Quando os pais se separam

Quando os pais se separam Françoise Dolto

Resenhas - quando os pais se separam

Cardoso 17/09/2020

Para além do divórcio
Livro fantástico, e para além do tema estritamente proposto - o que fazer com o filho de pais divorciados. No ínterim da entrevista de Dolto à Inès Angelino, é explicado, fácil, didática e exemplificadamente, o grande bicho papão da psicanálise, o complexo de Édipo, e como ele atua no triangulo familiar pai-mãe-filho; partindo do triangulo lacaniano de mãe-criança-falo, o avanço para esta nova forma permite a criança compreender a ordem simbólica por trás da mãe através do outro genitor, prosseguindo a compreensão para as outras relações familiares, interpessoais e sociais (daí tratando a Justiça, a escola, locais de convivência, como a própria Maison Verte [Casa Verde] de Dolto, entre outros); avança, também, para a infância pós-edipiana e à adolescência, com a mesma competência. Sem medo de soar polêmica e com uma predileção por dedar algumas feridas, vale a leitura para introduzir-se na psicanálise (inclusive a lacaniana, aqui apresentada sem grandes dificuldades).

Fabiana.Salgado 28/01/2022

Aprendizado
Um livro para ajudar a entender e lidar com a situação do divórcio quando envolve filhos. Esclarece muitas dúvidas que envolve essa nova realidade.

Sol Pires 22/04/2024

O livro é diretivo e mostra diferentes perspectivas da criança diante da separação.
O que mais gostei foi a explanação da autora sobre o complexo edipico da criança diante da separação dando maior amplitude para entendermos o sentir infantil, e também ela é bem enfática diante do posicionamento de autoridade e maturidade que deve ser tomado pelos pais

Rápido, fácil leitura e complexo . Recomendo !

Aline 01/02/2020

Esclarecedor
Para quem atua com famílias que tem algum membro que passou ou passa por processo de separação dos pais, Dolto é bastante clara e certeira nas orientações que passa para pensar os casos. Super indico.

Aline.Zeeberg 26/02/2023

Pais e profissionais.
Praticamente responde a todas as questões de quem passa por um momento de separação e divórcio e também ajuda muito aos profissionais da educação e saúde mental para auxílio com questões relacionadas a essa situação.

Luana.Souza 30/03/2023

ESCLARECEDOR
- O livro é composto em forma de entrevista: uma pergunta, uma resposta. Mas uma entrevista maravilhosa e detalhada.
- Poucas perguntas ficaram sem resposta, nada que uma breve pesquisa não responda;
- Pra terem ideia de como o livro é recheado de informações, o resumo que fiz durante e após a leitura renderam 7 páginas completas. Vale muito a pena;
- É um livro com uma escrita simples, eu teria lido em um dia, mas estava muito ocupada, aproveitei as férias para ler e terminei muito rápido;
- Para finalizar, é um livro muito informativo sobre crianças e adolescentes, mas não de filhos de divorciados, acabei aprendendo muito mais. Recomendo até para quem é pai/mãe, mesmo que não pensa em divórcio, para professores também. Na verdade, acho que livros sobre crianças e adolescentes, todos deviam ler.

A frase que mais me marcou foi “Para falar, é preciso estar inteiro, e não em estado de fragmentação” – pág. 20. Onde fala da importância de ouvir as crianças.