Bento

Bento André Vianco

Resenhas - Bento

Vanessa Sueroz 17/01/2011

Já tinha lido algumas outras séries do André Vianco, mas essa parece ser bem melhor!

Bento é um livro cheio de mistérios e guerras! Tem tudo que um grande leitor do mundo do vampirismo gosta, vampiros sanguinários, luta e muito mais.

Imagine você acordar em um mundo novo, onde os humanos estão em fortificações e tem medo de andar de noite. Alguns poucos humanos vem para o mundo para lutar, e se tornam Bentos, caçadores natos de vampiros.

Muito bom!

Carolina 07/01/2011

Tenho que entrar no clima para voltar a ler esse livro. Por enquanto, prefiro deixá-lo de lado.

Füchs 13/12/2010

Espetacular
Como já existem muitas resenhas deste livro serei rápido.
Duas características fazem deste livro uma obra prima: as lutas (destaque para a luta no pântano) e o tom desesperador presente em quase todo o livro (destaque para os trechos da ponte quebrada).
Uma grande obra que por si só já estaria completa, mal posso esperar por Vampiro Rei I e II

Ayla 04/12/2010

Bento
É um livor fantático, qd li A Passagem , lembrei mt dl.
O Brasil td devastado, vc se pega passando nos lugares e imaginando como seria se s grandes centros simplesmente ficassem abandonados. O q aconteceria dewpois d tantos anos.
Gosto de imaginar estas coisas, de passar na rua e tentar criar como ocorreria e o q aconteceria.
O André Vianco foi fantástico neste livro.
LI E RELI VÁRIAS VEZES, PQ REALMENTE VALE A PENA.

Shana 13/11/2010

A trilogia Bento, Vampiro Rei I e Vampiro Rei II É TUDOOOOOOO. Amei cada página. Mas não pense que os vampiros de André Vianco são no estilo Crepúsculo, são vampiros do "mal", eles têm sede e fazem de tudo para conseguir saciá-la. A história se passa em São Paulo num momento em que os homens encontram-se reclusos em verdadeiras fortalezas para se protegerem dos ataques cada vez mais violentos dos vampiros sedentos. E os humanos só passam a ter alguma esperança quando começam a surgir os Bentos. Eu levei duas semanas para ler os três livros e tive quatorze pesadelos!! Para quem gosta do estilo eu recomendo!!

Li 29/10/2010

Foi o primeiro livro de André Vianco que li. Confesso que não gostei muito, tenho aquela visão meio romântica dos vampiros: sensualidade, poder, perversão e crueldade (não, para mim Edward Cullen não é um bom exemplo de vampiro, antes que alguém pense que é desse tipo de besteira que falo!), então uma imagem como a do livro não me agrada. Noves fora a história é boa e o livro é bem escrito, apesar d´eu não ser muito fã de palavras como "garboso"! rsrs.
Pode não ser meu preferido, mas o livro foi suficiente para eu querer ler outras coisas do autor...

Carol Chiovatto 15/10/2010

Resenha do Livro BENTO, de André Vianco
Eu não costumo oferecer grandes sinopses do livro resenhado, mas a deste faz parte da genialidade do autor (eu não elogio jamais se o livro realmente não merecer). A história se passa meio que numa Terra pós-apocalíptica, 30 anos depois do que chamam de A Noite Maldita, quando, da noite pro dia, metade da população mundial caiu num sono misterioso, em que as pessoas não envelhecem e não sofrem nenhum mal, apenas dormem, tipo Bela Adormecida, e a outra metade da população, a que ficou acordada é dividade: uma parte virou vampiros e a outra permaneceu humana.

Os humanos tiveram de passar a viver em fortificações cercadas de muros altos, afastadas dos grandes centros urbanos (tomados pelos vampiros e transformados em covis), e só podiam se comunicar por meio de mensageiros com as demais fortificações, porque os vampiros foram destruindo as redes de comunicação e, após a Noite Maldita, as ondas de rádio sumiram da física. As mulheres não engravidam mais e não existem mais doenças.

Os adormecidos aos poucos acordam ao longo desses trinta anos e alguns acordam o que chamam de "bento". Um bento é um cara comum à primeira vista, tinha uma vida normal antes da noite fatídica, mas quando sente o cheiro de um vampiro prestes a atacar fica louco e parte para cima, ou até matar todos os vampiros à volta ou até morrer. Tem uma profecia de que, quando reunissem 30 bentos 4 milagres seriam desencadeados, a partir da liderança do 30º. O protagonista da história, claro, é o 30º bento.

