Como Treinar o Seu Dragão

Como Treinar o Seu Dragão Cressida Cowell

Resenhas - Como Treinar O Seu Dragão

Raquel Oliveira 18/09/2020

Como Treinar o seu Dragão
Livro: Como Treinar o seu Dragão (Livro 1)
Autora: Cressida Cowell
Gênero: Fantasia/ infantojuvenil
Editora: Intrinseca
Nota: 9/10
Resenha:
toico, o imenso é o líder da tribo dos Hooligans Cabeludos - é um viking destemido, forte e extremamente capaz, diferente de seu filho Soluço Spantosicus Strondus III que é magricela, atrapalhado e levemente odiado por diversas pessoas na vila, por conta disso mesmo que o garoto seja filho do chefe ninguém o leva a serio. Soluço vive sofrendo ofensas e "brincadeiras" bem pesadas devido ao seu jeito.
O livro começa com a iniciação de Soluço e de outros jovens para serem membros da tribo, como manda as tradições, e para isso eles terão que roubar um dragão e provar a sua bravura como vikiings.

Soluço (ilustração do personagem no livro ao lado) é um típico nerd do nosso mundo, ele estuda muito sobre dragões e embora fique muito calado na dele é quem mais sabe sobre as criaturas. Ele rouba o menor dragão e agora precisa doma-lo, algo bastante complicado devido a rebeldia da pequena fera, porém é nesse período que Soluço descobre que ele consegue entender o que essas criaturas falam, algo extremante raro.

O livro 1 é muito focado na relação de Soluço com Banguela e nas diversas confusões, e pequenas tramas, que vão acontecendo quando o garoto resolve treinar a sua fera de caça.
Existe bastante diferença entre o filme e o livro, tanto por parte dos personagens como da história em si, mas isso quero explicar em outro momento.

A leitura é muito leve e divertida, apesar de ser algo indicado para criança posso garantir que se um adolescente e/ou adulto pegar pra ler vai achar um livro fofo e engraçado assim como eu.
Me sentir super representada lendo o livro, embora seja um livro considerado "bobo" acredito muito que Soluço é um exemplo perfeito de superação e de que não se deve julgar ninguém.
"Como Treinar o seu Dragão" foi a minha sétima leitura do projeto 10+1 organizado pelo @jaixbooks.
Fiquem de olho para o post onde vou falar sobre as diferenças do livro e do filme!

Desejo a todos uma boa leitura!

site: https://raposagalactica9.wixsite.com/raposagalactica/post/como-treinar-o-seu-dragão-livro

Bebella 24/03/2021

Totalmente diferente do filme, igual só o nome dos personagens. Leitura rápida e engraçada, mas provavelmente não vou continuar a saga.
Porém Banguela ícone atemporal, ele no final é a coisa mais fofa??

fonsecsa 26/05/2021

De início não quis ler este livro por ser, aparentemente, muito infantil. Entretanto, foi uma aventura que me prendeu durante toda uma noite e me tirou de uma ressaca literária após o primeiro livro da saga Senhor dos Anéis. Super indico para quem está buscando uma estória divertida e envolvente, embarcar em uma aventura com Soluço e seu dragão desobediente Banguela é uma diversão imensurável!

Com personagens hilários e críticas e/ou mensagens lindas escondidas ou não entre as páginas, é um livro que qualquer um que tirasse um tempinho para apreciar adoraria. As ilustrações divertidas e a dupla improvável entre Soluço e Banguela é um marco no livro, além de colocar a prova todos os valores de como ser um viking ou dragão. Essa estória me inspirou a refletir um pouco sobre mim mesma e conquistou um espaço em meu coração :).

Alyson.Fagner 27/05/2021

releitura gostosinha?
eu sou FASCINADO por esses livros e tô querendo ler na sequência agora. que sabor, que sabor!

Soluço é um garoto comum que facilmente passaria despercebido aos olhos de alguém procurando um herói. e após conseguir um dragão minúsculo na prova de Iniciação Viking (ainda mais sendo filho do chefe da tribo) sente-se mais insignificante ao quadrado. mas tudo o que lhe interessa é passar na Iniciação, provando que pode domar um dragão e não ser exilado. o que não esperava era ter de lidar com um réptil particularmente desobediente... e problemas maiores dormem (agora num sono leve) no fundo do mar...

Morningstar 03/05/2021

Ahhhh o poder dos roteiristas e cineastas de pegar um livro infantil e transformar em uma franquia maravilhosa. O livro é bem simples e rapidinho, com pouquíssimas coisas em comum com o filme e mesmo assim é bem interessante para entender esse universo.

