A Mão e a Luva

A Mão e a Luva De Machado Assis

Resenhas -

Beatriz3345 28/11/2022

"a alma dela era das que não têm lágrimas"
minha primeira vez lendo machado de assis, não me arrependo de ter começado por um livro relativamente curto.
no começo a leitura tava bem complicada, mas depois fui pegando o jeito.
e que escrita perfeita!
o livro se trata de um romance simples e divertido, que muitas vezes te deixa em dúvida do que vai acontecer.
guiomar é uma mulher esperta, e eu não previ o final.

Eveline50 16/05/2022

Desafio do Machado
Aqui Machado conversa com o leitor e ainda faz algumas piadas, adoro isso.
A história é fofa sem ser melosa, sútil e a Guiomar é uma esperta.
Dá pra trazer as táticas dela pra hoje? Com certeza.

DICA: ler Machado quase nunca é fácil, mas seja firme, sempre há uma recompensa dele, Machado.

Thamara 31/10/2021

Machado de Assis é Machado de Assis, né? Impossível tentar prever o final da história, quando pensamos que irá acontecer terminada coisa, a historia toma outro rumo! É uma história maravilhosa.

Eduarda.Bianco 17/09/2021

A Mão e a Luva
O final é o ponto forte da trama e é até um pouco engraçado. Gostei da história, pois ela não é tão enrolada como outras do período, mas segue a linha de uma protagonista feminina forte. Acho muito interessante a diversidade dos pretendentes amorosos da protagonista, eles certamente fazem um bom contraste um com o outro, mas não me apeguei muito a nenhum. Não me parece uma obra muito marcante, mas é tranquila de ler.

Rodrigo Melo 27/05/2021

Amor ou conveniência?
Seria uma simples novela se não fosse escrito por Machadão. Assim como em outras obras, essa sanha dele de nos colocar em dúvida os sentimentos dos personagens é de outro mundo!
Guiomar parece ser tão verdadeiramente gentil a sua madrinha, porém nos é lembrado o tempo todo que se ela perdesse esse vínculo seria o maio desfortuno de sua vida. O mesmo vale para os outros personagens, nunca sabemos quando alguém verdadeiramente gosta de outrem ou se estão vivendo a situação por conveniência.

Lavinia Teodoro 16/11/2019

A mão e a Luva é um romance que nós ensina muito. Escrito pelo grande Machado de Assis, o livro é curto, entretanto me perdi lá pela página 95/128 e recomecei todo o livro. A vontade de ler os livros de Machado e maior do que a confusão que ele pode causar.

Nesse livro vemos a Guiomar, cobiçada pelo romântico Estêvão, o ambicioso Luis e o indiferente Jorge. Guiomar tem de escolher um, e tomar cuidado na escolha pra não chatear a madrinha de quem depende inteiramente.
Um livro sobre amor, ambição, receio e encaixes certeiros.

Eu indico todos os livros do Machado, até mesmo os que eu ainda não li. Mesmo dos menos ricos, é possível tirar bom proveito.

Li o livro em 1 mês, justamente por me perder pelo meio. Entretanto adorei o final, me ensinou como as coisas funcionam. Estou lendo ao mesmo tempo o Memórias de um Sargento de Milícias e vendo em diversos momentos a hipocrisia humana, tão semelhando em ambos os livros.

Ótima narrativa, personagens bem explorados e história bem clara.
Queria mais explições sobre o Estêvão ao fim do livro, mas entendo o decorrer da história.

Você vai se pegar torcendo para um dos três, e se surpreendendo ao fim.