Sol e Tormenta

Sol e Tormenta Leigh Bardugo

Resenhas -

Arya4 25/05/2020

#desafioskoob
O drama e o romance mal desenvolvido atrapalhou demais a história. Maly e Alina são o tipo de personagens que individuais são bons e geram uma boa trama,mas juntos...não dá certo. Minha vontade era de sacudir o Maly até ele cair pra realidade.
Alina por outro lado não me incomodou tanto. Ela lidando com sua obsessão pelo Pássaro de fogo,a ambição e a sede pelo poder me envolveram.
Outra revelação foi Tolya e Tamar. Não podiam ter chegado em melhor momento. Nikolai,meu caro Nikolai é maravilhoso. Esses três personagens me motivaram a continuar.
O início deste livro foi bom,o meio foi arrastado e um pouco cansativo e o final foi...tipo:O QUE ESTÁ ACONTECENDO? PISQUEI E JÁ TEM GENTE MORRENDO.
Não merece 5 estrelas,mas recomendo.
Dê um chance a esse livro. Só abaixe as expectativas no quesito romance.
Deni Cruela 26/05/2020minha estante
Não suporto o Maly, ainda não li esse livro, só o primeiro, mais ele não me desceu

Tryssia Siqueir 16/06/2020minha estante
Estou com medo de ler e não suportar o Maly, minha esperança no final do primeiro livro era que ela é o Darkling voltassem ou outro personagem aparecesse.

Deni Cruela 17/06/2020minha estante
Amo o Darkling ?, quero ler o segundo, mais enfim vou ter de engolir o chato do Maly.

Tryssia Siqueir 02/07/2020minha estante
Continuei não suportando o Maly, amando o Darkling e odiei o final haha porém gostei do livro ?

tata passox 09/07/2020minha estante
EU TO TENTANDO TERMINAR SÉRIO, só que o relacionamento da Alina e do Maly não tão querendo deixar... Mais eu vou continuar pelo bem da minha querida curiosidade kkkkk ??

itsmarianita 29/01/2021minha estante
eu me senti exatamente assim lendo. Gostaria de poder dar 5 estrelas também, mas infelizmente o livro não conseguiu alcançar isso.

Paola 22/03/2021minha estante
Mano o Maly é muito insuportável. ?Nikolai

Paola 22/03/2021minha estante
Eu terminei por curiosidade tbm

Jul 05/04/2021minha estante
A alina e o maly e tipo o chaol e celaena não tem como shipar o casal! ?

alicemartanii 07/05/2021minha estante
eu fiquei EXATAMENTE assim no final

Guilherme 27/05/2021minha estante
Pra mim ficou bem evidente que o Darkling desenvolveu sentimentos reais pela Alina, mas ela não percebeu pq voltou pro insosso Maly que preferia pegar todo mundo menos ela. Aí um dia ele percebeu que gostava da Alina?! Não convence

09/06/2021minha estante
Eu sigo tentando gostar do Maly mas no fundo amando o Darkling haha concordo ,vou lendo por curiosidade mas o livro podia ser menos arrastado no meio

09/06/2021minha estante
mas confesso que to ansiosa pro proximo livro

thay 12/06/2021minha estante
Maly e alina são muito dramáticos, mas vale a pena ler

thay 12/06/2021minha estante
Nicolai é perfeito ???

Rafa 18/06/2021minha estante
Eu não poderia ter resumido melhor.

sophiabarreira_ 22/07/2021minha estante
Exatamente!! Nikolai perfeito?? eu não posso ser a única que adoro o Darkling? Pfv falem que não. Outra coisa, eu não shippo muito Maly e Alina e não surporto mto o Maly. E eu adorei as reviravoltas no final, espero que não seja só eu!! Já quero começar o próximo

Raabe 26/07/2021minha estante
pra mimas melhores partes são da Alina achando q tá doida

Thais Deniz 21/08/2021minha estante
É um ótimo livro, super recomendo.
Tudo bem que esse romance entre a Alina e o Maly está chato, dramático demais, eles deveriam ter continuado como amigos, mas enfim...
Vale a pena ler, apesar disso, é um livro incrível.
Em momentos quis que ela ficasse com o Darkling, mas sinceramente, agora não mais, o Nikolai tomou meu coração. ? kkkkkkkkkk

Mey 03/12/2021minha estante
O primeiro e o segundo livro foram incríveis! Porém acredito que o fim da saga foi só ladeira abaixo! A Alina e o Maly não deviam ter aquele final, relação deles foi construída de uma maneira que não condiz com este final. Na minha humilde opinião, ela deveria ter ficado com o Darkling. Pode parecer muito clichê sim, mas mesmo com toda a maldade, ele só queria alguém para ele, alguém que o entendesse e estivesse na mesma posição (prq só assim ele seria compreendido) e não com o palerma do Maly, que só percebeu o que sentia quando já não mais o tinha. Acho que de todos os finais possível, este foi o pior.

Solzinho 08/12/2021minha estante
Eu amei tanto esse livro, ainda mais do que o primeiro. Os personagens novos me cativaram ao extremo, Nikolai, os gêmeos, a Alina, tudo de bom, até os secundários ficaram interessantes. Sobre o Maly, eu não sei o que sentir por ele, no primeiro livro ele não me desceu, eu achei ele extremamente chato, nesse segundo eu tô meio assim, tem coisas que ele faz que eu fico, meu deus que legal, mas tem outras que eu só quero jogar ele da ponte, poxa, ele quer porque quer que a Alina volte a ser aquela garotinha de antes, assim como ele, só que não dá, ela é uma pessoa nova agora, com responsabilidades, pessoas que precisam e acreditam nela, aí fica foda, porque ela tem dependência emocional nele, pelo simples fato dele e ela crescerem juntos, terem um sentimento pelo outro e ele conectar aquela Alina de anos atrás, só que ao invés dele aceitar ela e ajudá-la, ele fica o tempo todo querendo que ela fuja. Saco.

Nikolai é tudo de bom, ele é aquele personagem que te cativa ao extremo, puta merda, ele é foda, mesmo que a família dele seja uma merda, o irmão nem se fala, maior vontade era tacar ele e matar. Rei e a rainha nem se fala, dois idiotas, preguiçosos, fala fala mas não morde.

Gêmeos são sensacionais, cada um com sua qualidade, um casal de irmãos que conversam entre si, aos mesmo tempo que querem se matar.

Darkling não aparece muito, mas continua sendo um vilão foda, puta merda.

Ou seja, leiam, vale a pena, mesmo que o casal "principal" seja um saco.

Mey 27/12/2021minha estante
Vamos ser sinceros que Nikolai e os gêmeos carregaram esse segundo livro nas costas! Maly chato demais, não consigo shippar ele com a Alina desde o primeiro livro e em especial nesse segundo livro, são draminhas muito desnecessários e conversas que não levam a lugar nenhum.

Nick 26/01/2022minha estante
O final n faz muito sentido pra mim tipo vou matar os dois e vou trazer um de volta e aquele rolo com o poder dela n faz sentido. Mas os personagens novos q salvaram mesmo.

Catarina181 26/07/2022minha estante
Não aguento mais só lendo por que n gosto de deixar coisas inacabadas!!!

Humberto 05/10/2022minha estante
Falou tudo kk
eles juntos são insuportáveis.

Flora.Abreu 08/11/2022minha estante
Gente, estamos lendo o mesmo livro? Sinceramente eu amo o Maly, acho ele um dos melhores personagens, só perde pro Nikolai que é o mlr de todos, agr, a leitura foi exatamente cansativa, me deixou de ressaca e a Alina me entediava de um nível absurdo

Luz 09/01/2023minha estante
HABLOU DEMAIS!!!!

Danyelle 10/01/2023minha estante
O foco não era tanto o romance,até pq ele dá raiva.Mas o drama podia ser mais bem desenvolvido deixaram a desgraça só pro final

Tamara 15/01/2023minha estante
Eu acho q a autora fez mto Maly 100 cachorrinho da alina, pqp parece q o cara nao tem vida além dela.

Lais.Massena 21/01/2023minha estante
Eu achei esse casal Alina e Maly um porre mas tmb não entendo quem gosta do darkling

Sara384 04/02/2023minha estante
Também achei bem arrastado, tanto que abandonei, o primeiro livro é bem melhor :/

Ias 07/03/2023minha estante
Nossa, sim!! O Maly ta muito chato. Não se controla, muito ciumento, fica fazendo birra. O pessoal fazendo planos, estratégias políticas contra o Darkling e Maly só querendo atenção da Alina, aff.
Obs: li 40% do livro até agora

Isis Lou 12/03/2023minha estante
Resenha PERFEITA! Resumiu 100% o que eu queria dizer

Verônica 28/03/2023minha estante
Como que ler o livro

Carla913 21/07/2023minha estante
Não acho que o Maly é insurportável a Alina que está dificultando

Andrômeda 28/07/2023minha estante
Eu acho que a história em si é muito boa, mas a Alina e o Maluco são um dos piores casais que eu já vi na vida! A forma como eles agem e se relacionam (muito infantis e idiotas) me incomodou muito. Eu só não desisti dessa leitura porque o Nikolai a existe. Se não fosse pela presença dele no livro, eu teria desistido, porque embora a história seja boa, a presença da Alina estraga tudo.

Ray 28/07/2023minha estante
Só consegui terminar Por causa da zoya

Andrômeda 03/08/2023minha estante
Gente! Eu também odeio o Maly e também odeio esse relacionamento entre ela e a Alina. Eu quase desisti da leitura, mas a existência do Nikolai me fez ser capaz de continuar

Jurdan's version 08/09/2023minha estante
Nossa sim!!!! Concordo muito!!!

Jurdan's version 08/09/2023minha estante
Darkling e a Alina, seriam muito melhor juntos!! Fiquei decepcionada

gabs_vl 20/12/2023minha estante
nossa o maly com a alina é insuportável
até o romance problemático dela com o darkling é melhor que os dois juntos

Lys | @acervodelys 18/03/2021

Decepcionada...
Não sei nem por onde começar a descrever o tamanho da minha decepção com essa continuação.
É difícil até de imaginar que foi escrito pela própria Leigh Bardugo. Pela mesma pessoa que escreveu Six of Crows, que aproveitou cada linha do livro de modo primoroso.

Bom, Alina foi quem mais me decepcionou. Todas as decisões erradas que tinha para tomar ela tomou. E isso deixou a história maçante ao extremo. A começar por sua total falta de autoconfiança e terminar pela sua história deprimente de "romance" com o Maly.

O livro também segue até quase a metade sem muita ação, e quando finalmente acontece alguma coisa empolgante, não dura mais que 3 páginas. Bom, no quesito ação foi decepcionante... no quesito romance também... no quesito aventura também... no quesito plot twist também... ?

Confesso que só não abandonei a leitura por estar participando de uma LC, porque se eu tivesse lendo isso sozinha...

Mas nem tudo foi um completo desastre, Nikolai foi um acréscimo MUITO bom ao enredo. Adorei ele e tô louca para ler King of Scars. E o Darkling conseguiu terminar de roubar meu coração nesse livro, mesmo aparecendo bem pouquinho. O que também achei uma outra falha gigantesta da Leigh, como que a mulher tem no arsenal um personagem incrível como ele e nao usaaaa? Inadmissível.
marinamachry 18/03/2021minha estante
esse livro é muito chato mesmo kkkkk li na marra pra poder ler os outros

Lys | @acervodelys 18/03/2021minha estante
Muitooo. Foi um banho de água fria kkkkk. Você já leu o próximo? Gostou?

marinamachry 18/03/2021minha estante
liiii, gostei bastante! Mas não se compara a soc, a escrita da Leigh evoluiu MUITO depois da trilogia s&b. Vale a pena ler ruína e acensão

marinamachry 18/03/2021minha estante
aí eu não sei como faz pra responder aqui, mas acho que foi kkkk

Lys | @acervodelys 18/03/2021minha estante
Simmm. Eu li soc antes de S&B, e dá muito pr ver o quanto a Leigh evoluiu.

Lys | @acervodelys 18/03/2021minha estante
Ai tô mais animada pr começar Ruína e Ascenção agora. Eu já tava triste pensando q ia ser igual a esse.

Lys | @acervodelys 18/03/2021minha estante
Kkkkk eu tbm sofro pr responder aqui no Skoob

marinamachry 18/03/2021minha estante
você não ficou perdida por ter começado soc antes? Tô lendo crooked kingdom agora e acho que se eu não tivesse lido s&b antes eu ia ficar boiando kkkkkk

marinamachry 18/03/2021minha estante
naaao, ruína e ascensão é bem bom! No final vc fica tipo "meu deus-", mas não chega aos pés das reviravoltas de soc

Lys | @acervodelys 18/03/2021minha estante
Eu fiquei no comecinho kkkkk. Pq não entendia mt bem as ordens grishas, e eles ficavam falando sobre os países, Shu Han, Fjerda, e eu lá: WTF?? mas eu fico assim perdidona no começo de todos os livros de fantasia mesmo kkkk, aí só segui em frente e com o tempo eu entendi. E AMEI. Sou completamente cadelinha do Kaz agora e doida pr ver ele na série.

Lys | @acervodelys 18/03/2021minha estante
Ai então vou começar logo Ruína e Ascenção, tô numa outra LC, mas vpu tentar ler os dois livros ao mesmo tempo kkkk. Correr antes da série lançar ??

marinamachry 18/03/2021minha estante
aaah entendi kkkkkk NOSSA SIM, kaz e wylan são meus favs por enquanto. Fiquei chocada quando li sobre o trauma do kaz em soc, nunca tinha lido algo tão pesado assim. Mas adorei o livro

marinamachry 18/03/2021minha estante
Issooo! Acho que agora na primeira temporada eles não vai abordar muito o assunto de R&A pq falaram que o Nikolai só vai aparecer na 2 temporada, então provavelmente não vai interferir muito se vc ler antes ou não. Acho que os necessários pra série eram SOC e S&B

Lys | @acervodelys 18/03/2021minha estante
Aaa os meus preferidos são Kaz e Inej ??. Simm, tbm acho que não vão abordar mais que os acontecimentos de Sombra e ossos nessa primeira temporada, mas vai que ele juntam alguma coisa dos outros livros né kkkkk. Eu fujo de spoilers. Vou tentar ler todos antes da série lançar

Lys | @acervodelys 18/03/2021minha estante
Nosa simm. Eu lembro que quando eu cheguei nessa parte do passado do Kaz, eu fechei o livro e parei a leitura só pra chorar. Me pegou muito desprevenida.

marinamachry 18/03/2021minha estante
kkkkk tbm sou assim! Mas tem tempo ainda, vc consegue ler! Vale a pena

marinamachry 18/03/2021minha estante
SIM, foi um choque, veio todo o trauma de uma vez só, achei que iria ser no final do livro e foi logo no meio

Isabela- 16/02/2022minha estante
Mesmo a Alina só podendo ficar com o Maly, os dois eram completamente sem sal, tem nem desenvolvimento. Piora no próximo

vic127 16/02/2022minha estante
completamente certa falou o que tinha que falar o nikolai carrega esse livro mas costas

Isabela- 16/02/2022minha estante
Essa trilogia tinha TUDO para ser incrível. Mas faltou muito desenvolvimento. A protagonista tem pouca mudança entre os livros, só evolui na questão do poder. O par romântico dela não tem nem química com ela, o ?vilão? literalmente desaparece dos livros, parece que eles estão lutando contra um fantasma! E quem leu o terceiro livro, sabe que o final ficou horrível a ponto de ter fics de final alternativo

ana 16/02/2022minha estante
a dependência emocional da Alina no Maly eh um absurdo, e ele a trata como se ela fosse a propriedade dele, dono dela

Mariane 16/02/2022minha estante
@Isa acho que seria mais interessante se a Alina e Maly tivessem se conhecido agora, sabe? Eles amigos desde infância, ela desde sempre apaixonada por ele e esperando um dia ser notada por ele, e ele sendo um completo babaca que a oprime não tem abertura para desenvolvimento... e não teve química mesmo kk
O vilão só sumiu pois com ele sim ela tinha química e tinha desenvolvimento, com medo de não comprar o casal que ela queria, a Leigh sumiu com ele mesmo.
Alina tem mais química até com Nikolai.. mas ele merece alguém melhor.

Mariane 16/02/2022minha estante
@vic no primeiro foi Darkling, no segundo Nikolai. E o terceiro será quem? Pois Maly não segura nem 1 parágrafo de tão sem graça que ele é kkkkk

Mariane 16/02/2022minha estante
@Ana Nossa, sim!! Aquilo não é amor não, é algo cômodo, dependência emocional pura.
Ele coage muito a chatAlina e ela é uma estúpida por correr o tempo todo atrás dele e do amor nocivo. Mas sabe o que me irrita? Saber esse """herói""" foi escrito por uma mulher!

ana 16/02/2022minha estante
@mariane e o pior eh a alina diversas vezes quer fazer algo totalmente ao contrário daquilo q o maly quer pra eles. Por exemplo: se nao fosse o maly a Alina com ctz tinha ido ficar com o darkling, no fundo no fundooo, ela tava morrendo de vontade de se juntar a ele

Mariane 16/02/2022minha estante
@Ana se não fosse pelo Maly em sombra e ossos ela teria ficado com o Darkling lá mesmo kkkk seguindo a lógica, era para a Alina ficar com o Darkling, eles são iguais, possuem poderes raros e únicos, tinham química e dava para desenvolver um ótimo romance, mas a autora o levou cada vez mais para um caminho que não há mais possibilidade de uma redenção ao ponto dele ficar com a protagonista...

ana 16/02/2022minha estante
@mariane SIMMMMMM exatamente, a alina teria ficado com ele no primeiro livro msm. Eu torci TANTO p eles, provavelmente no último livro a alina deve ficar com o chato do Maly, pq a autora não fez toda essa palhaçada do Maly e a da Alina pra no final eles não ficarem juntos, ent eh provável q eles terminem juntos e a gente fica aq lamentando q o darkling e a alina nao tiveram chance. Pq eles poderiam ter tido TUDO!

Mariane 16/02/2022minha estante
@Ana Vou te falar que eu não torci para esse casal não, pois quando vi que a chatAlina ainda pensava no Maly, sonhava com Maly, falava do Maly, respirava o Maly, tudo isso mesmo após os beijos do Darkling... ah, eu sabia que ele seria o vilão. Portanto, não foi um plot que me surpreendeu. Triângulos amorosos são assim mesmo: um sempre é o herói benevolente e o outro vilão cruel sem redenção.

A Alina mesma disse que o Maly era o amor da existência dela, então é óbvio que vão ficar juntos ??
É claro que seria muito mais coerente e satisfatório Alina e Darkling, mas Leigh não pensava assim. Acho que ela não pensou que o vilão ganharia mais destaque que o mocinho...

ana 16/02/2022minha estante
@mariane sim vdd, acho q ela deve se arrepender muito de não ter feito o final da Alina com o Darkling, ate pq a maioria não aprovou o Maly.
Quero mt ler ?six of crows? parece q sobre o Nikolai os livros né? e falam q eh MUITO melhor q a trilogia sombra e ossos

Isabela- 17/02/2022minha estante
@mariane, concordo totalmente

Mariane 17/02/2022minha estante
@Ana Ah, com certeza, foi um tiro no pé apostar no Maly. Se ela o queria como vilão, deveria tê-lo feito ter tido menções e não aparições.
O livro do Nikolai é uma duologia King of Scars ? trono de ouro e cinzas, está previsto o lançamento em 10 de Março.
Six of Crows eu só vejo elogios, algumas pessoas recomendam até pular direto para essa. Sobre a sinopse pouco posso opinar, só sei que o livro é em terceira pessoa e há 6 protagonista, e cada um possui povs. Nikolai não é um dos protagonistas, mas talvez ele tenha alguma participação, não sei, mas vou ler essa duologia também.

Stella 20/02/2022minha estante
Nossa mano sim!!!

Pédemeia 22/10/2023

Muitos homens chatos, mas pelos menos um morreu ?
Ouvi tanto falar mal desse livro que achei que seria uma tortura, mas eu gostei.
O Darkling e o Vasily eu entendo eles serem chatos, afinal um é o vilão e o outro é herdeiro, mas o Maly é insuportável sem motivo, tudo o maluco faz birra ? pior que criança??, TA FALTANDO SENSO!
ALINA LEVANTA DESSA CAMA, MATIZA ESSE CABELO, PQ AGORA SÓ FALTA UM LIVRO!!!!!!
priscillaa. 22/10/2023minha estante
eu sabia que não tinha sido apenas eu que tinha achado o maly um insuportável nesse livro! se não tivesse esse drama dele teria sido muito melhorr

Pédemeia 23/10/2023minha estante
Ele queria causar sobre tudo ? E também tem a palhaçada de que tudo bem ele pegar outras meninas grishas, mas o bonitão não sabe como lidar com o fato de que a Alina é uma, toda hora falando pra ela desistir de ser, sendo que ?simplesmente? não dá. Ele falando que queria que tudo voltasse a ser como antes, sendo que antes a Alina estava sempre se colocando pra baixo, nunca se achando suficiente pra nada. Que amor é esse que prefere ver a pessoa mal com a própria existência?

priscillaa. 23/10/2023minha estante
você falou absolutamente tudo! a cena em que o maly falou que se pudesse tiraria o poder dela me deu tanto ódio! demorou um tempinho até a alina aprender a usar os poderes dela e aceitar eles e agora quando ela está se sentindo mais segura de si ele vem com uma dessas (??) me recuso a acreditar que a alina ama esse estúpido

Pédemeia 23/10/2023minha estante
Sinceramente as vezes nem parece amor romântico, só parece que eles se acostumaram com a presença um do outro. Ainda acho que a relação deles seria muito mais bonita de se ler se eles fossem amigos.

priscillaa. 23/10/2023minha estante
nesse segundo livro mostra muito sobre isso, em alguns momentos parecia que a relação deles era mais um peso nas costas do quê realmente amor, só que da parte dele tinha algo mais posessivo (não sei se essa é a palavra certa pra se utilizar mas é algo mais ou menos assim) e vamos combinar que o maly não demonstrava tanto apreço pela alina nesses primeiros livros

priscillaa. 23/10/2023minha estante
acho que separados eles são personagens muito fortes e muito interessantes, mas juntos eles parecem totalmente o contrário

Pédemeia 24/10/2023minha estante
Acho que é possessividade mesmo. Ele sempre "teve" a Alina. Quando eles eram crianças ela era solitária até ele chegar em Keramzin e ela meio que se acostumou em ter só ele como amigo e, ele a ter ela sempre "dependente" (não é bem isso,mas é palavra que me veio a mente) da amizade deles.

Pédemeia 24/10/2023minha estante
O Maly teve até o dia em que eles entraram na Dobra - que poderia ser o último dia de vida deles- pra fugir com ela e viver esse "amor", mas o cara esperou até o momento em que ela não estava mais disponível para implorar por isso.

