O clube dos jardineiros de fumaça

O clube dos jardineiros de fumaça Carol Bensimon

Resenhas -

Andrade 27/07/2020

Recomeço
O livro vai narrando a vida de Artur e suas descobertas, seus medos e acima de tudo – o recomeço. Até que ponto vale a pena você estar amarrado a um relacionamento que está determinado ao fracasso? Esse é um dos pilares do romance. O ter e o precisar recomeçar - não precisa viver infeliz só para mostrar a sociedade que é bem sucedida na vida à dois. Até porque, você querendo ou não, acaba sendo julgado por aqueles que volta e meia não têm moral alguma para opinar.
De contra partida os leitores percebem ou deveriam que o que está na sua frente não é o que é certo ou errado – longe disso – é fazer o que realmente está predominado para ser. As angustias dos personagens acabam sendo nítidas. O que acontece antes de determinada função – instigando o leitor. São pistas que nos levam a vida real. Descobertas – a busca por conhecimento, e saber até onde conseguimos chegar por quem amamos ou também, usarmos como desculpar para o ato de ‘ajudar’ quem o viu crescer.
A história vai se construindo e contando como a comunidade hiper surgiu na década de 80, lá na Califórnia, fala sobre as descobertas, tramóias, encontro de várias pessoas que fugiram de suas vidas para tentar se reencontrar em um lugar onde ninguém os conhecia. É isso - é uma longa caminhada, como se fosse a própria vida: com erros - procura por conhecimento de si mesmo, aventuras, amores, perigos, julgamentos.