Vida

Vida

Resenhas - Vida

Cristiana 17/06/2020

A escrita em si é boa mas achei a história fraca.

Lívia Stocco 05/03/2015

Embora parecesse interessante, não me cativou
O autor optou por explorar quase que absolutamente o dilema emocional de Luíza e, embora exista claramente um mundo de inovações tecnológicas ao redor, estas ficaram limitadas ao cérebro artificial, à perna quase natural que Luíza recebe e aos robôs, presentes em toda parte. A introdução dos robôs na sociedade poderia ter sido mais bem trabalhada, assim como as implicações de ter um marido com um cérebro artificial e as discussões sobre o procedimento com os pais de Rodrigo.

Tem um português impecável e um argumento muito interessante, e tenho certeza de que outras pessoas possuem opiniões diferentes, mas não me cativou.

site: pargaia.blogspot.com.br

Adriana 05/01/2014

Desafio literário
Este livro foi uma surpresa, não conhecia este autor, a narrativa começou um pouco confusa, mas do meio para final ficou interessante. Eis um trecho:
"Sinceramente, não me importa que seja uma máquina. Para mim, é um ser vivo. Ele cresce, se desenvolve, aprende, come, bebe, dorme, por que foi criado pelo homem temos que considerá-lo um objeto?"

SGolzio 02/07/2013

Paradoxal
De forma rápida e simples o texto tem seu valor por ser escrito obedecendo as normas vigentes, nesse caso excelente, mas na perspectiva emocional, não me empolgou. O autor dar a possibilidade do leitor pensar por si próprio e refleti sobre o tema. Mas para mim, achei o texto sem vida, paradoxal, já que o texto é sobre vida e exatamente, para mim, isso faltou, vida! Poderia escrever vários aspectos que não gostei no livro, mas não seria interessante, já que o autor teve muito trabalho e se dedicou bastante a sua obra.

Amy 24/12/2011

[Introdução]
Leandro cedeu o livro para resenha e para depois de lê-lo sortear para um leitor do blog, ele mesmo se comprometendo a repassá-lo. Uma forma de várias pessoas entrarem em contato com sua obra. Achei bem diferente o modo e confesso que gostei bastante. Assim, algum sortudo ou sortuda terão a oportunidade de ler e passar adiante.

[Narrativa]
Gostei muito de entrar no universo do livro. Luiza é uma personagem cativante e muito diferente. As decisões dela me incomodaram um pouco. Mas o choque de idéias é bem interessante e intenso. Prefiro personagens com o qual não me identifique para que aja uma experiência totalmente fora do que já estou acostumada.

A trama começa com um acidente, sendo assim envolve as consequências do mesmo. Utilizando algumas temáticas principais como a solidão, o medo, a esperança, a perda e a eutanásia. A narrativa se estende de modo agrável. O ritmo é bem pautado. Algumas situações são além do nosso tempo, mas o pouco contato com esse tempo tende a sofrer alterações em sua concepção. Os questionamentos de Luiza, passam a ser nossos questionamentos. A posição da mesma foi contrária a que tomaria diante dos fatos e do testumunho presente. E dessa escolha dela poderia surgir uma nova estória. Um pouco mais desenvolvida e distópica. Sendo assim, pendendo para a ficção científica.

[Momento Macchiato]
”[...] Apenas quando chegaram na sala que Luiza viu o pacote grande, embrulhado para presente [...] Mesmo assim, agradeceu com um sorriso encabulado, quando Cláudia entregou o pacote com um sorriso sincero nos lábios, de quem acredita fazer a maior das boas ações. [...]” – pág 88

[Considerações Finais]
Algumas das referências de Leandro são bem exploradas e isso me agrada pelo fato de gostar dessas refêrencias. O único ponto que me incomodou foi o fato do fim representar um início de uma grande estória. No geral, é um ótimo livro. Um autor que tem muito a acrescentar para nossa literatura.

LINK: http://thislovebug.net/macchiato/23-eu-li-vida-leandro-marcolino-sorteio

jacdeoliveira 03/12/2011

Um livro com um começo emocionante, uma história de um futuro quem sabe próximo...

Após saírem de uma festa, Luíza e Rodrigo planejam voltar para casa. Rodrigo havia bebido e estava bêbado, e Luíza não havia bebido mas não gostava de dirigir e mesmo sabendo que Rodrigo não estava bom para dirigir ela insiste que ele dirija, e foi ai que tudo se iniciou...
Quando Luíza acordou estava num hospital e recebeu a notícia de que Rodrigo estava em coma e que a vida dele estava em suas mãos. Rodrigo necessitava de um transplante de cérebro e o fato que estava em suas mãos era que o cérebro que Rodrigo receberia era um cérebro reconstruído.
Luíza passa muito tempo pensando se seria o melhor ou não seria bom esse transplante.
Será que Luíza irá trazer seu marido de volta ou será que sua decisão será trágica?