Pédemeia 24/10/2023minha estante
E os dois só falam da amizade deles no passado, como se não tivesse nada no presente que evocasse esse sentimento de conforto.

priscillaa. 25/10/2023minha estante
exatamente! a alina tem muito apego/dependência no maly justamente pelo o quê eles viveram no passado, que de fato foi algo bonito mas não sustenta o quê eles tem no presente. realmente a sensação que dá é que o relacionamento deles é mais um peso do quê outra coisa

priscillaa. 25/10/2023minha estante
tanto que quando a alina começa a conhecer pessoas novas (principalmente no segundo exército e quando ela encontra a tripulação do nikolai) o foco dela deixa de ser o maly, pois antes ele era tudo o quê ela tinha, mas agora ela tem muito mais pessoas ao redor dela. era muito maia dependência do quê amor de verdade.

Pédemeia 25/10/2023minha estante
Vou printar essa conversa e mandar para a Leigh Bardugo, quem sabe assim ela aprende kkkkk Tô me sentindo aqueles trollzinhos do Frozen falando sobre amor kkkk Amei falar mal do Maly com uma completa desconhecida, foi revigorante ?

priscillaa. 25/10/2023minha estante
falar mal do maly sempre traz uma paz de espírito para os queridos leitores do grishaverso! ? eu tb amei esta conversa, sem dúvidas ganhei ums 3 anos a mais na minha expectativa de vida só de fofocar sobre o maly e suas ações deturpadas

Karol Alencar 18/10/2021

Sol e tormenta
Olha como o mundo gira kkkk o primeiro livro eu não gostei, minha nota foi 2, já esse o começo achei chatinho e depois foi evoluindo, a história não é perfeita, tá longe de ser uma obra prima, mas a evolução, o amadurecimento da escrita e dos personagens nesse livro é bem evidente e isso me agradou muito!!

A Alina teve um desenvolvimento surpreendente, passou de planta chorona insuportável pra uma pessoa que sabe o que quer e luta por isso !! Gostei mto dos novos personagens tbm, principalmente do Nikolai, um personagem gente como a gente, que faz um monte de merda, mas a gente não consegue não gostar dele, além de eu amar o jeito debochado dele hahaha

E digo mais se os capítulos não fossem gigantescos e a autora não enrolasse tanto durante toda a narrativa, talvez rolaria uma nota 5 ?! Chocados?! Até eu estou kkkkkkkkk

Eu li o segundo volume meio que na obrigação, pois estou lendo a triologia em lc com amigos, se eu tivesse lendo sozinha teria abandonado com certeza e agora estou grata por ter insistido e continuar, pois gostei muito do livro, até quase chorei no final e estou muito ansiosa para o terceiro !!!!
Cris 18/10/2021minha estante
Esse segundo realmente é o melhor deles! E NADA nem NINGUÉM supera o Nikolai! ??

Michela Wakami 18/10/2021minha estante
??????

Karol Alencar 18/10/2021minha estante
Ai Cris espero que o terceiro seja mto bom tbm ??????
Eu amo o Nikolai!! ????

Carlos Souza 18/10/2021minha estante
Ai, amiga. Nunca deixe eu pegar ranço de ti, olha, eu não amei. Achei melhor, mas amar não. Isso é puro ranço e implicância, porque eu sou muito inflexível, se começa ruim, acabou, é muito difícil me conquistar depois.

Cris 18/10/2021minha estante
Carlos, vou te falar q nao gostei dessa colecao nao! AMEI Crows mas ainda assim nao foi incrivelmente incrívrl! Para mim o melhor livro dela é Nona Casa! O resto é agua com acucar!

Karol Alencar 18/10/2021minha estante
Carlos amigo me senti ameaçada agora ????????

Mas assim como eu disse não achei uma obra prima, amar acho que é uma palavra mto forte, mas eu gostei mto sim, que venha o terceiro pra gente terminar logo e ler DUNA?

Pedro 18/10/2021minha estante
Como o mundo dá voltas, hein?
??????

Karol Alencar 19/10/2021minha estante
Pois sim Pedro ??

Pedro 19/10/2021minha estante
Tomara que o próximo seja ainda melhor. E pode ir se preparando pra Duna, pois a leitura é bem complexa.

Carlos Souza 19/10/2021minha estante
Eu fiquei sabendo que Duna é realmente bem complexo. E até difícil num primeiro momento. Mas ainda assim, deve ser uma obra muito boa, porque é uma das obras mais famosas, existem referências em inúmeras obras.

Pedro 19/10/2021minha estante
Sim, Carlos, é uma boa obra, mas é bem complexo nas primeiras 200 páginas.

bianquicha 27/01/2023

"Filha dos Dois Moinhos"
EXTREMAMENTE ARRASTADO!!! Nem parece que foi escrito pela mesma autora de sombra e ossos, achei muito discritivo e teve muita cena desnecessária. Minha nota ia ser menor se não fosse por duas coisas: Nikolai (personagem novo, mt carismático e sarcástico) e o final que foi ICÔNICO e eu ameii. Torço por Maly e Alina e estou ansiosa pela busca do próximo amplificador.
RECOMENDO!!!
angelina 27/01/2023minha estante
nikolai lindo, perfeito, meu maridoooo

angelina 27/01/2023minha estante
eu achei o final legal e tals, mas foi corrido, (SPOILER!!) achei o povo bem burro e é obv q ela vai recuperar os poderes, ent né

angelina 27/01/2023minha estante
livro arrastado dms socorro, somos guerreiras!

o nikolai é TUDOO

bianquicha 27/01/2023minha estante
é obv q ela vai recuperar os poderes mas eu leio como se eu tivesse demência e n fosse obv

angelina 27/01/2023minha estante
kkkkkkk mas vc tem demência?

angelina 27/01/2023minha estante
só q tipo, foi omg mas é chato já saber oq vai acontecer

bianquicha 27/01/2023minha estante
o pior é q eu realmente n sei se ela recupera os poderes, os spoilers q eu sei n é em relação a isso

mas deve recuperar

angelina 17/01/2023

esse livro é uma tormenta
me disseram que era chato. não acreditei. e era chato!

sou uma leitora que está de férias, ou seja, tô lendo um livro em uns 2 dias, mas esse não foi o caso, fiquei com uma preguiça enorme de ler, que livro arrastadoo (o que, inclusive, ferrou o meu ritmo de leitura?). nesse volume tivemos de novo essa história dos amplificadores, haja criatividade! pedi algo inovador e revolucionário e recebi repetição ? o romance foi bem xoxo, oh negócio chato, forçado e sem química, hein, eles são muito melhores como amigos! fora o draminha que eles ficaram fazendo o livro inteiro (que poderia ter se resolvido com uma simples conversa), uma verdadeira novela mexicana, tenho zero paciência com os dois. também não gostei que a única ação maneira que rolou foi só lá para os últimos capítulos, eles ficaram o livro todo se preparando para a batalha e quando finalmente acontece foi tão rápida, que decepção. a autora merece um prêmio de conseguir escrever tudo isso de páginas sendo que não acontece NADA até, tipo, 90%. por mais que o final tenha sido bem chocante (mesmo todo mundo sabendo que tudo vai se resolver, bem clichêzao), acabou que ficou muito corrido e fez com que o resto do livro ficasse muito paradão e sem emoção, o famoso segundo livro chato de trilogias (mas confesso que algumas poucas cenas foram legais, sim, mas em geral, o livro foi extremamente lento, sinto que a autora se perdeu um pouco na narrativa). porém a evolução da alina foi bem legal de se ler, vê-la aprimorando seu poder e ficando mais forte foi incrível, mesmo essa personagem me irritandokkkkk (e o cabelo branco, sos ?). para não ficar só acabando com esse livro, queria ressaltar que o universo é super bem construído e interessante e depois da metade começou a ficar um tiquinho mais divertido (as interações da alina com o nikolai = TUDOOO). enfim, minha nota é 2,5 (do jeito que eu sou eu posso abaixar essa nota a qualquer momento, mas por enquanto é essa) por causa do darkiling (que mal apareceu ?) e, principalmente, o nikolai (que virou meu novo amor, finalmente um personagem interessante que não seja um vilão nessa históriakkkkk), eles carregaram o livro nas costas!! se eu fosse dar uma dica para a autora seria a seguinte: menos maly e mais nikolai!

sofri, mas não morri, vambora! tudo para poder ler six of crows depois, né
ellen s 17/01/2023minha estante
imagina nikolai vilão, até babo

sol = nikolai
tormenta = maly

ellen s 17/01/2023minha estante
alina se descobrindo é a melhor parte (depois do nikolai)

kkkkkkkkk bem isso!!

angelina 17/01/2023minha estante
mds o nikolai como vilão seria tdd

angelina 17/01/2023minha estante
literalmente as únicas coisas boas do livro

f33kisa 17/01/2023minha estante
Gnt nn aceito q nn gostem desses livros, ainda vou ler mas eles parecem tão bons ??

angelina 17/01/2023minha estante
amg eu amei o primeiro, não é perfeito..mas é mto bom!! só esse segundo q n da pra defender

f33kisa 17/01/2023minha estante
Simm eu já vi o povo falando isso msm, mas nunca conheci ngm q gostou desse apesar de ser bem famosinho KAKAKAKAKAK

Desi Gusson 30/05/2014

A Sombra Não Existe Sem A Luz
Vou tentar falar por cima do profundo amor que senti ao ler esse livro e como ele transformou algo já incrivelmente bom em espetacular. É, é nesse nível de fangirling que você está se metendo.

O mundo dos Grisha está fervendo em incerteza e medo. É tudo sombrio e ninguém mais sabe se fica ou foge, o que caracteriza traição e quem eles estão dispostos a trair. A verdade é uma só, com o golpe malfadado do Darkling os Grishas tiveram que escolher entre ele, seu líder, ou seu Rei e, de qualquer forma, acabariam com um inimigo muito inescrupuloso no final. Alina não tem esse tipo de escolha, ela só precisa seguir o conselho de Baghra e correr por sua vida. Porém como fazer isso quando a própria escuridão está te caçando?

Mais uma vez Bardugo nos traz personagens complexos e mostra outras facetas na personalidade de velhos conhecidos. Agora que Alina tem um poder palpável, ela começa a questionar seus pensamentos e de repente se vê lutando para não seguir o caminho do Darkling. Não tenho palavras pra dizer como amei a nova postura dela, tentando se adaptar ao poder e deixando a menininha para trás, que foi um ponto de irritação no primeiro livro. Já sentiram orgulho de um personagem? Pois é, senti orgulho de Alina Starkov, não ligo se você me achar doidinha por isso. De fato, cada personagem encontrou seu jeito de amadurecer.

-Mas blogueira, todo mundo mudou?
-Leitor, todo mundo, todo mundo não, mas os acontecimentos entre um livro e outro foram tão extremos que eles tinham que mudar, e ficou ótimo assim! Mudar é bom, todo mundo muda, se não mudássemos ainda seríamos organismos unicelulares no mar.

Agora uma confissão.
*Fecha as cortinas*
*Chega mais perto*
*Espia pra ver se não tem ninguém olhando*
Eu ainda amo o Darkling.
*Faz sinal pra pararem de surtar e falarem baixo*

Eu sei, eu sei, o cara é mau, sinistro e psicopata mas hes soooooooooooo hot. O Maly é ótimo, sério, é a única pessoa sã no meio daquilo ali, mas, mas droga! Deve ter a ver com os séculos se aperfeiçoando na arte de ser incrível que Maly nem pode sonhar em alcançar. Queria mais dele nesse livro. Tipo, muito mais.

Pra complicar você imaginaria que entra em cena mais um cara intrigante e cativante? Ele surge, da maneira mais inusitada possível que não vou compartilhar com vocês, mas surge. Alina encontra outro alguém profundamente interessado nela e, considerando seu último banho de água fria com a questão de confiança, ela faz o possível e impossível para deixar esse rapaz, no minimo insistente, a uma distancia segura.

A parte mais pungente para mim, mais uma vez, foram os personagens. Toda aquela nebulosidade que circulava Maly não se dissipou, foi tomando forma, o moço adotou uma postura com Alina que me pareceu bem verdadeira, mas foi difícil enxergar a real motivação para que ele resolvesse agir finalmente. Encontramos o lado mais vulnerável do Darkling, e por favor note que, em comparação ao Implacável Mode On usual dele, um lado mais vulnerável não quer dizer exatamente o que você esperaria de algo vulnerável: uma velhinha atravessando a rua? Não. Uma cesta de filhotinhos? Definitivamente não. Um dragão que acordou com o cabelo podrinho? É por aí. Não interessa o que digam, pra mim ele pode estar tão confuso com seus sentimentos por Alina quanto ela está com os dela!

Falando nela, a Conjuradora do Sol se tornou, no momento, certo a mocinha que eu queria desde o princípio. Com uma melancolia totalmente diferente daquele sentimento de miudeza, de ser constantemente menosprezada, é até belo. Não que eu goste de ver alguém sofrer, mas é que, diferente da maioria das outras mocinhas que vemos por aí, Alina tem motivo para ficar assim. Ela pode estar ou não escorregando lentamente para a loucura e não consegue nada em que se agarrar pois, de repente, ela é uma estranha para aqueles que a conheciam, ela lhes dá medo. O tempo todo pensei se foi assim com o Darkling, se começou assim pra ele também, a solidão de ser tão diferente o empurrando em direção a um caminho sem volta.

O jeito como Bardugo escreveu isso foi simplesmente fascinante.
Aliás a Leigh sai do comum tantas vezes que, quando eu achei que ela tinha feito uma coisa beeeeeem chata e previsível e todo-livro-com-mocinha-retardada-tem, ela me surpreendeu, fez um Corte na minha descrença e sambou na minha cara. Estou até agora me recuperando disso.

Sensação de abandono quando fechei o livro. Não queria sair daquele mundo, não queria tirar os personagens de mim. Vocês entendem isso, não? Não querer chegar perto de outro livro pra não tirar o gostinho que ficou daquele último, que te emocionou tanto. Mas não posso fazer isso, o lado da razão me diz que são livros demais a serem lidos pra eu me dar ao luxo de não eleger outro imediatamente. Vou aproveitar mais algumas horas observando o mundo pelos vitrais do Pequeno Palácio, Ruin and Rising, terceiro livro da trilogia (que pra mim poderia ser uma infinitologia), parece que só vai chegar na próxima vida.

Para essa e outras resenhas na íntegra, acesse o blog.
Vai lá, é legal :)

site: www.desigusson.wordpress.com
Débora 15/07/2014minha estante
Acabei de terminar o 2 volume...e vc me descreveu perfeitamente...ahhh cade o volume 3??? Sol e Tormenta demorou tanto pra chegar!!!