CLARO que o Vianco iria me matar se eu dissesse que a história é essa. É bem mais complexo, bem mais cheio de detalhes e ideias senssacionais que, misturadas, fizeram uma história superior a infinitas deste gênero que já li. De verdade, há muito tempo nao ficava tão empolgada com um livro.

A história se passa basicamente no contexto humanos lutando pra reunir os 30 bentos e os vampiros fazendo os humanos de reféns da noite.

Agora, coisas sensacionais: depois de 30 anos sem intervenção humana, o Brasil inteiro foi tomado de volta pela Mata Atlântica, e ficou uma florestona com algumas estradas por onde os humanos passariam apenas durante o dia. Então, os humanos ficam unidos em suas fortalezas e trabalham junto para combater os vampiros. A tragédia trouxe benefícios à raça humana (ah, a história se passa no Brasil, mas todo o mundo sofreu com a Noite Maldita, ao contrário de certos filmes em que os ets só atacam os Estados Unidos e os americanos salvam o mundo da desgraça eterna).

É fantástico como o Vianco tem a capacidade fenomenal de nos fazer entrar na história e nos colocar no lugar daqueles personagens. O Lucas, que é o 30º bento, é um herói muito legal, mistura muitos conceitos, guerreiro e padre (ele não é da Igreja Católica, ok, mas acaba fazendo as vezes de um como, por exemplo, para fazer água benta).

Todas as cenas de combate são impecáveis. Você se sente no cinema assistindo a um filme 3D e, se suas irmãs não estiverem gritando na sua orelha, você se sente dentro da cena, como se ela fosse real. Você consegue ver as descrições, você consegue conhecer as personagens e se sentir interagindo com elas. Até os coadjuvantes que aparecem são encantadores. Nós amamos cada um deles e ficamos tristes quando morrem, e ficamos felizes quando conseguem escapar.

Eu pelo menos ainda vejo o carisma dos vampiros. É muito raro eu torcer para os mocinhos, como fiz o tempo todo nessa história. Mais raro ainda eu torcer para os vilões se darem mal, porque os vilões geralmente são a parte interessante da história.

MAS, neste livro, os mocinhos são anti-heróis, a filosofia de sociedade está indescritível, a capacidade de intrincar os fatos do Vianco me deixou besta. Não sei se minhas palavras fazem jus a esta história, de verdade. Estou me esforçando muito para tentar transmitir.

Aqui faço um paralelo com Os Sete. Eu torcia tanto pros vampiros naquele livro, e detestava tanto os mocinhos, que achei que ia ser igual em Bento. Não foi. Fiquei surpresa. É um livro que você não consegue largar. Está na minha lista dos 5+ Recomendados!

Agora, vou devorar as sequências, O Vampiro-Rei volumes 1 e 2.

Johnny 17/09/2010

Primeiro livro do autor Andre Vianco que eu leio. Fica claro ao menos em Bento, que Andre Vianco tem um grande potencial e irá acrescentar muito à literatura brasileira, seu estilo de leitura é interessante e sádico.
Falando do livro em si... A série é composta por 3 livros, toda via ao ler Bento, o desejo de ler o resto da saga não despertou em mim. O livro é cheio de momentos memoráveis e em um momento me peguei com os olhos cheio de lágrimas, entretanto há também pontos negativos em Bento. O livro flui rápido, entretanto muitas vezes se torna previsivel de mais, é raro os momentos em que você é surpreendido na história. Talvez para os amantes dos vampiros, os reais vampiros chupadores de sangue, maléficos, não como os citados em crepusculo, o livro se torne agradável.

Jefferson Moura 14/09/2010

Bento - Aventura sem drama
Gostei do que li, gostei bastante.

Pelo livro retratar de um tema que em 2008 estourou e vem se refletindo por esses anos, "Bento" pode dar assas a minha imaginação, me levando à um Brasil distante, onde todos são unidos por um ideal. Ficar vivo.

Creio que seja assim mesmo o fim dos dias, mas em "Bento" essa urgência em se manter vivo, em um cuidar do outro é bem palpável.

O livro retrata a história de um mundo destruído pelas forças demoníacas dos vampiros e em meio as trevas alguns combatentes são despertados, os Bentos.

Eles são caçadores de vampiros reais, nasceram para isso, não são como a Buffy ou Angel que simplesmente caçam, eles tem sua natureza voltado para essa caça, sentem o cheiro e ficam alucinados quando estão perto de vampiros.

Em um certo ponto da história uma profecia é lançada. Quanto o 30º Bento despertar quatro milagres acontecerão e ajudarão os humanos a eliminar a escória maldita da face da terra.

