A Floresta das Árvores Retorcidas

A Floresta das Árvores Retorcidas Alexandre Callari




Resenhas - A Floresta das Árvores Retorcidas


53 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


frederick.alves.71 17/01/2020

Horror cósmico nacional
Não vou escrever aqui a sinopse do livro, pois isso seria redundante. (Basta apenas saber que se trata de um homem comum fugindo de seu passado desastroso e lidando com situações extraordinárias [e macabras] em uma cidadezinha do interior do país.) Ao invés disso, gostaria de deixar minhas impressões sobre a obra.
1) a escrita: o estilo do autor é rebuscado, mas sem ser enfadonho. Para quem segue o canal Pipoca&Nanquim - que além de ser um canal no Youtube é também o nome da editora da qual o autor faz parte - sabe que Alexandre Callari é formado em Letras, e isso fica claro no texto em virtude de seu domínio do português, o que enriquece a experiência literária.
2) a ambientação: o clima, a atmosfera, da cidade e do edifício onde ocorrem boa parte das cenas é tudo muito bem descrito e desenvolvido. As cenas de ação são claras e eficientes, as cenas de terror são grotescas e pesadas, mas sem exageros desnecessários.
3) as referências: por se passar no começo dos anos 1990, há toda uma gama de referências aos filmes e demais produtos culturais da época (como músicas). As referências aos mitos de Cthulhu são mais abundantes, no entanto. Para quem gosta de livros lovecraftianos, esse é um prato cheio.
4) a maestria: para nos dar um descanso ante a tais horrores interdimensionais, o autor dispõe cenas do cotidiano que, para mim, foram o ponto alto da obra. Em diversas ocasiões vemos os personagens (Adam, Marcos, Albuquerque, Juliana e Amanda) tendo conversas absolutamente pueris, do dia-a-dia; algo que todos nós temos no nosso cotidiano. E isso dá substância para a obra, ela fica mais encorpada. Ao meu ver, essas "picuinhas" entre os personagens foi o que tornou a obra mais brasileira, mais original, mais real, e faz do autor alguém a ser acompanhado de perto quando da publicação de novos trabalhos.
Nessa 02/07/2020minha estante
Top.


Bruno.Calazans 29/09/2021minha estante
E preciso conhecer a obra de Lovecraft antes?


frederick.alves.71 03/01/2022minha estante
Não, o conhecimento prévio da obra lovecraftiana não é necessário.


Bruno.Calazans 13/01/2022minha estante
Vlw ?




Ygor.Fortes 16/02/2023

Sou muito fã das obras que usam mundo construído nos contos de Lovecraft, assim consigo desfrutar desse mundo, sem os preconceitos do autor. Aqui, Alexandre Callari criou uma obra sensacional. A escrita é tão boa, que me pegava admirando cada frase. O texto é um pouco mais rebuscado que a maioria, deixando a obra com um toque especial. As descrições são um espetáculo a parte, principalmente quando a questão era o horror cósmico, deixando assim a ambientação muito bem feita. Os personagens são ótimos e bem críveis.
Só não gostei muito como um certo personagem é usado na narrativa, mas não acho que seja um grande problema.
As ilustrações são um show a parte, muito bem detalhada e consegue trazer ambientação e o terror das situações. No geral gostei muito do livro, e com certeza lerei outras obras do autor se lançar.
Biel HQs 24/03/2023minha estante
Uma pergunta a personagem é a **spoiler** Rosa ? Se for também achei que faltou mais dela ....


Ygor.Fortes 26/03/2023minha estante
Concordo com você, a Rosa poderia ter sido mais explorada, mas o personagem em questão era a Elza.


Biel HQs 28/03/2023minha estante
Assim a Elza também achei pouco explorada




Jessé 19/01/2020

Uma ótima homenagem a Lovecraft
Para quem acompanha meu trabalho com frequência, sabe que sou fã do trabalho de Lovecraft, e sempre procuro por trabalhos que envolvam horror cósmico, seja em filmes, livros, jogos ou outra mídia. É um gênero que me interessa bastante, e quero consumir cada vez mais coisas sobre ele.