Mandy 15/07/2014minha estante
Menina, me abrace. Li suas duas resenhas sobre a linda trilogia da Leigh e pensei: alguém que me entende, aleluia!
Bem, o que posso dizer... Sua resenha tá muito bem escrita, tipo ela faz com que as pessoas que não leram o livro tenham a vontade de ler. Pelo menos foi isso que senti. Gostei bastante, sério mesmo.
Maaas, agora que eu finalmente achei alguém que já tenha lido e tenha tido os pensamentos muito similares aos meus, vamos falar sobre esses grandes livros! Cara, você não tem noção do quanto estou me mordendo para Ruin and Rising! Serinho, eu até tentei ver quanto tempo demora a tradução de um livro aqui pro Brasil. Até pensei em procurar o pdf em inglês mesmo, só que não tenho certeza se vou querer ler em inglês. É muita ansiedade misturada com incerteza haha. Se eu pudesse eu me mudava pra Ravka mesmo com as mil tretas que esse lugar tem e acho que você me entende. E o Darkling é realmente muito divo, mas aquele troço que a Alina fez no final do segundo livro... Senhor do céu! Muito tenso. Porém dos três homens dela eu prefiro um certo corsário que no final não era tão ruivo assim hehe.
Enfim, gostei da resenha e fiquei animada por ter achado alguém que me entenda. Espero que você responda (essa sou eu carente). Tchau! :)

Desi Gusson 16/07/2014minha estante
Mandy, sou completamente obcecada com essa trilogia, sigo a autora em tudo quanto eh lugar e não vou aguentar esperar ab tradução pra ler Ruin and Rising, simplesmente não vai dar! Só de falar agora me dá vontade de reler outra vez rsrs

Fiquei muito feliz de saber que vc gostou tanto das minhas resenhas e mais ainda dos livros! Bjos

karlota 21/09/2014minha estante
Moça, eu também AMO O DARKLING!* vamos abafar o caso aqui*
Sério, acho o Maly uma coisa maravilhosa, mas nada, nadinha mesmo, se compara ao Darkling. Fiquei o primeiro livro todo torcendo por mais momentos. Dane-se o fato de que ele é vilão, tão mau e psicopata, ELE É INCRÍVEL! *fangirl dele, cof*
Estou obcecada por essa trilogia. Senhor do céu, chorei litros quando terminei o primeiro. Chorei porque li rápido demais e quando notei, ACABOU!
Agora vou comprar o segundo e pirar. Só preciso do dinheiro,rsrrss. Mas pelo o que você contou nessa resenha, eu vou parir loucura.
Bardugo é sensacional!

Bárbara 13/11/2014minha estante
Agora uma confissão.
*Fecha as cortinas*
*Chega mais perto*
*Espia pra ver se não tem ninguém olhando*
Eu ainda amo o Darkling.
*Faz sinal pra pararem de surtar e falarem baixo*

Não tem jeito de não amar o Darkling *-* Há uma semana não leio nada por causa desse livro que não me deixa continuar minha vida D: e Ruin and Rising só chega no ano que vem DDD: socorro!!! Mato a Leigh se ela der um final ruim para o meu Darkling, sério, mesmo depois de tudo o que ele fez, não consigo odiá-lo.

Ana Rita 19/07/2016minha estante
Eu também amo o Darkling...ops, eu disse isso em voz alta?
Amei sua resenha... Parabéns!... não terminei ainda, mas já estou em negação... as páginas que faltam vão ficando mais escassas, o livro vai ficando mais pesado do outro lado, e eu fico lendo tudo que aparece do livro paralelamente... sempre tomando cuidado com os Spoilers (já li muitos com essa minha mania)...srrsrsr... enfim... tamo junto nessa paixão maluca pelos Grishas... mas as aventuras e os conselhos do Príncipe Perfeito me deixaram dividida... como eu disse... ainda não terminei.

Amanda Mendes 28/08/2016minha estante
Acabei de ler! E sim eu amo o Darkling e senti tanta falta dele nesse livro :((
Agora to com medinho de ler o #3 e ele nao ter um final decente!!! #HEEELP

Rosa 12/05/2021minha estante
Ai que delícia de resenha!! Quase tão bom quanto o livro! Parabéns pela escrita divertida e por amar o Darkling! (Mais uma pro fan clube).

Jéssica Abrantes 01/05/2021

PERFEITO, ENTREGOU TUDO
Que livro, que história!! Eu estou ainda meio emocionada com tudo que aconteceu nesse final do livro, mas desde o começo foi eita atrás de eita, para mim a leitura não foi nada parada ou arrastada, eu amei acompanhar cada momento da Alina! Ainda achei melhor que o primeiro e foi uma super surpresa para mim, pois só via falarem que esse livro não é bom, mas ainda bem que cada um tem sua experiência na leitura, porque acabei amando esse livro.

Nikolai ganhou meu coração, ai pelo amor, devia ser proibido criar um personagem tão bom assim (brincadeira, faz mais que eu amo ?), muito fácil de se apaixonar por ele, as falas, a inteligência, o humor a personalidade, ele é perfeito!

?Quando as pessoas dizem impossível, geralmente querem dizer improvável.?

A Alina, ai gente, ela se encontrou e parou de fugir de quem ela é, eu não poderia estar mais feliz com isso. E de novo voltando a falar do final desse livro, quando eu acho que não dá para me surpreender mais, a Leigh Bardugo vai lá e prova que eu estava bem enganada.

E falando do Maly, ok, nesse livro eu já não gostei tanto dele e menos ainda do relacionamento dos dois. Dá para ver claramente como eles tem uma dependência emocional um pelo outro e isso acaba não sendo muito saudável, mas ainda acredito que eles se amam muito, eles cresceram juntos afinal e sempre só tiveram um ou outro. Porém, espero que isso mude no próximo livro e o relacionamento deles melhore.

Estou ansiosa demais para ir para o último livro e concluir trilogia, mas dá uma tristeza também de acabar.

Ps. Darkling é cruel demais, não tem como gostar dele não, mas isso só mostra o baita vilão que a escritora criou.

Algumas coisas com vários spoilers...

O que aconteceu com Genya, minha nossa, desacreditada mano, arruinada... fiquei bem mal, não merecia tudo isso tadinha.

Eu gostei tanto da Alina liderando o segundo exército, a bichinha cresceu demais, só precisa acreditar mais nela mesma. E ela tomando o porder Darkling, o que foi isso, não esperava, chocada demais, poderosa! Sanckta Alina foi com tudo! E agora tá com os cabelos branquinhos.

O Darkling segue vivo né e ainda rei, eles que lutem. ?

E o que aconteceu o Nikolai, socorroooo, pra onde o bichinho foi aaaa.

Algumas mortes foram meio triste, a da Maria e o Feydor, mas outras deram um alívio, fiquei feliz demais e não nego. Foram tarde Ivan e Vasily. ?
Mariane Sena 01/05/2021minha estante
essa resenha aqui explica todo o meu surto com esse livro melhor do que eu, amo

Kawane.olv14 01/05/2021minha estante
Concordo com vc. Esse livro é tudo

Kawane.olv14 01/05/2021minha estante
A Genya, tadinha...

Jéssica Abrantes 02/05/2021minha estante
Tão bom ver outras pessoas que gostaram desse livro também ?

Jéssica Abrantes 02/05/2021minha estante
E ai, foram muitos surtos mesmo nessa leitura viu kkkkk

Jéssica Abrantes 02/05/2021minha estante
Fique em choque com o que aconteceu com a Genya, Darkling não perdoa mesmo

Kawane.olv14 03/05/2021minha estante
Eu também fico feliz de ver pessoas que gostaram desse livro

Kawane.olv14 03/05/2021minha estante
Sim kkk

Sofiaa 12/02/2022

Sol e tormenta
Não gostei da leitura, passei uns dois meses lendo,super entediante, achei a história um pouco repetitiva, para mim foi quase a mesma coisa que ler sombra e ossos de novo.
Os personagens estavam bestas, eu não me interessei como eu esperava,a única coisa q para mim deixou a leitura interessante foi a presença do sturmhond q até agora é meu personagem favorito. Enfim, não gostei, criei muita expectativa e me decepcionei no final. Espero q Ruína e ascensão seja melhor!
Beatriz 12/02/2022minha estante
Bom... tenho uma notícia não tão boa...

Mas acho melhor você ler para tirar suas próprias conclusões.

Acredito que "Sombra e Ossos" seja o melhor volume da trilogia. E concordo com você: Sturmhond é um dos melhores personagens. A construção dos personagens desta trilogia é bem fraquinha. Os que mais gosto são Sturmhond e Genya.

Sofiaa 12/02/2022minha estante
Eu estava com muita expectativa para a trilogia,o q me decepcionou um pouco kk, estou super desanimada em comprar ruína e ascensão e ser do mesmo jeito q sol e tormenta, mas de qualquer jeito só quero terminar logo a trilogia, espero q Ruína e ascensão seja um pouco mais interessante

Beatriz 12/02/2022minha estante
O que você acha do romance entre Alina e os outros interesses dela?

