O sol é para todos

O sol é para todos

Resenhas - O sol é para todos (Graphic Novel)

1 | 2 | 3 | 4

Ritchelly - @garotagirassol_ 12/12/2021

#ResenhaDaGirassol - O sol é para todos
Sempre ouvia falar muito bem dessa obra, e aí comecei a ver citações e referências em filmes e séries de que gosto muito, inclusive no The Simpsons (Quem viu o ep.09 da 30º temporada?). Então, finalmente resolvi ler essa adaptação em quadrinhos que ganhei de aniversário em 2019 e acredito que a escolha pela versão graphic novel favoreceu muito minha experiência com esse clássico.
A edição é completamente colorida, as ilustrações são bem bonitas, principalmente os cenários. Diálogos e narrativas, estão bem posicionadas dentro dos quadrinhos, o que facilita a leitura. Acho que essa é uma das adaptações em quadrinhos mais bem feitas que já li.
Assim como na obra original, a graphic novel aborda temas como racismo, injustiça, preconceito, e tudo isso é narrado pela perspectiva da pequena Jean Louise, uma criança de 6 anos que mora com seu pai, seu irmão mais velho e a governanta, em uma cidade no interior do Alabama em 1930.
A gama de personagens é bem variada, as críticas sociais estão por todas as partes, e é muito interessante como elas foram adaptadas para a GN de forma simples, sem perder o ar de reflexão e questionamentos que o leitor pode ter ao fazer a leitura.
Com certeza vou querer ler o livro original em algum momento, a história é emocionante, os temas são de extrema importância e faz com que o leitor olhe para dentro de si e para a sociedade em que vivemos.
Uma leitura que recomendo para todos que querem conhecer o clássico e curte uma boa graphic novel!
Gabyz.z 12/12/2021minha estante
Leia o livro
Vale muito a pena mano

Ritchelly - @garotagirassol_ 14/12/2021minha estante
Ja ta na listaaa ??

Lara.Bia 01/02/2021

"Só existe um tipo de gente: pessoas"
Um dos maiores clássicos da literatura mundial em formato de quadrinhos. Essa história é ambientada no Sul dos Estados Unidos na década de 1930, região praticante da violência e do preconceito racial. Vemos esse mundo através da visão da caçula, tentando distinguir entre o certo e o errado conforme vai crescendo junto com seu irmão, enquanto seu pai, um advogado local, arrisca tudo para defender um homem negro acusado injustamente de cometer um crime sexual.
Uma história sobre raças, classe social, inocência infantil, justiça, hipocrisia, tradição, preconceito e injúria de diversos tipos. O Sol É Para Todos permanece tão importante hoje quanto foi em sua primeira edição
Maia 01/02/2021minha estante
Na minha lista

Suellen274 07/07/2022minha estante
Estava em dúvida de qual edição comprar, acho que vou comprar essa

Luccas35 22/06/2023

Entendi nada KKK
Gente, sério, eu não entendi muito a crítica do livro.. Talvez porque eu seja novo demais, mas realmente não entendi o que ele quer transmitir, bem, a parte do racismo e do quanto pessoas negras não são ouvidas sim, mas tem mais coisa, e eu não consegui captar muito..
Larisse 07/11/2023minha estante
Tive a mesma sensação. Uma releitura será preciso no futuro .

Ildete Xavier 09/07/2023

Um livro pra lembrar a vida inteira
Esse livro me fez pensar por um bom tempo. Não vou dar spoilers mas ele fala sobre racismo, injustiças e preconceito social. Narrado por uma garota, filha de um advogado branco, que teve a coragem de defender um negro acusado injustamente de estupro. O final é emocionante
Drika.Andrade 22/08/2023minha estante
Lembro a primeira vez que o li ainda na infância, na sombra dos umbuzeiros da sua casa. Dias felizes, especiais que sempre guardarei na memória prima ??

Isadora424 13/10/2023

Aprendizado
Um clássico da literatura retratado em forma de graphic novel.
Trata da realidade nua e crua. De tudo que acontece ao nosso redor.
Mariiah.Salvatore 13/10/2023minha estante
meu favorito da vida ?

Dani 13/07/2021

Perfeito
Sou apaixonada pelo livro O sol é para todos, e não podia deixar de ler a HQ, ela é perfeita com ilustrações lindíssimas entretanto não preenche o lugar do livro original eu recomendo como complemento pra quem deseja ler a obra :)
Gabyz.z 13/07/2021minha estante
Só falta o último capítulo só livro pra eu ler. Não sei oq sentir

Laurenice.Caprini 05/06/2021

?A maioria das pessoas é legal quando finalmente as vemos?
O livro trata de preconceito, hipocrisia e de problemas sociais mas também traz a mensagem de esperança quando não nos conformamos com o status quo da sociedade a qual pertencemos. Mostra muito a questão de ver o lado bom das pessoas e de colocar-se no lugar delas pra entender seu comportamento, fala de domínio próprio, respeito e caráter . Amei tudo na história.
Emilia.Reis 05/06/2021minha estante
ahhh como eu amo a Scout e os diálogos dela com o pai

Nati Amend @livrosdanati 27/01/2020

UMA NOVA LEITURA DO CLÁSSICO
O Sol é Para Todos é um clássico da literatura que merece ser lido e admirado constantemente. Ambientado no Sul dos EUA da década de 1930, traz uma história sobre preconceito em todas as suas formas e é contada através do olhar questionador da pequena Scout, filha de um respeitado advogado que arrisca tudo para defender um homem negro acusado injustamente.

"A verdadeira coragem é quando você sabe que a batalha está perdida antes mesmo de começar, mas vai em frente e luta até o fim, aconteça o que acontecer."

