Antes que o mundo acabe Marcelo Carneiro da Cunha

Resenhas - Antes que o mundo acabe

malu 28/12/2023

O melhor do mundo.
é aquele livro que você acha do nada na biblioteca da escola e resolve levar pra casa. julguei muito pela capa, óbvio, mas ainda bem que eu li a sinopse e resolvi dar uma chance.

anaju26 23/09/2023

Precisa ser lido por todo mundo antes que o mundo acabe
?Eu não podia ser pai, Daniel. Podia? Não, não podia?

Confesso que senti raiva desse livro porque me recusava a ler ele por ser uma leitura obrigatória da escola. mas ele me surpreendeu de um jeito muito bom.
As cartas. extremamente emocionantes, fiquei reflexiva com algumas falas do Daniel (pai), o jeito que o escritor abordou o relacionamento entre pai e filho foi de uma maneira tão bonita. não sou uma pessoa que lê muitos gêneros fora do romance ou ficção, mas fiquei grata que não teve nenhum romance forçado no meio da história e mostrou apenas a aproximação do Daniel com o Daniel, por mais que teve o lance da Mim.

O que me irritou muito foi o uso desnecessário de gírias o tempo INTEIRO, e o Daniel por si só já me dava estresse, as suas falas misóginas então? dava vontade de entrar no livro e mandar ele calar a boca

NayG.S 25/08/2023

Antes que o mundo acabe
Bem, vamos lá, o livro e legal porém achei ele um pouco sem sentido sem um objetivo sabe? Simplesmente conta uma história de um menino que tem um pai que mora na Tailândia (Ásia). Outro ponto que não gostei foi que o personagem principal fala alguns palavrões e eu acho que isso é desnecessário. O livro é uma leitura rápida porém, eu não compraria peguei emprestado da escola e li por que meu professor de geografia me indicou ele. Espero ter ajudado!!!

Nota:0,5/5

Marina 21/04/2023

Antes que o mundo acabe
Já tinha lido em 2021 e reli esse ano pra leitura obrigatória. Achei a escrita do livro MUITO estressante, o personagem narra de uma forma muito informal, bem como se fosse ele falando mesmo, só que me irritou muito ler um monte de gíria estranha KKKKKKKKK enfim, a ideia do livro é ótima e a o pensamento que ele trás sobre o valor das coisas é tal é muito legal, só não curti muito ler mesmo

Sabrina758 13/04/2023

ANTES QUE O MUNDO ACABE
Antes Que O Mundo Acabe é o primeiro livro concluído de 2023. Li em uma tarde/noite/madrugada, super rápido.

Gostei bastante da escrita informal usada, que descontraiu a leitura e deixou mais rápida, de como o livro nos prende nos problemas de um adolescente comum e de repente nos do mundo. De forma franca, pelas cartas enviadas ao protagonista, nós acompanhamos o pai dele contando suas aventuras e traumas pelos países, com fotos e desvaneios de uma mente destruída por uma doença e conflitos de guerras.

Tem lá suas problemáticas (algumas citações que você fica pensando seriamente em bater no protagonista, Daniel), mas acho que elas não interferem em nada nas estrelas que estou dando.

Elisa 05/04/2023

Antes que o mundo acabe
O livro é uma novela curta e rápida de ler, é um livro ok, mas nada além disso, tem uma boa mensagem, mas acabei não gostando muito do protagonista, não consegui me identificar com ele apesar de também ser adolescente.
Ella68 08/04/2023minha estante
Teria o PDF para me enviar?

Giovanna.Bergamim 05/01/2023

Tenho carinho por esse livro. Minha prima me deu quando eu tinha 10 anos haha, eu não entendi nada quando li de primeira. Depois, com 14 pra 15 tentei ler novamente e gostei muito. Tenho carinho por esse livro pq minha prima tinha gostado de ler ele e pediu pra que eu devolvesse (e nunca devolvi), hoje nós não nos falamos mais por brigas de família, mas toda vez que olho pra ele na prateleira me lembro dos bons momentos com ela. Pretendo reler esse livro, agora com um conhecimento maior sobre globalização e com meu olhar crítico que eu não tinha com 14 anos. Talvez seja um livro útil pra faculdade de geografia

Leticia 03/01/2023

Me surpreendeu
Li por quê minha professora pediu um trabalho sobre o livro, no começo achei meio confuso mas como precisava terminar de ler continuei e descobri que é um livro muito bom. A parte das cartas eram minhas favoritas

elske 13/11/2022

Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.
Foi uma releitura especial, uns 10 anos depois da primeira leitura. Eu não lembrava nada da história, exceto que tinha algo sobre a Tailândia, e que eu tinha gostado muito do livro. Relendo, surgiram outras impressões.