Uma merda?
Tenho é pena do maly coitado

Beatriz 12/02/2022minha estante
Também achei um dos piores que já li. E Maly foi se tornando um personagem cada vez mais chato

Beatriz 12/02/2022minha estante
Maly poderia ter sido construído melhor. Acho que ele se tornou um personagem totalmente diferente após o primeiro livro.

Nossa sim,concordo

maria 01/09/2021

Sol e tormenta
Bem melhor que o primeiro.Mas não tenho muito oq dizer...Alina continua chata e superficial.
O capitão lá é o mais legal de todos, ele deixou a história bem mais legal.

Não sei se leio o outro ou abandono.
Preciso ler ele pra entender six of crows?
ultravioletaaa 01/09/2021minha estante
não precisa ler pra entender six of crows, mas agora você já passou pelo pior te juro o próximo é até legal

sophiaXxX 01/09/2021minha estante
pode abandonar se quiser, posso te falar o que acontece no terceiro resumidamente, mas vc já tem uma noção boa pra six of crows (o melhor)

Thais.Ferreira 01/09/2021minha estante
Não precisa ñ, eu achei Six of Crows beeem melhor?? e como a deb já comentou o pior vc já passou?

Nath 01/09/2021minha estante
eu particularmente gosto da trilogia, apesar de preferir six of crows e a duologia do nikolai, mas acho q seria lgl vc terminar o 3° para ter o desfecho da história, e caso vc queria ler a duologia do nikolai é importante vc saber como a história terminou

nanda_ss_ 01/09/2021minha estante
abandone tudo e vá ler Six of Crows!! Eu li sem ler sombra e ossos e deu tudo certo, entendi tudo

naju 01/09/2021minha estante
eu tô lendo ruina e ascensão e digo pra abandonar

jane221 01/09/2021minha estante
Não precisa lê pra entender soc mas dentre os três o último é o mais legal se já passou pela tortura acho que vale a pena terminar a saga

Maria14314 24/03/2021

Eu ia dar 2.5 estrelas mas pelo Nikolai e pelo final decidir dar um pouquinho mais.
Nunca passei tanta raiva com um casal principal como eu passo com a Alina e o Maly. Os diálogos são chatos, o ? me ama, não me ama, me aceita, não me aceita? é insuportável e pra piorar não tem química nenhuma.
Não consigo ter um apego real com nenhum personagem a não ser o Nikolai. Gostava muito da Tamar e fiquei muito surpresa com a revelação do final e não sei ainda oq pensar sobre isso.
Darkling é um bom vilão, mas queria ter os pov dele para poder entender ele mais profundamente.
O final foi surpreendente e admito que estou curiosa pro final dessa série.
Helen 24/03/2021minha estante
É quase consenso o ódio por Maly e Alina juntos kkkkkkkkkkk

Maria14314 24/03/2021minha estante
Não sei pq a autora deixou eles juntos mesmo sabendo que os leitores odiaram.

Helen 24/03/2021minha estante
Eu gostaria que ela ficasse sozinha, o Maly é um personagem insuportável

@karma 24/03/2021minha estante
exatamente o que eu pensei.. só a leigh shippava eles, a única kkkkkkkkk

Maria14314 24/03/2021minha estante
Nossa, sim. Queria muito que ela terminasse sozinha.

tnzii 25/03/2021minha estante
tô no primeiro livro e recebi spoiler KKKKKKKKKKK. como assim o casal principal é Alina e Maly?? e darkling é vilão? poxa ?

Maria14314 25/03/2021minha estante
Quando descobri fiquei chateada tbm

LuhHul 08/06/2021

Tá podre, joga fora.
Esse livro foi um amontoado de frases e conversas previsíveis e acontecimentos rasos e desnecessários, apenas pra encher página e fazer uma trilogia.
A política do lugar é mal explicada e o "romance" é ridículo, eu shippo qualquer merda, mas esse casal não desce nem a pau.
Só não abandonei o livro nos primeiros 10% pq estou ouvindo o áudiobook, pq se eu estivesse realmente lendo, provavelmente não teria paciência pra acabar.
Só não dou 1 estrela, por causa do Nikolai, que é a única coisa que presta nesse livro, e pq os dois últimos capítulos foram bons, mas só os dois últimos.
Já cheguei até aqui então obviamente vou ouvir o terceiro e último livro, pq quero saber como a história termina e acredito que nada pode ser pior que esse segundo livro (eu espero).
Amanda 08/06/2021minha estante
Amiga kkkkkkk na minha opinião o terceiro foi o pior por causa do final

Amanda 08/06/2021minha estante
E sim, o nikolai é a única coisa que presta, meu amorzinho ele

Amanda 08/06/2021minha estante
Fora que eu acho o Maly muito sem graçaaaaa, nikolai maior e melhor

LuhHul 08/06/2021minha estante
O terceiro é pior? Meu Deeeus, já tô com medo.
E o Maly é chato demais af

Amanda 08/06/2021minha estante
kkkkkkkKkkkkk não sei se tu já leu a duologia de six of crows da autora MAS É BEM MELHOR que sombras e ossos, vale muito a pena ler

LuhHul 08/06/2021minha estante
Eu tô querendo ler, assim que terminar a trilogia sombra e ossos, tô bem empolgada, o povo fala muito bem.

Lauraa Machado 19/08/2017

Que final incrível!
É difícil tentar avaliar esse livro. Na verdade, já foi bem difícil avaliar o primeiro. Por um lado, existem momentos bem interessantes da protagonista e do relacionamento dela com seu amigo de infância e outros personagens. Também tem cenas incríveis, que eu nunca poderia prever, com atitudes super empoderadas dela. A criação do mundo é impecável mesmo, todos os detalhes pensados e inspirados em uma cultura que ajuda a dar credibilidade à história. Ou seja, por um lado, essa trilogia é cheia de detalhes interessantes e bem feitos.

Mas, por outro, ela é terrivelmente batida. Desde o começo, eu tive uma sensação de que já tinha visto aquilo antes - várias vezes. Na verdade, a maior lembrança que tive veio da série Corte de Rosas e Espinhos, da qual, aliás, eu não gosto. Era uma sensação tão forte de estar lendo quase a mesma série, que eu precisava me forçar a lembrar que eu NÃO estava lendo a história da Sarah J Maas, mas uma trilogia da Leigh Bardugo. O pior era que, quando eu ficava com essa sensação, começava a deixar de gostar do que estava lendo e querer largar (o que é totalmente irracional, porque esse livro aqui foi muito melhor desenvolvido e escrito do que o segundo da outra trilogia - na minha opinião, - e eu gosto muito mais desse).
Às vezes, esse livro me lembrou também de Jovens de Elite, com toda a história da Alina tentando entender e aceitar a parte 'ruim' de seu poder. E, apesar de ter gostado de todo o desenvolvimento desse livro, a trilogia Jovens de Elite é bem melhor e mais original do que essa.

Eu ainda gosto bastante da Alina e do Mal, mas senti quase constantemente nesse livro que a personalidade deles tinha desaparecido. Eles ficaram bem genéricos na maioria das cenas. Sabe aquela sensação de que você não conhece um personagem, mas, como ele secundário, consegue adivinhar o jeito clichê e batido com o qual ele vai agir? Foi assim. As brigas deles pareciam de novelas, de dramas exagerados. E isso infelizmente me incomodou bastante.

Sabe o que faltou? Companheirismo. E isso falta em praticamente todos os casais literários por aí (menos no da trilogia Legend, que casal incrível!). Eu até entendo na maioria dos livros, já que quase sempre o casal se conhece há pouco tempo. Mas Alina e Mal se conhecem desde que eram crianças! Eles foram melhores amigos antes de terem qualquer interesse romântico um pelo outro. Eles não só eram melhores amigos, como era literalmente a única família um do outro (ambos órfãos). Essa atitude de estranhos inseguros deles, de mentir e esconder as coisas, não conseguiu me convencer. Além de ter sido forçada, foi desnecessária. A autora parece ter colocado só porque faz parte da receita de como escrever uma trilogia fantástica YA.

