me importar com os personagens kkkkkkk)

E enquanto eu lia a sua resenha, eu me questionei se essa não seria realmente o propósito principalmente do livro. Pq estamos num mundo aonde os sentimentos não importam e as pessoas não importam, então pq eu teria que me importar com os personagens???

George Orwell, seu veio safado, você é bom no que faz kkkkkkk

Mesmo assim, acho que eu precisava dessa conexão que me faltou na leitura. Mas a sua resenha me deu um ponto de vista incrivelmente reflexivo haahhahhah

Victor Moreira 26/10/2023minha estante
Quando eu li Admirável Mundo Novo, eu simplesmente gargalhava no transporte público, porque eu lia coisas absurdas que me faziam rir. E mesmo sendo tão absurdo, eu imaginava aquele cenário possível.

Enquanto eu lia, eu sentia a crítica e a teoria filosofia que era apresentada, mas de uma forma totalmente simples e do povão.

Eu sinto que nesse livro, ele tem um foco maior no ser humano. O que a pessoa seria se eu tirasse o poder de compreender dela? Como ela seria se eu pudesse trazer apenas a felicidade pra ela, quais seriam os seus propósitos e interesses? Eu consigo interferir no interesse de alguém? E como alguém de fora desse mundo criado, enxergaria essas pessoas? Ele iria almejar a felicidade, ou repudiar completamente?

Eram perguntas que eu me questionava e eu via isso sendo representado no livro. O que me deixa mais fascinado por aquilo tudo hahahaha

Eu já apelei pro audio livro quando não gostava de um livro, então eu imagino o quão chato deveria estar sendo ler esse livro hahahaha

Patty Amanajás 27/10/2023minha estante
Esse seu ponto de eu estar pensando mais na questão do sistema criado e menos nos personagens, faz bastante diferença mesmo. Inclusive já vi muita gente detestar esse livro dizendo o quanto ele é superficial por não se aprofundar nos personagens.

Acho que pra mim fica realmente impactante pelo período que foi escrito. Gosto de pensar no quando o autor pensou a frente do tempo dele. E em como hoje as coisas simplementes foram acontecendo mesmo que de uma forma diferente e não tão exagerada (dependendo do lugar que a pessoa vive também). Têm lugares aí que a gente pensa que o Brasil é um paraíso e temos sorte de viver aqui.

Patty Amanajás 27/10/2023minha estante
Sobre Admirável Mundo Novo, foi aquele livro que eu entendo a necessidade da leitura, vejo que o autor abordou de uma forma super interessante, mas que por algum motivo não tá me conecta. Mas mesmo assim eu sinto que devo finalizar a leitura, pq é um assunto e gênero que eu gosto.

Realmente ele tem esse lado que deixa as coisas engraçadas. Eu mesma gargalhei em alguns momentos.

Metamorfose foi outro livro que apelei pro audio. Mas esse eu comecei entendendo nada e terminei igual como comecei kkkkk

Victor Moreira 27/10/2023minha estante
Eu tenho medo de ler "Clássicos" pq eu posso passar dias lendo um livro e não entender nada que foi dito kkkkkk

O Metamorfose é um livro que quase sempre é citado em obras de horror/Suspense. Por isso, eu sempre fiquei curioso pra ler. Mas sempre falam que a escrita é complexa e o meu cérebro é uma noz kkkkkkk

Você conhece alguém do bookverso que faz explicações de livros complexos pra pessoas leigas??? KkkkkKkkk
Porque eu amo quando uma pessoa tem um projeto de leitura pra explicar aquela história.
A Antofágica tem vários videos de apoio pros livros que ela publica. É bem legal.

JAlia372 03/05/2023

Jurei que seria bem melhor.
Eu tava muito ansiosa pra ler esse livro e saber do que ele fala, porém eu coloquei espectativa demais e nenhuma atendeu ao que o livro fala.
No meu ponto de vista ele fica repetindo a mesma coisa, clicando na mesma tecla. Ele fala sim sobre coisas da atualidade, porém ele é muito chato, a linguagem é muito cansativa e isso acaba tornando a leitura um pouco lenta.
Esse livro é com certeza um daqueles que eu não recomendaria pra ninguém (apenas se a pessoa quisesse ter a experiência, assim como eu queria ter tido), porém esse livro é uma das leituras "obrigatórias" então meio que é bom ler. Eu tava até cogitando ler a revolução dos bichos, mas depois disso, não quero ler mais nada desse cara.
Isabelly 03/05/2023minha estante
Tenho fé que a revolução dos bichos vai ser melhor

Isabelly 03/05/2023minha estante
Vou ler e te falo

Luiza.Ambrazvicius 05/05/2023minha estante
Amg, eu também esperava um pouco mais desse livro, mas mesmo assim gostei bastante dele. Eu li a Rev dos Bichos e achei bem melhor, juro pra vc, é curtinho e vale MT a pena!

