COMO DESTRUIR UM PAÍS

COMO DESTRUIR UM PAÍS Marcelo Suano

Resenhas - COMO DESTRUIR UM PAÍS

Gabriel.Souza 26/03/2024

Entrega o proposto
O livro é bom, principalmente para quem quer saber a fundo e no detalhe situações referentes a situação política do país. É cheios de fatos desconhecidos ou pouco notícia dos e com muitas falas intrigantes por parte de seus políticos. Poderia haver testemunhos dos próprios venezuelanos dentro e fora do país. As referências bibliográficas só no final dificultam ao leitor mais desconfiado de checar a veracidade das afirmações. Existem falas políticas tão impressionante,ente tolas por parte dos bolivarianos que seria importante poder acessar a referencia no mesmo instante. A primeira metade do livro é mais interessante que a segunda. Na segunda parte que fala mais especificamente do socialismo e comunismo é um tanto repetitivo.

Súh 31/01/2023

Triste realidade
Eu gostei muito do livro "Como Destruir um País". A narrativa é bem escrita e aborda de forma clara e objetiva questões políticas e sociais importantes. O autor apresenta exemplos concretos e relevantes que ilustram as consequências negativas da corrupção, da falta de planejamento e da falta de responsabilidade dos líderes de um país. Recomendo a leitura a todos aqueles interessados em entender os desafios e as ameaças que um país pode enfrentar.

Wellington.Pimente 11/11/2022

Uma história triste com grandes lições
Marcelo Suano demonstra, de forma sucinta, todo esse emaranhado político, econômico e social de um país próspero e rico, como a Venezuela, sucumbiu. Percebe-se que houve muita pesquisa para nos elucidar com essa passagem cronológica dos acontecimentos históricos, numa leitura fluída e principalmente as lições para qualquer sociedade, principalmente naquelas que há uma ideologia socialista muito enraizada, mostrando que a liberdade de pensamento, faz uma sociedade mais forte e possibilita o censo crítico de descartar a idolatria de messias na política, todos em instituições representativas precisam trabalhar em prol do respeito as normas constitucionais e nunca em conluio de Poderes com Poderes. E principalmente, desenvolver o senso crítico na política, para enxergar onde está a verdade, afinal, somos bombardeados de inverdades justamente daqueles que querem o Poder pelo Poder, a qualquer custo. Uma história triste, com grandes lições e me deixou desesperançoso, sobre a liberdade em curto espaço de tempo, dessa sofrida e querida nação.

Gigio 15/10/2022

Livro bom conta a história que levou a Venezuela à sua triste realidade. Carece de dados e números sobre a economia e deveria ter colhido depoimento dos que fugiram da ditadura para enriquecer o livro.

LisboaPB 27/09/2022

Achei bom o mapeamento das informações sobre os dois governos e toda a tragédia que foi desencadeando. O autor só devia tomar cuidado com esse ódio grande contra a esquerda.

LidiCalado 18/09/2022

Se deve evitar odiar muito alguma coisa, pois a tendência é que a pessoa se torne exatamente igual àquilo que mais despreza e passe a ter atitudes piores que as daquilo.

jsilveira 14/01/2022

Leitura obrigatória!
Realista e sem hipocrisia, o livro nos mostra uma receita infalível para o fracasso de um país. Grande lição, que deveria ser leitura obrigatória. Independentemente do posicionamento político do leitor.

Compre através do link: https://amzn.to/3tq2xc9

Matheus 20/11/2021

Recomendo para quem deseja conhecer esse "líder"
Um ótimo livro para aqueles que desconhecem os movimentos políticos e econômicos de Maduro e as consequências do chavismo e bolivarianismo. Em alguns momentos as passagens são um pouco cansativas, mas no geral é uma ótima leitura.

marta.caregnato 21/08/2021

Leitura necessária
A obra do professor dr. Marcelo Suano apresenta fatos a partir de ampla pesquisa, mostrando como o Chavismo destruiu a Venezuela. O livro é rico em informações, desfazedo as falácias da mídia formadora de opinião, que, na maioria das vezes, esconde ou manipula os fatos.

O livro é dividido em três partes. A primeira parte apresenta a deturpação do conceito de democracia e Constituinte. Essa deturpação foi essencial para a tragédia na Venezuela. O regime usou da Nova Constituinte para calar e desqualificar a oposição, ao invés de responder às demandas do povo.

Na segunda parte, com o título "Uma crônica da violência", o autor analisa em detalhes a violência extrema durante o regime, e como essa violência foi ignorada pela mídia. Mostra a perversidade de um modo de governar, que nega a liberdade ao seu povo, que, pela busca cega de poder, é capaz de matar seu próprio povo. Um detalhe digno de menção é o fato de que nessa forma de governar, sempre se encontra um culpado, ao invés de reconhecer a própria incompetência. E, nesse caso, a culpa da crise foi colocada na oposição e na iniciativa privada. E, para resolver essa crise, foi usada todas as estratégias e manobras possíveis para massacrar a oposição.

A terceira parte apresenta a ascensão da esquerda na América Latina, e como essa ascensão se deu recorrendo ao vitimismo e ao messianismo. Algo facilmente constatado em nosso país.

Adorei a capa do livro com o passarinho, que levou orientações do messias Hugo Chávez ao Nicolás Maduro.

Deco 31/07/2021

Triste história verídica
O livro nos revela a triste realidade de como um país rico, com grandes reservas de petróleo, pode, em poucos anos, ser destruído, seja econômica, social ou politicamente. A reflexão que fica é: como tornar nossa sociedade mais inclusiva, incentivando o estudo e a geração de emprego, sem cair nessa armadilha socialista?

Sebo Gato Bibliotecário 20/06/2021

Absurdos dos absurdos
Quando eu era criança eu lembro que a Venezuela era um dos países mais desenvolvidos na América do Sul e agora está fadado à ruina. O autor Marcelo suano conta em detalhes o que aconteceu e acontece na Venezuela, desde alguns anos antes da morte de Hugo Chávez e depois com Nicolás maduro. O livro é dividido em três partes: a primeira explica o que é uma democracia e um breve histórico de Hugo Chávez antes de morrer. A segunda parte conta o Nicolas maduro fez e o que não fez na Venezuela. A última parte, fala um pouco sobre políticas direita e esquerda, citando o Brasil em alguns exemplos. Recomendo esse livro para quem gosta de política e/ou para se atualizar sobre o acontece no mundo. É um tipo de livro que se começa a ler e não para até acabar as paginas. Em casos de dúvidas, converse com algum refugiado venezuelano sobre seu país.

Ivan 10/04/2021

Interessante
Cumpre o objetivo de responder à pergunta que dá nome ao livro. Trata-se de uma obra pautada em profunda análise da tragédia venezuelana. Apresenta a trajetória do fracasso social, político e econômico ocorrido na Venezuela, especialmente desde a morte de Hugo Chávez e o início do governo do governo de Nicolás Maduro.
Um livro que transcende a simples análise da situação política de uma nação. Suano descreve com riqueza de detalhes o período compreendido desde a reeleição de Hugo Chávez, passando por sua morte, a ascensão de Nicolás Maduro e os fatos que se sucederam, até a posse da Assembleia Nacional Constituinte. Os dezessete anos de bolivarianismo na Venezuela praticamente impuseram uma deturpação da democracia no país.
Na parte final do livro, ainda faz uma análise da ascensão da esquerda na América Latina.
Particularmente gostei do livro, apesar de ser um pouco superficial e de ser repetitivo em alguns temas. Mas foi suficiente para entender o que ocorreu por lá e porque a Venezuela está na situação que se encontra hoje. Senti falta de mais informações sobre a ascensão política do Juan Guaidó, mas em parte se justifica pelo livro ter sido lançado na metade de 2019.

Quinzinho 23/10/2020

Superficial
Apesar de indicar uma extensa bibliografia ao final do livro, senti muita falta de notas de rodapé. O autor se refere constantemente a diálogos e pronunciamentos realizados pelas autoridades venezuaelas e seus opositores, mas raramente diz qual é a fonte. Inúmeras vezes afirma ele diz que o próprio citado afirmou isso ou aquilo, mas nao diz a fonte de onde foi tirada a informação. O livro é uma clara visão de um autor que se empenhou em denunciar o regime político venezuelano fazendo um associação a outros regimes de esquerda, principalmente, da América Latina. O tom é sempre de critica e não de reflexão aprofundada, deixando de lado os pontos de vistas reais do "outro lado". Quando busca fazer isso, na verdade apresenta o seu ponto de vista sobre o que o "outro lado" defende.