Tem outro personagem que eu preciso mencionar aqui: Nikolai. Estou levemente apaixonada por ele, vou admitir! Mas, infelizmente, muitas vezes também senti que ele foi criado como parte de uma receita, sabe? Quantos personagens diretos, sarcásticos, convencidos e engraçadinhos não existem por aí? Algumas vezes, ele me pareceu bem caricato. Era na hora de ele ficar sério que deu para eu perceber a força que ele tem como personagem. E admito que comemorava todas as vezes que ele aparecia, mesmo nas cenas em que só serviu para criar discórdia estilo novela.

E sabe o que mais me dá raiva? O quanto esse livro é bom! O quanto a autora é boa! Dá para ver todo o potencial e a genialidade dela nas outras partes, nas cenas em que ela não se segura para seguir o modelo já aceito, quando ela realmente surpreende! Meu deus, eu preciso que essa autora sente para conversar com a Marie Lu (autora das trilogias Legend e Jovens de Elite), porque a Marie Lu sabe como fugir do clichê e do batido nas pequenas coisas. E, se a Leigh Bardugo tivesse feito isso nessa trilogia até agora, esses livros seriam históricos, de tão épicos.

A maior prova do quanto ela consegue ser realmente incrível e genial é o último capítulo. Infelizmente, ele vem depois de vários praticamente inúteis que me deixaram um pouco entendiada e bem incomodada. Como alguém que sabe fazer um final desses passa quase um livro inteiro sem aproveitar desse potencial? Sofrido viu!

Mas agora vou correr para o terceiro livro, tentar diminuir minha expectativa (porque ouvi dizer que muita gente não gostou) e torcer para ser surpreendida.
Só um último detalhe: esse livro tem um pequeno, minúsculo triângulo amoroso, mas definitivamente não envolve o Darkling. Não é possível que vai envolver ele no próximo. Isso seria doente!
DESATIVADO 19/08/2017minha estante
Mt bom!
Realmente se for parar p analisar eu concordaria com tds esses fatos se tivesse lido esses livros hj. Como eu li bem antes d lançar se quer Sarah J. Maas e muito menos tinha sinal dos livros da Marie Lu, além do Legend ainda.. Eu acabei gostando bastante mesmo na época e não pude ver td isso, pois n tinha nem bagagem (na vdd nem tenho ainda direito kkkk). Assim, eu gosto muito do mundo que a autora criou., Six of crows é maravilhoso! Mt melhor escrito e construído, principalmente no quesito personagem. Porém meu coração sempre foi da trilogia kkkkkk vai entender.
Quanto ao Nicolai eu nem fazia ideia d quem ele realmente era e me apaixonei sim por ele, pois foi um dos primeiros personagens sarcásticos q me deparei.

Acho o terceiro livro satisfatório, não me decepcionei, apenas esperei demais como de praxe. O final é digno, apesar d causar revolta em mt gnt kkk

Lauraa Machado 19/08/2017minha estante
Eu estava falando isso mesmo com uma amiga, que provavelmente teria gostado bem mais se tivesse lido antes dos outros livros! Mas faz parte! Haha
Eu quero muito ler Six of Crows, foi por esse livro que resolvi ler a trilogia (ouvi dizer que tem pequenos spoilers para ela na duologia). Já sei que vou amar muito mais porque a ideia já é bem mais original! Mas eu só dei quatro estrelas para a trilogia até agora, porque estou gostando mesmo assim!

E faltam personagens sarcásticos no mundo, né? Haha principalmente protagonistas!

DESATIVADO 19/08/2017minha estante
Tem spoilers mesmo sobre o final da trilogia. Espero que realmente goste de Six! Cada protagonista tem sua particularidade e nos arrebatam. Dos 6 eu tenho 4 favoritos kkkk

Protagonistas sarcásticos são raros. Em Six há a narração d cada um e creio q irá suprir d certa forma essa raridade, apesar d ser um sarcasmo mais sério nesse livro.

Andréa Araújo 19/08/2017minha estante
Isso que dá a pessoa ler mil trilogias no mesmo estilo! Mas eu estava pensando aqui, talvez a autora se sentiu forçada a seguir uma receita que todos ja gostam e leem, do que inovar e perder público. O problema é que essas receitinhas cansam, e inovar nas pequenas coisas é o que surpreende a leitura. Mas super quero ler essa trilogia ainda.

Lauraa Machado 19/08/2017minha estante
É pra ler mesmo! Haha

Camile 17/03/2018minha estante
Eu concordo com mta coisa que vc falou, faltou companheirismo mesmo. Foi bem novelão o drama deles. Esses livros até agora pra mim começam muito bem, meio que arrastam no meio, ai terminam com tiro, porrada e bomba kkk Só falta eu ler o último, espero gostar tbm, ai finalmente vo poder ler Six of Crows que todo mundo fala que é melhor. Acho que a Leigh seguiu a fórmula na triologia, ai como vendeu bem e conquistou público, ela teve mais liberdade pra criar na duologia, sabe?

xxhplyana 20/03/2021

Sol e Tormenta no geral é um livro três estrelas e ainda chorando, mas o final desse livro... só pelo final merece três estrelas e meia.
Não mantive expectativas altas e ainda bem que não fiz isso. O livro começa de maneira eletrizante, as coisas logo acontecem no comecinho de tudo, mas indo para o meio dele e até quase o final tudo fica muito arrastado; é difícil tentar entender qual a importância de tudo aquilo, é até interessante ver a dinâmica da Alina lidando com tanto poder, mas não o suficiente. O romance desse livro é cansativo e mal desenvolvido, e qualquer outra pessoa tem muito mais química do que Alina e Maly. O meio do livro poderia muito bem ser contado em 4 capítulos estourando ainda e séria o suficiente, faltou um sal, um tempero, algo a mais.
Por outro lado, existem pontos muito positivos que até fazem a leitura valer. Os três novos personagens foram uma adição riquíssima a história, na maior parte do tempo eles eram muito mais interessantes que a grande maioria. O universo Grisha também é um ponto positivo, continua fantástico e me fascinou durante a leitura. As reviravoltas são inteligentes e de caírem o queixo. E o final, vale pelo livro todo, digo com tranquilidade que ele foi melhor que o do primeiro livro.
Sol e Tormenta é uma continuação razoável e que os pontos positivos te mantém firme na história, não é de todo mal, mas não chega a ser incrível. Mas garanto, o final vale todo o livro.
Beatriz3345 21/03/2021minha estante
Vc tirou as palavra da minha boca , dei três estrelas pela fantasia e desenvolvimento da alina , pq o romance e detalhes foram bem ruins

xxhplyana 21/03/2021minha estante
AMIGA TOTAL, toda hora que aparecia a parte do romance eu ficava de saco cheio, pra mim o tempo q levou focado neles, podia ter levado p crescimento de outros personagens

Beatriz3345 21/03/2021minha estante
Vei a Alina tem química com todo mundo , MENOS COM O MALY Q ATE BEIJAR OUTRA BEIJOU

Beatriz3345 21/03/2021minha estante
Por mim ela ficava com o Darkling e dominava o mundo ou casava com o lindo do Nikolai

xxhplyana 21/03/2021minha estante
SIMMMM, eu passei o livro todo com ódio do Maly, ele abria a boca me irritava e ele foi mt babaca com ela
nikolai homem sem defeitos, e Darkling com ela é tudo p mim

Beatriz3345 22/03/2021minha estante
Vou ler ruína e ascensão torcendo pra Alina cair em si e deixar o idiota do Maly