Em uma aventura cheia que é narrada com urgência a todo tempo, "Bento" conta a história de Lucas, o 30º Bento que guia todos os outros Bentos em busca dos milagres.

O que mais gostei é que diferente de tudo o que eu já li, "Bento" analisa só o Brasil. Pode ser um ponto negativo, mas vejo que por ser um livro escrito por um brasileiro, nada mais justo que trabalhar toda a trama em nosso território, e por incrível que pareça o autor faz isso com maestria.

Bento é um livro de leitura rápida, cheio de emoções que fazem os olhos apertarem e até faz rolar algumas lágrimas aqui e ali. Aconselho muito a leitura de "Bento" aos fãs de vampiros, pois não fica atrás de nenhum grande mestre (por mais que não os supere também).

Jefferson Moura

Mariana 08/09/2010

Adorei o suspense à "eu sou a lenda" onde o medo da noite chegar é constante no inicio do livro...
Vampiros são maus, nao tem amores ridiculos e vampiros indo contra-a-sua-natureza...
Sensacional!!!!
Achei so que os 4 milagres foram exagerados, mas afinal, milagres são milagres ahahahahaha

07/09/2010

Em um mundo pós apocalíptico a luta diária não é mais pelo dinheiro e sim pela sobrevivência ameaçada pelos noturnos. Como um retorno ao mundo feudal, as pessoas vivem em áreas fortificadas, não há meios de comunicação para conectá-las e as estradas representam ameaças para quem as transita, enfim para viver é necessário força física, boas estratégias e união entre os humanos.
Gostei do fato do autor não tem dó ; sacrifica (quase) qualquer personagem para manter uma boa história. Os diálogos são melhores do que os encontrados em Senhor da Chuva, mas ainda são simples, com provocações previsíveis entre os personagens. Mesmos assim é uma ótima história, com fatos que avançam de forma surpreendente, de tal forma que o livro não é lido e sim devorado.

Adriana F. 30/08/2010

Abençoado seja o predador!
No início, o autor começa a narrativa com frases curtas, o que deixou a leitura um pouco cansativa, mas depois ele abandona o estilo e a história flui com muita naturalidade. Uma ótima história, diga-se de passagem, que, a despeito das frases curtas e diversos errinhos de revisão, prende desde as primeiras linhas. O suspense é na medida certa e o leitor não consegue parar de ler e especular o que está acontecendo naquele novo mundo pós Noite Maldita.

A linguagem é simples, com muitos brasileirismos, palavrões, coloquialismos, que considero importantes para dar identidade a uma obra nacional. Tal simplicidade torna a escrita rica, neste caso. Até um ou outro clichê é muito bem aceito no contexto de Bento. E existe música! Vale citar a passagem lindamente descrita de Nivaldo e seu precioso CD! "Trilha sonora" muito bem escolhida!

Cada personagem cativa, cada um com suas particularidades. Lucas com sua determinação e fé, Cantarzo com sua voracidade e sagacidade, Francis com sua racionalidade e bondade, Vicente com sua bravura e devoção, Duque com sua força e otimismo, Adriano com sua obediência, garra e coragem, Matias e sua consciência ecológica... até Teodoro cativa com seu jeito irresponsável e cômico.

O autor é um tanto maniqueísta na sua narrativa, fator que dá margem para reflexão: será que podemos realmente separar os bons dos maus? Será que seria tão simples viver numa sociedade onde todos dentro de uma fortificação são bons e fora dela, todos são maus? Isso me lembrou muito A Vila, de M. Night Shyamalan e seu desfecho brilhante.

Outra margem excelente para reflexão é a questão ambiental. Aliás, essa foi a grande sacada do livro, na minha opinião. Como seria um mundo após 30 anos sem interferência do Homem? A vida seria melhor durante o dia, aterrorizante durante a noite. Os homens seriam solidários, unidos num mesmo ideal. O autor sabiamente lança a pergunta: foi uma Noite Maldita ou uma Noite Bendita? Resposta que ele deixa para o próprio leitor elaborar.

Bento é um livro de terror, mas acima de tudo, é uma obra que traz críticas importantes a uma sociedade destrutiva, má em sua essência, egoísta e antropocêntrica, que precisa urgentemente rever conceitos e tomar uma atitude que mude o rumo das coisas, que impeça a destruição.

Por isso, abençoado seja o predador que veio ao mundo para dar ao Homem uma nova perspectiva, a fim de tornar este planeta um lugar melhor.
Fabius 16/01/2010minha estante
Tu tá ficando boa...

Fimbrethil Call 17/01/2010minha estante
Ótima resenha, Adriana, deu uma ótima idéia do livro.