Então, quando soube da publicação de A Floresta das Árvores Retorcidas, tratei logo de adquirir meu exemplar.

A história se passa num lugar conhecido como Arkham (ao menos, os moradores a chamam assim). Adam é um advogado recém-divorciado, que muda-se para o local na esperança de recomeçar sua vida. Ele gostava de sua antiga vida, era verdade, mas estava cansado de viver apenas do modo que a esposa queria que ele vivesse (não que o divórcio tenha sido amigável).

Porém, ao chegar em Arkham, Adam percebe que o buraco é muito mais embaixo, e que a decadência de todos os dias bons que ele já teve estava apenas começando. Os moradores agiam de forma esquisita. O condomínio não era dos melhores, os funcionários eram ranzinzas e cada morador era mais esquisito que o outro.

Só que nada é tão ruim que não possa piorar. Logo no primeiro capítulo, presenciamos algo grotesco, e acabamos descobrindo que aquela é só a pontinha do iceberg. A cidade reserva muitas coisas para Adam, e a maioria não é nada legal.

Adam acaba conhecendo Pombo, um garoto que mora no mesmo prédio que ele. Pombo, que quer ser guia de turismo, se encarrega de mostrar a cidade para Adam. Só depois ele viria a descobrir que aquela não era o supra sumo das cidades turísticas. Pelo contrário. A cada minuto que se passava, nosso protagonista tinha vontade de ir embora daquela cidade maluca. Mas não dava. Ele simplesmente não conseguia. Era como se a cidade tivesse vida própria, e o forçasse a ficar ali.

Alexandre Callari é um fã declarado de Lovecraft, e assume que o livro é uma homenagem ao autor. Podemos ver a influência do criador de Cthulhu em cada uma das páginas, seja na descrição melancólica sobre os personagens e lugares, em palavras pouco usuais ou até mesmo em alguns diálogos rasos (já que diálogo não era o forte de Lovecraft). Até mesmo o famoso Necronomicon aparece na história, e é totalmente importante para a trama.

Os personagens são bem desenvolvidos e, mesmo com ideais diferentes, ambos acabam por se unir, para evitar que um mal catastrófico aconteça. Uma das entidades malignas criadas por Lovecraft está presente no livro, e Callari faz jus ao seu criador.

Além de brincar com o universo de Lovecraft, Alexandre Callari também flerta muito com o terror dos anos oitenta, os famosos terror trash. Se você é fã desse tipo de filme, o livro é um banquete para você.

A Floresta das Árvores Retorcidas é um ótimo livro de terror, e ganha ainda mais créditos por ser nacional. Mesmo sendo uma homenagem a Lovecraft, Alexandre Callari tem voz própria. Seus personagens não são perfeitos, mas passamos a torcer por eles durante a história, conforme conhecemos um pouco mais sobre cada um. A diagramação do livro é um espetáculo à parte, sem contar que a edição é em capa dura. Ou seja, é um livrão. Se você gosta de terror, gosta de Lovecraft ou até mesmo está procurando novos autores nacionais, A Floresta das Árvores Retorcidas é exatamente o que você procura.