Um fotógrafo profissional de renome contrai malária numa aldeia da Tailândia e lembra que tem um filho de 15 anos, que nunca conheceu, e resolve mandar cartas pra ele se apresentando. O egoísmo desse ?pai?, quando fala o porquê de ter abandonado o filho, beira o insuportável. Ele inclusive sustenta que não o abandonou:
?Você eu nunca conheci, portanto não podia abandonar?
?[...] não tinha sido escolha minha ter ou não um filho.?
?Se abandonei algo, foi muito mais do que você.? (Credo!)

Esse ?pai? pensa ser um ?herói?, com ideais, que ia mudar o mundo. Ele se posiciona fortemente contra a globalização e seus males. Mas é um hipócrita.

No meio disso tudo, Daniel, com 15 anos, lida com os outros problemas de sua vida de adolescente de classe média. (...) Ele se acha menos alienado que seus colegas, mas ainda é bastante alienado.

Fora isso, foi uma releitura divertida, principalmente porque teve um final feliz, de conciliação e otimismo. O incentivo à fotografia, buscando inspirar os leitores, também é muito legal e inspirou até eu mesmo.

Pra esse livro ser publicado hoje, ele teria que passar por uma severa revisão, porque muitas passagens são francamente misóginas.

Os verdadeiros heróis desse livro são Antônio, o padrasto de Daniel; sua mãe, que aguenta tudo isso; e o garoto mesmo.

Talvez eu esteja analisando demais um livro infanto-juvenil. Mas foi isso que eu achei. Foi uma boa releitura.

fairyhel0 09/10/2022

cara, que leitura gostosa. acredito que seja um daqueles livros que você usa como escapatória de uma ressaca literária, pela escrita absurdamente leve e de fácil compreensão, além do enredo super tranquilo e história lotada de aprendizados. confesso que eu li só para tirar ele da estante, já que não estava nem um pouco ansiosa e nem sabia o que esperar, para mim parecia uma chatice... sei lá. é uma leitura super tranquila para quem está procurando só dar uma relaxada. me tirou vários sorrisos bobos por toda a tranquilidade no livro, as conexões que são criadas e também a maturidade que é desenvolvida em diversos personagens, principalmente no protagonista. a relação de pai e filho que começa a ser criada também é algo lindo de se ver, depois de anos distantes sem nem ao menos saberem um do outro e tudo começar assim, entre cartas e fotografias. tiro o chapéu por esse livro!

raica.scholze 03/05/2022

Descobertas, lutas e registros
amei demais demais o livro!!!!!!! a linguagem é bem adoslecente com umas gírias meio antigas e super leve de ler. gostei muito de como o livro também nos faz conhecer sobre o oriente, que como o Daniel (pai) diz, é bem diferente do que imaginamos. essa parte cultural do livro me agradou de mais!! é uma leitura max, q li em 2 dias e queria demais que tivesse continuação ?

Nanda 03/05/2022

É neutro
Um livro sem muitas emoções, trata de casos comuns, tem partes bem interessantes, que revelam uma verdade sobre as situações que ocorrem no nosso cotidiano. Daniel é um adolescente comum, o livro não mexe tanto com emoções como eu esperava q mexeria, apesar da linguagem informal é um livro gostoso. Fácil de ler

Julia 23/04/2022

Só mais uma leitura obrigatória da escola..
Eu sinceramente passei muita raiva com os personagens desse livro, por muitos motivos!! Ele me gerou grandes debates (oq eu amo) então não merece 1 estrela só. Não gostei tannto do livro mas ele não é ruim, eu diria q minha parte favorita é a foto da Mim KSJSKK real a menina é mt linda