Se eu me colocasse no lugar de Luíza obviamente não teria demorado tanto para tomar uma decisão como essa, afinal o "Rodrigo" poderia estar piorando a cada minuto e isso me deixaria em choque.
Bom, mas vamos deixar esse comentário de lado e vamos aos comentários do livro.
No início da leitura fiquei bem empolgada, afinal a história super interessante, mas chegou um momento do livro que parecia que meu interesse da história havia desaparecido, nada conseguia me prender.
Não posso negar que a personagem Luíza me irritou quase o livro inteiro, ela não consegue tomar uma decisão logo, uma decisão tão importante como essa e isso me irritou, o que eu acho que afetou bastante a minha leitura.
A escrita do Leandro é bem leve, bem simples, e isso fez com que a leitura fosse ainda mais fácil e rápida, apesar dos pesares.

Marcinhow 05/12/2010

marcinhoweoslivros.blogspot.com
Luiza e Rodrigo sofreram um grave acidente, desde então, Luiza tem que conviver com o seu amado em coma, após dois meses nesse estado, o medico faz uma proposta a Luiza... Reconstruir o cérebro de Rodrigo, mas para isso ela precisa autorizar a eutanásia dele.
Luiza fica completamente perdida em pensamentos, amigos e a família dele ficam em cima dela para que ela autorize, mas seus princípios tem o mesmo peso, além disso ela tem medo de que ao substituir o cérebro do marido, ela nunca mais seria o mesmo. E se ele perdesse a sua alma?... Mas o que é a alma? Existe uma alma? Luiza só tem duas opções, e deve escolher a sua o quanto antes...

Para continuar lendo a resenha, acesse o meu blog:

Angela Grazi 11/11/2010

Alba 02/10/2010

Resenha feita por mim, no Psychobooks!

O livro começa com uma sobreposição entre um episódio marcante na vida de Luíza e Rodrigo e um bolero dançado por eles.

Após uma festa, já de madrugada, Rodrigo e Luíza se dirigem ao carro para voltar para casa. Rodrigo está um pouco bêbado e chove muito. Luíza, apesar de não ter bebido, não gosta de dirigir e prefere que o marido leve o carro. E é aí que se dá a tragédia… A junção de chuva, sono e bebida, acaba por se transformar em um acidente inevitável.

Luíza acorda no hospital e é lá que tem a notícia de que seu marido se encontra em coma e que depende dela a decisão de trazê-lo de volta à vida.

Mas como isso é possível? Pois bem, Leandro criou sua trama no futuro, lá, Luíza pode decidir por um “transplante” de cérebro, que seria trocar o cérebro doente de seu marido por um cérebro reconstruído, e a trama gira praticamente em torno da decisão de Luíza e o que isso acarretará para seu futuro.

Com pinceladas num futuro onde a robótica está inserida no cotidiano do ser humano, acompanhamos Luíza e sofremos com usas dúvidas e indagações. Confesso que a personagem me irritou algumas vezes pela sua indecisão, na minha opinião seria uma decisão óbvia e rápida. \o/

Por trabalhar na área de robótica, Leandro enriqueceu sua trama com detalhes sobre o tema e instigou o leitor a imaginar o que pode nos aguardar no futuro. Em meio a todo o avanço tecnológico que o homem pode vir a alcançar um dia, Leandro nos leva a discutir onde termina o nosso direito de prolongar a vida e se devemos ou não respeitar a morte. Uma discussão ética que pode não estar longe de encararmos.

Gostou? Quer ler mais? Acesse a resenha completa no blog:

Psychobooks 02/10/2010

Reflexão sobre a Vida

Gostou? Quer ler mais? Acesse a resenha completa no blog:

Cibele 23/08/2010

Eu simplesmente adorei o livro e ele foi muito bem escrito. A cena inicial do acidente abriu com chave de ouro. Sem contar os sonhos que a protagonista tem e a facilidade com que nos transportamos para a realidade de Luíza. É uma história muito diferente com um final perturbador. Quando a personagem tem que tomar a decisão final (haha não vou contar) eu não conseguía parar de ler.

Leia mais em: http://www.euleioeuconto.com/2010/06/vida.html

ThaisTuresso 14/06/2010

O livro narra já nas primeiras páginas um trágico acidente, onde acontecem em seguida algumas perdas significativas e outras definitivas, fazer a resenha desse livro sem spoiler é muito difícil,mas não impossível, mas a questão que o livro aborda é muito interessante, e por isso recomendo que na medida do possível, não deixem de ler, o livro aborda questões profundas humanas e geneticamente modificadas...Qual será a escolha de Luiza, está no poder de uma simples mortal decidir o futuro de seu esposo Rodrigo...ou simplesmente aceitar o que lhe propõe a medicina avançada?Um Livro muito profundo, cheio de questionamentos fortes, o que fazer? Ou melhor o que você faria se estivesse no poder de escolha que agora Luiza tem em suas mãos?
Leiam o livro e descubra o que ela decide. Recomendo!