Nineteen Eighty-Four

Nineteen Eighty-Four George Orwell

Resenhas - 1984

lin-lê-livros 04/06/2024

Muito bom. imprescindível ler novamente mais tarde na vida para ver as diferenças entre a minha leitura atual e a com ainda mais repertório.
um pouquinho difícil de entender alguns trechos e às vezes de ficar focada, mas assim que você mergulha na narrativa isso não é mais um problema.

MarilA.Filz 04/06/2024

Livro extremamente atual, embora escrito em 1949. Vemos a preocupação do autor em nos trazer a consciência sobre extremistas e regimes totalitários. Ao longo de toda a leitura damos muito valor a liberdade de fazer pequenas coisas. Sentimos a necessidade de terminar rapidamente, não pelo prazer mas para acabar com a angústia.

Maria 04/06/2024

Achei mais ou menos
Do começo até quase o meio do livro é meio chato, eu achei meio cansativo e talvez um pouco confuso
talvez por eu precisar ler pra uma prova, tenha ficado chato ler por obrigação
eu espero ler de novo com mais calma

Mary784 04/06/2024

1984
Um romance distopico que é simplesmente encantador em junção com o grande tapa na cara que o enredo do livro nos dá

Bruna Wroblewski 04/06/2024

Necessário
Este livro aborda um tema muito atual.
Ele traz descrições de manipulação da massa, e não só da massa, que são muito interessantes.
Os diálogos desenvolvidos aqui são maravilhosos, ele também descreve como a manipulação da linguagem aprisiona as pessoas.
Aqui temos um mundo dispótico, governado pelo Partido que tem a liderança do Grande Irmão, onde a liberdade é cerceada de todas as formas, na linguagem, na arte, na expressão, no casamente, na família e vários outros aspectos. As pessoas são vigiadas o tempo todo por meio das teletelas de onde as informações são passadas e recolhidas.
Não se pode expressar opinião diversa aos princípios do Partido nem mesmo durante o sono, e mesmo assim as pessoas acreditam piamente no que o Partido fala, não só acredita como defende, nas escolas as crianças são ensinadas a denunciar seus pais caso façam algum que julgam ser contra o Partido.
O que é sensacional neste livro é a forma como são descritas as oligarquias e os regimes ditatórias o que eles fizeram e onde erraram para que não permanecessem no poder, e o que o Partido faz para que todos sem exceção não só acredite que a vida de migalhas é boa como há defenda também.
O mais assustador nisso tudo é que algumas das manipulações aqui descritas já acontecem hoje.
Vale muito a pena a leitura.

Lucas1429 04/06/2024

NESTE LIVRO NÃO SABEMOS O QUE É LIBERDADE!
"1984" de George Orwell é uma distopia clássica que retrata um mundo totalitário onde o governo controla todos os aspectos da vida das pessoas, incluindo seus pensamentos e sentimentos. Através da história de Winston Smith, o livro explora temas como manipulação, vigilância e a luta pela liberdade individual. É uma leitura envolvente e perturbadora que continua relevante até os dias de hojel

Eduardo2061 03/06/2024

1984
Mesmo sendo bem polêmico em algumas partes, achei muito bom o livro, apresenta ideias que valem ser refletidas, pontos em uma ditadura que nunca parei para refletir, como por exemplo a criação de uma nova língua para restringir a liberdade de expressão e reflexão. Além disso traz um fim bem interessante e que considero conexo com toda a narrativa, já que demonstra que os indivíduos são completamente manipuláveis, e em uma sociedade onde existe quem controla o passado, controla também a verdade, e a ignorância se torna a forma mais inteligente e muitas vezes até difícil de agir, contrariando suas próprias lembranças, pois quem está certo sempre é o partido.

vitoriafemelo 03/06/2024

O livro retrata um governo autoritário, que vigia continuamente a população e que impõe regras severas.
Como todo bom clássico não é um livro que te prende do início ao fim rs. Entretanto, acho leitura essencial, muda sua visão de mundo, de política.

americonovais29021968 03/06/2024

COMPREI POIS ACHEI QUE ERA O ANO DE FUNDAÇAO DO MURICI FC
DEPOIS VI QUE O MEU MURICI FOI FUNDADO EM 1974 ERREI 10 ANOS SOMENTE

"1984", DE ORWELL, É UMA DISTOPIA ARREBATADORA QUE EXPLORA OS PERIGOS DO TOTALITARISMO E DO CONTROLE GOVERNAMENTAL ABSOLUTO. ATRAVÉS DA FIGURA ONIPRESENTE DO GRANDE IRMÃO E DO MINISTÉRIO DA VERDADE, ORWELL DENUNCIA OS ABUSOS DO PODER E A MANIPULAÇÃO DA REALIDADE. A OBRA DESVELA UMA SOCIEDADE OPRESSIVA ONDE A LIBERDADE INDIVIDUAL É ANULADA E A VERDADE É DISTORCIDA. COM SUA PROSA AGUDA E PROFÉTICA, "1984" PERMANECE UMA ADVERTÊNCIA ATUAL SOBRE OS RISCOS DO AUTORITARISMO E DA SUPRESSÃO DA LIBERDADE.

Artur42 03/06/2024

Mesmo demorando um pouco pra alguma coisa realmente importante e que leve a história pra frente acontecer, é bem envolvente desde o início, principalmente depois quando fala do romance rebelde até a descoberta do próprio.

Essa demora até vai pelo lado da contextualização de tudo que é bem interessante também, deixando claro o papel de cada um ali e de como exatamente funciona e se comporta o sistema, tornando essa ideia mais clara ainda no final.

kettlem0 02/06/2024

"Mas estava tudo bem,tudo bem, a luta estava encerrada. Ele tinha conquistado a vitória sobre si mesmo. Amava o Grande irmão.

Gabriely236 02/06/2024

Livro muito bom, achei o início um pouco entediante, mas depois a história me prendeu muito. A construção do mundo da história é incrível e nos faz refletir sobre a nossa realidade.