Mesmo tendo sido escrita em 1960, a obra aborda temas que — infelizmente — ainda necessitam reflexão e, mais do que isso, atitude. E por se tratar de um clássico, muitos leitores acabam abandonando a ideia de conhecer a narrativa, o que pode mudar graças à esta nova edição.

Na graphic novel, o artista Fred Fordham empresta seus traços para dar uma nova roupagem à história escrita por Harper Lee e à adaptação cinematográfica inspirada em sua obra. As ilustrações — delicadas e muito expressivas — revelam uma similaridade entre os atores do longa de 1962 e o desenho de seus personagens, acrescentando cor, dinamismo e ainda mais sutileza ao enredo.

Para mim, o ponto alto são as cenas que o ilustrador escolheu para dar destaque, por vezes colocando um único desenho dentro da página para valorizar as expressões faciais dos protagonistas ou, simplesmente, a natureza local. Com esta nova versão em quadrinhos é impossível não se deixar cativar ainda mais pela inocência infantil de seu texto, ou se comover com humanidade de seus personagens.

Harper Lee escreveu esta obra para ser relida, repensada e reinterpretada milhares de vezes e por muitas gerações, e esta nova perspectiva artística de sua narrativa traz o frescor necessário para apresentá-la a outros tipos de leitores. Simplesmente fascinante.

site: https://www.instagram.com/p/B5BWxC2h29M/

Bea Estrelinha 12/04/2024

Uau
Não tenho uma opinião formada ainda sobre essa graphic novel. Gostei bastante, mas confesso que fiquei muito perdida em alguns detalhes da história. Não peguei o porquê do título do livro, e outras coisinhas mais. Enfim, vou ver uma resenha melhor pra entender. Mas, no fim das contas eu gostei. É incrível como mostram o preconceito racial da época, o falso cristianismo, o machismo e etc. A melhor coisa pra mim foi ver a visão de uma criança e sua inocência durante todo o livro. A Scout era uma princesa na minha humilde opinião. Muito sensata e inteligente. Menina única!

Bia Ponti 15/06/2020

5 estrelas
Esse foi aquele livro que eu já comecei sabendo que iria dar 5 estrelas. Já começo dizendo que as ilustrações são LINDAS, e cumprem bem o papel de fazer com que você se aproxime da história, e em relação a narrativa: necessária. Fiquei irritadíssima com alguns personagens e desconfortável em algumas partes, mas me apaixonei por alguns personagens também (cof cof corre aqui Atticus). Enfim, recomendo para todo mundo.

diliterando 21/06/2020

Uma história sobre desigualdades
Livro: O sol é para todos
Autor: Harper Lee
Editora:José Olympio Editora
Pg: 280

Conhecemos Atticus um advogado com conceitos liberais e de igualdade, sua filha a menina narradora de toda a história Scout e o menino Jem.
Quando como advogado Atticus passa a defender um Negro sob o julgamento de estupro de uma jovem, as coisas passam a se tornarem complexas a essa família.
Eu acredito as cegas em cada palavra escrita nessas páginas, todos somos iguais, a cor de um indivíduo NÃO deve ser parâmetro para nada, nem o início de qualquer julgamento e racismo.
É uma história trágica e triste, onde o Bem, o Certo e o Justo nunca são ouvidos, mas acredito em atos de bondade e justiça, pessoas que pregam o correto, sem preconceitos com o próximo, somados se tornam um batalhão, uma multidão fazendo a diferença que deveria ser a normalidade.?
Um livro publicado em 1960 com um assunto tão atual, relatando preconceitos, injustiças, racismo, desigualdade social, violência, julgamentos incabiveis de uma sociedade do Sul dos EUA na década de 1930 no período da grande Depressão.
O advogado Atticus é a imagem de um ser humano certo, correto, justo, de caráter com uma índole incontestável. E ele e sua família pagam por isso, seus filhos são vítimas de insultos e ofensas em uma sociedade com valores distorcidos por ele defender um Negro injustiçado de todas as formas possíveis. É lamentável, comovente e até revoltante o desfecho final do julgamento do Tribunal.
Esse livro pra mim foi um Grito desesperado pela Igualdade Racial, a qualquer tipo de Injustiça e Julgamentos Prévios sem nenhuma Contextualidade.
Harper Lee é autora desse livro que rendeu o prêmio Pulitzer de Literatura em 1961.
Essa edição é em HQ, foi minha primeira experiência com nesse formato, gostei.

Lice 09/07/2020

Necessário
Essa edição ta linda demais!!!! Terminei de ler em poucas horas e sinto que poderia continuar lendo enquanto tivesse mais páginas.
Não preciso nem falar que é perfeito né? Todo mundo deveria ler!
Uma história que se passa na década de 30 e publicada na década de 60, mas que não poderia ser mais atual.
É impossível não se revoltar junto com os personagens e não parar pra refletir ainda mais sobre os acontecimentos atuais.

Lorefidyk 16/11/2020

Maravilhoso!!
Fiquei apaixonada nessa edição assim que vi, não conhecia a história e conhecer em quadrinhos foi uma experiência incrível, o livro tem 281 páginas e é lindissimo!

"Para quem não conhece ainda #osoléparatodos, conta a história triste e comovente sobre crescer no sul dos Estados Unidos na década de 1930, com uma sociedade marcada pelo racismo e a violência...com a desigualdade vista através dos olhos de uma criança..."

Recomendo a todos essa leitura!

site: https://www.instagram.com/p/CIg0NDvjGxY/?utm_source=ig_web_copy_link

EduardoCDias 31/12/2020

Preconceito
Uma delícia reler essa história e ter a chance de guardá-la melhor na cabeça.

1 | 2 | 3 | 4