Nineteen eighty-four

Nineteen eighty-four George Orwell

Resenhas - 1984

Kananda7 06/05/2024

Se fosse menor seria melhor...
Um livro que parece muito mais longo do que realmente é, tem partes específicas que gostei muito e é muito óbvio pq ele é um clássico, mas tem momentos que são tão esticados que eu acabava perdendo o interesse do que realmente tava acontecendo ali.

Siliane.Ferrari 06/05/2024

Com base na minha experiência de leitura
O livro é um clássico que deve ser apreciado, lido e, principalmente, ser debatido em grupos e clubes de livros. Minha experiência lendo: foi um pouco cansativo, em muitos momentos havia repetições e excesso de detalhes, em outros momentos era uma leitura fluida e simples. Demorei para me adaptar a leitura. Valeu muito a pena. Indico lerem com a mente aberta, sem pensar em "ahh isso é socialismo", "isso é comunismo", "isso é captalismo". Apenas leia, sem colocar em caixinhas pré definidas.

Regine 05/05/2024

Impressionante livro sobre pensamento e humanidade
Impressionante livro que discorre sobre a humanidade, necessidade de poder, sociedades e perda do livre arbítrio em uma sociedade.

Suzane 05/05/2024

O grande irmão
Está distopia clássica é maravilhosa. Mostra como o autoritarismo de um partido domina a vida e a mente da população

Maiara.Nannini 05/05/2024

Livro de terror
Neste livro é retratada uma distopia em que o Estado exerce seu poder e controle máximo sobre seu povo. A ideia é a manutenção do poder, tudo gira em torno disso, e justamente por este motivo que eu considero um livro de terror, por estar tão perto da realidade. Controle absoluto, falta de privacidade, de liberdade. O negócio aqui é ser um alienado, ou fingir que é alienado, mas pra quem finge, fica impossível sustentar esse personagem por muito tempo, e ai que a máscara cai e você vai parar no Ministério do Amor. Adorei a ironia dos nomes dos Ministérios. Ministério do amor é onde as pessoas são torturadas. Ministério da fartura é onde falta tudo.
Quem controla o presente, controla o passado e quem controla o passado, controla o futuro!
No mundo atual talvez seja mais difícil de esconder as coisas que aconteceram, mas o povo adora ter uma memória fraca, então tudo nesse livro é tão viável que assusta, e inclusive já vimos o uso de algumas ideias do livro na vida real e em todo o Mundo.
Essa versão do livro, parte 3, capitulo 9 é um fantástico estudo sobre os ideais utilizados. Gostei muito do livro.
Eu só não consigo favoritar

starrr_ 05/05/2024

Sinceramente eu enrolei bastante pra ler esse livro, porque eu tava tratando ele como uma leitura obrigatória, e depois que li ele realmente merece ser visto como tal!
achei a história muito boa, e achei ela bem atual apesar de falar sobre uma realidade meio distópica. foi interessante entender sobre o Partido, como as pessoas que creem nele pensam e etc., fora como o Winston e a Júlia "funcionaram" em meio a tantas turbulências também.
achei os personagens levemente sem sal, mas no final tava tudo incrível! só n dou uma avaliação maior porque tiveram algumas partes beeem massantes e que a leitura foi meio cansativa pra mim, mas acho que é por não ser o tipo de livro que eu costumo ler.
simplesmente uma narrativa necessária!
Valentim13 05/05/2024minha estante
Quero muito ler esse livro, estava achando super legal mas não consigo sair da página 50 ???

starrr_ 05/05/2024minha estante
amg, tem certas partes que eu empurrei com a barriga por serem massantes, mas o livro (pelo menos essa edição) é dividida em 3 partes. quando chega no meio da parte 1, fica bom demais e tu n consegue mais deixar a história de lado! volta pra leitura q vc consegue ?

Valentim13 06/05/2024minha estante
Vou tentar me forçar a ler esse. Acho a história mt interessante e não queria largar assim

Jenifer 05/05/2024

?Os objetivos desses três grupos são inconciliáveis. O objetivo dos Altos é continuar onde estão. O objetivo dos Médios é trocar de lugar com os Altos. O objetivo dos Baixos, isso quando têm um objetivo - pois uma das características marcantes dos Baixos é o fato de estarem tão oprimidos pela trabalheira que só a intervalos mantêm alguma consciência de toda e qualquer coisa externa a seu cotidiano -, é abolir todas as diferenças e criar uma sociedade na qual todos os homens sejam iguais.?

Esse livro é totalmente atemporal, em todos os detalhes conseguimos enxergar possibilidades e questões a serem discutidas, ótimo mesmo!

Izabella Jastrow 05/05/2024

Difícil ler sem trazer todo o contexto histórico da publicação. Na época, uma clara propaganda anti comunista financiada pela CIA.

Hoje, devido as mudanças, pode ser lido com o olhar de anti totalitarismo, qualquer que seja, mas que ainda sempre está na boca de um grupo especifico como tentativa de provar seu lado.
Alguns pontos, como a visão sobre linguagem e como, ao mudar, ressignificar e erradicar algumas palavras, pode-se conter o pensamento, afinal, a linguagem molda a forma que pensamos, são interessantes e levam a boas discussões. Mas de modo geral é uma distopia fraca com um fio narrativo pobre e previsível.

Patricia 05/05/2024

Entre leituras e pausas levei 1 ano para terminar de ler esse livro.
O início não me prendeu nenhum pouco, mas depois da inclusão da Júlia ficou mais interessante para mim.
Acho que vale a leitura pelo que a obra representa.

Umbrelliy 04/05/2024

Acho que eu não tenho capacidade cultural para falar de forma profunda sobre esse livro, mas o que eu posso afirmar é que é uma leitura que se você tiver super afim ela flui muito rápido, demorei uns 3/4 meses pra ler a primeira parte (que é chata demais) e o resto (parte 2 e 3) eu li em 2/3 dias.
outra coisa que eu quero falar também é que eu amo o discurso do O?Brien na terceira parte do livro, na minha concepção aquilo é um exemplo de como fazer um bom discurso de vilão.

Gus 02/05/2024

Esse livro é simplesmente genial!!
A história se passa em uma distopia no qual ouve uma revolução e todos os países foram fundidos em três grandes potências ditadoras. Nesse livro, o universo é rico, cheio de detalhes. Owell crítica os governos fascistas de forma surpreendente. É um ótimo livro para passar o tempo e ganhar mais repertório

Thayrine5 02/05/2024

Muito ruim
Não recomendo, melhor ir ler uma coisa que preste.
é um livro bem chato e não agrega em nada porque é tudo ficção

Lizia.Yohanna 02/05/2024

Achei confuso
Sei que é um livro bem conhecido, que muita gente gosta e exalta mais não deu muito certo pra mim. Sei que é distopia e tudo mais só que achei tão confuso em alguns momentos principalmente quando falavam da nova escrita. Teve momentos muito bons de reflexão e eu gostei bastante do personagem principal e da construção do "romance" dele com a Julia só que os acontecimentos finais me deixaram meio perdida e apesar de achar que o final foi condizente com o rumo da história eu não gostei muito. Ainda assim é um livro que vale a pena a leitura.
Ritinha.Angel 02/05/2024minha estante
Sou uma das pessoas que exalta esse livro rsrs. Mas entendo que nem todo o livro funciona igual para todos.