O Estado Federal

O Estado Federal Dalmo de Abreu Dallari

Resenhas - O Estado Federal

Matheus Azeredo Prado 18/03/2024

Crítico e instigador
Quando adquiri este livro, esperava encontrar um manual que explicasse detalhadamente, de forma científica e jurídica, quais são precisamente as atribuições de União, Estados, e Municípios dentro de um modelo federativo de organização política, entretanto, curiosamente, o que o autor demonstra é justamente que não existe ainda uma noção clara sobre o que seria o "federalismo perfeito", o que existem são inúmeras tentativas, de muitas nações, ao longo dos últimos séculos, de se organizarem inspiradas em princípios federativos, que também não são estes princípios claros.

Exatamente por isso, esse livro é uma leitura importante para que entendamos que ainda estamos buscando o método ideal de organização política, e que embora se acredite que o federalismo é o melhor caminho para isso, ainda precisamos construir uma teoria consistente e completa sobre o que ele é e como aplicá-lo.

Então, este livro é um convite, um convite para que reflitamos e elaboremos nosso federalismo, para que não julguemos nosso modelo político como "pronto" e nos empenhemos em aperfeiçoá-lo de forma que tenhamos, em breve, uma noção clara sobre como devemos nos organizar politicamente.