Fatimaluiza19 03/01/2021

O filme é melhor
Infelizmente este é um dos poucos livros que eu preferi o filme. O filme é bem "prafrentex" em relação a algumas coisas e uma delas é participação feminina. Sabe-se que as guerreiras vikings eram mulheres exímias e não um estereótipo ocidental de mulheres que só fofocam, são esposas e mães e possuem papéis limitados em sociedades patriarcais. Alguns insights no livro são muito legais e engraçados. Soluço é uma criança muito espirituosa! Entretanto, talvez por ter uma memória afetiva forte com o filme, esperei mais do livro. Uma personagem como Astrid fez falta. Mas, ao fim de tudo, é uma história infanto-juvenil sobre destino e coragem para ser ler rápido e levantar o espírito. Recomendo ainda assim.

Marcela 23/06/2023

Se você for ler esse livro achando que vai encontrar pelo menos 20% do que está nos filmes você ira se decepcionar e muito. É uma história infantil muito fluida e divertida, recomendo muito, se vc estiver procurando um livro fácil de se prender.

Miguel 07/05/2023

Incrível!
No final, até mesmo o mais egoísta dos dragões pode se mostrar altruísta. O mais esperto dos vikings, pode ser um dos mais tolos. O menos heroico, pode se tornar o mais bravo e corajoso viking, a seu jeito.

beatriz 23/05/2020

Gostei bastante do livro, mas o filme ainda é melhor rsrs.
Primeiramente, queria dizer que nunca deveria ter lido esse livro depois de me apaixonar pelos filmes.
A história de um garoto, filho do chefe da tribo, que é constantemente subestimado por não ter as características de um viking comum e que prova seu valor após conhecer um dragão banguela, todos já conhecemos. Mas esse livro trás uma nova história sobre essa dupla.
Posso dizer que fiquei decepcionanda ao começar a leitura e perceber que, tirando o nome de alguns personagens, a história é completamente diferente da contada no filme. Mas isso não me impediu de gostar da leitura e me apaixonar por um pequeno e comum bangela.
Num geral a leitura desse livro é super rapidinha, a história é bem legal, cheia de aprendizado e bem divertida. Porém, mesmo com tantas coisa legais, o livro não chega nem aos pés das histórias contadas nos filmes.

Glleydson 09/12/2023

Como treinar seu Dragão
Bem, para início de conversa esse livro foi uma escolha dos alunos, eles pensaram que seria a história do filme, nem preciso falar que teve um leve decepção quando fizemos a leitura. Mas durante o desenrolar da narrativa eles se ligaram a história, e no lugar de decepção, teve um sentimento diferente.... E no fim deu tudo certo, eles gostaram muito e até querem uma continuação das aventuras.
Bela 19/12/2023minha estante
Que legal! Qual a idade do seus alunos?

Bruna 13/08/2021

Ter um dragão por perto torna as noites mais quentes
O livro tem um formato muito interessante, repleto de ilustrações, anotações e rabiscos que faz com que ele se pareça e muito com um caderno de anotações. Esses detalhes fazem toda a diferença.
A história é leve e objetiva. Ao longo do livro temos altos e baixos afinal se trata de uma travessia. A história de um pequeno viking que tem como objetivo se tornar um grande viking e conquistar seu espaço na tribo assim como capturar e treinar o seu dragão. Não vai ser uma tarefa fácil.

Ana 28/09/2022

É uma leitura muito tranquila justamente por ser voltada para o público infantil. Recomendo pra começar um hábito de leitura porque é um livro muito interessante e te prende bastante.
Muito bem solucionado os problemas e a solução do Soluço foi incrível

Amei muito essa leitura mesmo que não tenha nada muito haver com os filmes.

lara 27/12/2022

como treinar seu dragao???
eu gostei muito desse livro, mostra outra realidade que não vimos do filme, sei que o filme foi inspirado no livro porém quase nada ficou parecido kkkkkkk,enfim ele é bom mas acho que fica meio confuso depois de um tempo, mas até que é divertido saber sobre os tempos "passados" com dragões

Lari 17/10/2014

[Resenha] Como Treinar O Seu Dragão, de Cressida Cowell
Então, hoje eu vou contar como me apaixonei por um dragãozinho preguiçoso, teimoso e extremamente sem noção.

Bom, quem já assistiu ao filme Como Treinar o Seu Dragão e resolveu ler o livro (assim como eu), irá ver que tem algumas diferenças entre eles. Começando pelo Banguela: ele é um dragão comum ou de jardim - ou como o Soluço diz, um Devaneio Banguela -, não um Fúria da Noite, super amedrontador e raro. No filme, os vikings matam os dragões, no livro eles treinam-os - o que é muito melhor, na minha opinião.

O livro começa com o Bocão Bonarroto, encarregado do Programa de Iniciação em Dragões, enviando dez garotos - incluindo Soluço - para capturar os seus primeiros dragões. Essa tarefa é assim: eles precisam entrar no Rochedo do Dragão Selvagem (onde três mil filhotes de dragão estão hibernando) sem acordar os dragõezinhos, capturar um, colocar numa cesta e sair de lá.

Ah sim, só quem passar, nesse tal Programa, poderia se tornar um herói viking. Se não passar, seria exilado.
É na confusão com os pequenos dragões que Soluço encontra Banguela.

"Ali, enrolado e adormecido no fundo da cesta, estava talvez o mais comum Dragão Comum que Soluço já tinha visto na vida.
Na verdade, a única coisa extraordinária sobre aquele dragão era como ele podia ser tão excepcionalmente PEQUENO."

A partir daí, Soluço tenta, desesperadamente, devo acrescentar, treinar o Banguela para o torneio que acontecerá no Dia de Thor: onde mostrará as habilidades do seu dragão.
Mas como convencer um dragãozinho teimoso, esfomeado e preguiçoso a realizar tarefas? Caçar peixes? Obedecer simples comandos?

O livro é narrado em terceira pessoa, tem uma narrativa leve e super divertida. É praticamente impossível não soltar algumas gargalhadas durante a leitura. Me diverti bastante com o Bocão, com as trapalhadas do Soluço e Perna-de-peixe e com as teimosias do Banguela.

"- P-p-peixe - sibilou Banguela. - Q-q-quero peixe AGORA!
- Eu não tenho peixe - disse Soluço em dragonês. [...]
- P-P-PEIXE! - ele disse novamente.
- Mas NÃO TEMOS PEIXE!
- Tudo bem, então - disse Banguela. - Como um g-g-gato."

A história flui de uma maneira tão incrível, tudo acontece no tempo certo e sem nenhuma pressa. O livro possui diversas figuras que, na minha opinião, fazem o leitor se aproximar mais da história e dos personagens.

Soluço é demais, sempre que tenta fazer algo certo de repente tudo começa a dar errado e as pessoas ao seu redor começam a rir. O que torna-o tão único é que, mesmo sabendo que tudo está complicado, ele não desiste, continua firme até o fim. Ele também não fica se lamentando ou sentindo pena de si mesmo.

Quotes Favoritos:

"- Valentões! Covardes! Venham aqui que Banguela frita
os dois! Banguela vai arrancar suas entranhas e usar as tripas
para tocar harpa! Banguela vai... vai... vai... Bem, é melhor
vocês ficarem longe, é isso!"
(Ri demais quando o Banguela disse isso)

"I-I-Isso é um g-g-grande p-p-ponto final...
...o que em dragonês significa... FIM!"

site: http://nomundodoleitor.blogspot.com.br/2017/01/resenha-como-treinar-o-seu-dragao.html

Biel 10/03/2013

A inusitada série de Cressida Cowell nos presenteia com uma leitura agradável e original de um mundo fascinante: o dos dragões. Estas criaturas são representadas de modo deslumbrante através de uma trama formidável. Soluço Spantosicus Strondus III é o protagonista nada heroico desta aventura, que passa por maus bocados tentando mostrar que é “útil”. Para ingressar como verdadeiros membros da tribo dos Hooligans Cabeludos, 10 garotos vikings (incluindo Soluço) devem passar por um teste de iniciação: deverão treinar seus dragões (que são pegos ainda pequenos) para mostrar que estão aptos a ingressar na tribo ou serão exilados para sempre. O destino de Soluço muda quando descobre que seu dragão é banguela e além disso “estranhamente minúsculo”.

“As coisas já não pareciam tão boas. Ali, enrolado e adormecido no fundo da cesta, formando um nó de dragão estava talvez o mais comum dragão comum que soluço já tinha visto na vida. Na verdade, a única coisa extraordinária sobre aquele dragão era como ele podia ser tão excepcionalmente PEQUENO. Isso sim era admirável.” Página 50.

Além de muito pequeno o dragão (que passou a ser chamado Banguela) é excepcionalmente obstinado e não respeita os comandos de seu dono. Para manter sua dignidade viking, Soluço precisa ensinar Banguela do modo mais difícil, e isso pode ser perigoso. Foi então que seu destino de herói começou a ser traçado. Um filme inspirado no livro foi lançado em 2010, digo “inspirado” pois a estória é totalmente diferente(só são usados alguns nomes e focos principais na trama cinematográfica).

A obra merece nota máxima nos quesitos: organização, originalidade e humor. Além de todos os aspectos positivos é repleto de ilustrações muito bem tecidas e congregadas à estória. Não obstante, as pobres “mulheres” são esquecidas do enredo promissor e cômico de “Como treinar o seu dragão” muito embora este fato não traga significativas alterações no conteúdo da brilhante obra. Após a conclusão do livro ficamos sedentos por uma continuação que de fato existe no livro “Como ser um pirata”. Enfim, é um livro indicado para todos os públicos que se sintam apetecidos por uma estória calorosa e instigante.