Marct 07/05/2011minha estante
Engraçado... eu acho que as frases longas são mais cansativas.

Adriana F. 09/05/2011minha estante
Ah, então... acho que a quebra do ritmo me cansa demais. Frases longas e bem pontuadas são tranquilas pra mim... mas ler algo sem ritmo me cansa mesmo... Mas isso não me tirou o prazer de ler este livro, viu? Obrigada pelo comentário! =)

Marct 14/05/2011minha estante
Adriana, "frase" pra mim é aquela unidade narrativa que termina com um ponto. "Frases curtas" seriam aquelas com menos de 10 a 15 palavras. Existem frases com uma única palavra. Exemplo: "É." Eu acho que pode ser um recurso estilístico muito interessante quando o autor o usa bem. Além do fato de clarear mais o entendimento da frase. O que vulgarmente se chama de "ritmo da frase" pode ser lento ou apressado, mas não deixa de ser um ritmo. Vai depender de como o narrador explora esse recurso estilístico. Mas claro que qualquer um pode gostar ou não do estilo do narrador. Tudo vai depender do gosto.
No mais, gostei muito da sua resenha, que para mim deveria se chamar "crítica". Pois o significado de resenha é "resumo".
OBS: em música "ritmo" não está relacionado à velocidade com que as notas musicais são tocadas. A isto se chama andamento. Mas em literatura usa-se mesmo ritmo com este significado "físico".

Adriana F. 17/05/2011minha estante
Olá... Então, concordo com vc sobre o recurso ser interessante quando bem utilizado.

Agora, quanto ao conceito de resenha, eu tento utilizar o que eu aprendi na faculdade mesmo, ou seja, uma análise a mais detalhada possível, contendo subjetividade (isto é, minha opinião) acerca da obra em questão. Não sabia que a definição oficial de resenha é só resumo. Obrigada por informar! Mas mesmo tentando utilizar a definição que eu aprendi, minhas resenhas são porcas e "imaturas". Ainda tenho muito o que aprender.

Sobre o ritmo, não falo em velocidade de leitura, mas da "quebra" da fluência com a qual estou lendo... =)

Até mais! =)

Sil 25/08/2012minha estante
Bem a história é boa, interessante, mas nunca li um livro tão chato cheio de linhas até capitulos desnecessarios que não acrescentam em nada a história final o objetivo, bem vou ler outros livros desse autor para ter certeza mais por este livro digo não gostei da enrolação dele e fora que achei uma mistura dos livros que já li adolescentes, pode ter cido uma impressão minha....

Juni 27/08/2010

...
Eu gostei muito do livro. Mas algo nele, eu ainda não descobri o quê, o deixou maçante [é com ç ou ss?].
Eu achei interessante toda a ação se passada em lugares que conhecemos... Teodoro Sampaio \o/
Enfim, mas algo nesse livro o torna cansativo. Não sei se são as frases curtas que Vianco usa ou ... bom, não sei mesmo. Porque o livro em si é muito bom, pra quem gosta de ação e aquelas sensações de "agora lascou".
Eu indico, mas tenha paciência para lê-lo. Não desista!
Eu demorei alguns longos dias, mas valeu a pena.

--------------------------------------------------
Péssima em resenhas, só queria deixar gravado aqui o meu sentimento quanto a ele.
Johnny 18/09/2010minha estante

Silvia 26/06/2012minha estante
Imagina a sua resenha foi boa, afinal resenha é a opinião sua do livro; a maioria das pessoas confundem resenha com resumo.

27/08/2010

Até que enfim! Fazia tempo que eu não escrevia uma resenha, mas só agora terminei um livro para escrever uma. E o tal livro é Bento, de André Vianco.

Mais uma coisa inusitada aconteceu ao ler este livro. Bem, não exatamente este, mas o caso é que o primeiro livro que eu li de André Vianco foi O Vampiro-Rei. Eu só não sabia que O Vampiro-Rei era continuação de Bento. Então, claro, eu boiei no começo de Vampiro-Rei. Mas falo dele depois. Quanto a Bento, justamente por ter lido a continuação primeiro, eu li sob uma outra perspectiva. Eu já sabia o que ia acontecer. Mas isso não tirou nem um pouco o prazer de ler Bento.

Mais em www.natrilhadoslivros.blogspot.com

Cindi Façanha 21/08/2010

Adoro os livros do André Vianco, tenho todos, mas na minha opnião "Bento" foi o melhor livro que já li!
Achei a história incrível! Do início ao fim ela conseguiu me prender!

Como sou muito fã do André, e da história "Bento", adoraria vê-lo transformado em filme! Seria o máximo!! ;D

Eu recomendo hein!