JAlia372 05/05/2023minha estante
eu vou tentar ler ele

JAlia372 05/05/2023minha estante
eu vou tentar ler ele

Mathheusmiranda 07/05/2023minha estante
Lê revolução dos bichos! A escrita é bem mais fluida e toda a história bastante interessante

thaynara 24/04/2022

melhor leitura que fiz na vida
eu tinha esse livro em casa a muito tempo mas enrolei pra ler ele, acho que li no momento certo, esse livro é incrível do começo ao fim a visão que o george orwell tem do futuro chega a ser assustadora, e o personagem central é incrível você se apega a ele e ver ele passando por todas aquelas coisas... melhor leitura do ano
Jheinis.Duarte 24/04/2022minha estante
Eu to enrolando p terminar ele....

thaynara 24/04/2022minha estante
eu achei tão bom amg, você não tá gostando?

Jheinis.Duarte 24/04/2022minha estante
Eu achei o começo muito enrolado, estou gostando mais agora, eu nao entendi direito pq do nada a mulher deu aquele bilhete pra ele escrito "eu te amo" mas fiquei com preguiça de voltar kkkk ja li bem mais depois disso, eles ja tiveram vários encontros e tal, e to na parte que ele vai na casa do cara que sabe como desativar a tele tela...

Rodrigo Lima 25/04/2022minha estante
Achei o Winston fascinante.

thaynara 25/04/2022minha estante
@3rodrigolima ele é muito fascinante e a relação dele com o O'brien é mais ainda

thaynara 25/04/2022minha estante
@jhe continua lendo fica muito bom depois dessa parte

Pedróviz 17/04/2021

Distopia coletivista
1984 é um modelo perfeito de como acabam as utopias coletivistas: em distopias onde é cada um por si. Sob o controle absoluto do Estado, os cidadãos não têm a mínima intimidade e seus direitos mais básicos são negados. Até mesmo suas expressões faciais são fiscalizadas através das onipresentes teletelas.
A trama consiste na rotina da vida do protagonista que num certo momento burla a vigilância sobre ele e passa a viver uma vida clandestina até que uma surpresa acontece e o leitor tem de suportar um dos desfechos mais revoltantes da literatura.
Na obra o leitor é propositalmente exposto a contrassensos como o Ministério do Amor e o Ministério da Verdade, para citar dois. A ambiguidade é a tônica no Estado do Grande Irmão, em cujo idioma oficial, a novilíngua, muitas palavras foram abolidas. É o povo submisso à razão de ser do Estado: uma busca de poder pelo poder, sem qualquer ideal verdadeiro.

É interessante chamar atenção para o fato de que, inopinadamente, a obra se tornou uma arma de todo insatisfeito. Apesar da total falta de consistência nas comparações feitas, há cidadãos que citam esta obra contra certos governos que de uma forma ou outra não satisfazem seus desejos.
Drica 19/04/2021minha estante
Excelente resenha! Parabéns! Excelente resenha! ?

Drica 19/04/2021minha estante
Desculpe a repetição da mesma frase! Um erro do telefone ao digitar.

Pedróviz 19/04/2021minha estante
Obrigado, Drica!

Por nada! Um abraço!

Drica 19/04/2021minha estante
Esta é a nossa realidade de hoje, e um pouco mais.

Drica 03/08/2021minha estante
Hola! Já li este livro tbm. Muito bom. Gosto muito das obras de Jorge Orwell. Boa semana para vc! Um abraço!

Esther.Horn 05/04/2021

O livro mais superestimado de todos
Foi uma tortura terminar de ler o livro, além de chato é arrastado. Mas eu li, porque como adepta de ideologias comunistas, eu não queria abrir mão de ler um livro muito bem falado só porque é uma crítica ao que eu acredito.
Não, o livro não é uma crítica ao facismo, ou qualquer ditadura, é uma crítica DESCARADA ao socialismo da URSS. É um prato cheio pro imperialismo dos EUA e acredito que é por isso que faz tanto sucesso.
A crítica é tão errada que dá raiva. Não me entendam mal, tem críticas muito interessantes no livro se George Orwell tivesse escrito pensando em ditaduras de direita, mas não foi isso que ele fez.

Depois de terminar o livro, eu li a crítica do Isaac Asimov a ele (dá um google que acha fácil) e eu indico demais! Ele abre nossos olhos pra mostrar que além da crítica rasa, isso aqui não é uma ficção científica: é um amor descarado ao velho! Asimov inclusive diz não duvidar que Orwell escreveu esse livro com pena e tinta (risos). A única coisa "futurista" é a máquina que observa todos... Orwell parece que não fez um esforço sequer pra imaginar uma sociedade do futuro, tecnologia, nada!!!! Ele fez pura e simplesmente uma crítica fraquíssima a Stalin (e nem fingiu que não)

Enfim, a crítica do Asimov é muito mais profunda e interessante que a minha, e vindo dele tem infinitamente mais credibilidade hahahaha. Rei do sci fi sim!
Aguardando o momento que vão parar de endeusar George Orwell por tão pouco.
Isadora 05/04/2021minha estante
Feliz q n tô sozinha no grupo de "acho o Orwell meio birrento"

Kikibel 05/04/2021minha estante
E agora eu quero ler só pra me inteirar na treta e me posicionar kkkkkk #DigitalmenteInfluenciada

Esther.Horn 05/04/2021minha estante
Te desejo apenas boa sorte bels hahahahaha só nao digo que perdi meu tempo pq agora posso falar mal

caio.lobo. 05/04/2021minha estante
"Tem críticas muito interessantes se George Orwell tivesse escrito pensando em ditaduras de direita", fiquei curioso em saber se você poderia indicar algum livro com críticas à esquerda ou até que fale de ditaduras de esquerda, que ao sei ver sejam de qualidade. Ou seja, conhece alguma boa obra de auto-crítica?

Esther.Horn 06/04/2021minha estante
Caio, acho que indico sempre lukacs e jose paulo netto. Mas se vc quiser algo menos tecnico, sabrina fernandes e jones manoel no youtube. Acho que nao conheço nenhuma critica boa ao stalinismo literaria assim, so livro mais teorico

caio.lobo. 06/04/2021minha estante
Obrigado

jardel 12/03/2021

Em 1984 acompanhamos o despertar de Winston para a realidade em que vive: uma superpotência totalitária em que a liberdade, em todos os seus sentidos, não existe mais. O Grande Irmão controla a tudo e a todos, mas Winston planeja o impossível, derrubar o Grande Irmão.

Desde o primeiro capítulo somos apresentados ao indestrutível Grande Irmão, personificação do Partido totalitário que governa a superpotência Oceânica.
No decorrer da história entendemos o que possibilitou a ascensão e, acima de tudo, a estabilização eterna desse regime. Gradativamente, o Partido reconstruiu a mente humana. Os maiores atos de rebeldia aconteciam primeiro por pensamento. Todos os regimes totalitários experimentados pelas civilizações entraram em ruína por não conseguirem controlar isso, mas o Partido sim!
O lema "O Grande Irmão está de olho em você" não se limitava aos dispositivos de vigilância chamados de teletelas, mas sim à própria população. Desde criança, todos os membros do partido eram treinados para vigiar uns aos outros e, principalmente, a si mesmo.
A nova mente humana desviava e refutava, involuntariamente, todos os pensamentos que iam contra a ideologia defendida pelo Grande Irmão. Assim, mudanças eram inviáveis não porque qualquer indício de rebelião seria contido, e sim, porque era impossível germinar uma rebelião sem conseguir ao menos formular a ideia de rebelião.

Os mecanismos que o Partido usava são apresentados no desenvolver da história, como a extinção de palavras (e consequentemente a limitação da mente), o fim das relações amorosas (pois essas criam laços que ameaçam a estabilidade do G.I) e os Minutos de ódio (uma forma de aliviar qualquer insatisfação e raiva, direcionando essa para o "inimigo" do Partido).

A partir de novos episódios na vida monótona de Winston, ele vai nutrindo a visão de que o Partido pode sim cair, e que está disposto a se sacrificar pela liberdade das futuras gerações, ciente do fato de que não será na sua que a opressão acabará.

O fim é surpreendente por não entregar o que o leitor deseja, mas é justamente por isso que as inúmeras reflexões que o livro traz se tornam tão fortes e inesquecíveis.

O livro é uma profunda crise ao totalitarismo, e como o próprio Orwell afirmou, não se trata de alfinetadas ao regime x ou y, como muitas pessoas alegam ser. Há sim alguns aspectos que relembram o rumo que a União Soviética levou, mas o que Orwell crítica é o totalitarismo em si, independente de posição, nomenclatura ou líder, e faz um alerta para não deixarmos ser enganados pelo jogo político dos oportunistas que almejam apenas o poder.

Eu tinha dúvidas se esse era meu livro favorito porque acreditava que tinha decidido pelo "calor do momento" na primeira vez que li. Mas tendo relido ele agora, vejo que definitivamente é meu livro favorito ?. Me emocionei em vários capítulos, e o diálogo rápido que acontece no reencontro nas partes finais foi pra mim um tiro no peito.

Indico pra absolutamente todas as pessoas que quiserem uma boa história. O início pode ser complicado, mas não desistam desse livro, vale a pena em todos os sentidos.
moon 12/03/2021minha estante
cult