site: www.dicasdojess.com
comentários(0)comente



Artthur0 04/07/2020

A Floresta das Arvores Retorcidas.
Um horror que se passa no interior de São Paulo, nos anos 1990, pautado e referenciando várias obras do gênero dos mesmo anos 1980 e principalmente se baseando em H.P. Lovecraft. É um livro de regular pra bom, tem altos e baixos, problemas com narrativa, uma escrita original porem tropeça demais em não se decidir o que de fato ela quer e por onde seguir, tendo sequentes quebras de ritmos e com algumas situações criadas um tanto quanto forçadas.
A missão, claro era difícil, trazer um universo tão conhecido e tão consagrado paras a terras tupiniquins, e até que é introduzida de forma bem simples e crível, só que muito outros momentos da historia esse ar de naturalidade vai se perdendo, dando então a lugar a sequências pouco cabíveis forçando momentos sem o mínimo de sentindo ou de explicação. Outro aspecto que me incomodou foi o ponto de um personagem específico ser ter um background bem desenvolvido mais entra e sai da história num piscar de olhos, enquanto outros não se menciona muito pouco sobre seu passado. Logico que esses que estão linha de frente tem suas personalidade um pouco mais exploradas por aparecerem mais, mesmo assim não sendo o suficiente.
As constantes diálogos “filosóficos de bar” se tornam cansativo ao decorrer do livro, pois quase sempre são sem profundidade nenhuma.
As referências têm a exaustão, que pra quem curte o gênero é um prato cheio, mas acredito que a forma que o autor as desenvolve ao decorrer da narrativa acaba perdendo a originalidade, o que deixa as coisas previsíveis e chatas.
É um livro pra ser sem pretensão nenhuma, apenas um terror para se divertir, tinha um potencial que na minha opinião foi mal aproveitado, assim como a historia a autor tem potencial, curioso para ler outras obras. Mas não sendo um livro maravilhoso vale a pena dar uma conferida.

3/5
comentários(0)comente



Lineker 23/07/2020

Bom, podia ser ótimo
Gostei do livro, algumas coisas atrapalharam a leitura, como diálogos que surgiam ocasionalmente que não soavam nada naturais.
comentários(0)comente



Tici 13/01/2021

Médio
📚 A Floresta das Árvores Retorcidas⁣
Autor: Alexandre Callari⁣

♦️ Em janeiro fiz parte de uma leitura em dupla promovida pelo grupo do facebook Clube do Leitor Correspondente, e teríamos que escolher um livro cujo gênero fosse terror.⁣

Minha dupla e eu escolhemos o livro A Floresta das Árvores Retorcidas, um horror cósmico que conta a história de um homem divorciado que se muda para uma cidade pequena onde tudo parece acontecer.⁣
E quando digo que tudo parece acontecer, é porque tudo mesmo acontece nessa cidade. E foi aí que o livro me decepcionou um pouco.⁣

♦️ Quando comecei a ler, Adam, o personagem principal, se viu assombrado pelo espírito de uma garota que se matou no apartamento dele, como a escrita do autor é bem fluida e a leitura do livro é fácil, comecei a me empolgar com a história, mas então acontecimentos atrás de acontecimentos iam ocorrendo e um nó ia se formando na minha cabeça.⁣
Era espírito, zumbis, um cientista trazendo mortos à vida, uma criatura vinda de um portal aberto no apartamento de um homem, seres que viviam no subterrâneo de uma caverna, uma garota tocada por uma espécie de anjo que comecei a me perguntar se o autor quis abordar tudo de uma vez em uma história só.⁣

Mas não desisti de leitura e permaneci tentando ver até onde tudo iria dar. ⁣
No final até que ele conseguiu linkar algumas coisas que aconteceram, mas fiquei com a sensação de que pelo menos 30% do livro poderia ter simplesmente sido retirado sem prejuízo nenhum para a leitura. ⁣

♦️Por exemplo, o autor dedica um capítulo inteiro para contar a história de uma personagem para depois ela não servir para praticamente nada na história. Uma outra personagem super importante é praticamente esquecida durante a trama e só volta a aparecer quando é para ajudar a resolver o embróglio que se formou.⁣


♦️ Enfim... o autor se inspirou muito nas obras de H.P. Lovecraft para escrever a história e talvez por eu não ser conhecedora do mundo que esse autor criou, eu não tenha conseguido captar as referências ou as ligações entre os seres.⁣


📓 Mas essa é somente minha opinião, galera! Espero que gostem da resenha ♦️
comentários(0)comente



