ReWork

ReWork David Heinemeier Hansson

Resenhas - Rework

Henrique Bittencourt 08/02/2022

O livro é bem escrito e fácil de ler. Diferente de outros livros sobre o tema que enrolam o leitor com teses longas, Rework é objetivo e curto sobre casa um dos temas abordados. O autor traz diversos temas e os explora em no máximo 3 páginas, o que torna a leitura agradável.

caiquepessoa 19/06/2021

O que de fato é essencial em um pensamento sobre o trabalho
Rework é um livro com uma visão, no meu ponto de vista, assertiva sobre o que é importante em uma empresa. Numa corrente de pensamento que menos é quase sempre mais, o livro conta de maneira satisfatoriamente sucinta a trajetória da 37signals e o que eles aprenderam com a caminhada. Toda página parece ser um soco de informação necessária e de fácil absorção. Recomendo para qualquer um que tenha ou venha a ter um trabalho, qualquer o seja. E diria que é imprescindível se você tem vontade ou já iniciou um projeto de empresa. Esse livro irá te dar ferramentas e pontos de vista que poderão abrir seus horizontes para vários aspectos do mundo do empreendedorismo. E caso nada tenha se aplicado a seu trabalho, leia novamente!
Camila 19/06/2021minha estante
Muito convincente esse comentário, Caique, curiosa pra ler esse livro agora...

Rapha 05/11/2020

“Rework” é um livro de David Hansson e Jason Fried que fala sobre como a Basecamp funciona - mesmos autores e empresa de um livro que postei um tempo atrás. A proposta dele é contar como a Basecamp funciona, compartilhando aprendizados de todos os altos e baixos que a empresa passou, também dando dicas para que outras empresas possam ser melhores naquilo que fazem.

Vou lançar minha opinião sem medo: é meio papo de coach. Tem muita coisa do livro que é senso comum de como deveria ser feito mas não é, mas tem umas partes que são insights interessantes e que valem a reflexão. Não é de forma alguma um livro que você lê e aplica imediatamente tudo o que eles estão falando mesmo fazendo sentido, é pra refletir sobre e absorver o que faz sentido dentro do contexto que você vive. Não se deixe iludir pelo o que está escrito pois na vida real as coisas são um pouco diferentes.

Se você gosta de saber mais sobre modelos de gestão e otimização de recursos e estratégias de negócio, é interessante dar uma lidinha, mas caso contrário ler “O trabalho não precisa ser uma loucura“ é uma pedida melhor.

marciofleury 21/02/2016

Livro prático e com alguns insights "fora da caixa"
Rápido e simples de ler. Provê alguns "insights" interessantes sobre empreendedorismo. A linguagem é simples e direta, o que às vezes passa a ideia de "imposição" e, portanto, merece um olhar um pouco mais crítico. Vale a leitura, mas não é nada de "esplendoroso".

Altamente Ácido 18/01/2013

Uma ótima dica para quem quer se aventurar no mundo das Startups
Indicado para aspirantes a empresários e criativos em geral, Rework tenta, através de exemplos muitas vezes práticos, dar um caminho para a criação e otimização de ambientes de trabalho mais inspiradores e menos burocráticos. E se não conseguir aplicar nada do que é dito ali na sua atual fabricadora de salários, pelo menos fica a dica para ir para outra ou quem sabe, montar a sua própria com estes moldes mais tarde.

Resenha completa:

Max 05/02/2011

Sensacional
Como diz o título, o livro trata de uma nova filosofia de vida que redefine sua carreira profissional. Fantástico!

DVD 15/09/2010

Devemos repensar o conceito de empresa
Não tinha muitas pretensões quando comecei a ler este livro. Conhecia o pessoal da 37Signals por utilizar seus produtos (Basecamp e Highrise) e esperava que o livro fosse tratar principalmente de questões de desenvolvimento de software de forma ágil, porém quando comecei a leitura vi que se tratava de muito mais do que isso.

O livro nos leva a questionar tudo o que conhecemos sobre empresas, especialmente as empresas tradicionais que existem no Brasil. Vivemos em uma era em que as leis trabalhistas não refletem as necessidades de mercado e não atendem às vontades dos jovens que ingressam no mercado de trabalho.

Um jovem que começa a trabalhar em uma empresa não quer ter que trabalhar 8 horas por dia, ter um monte de gente lhe dizendo o que fazer ou ouvir conselhos de pessoas de outra geração. Acredito que deve ser por isso que estamos tendo tanto choque entre gerações dentro das empresas.

O livro nos faz ver também que as empresas tradicionais não estão preparadas para competir com novas empresas e suas inovações. As empresas tradicionais dependem de sua burocracia e de seus controles internos para se manter e demoram muito para se adaptar e mudar.

Recomendo este livro à todas as pessoas que estão insatisfeitas com seu trabalho atual e acreditam que algo precisa mudar no mercado de trabalho, para que as pessoas possam ser felizes no que fazem. Se você deseja empreender, esse livro é leitura obrigatória.
cliffoliveira 18/01/2011minha estante
Há alguma previsão de tradução para o português ?

DVD 18/01/2011minha estante
Infelizmente não. Há alguns meses envie um email para a 37Signals questionando sobre a versão em Português e eles me indicaram para falar com a editora. Mandei um email para a editora, mas nunca obtive respostas. :)

Jussimir 16/04/2015minha estante
Foi lançado em 2012 pela editora Sextante com o título "Reinvente Sua Empresa" =D