Danielle 21/04/2021

Maravilhoso
Estava com grandes expectativas com este livro e posso dizer que foram atendidas. Após ler alguns contos de Lovecraft e depois de ler e assistir Territorio Lovecraft fiquei muito apaixonada por esse universo.
A trama é muito envolvente e o autor também eacreve muito bem. O autor consegue nos imergir na historia tão bem que conseguia sentir calafrios em alguns momentos e também conseguia visualizar tudo perfeitamente como em um filme. Fiquei mega intertida na leitura e devorei rapidamente.
Não posso deixar de elogiar também a edição impecável do livro.
comentários(0)comente



danielrgs 24/05/2021

Bem legal
Muito bem escrito. Nunca tinha lido nada dentro do universo de Lovecraft, mas depois desse livro tenho muito interesse de encarar esse mestre do horror cósmico. O livro é cheio de personagens bem construídos, coisas estranhas que não acabam mais, mas que tem a ver com a história (quase todas), muito gore, mas muito bem escrito, realmente colocando os leitores dentro do universo.
comentários(0)comente



Ricky 05/06/2021

Mirou em Torror Gore e acertou em besteirol americanizado
Foi minha primeira experiência literária com Alexandre Callari e bom... O livro entrega o que propõe mas também deixa muito a desejar.

Não sei se comecei a ler com muitas expectativas ou se viajei e exigi demais da obra. A Floresta das Árvores Retorcidas não é um livro ruim. Possui vários elementos que transmitem valorosos ensinamentos e claramente faz diversas criticas sociais altamente relevantes e necessárias. Porém, no que diz respeito à avaliação técnica, é possível perceber erros que fazem o leitor acreditar que a obra se quer passou por uma revisão antes do lançamento.

Diálogos fracos que se sobrepõem aos profundos, assuntos levantados e não concluídos, momentos que deveriam ser assustadores, mas no fim, terminaram soando cômicos. Personagens secundários cheios de potencial mas que não foram explorados, plots fracos, a narrativa tendo seu ponto alto num capítulo que nem girava em torno da história central, entre outros problemas.

É possível que eu não tenha lido o livro no momento apropriado. Mas, definitivamente, não funcionou pra mim. Espero que minhas próximas experiências com Alexandre Callari e com o Pipoca & Nanquim sejam melhores.
comentários(0)comente



Saan0 07/06/2021

Acho que de fato esse livro foi diferente de tudo que já li. Foi uma experiência muito maravilhosa e agonizante que com certeza ajudou a leitura ser mais intensa. Eu amei esse livro. A leitura foi fluída.
Eu super recomendo esse livro. A história é de tirar o fôlego. A edição está um capricho só e eu me apaixonei demais pelas ilustrações desse livro, deixando tudo muito mais real sem interferir no processo de criação da nossa imaginação.
comentários(0)comente



Ricardo.Rincon 10/08/2021

Uma boa experiência
Como amante do conteúdo produzido pelo pipoca e nanquim, não pude deixar de adquirir o livro escrito por um dos três criadores.
E que experiência maravilhosa.
Uma ótima história, que nunca deixa a narrativa cair.
comentários(0)comente



Keven Lobo 13/08/2021

Que livro maluco... EU AMEI haha
Adorei toda a ambientação da história. Os diversos elementos sobrenaturais postos aqui como empecilhos no caminho do herói são bem trabalhados e cumprem seus papéis até não terem mais utilidade pra trama. Gostei de como a história foi se construindo e se desenvolvendo.
Os personagens as vezes deixam a desejar, mas você cria um carinho por aquele grupo improvável de mocinhos que é impossível se chatear com alguma atitude questionável deles. Passo pano mesmo!
Apesar de ser uma leitura bastante densa, e algumas vezes massante, eu indico essa obra para todo amante de terror e fã das obras do Lovecraft. Aqui não só há elementos clássicos do terror como também do horror cósmico.
Ignorem as resenhas negativas e se entreguem nessa leitura com sua mente aberta, garanto que você vai se satisfazer e no final sua experiência será igual a minha.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Baraúna 02/10/2021

Vale a pena ler!
Um livro muito bom, com escrita rápida, e muito diverto. O autor se inspirou no universo cósmico do Lovecraft, e com um uma narrativa muito engraçada e ao mesmo tempo com muito sangue. Senti muita nostalgia, como se estivesse assistindo os clássicos filmes de terror tash dos anos 80. Recomendo demais, pra quem quer dar boas risadas, e gosta de muito sangue.
comentários(0)comente



53 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR