El Retorno del Rey

El Retorno del Rey J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

Cleiton Felipe 05/06/2024

Sensacional
Não tem outra palavra que posso usar Tolkien simplesmente fez um universo completo que se juntar só os conteúdos dos apêndices dá para ser um livro rico em conteúdo, toda a trilogia do senhor dos anéis é sensacional, rica em detalhes e te prende do início ao fim?Única coisa que digo é, se você gosta deste gênero e nunca leu, leia garanto que não vai se arrepender.

Daniel.Oliveira 04/06/2024

Melhor aventura de todos os tempos
Demorei bastante para finalmente começar a ler esses livros e confesso que fiquei abismado com a riqueza da leitura, a grande maioria dos livros vão ter leituras mais fluidas a partir de agora.

É uma saga para todos ? NÃO, não mesmo, ela exige insistência, ela cansa, ela te deixa com ressaca literária mas eu garanto que tudo isso vale muito a pena, nunca vi um universo tão completo, bem descrito e trabalhado de forma tão minuciosa assim.

Confesso que enchi os olhos ao ler as últimas páginas e saber que finalmente encerrei essa história, vou esperar para ler os complementares como Silmarillion pois quero estender a sensação de ler algo do Tolkien pela primeira vez.

Foi uma bela e longa jornada com os Hobbits, Gandalf, Gimli, Legolas, Aragorn (e Boromir) e tantos outros personagens tão marcantes; foi muito emocionante ver a queda de Sauron e o sol brilhar sobre a Terra Média novamente, nunca tinha lido algo tão bom e completo.

Obrigado, mestre Tolkien.

Arthur.Jaeger 04/06/2024

Minha mesma opinião que dos outros 2 anteriores: é maravilhoso.

Por mais que seja uma leitura um pouco monótona e devagar, continua sendo uma história fascinante, praticamente perfeita.

Recomendo que leiam, não apenas o Retorno do Rei, mas toda a saga de "O Senhor dos Anéis"

Se não quer ler... Pelo menos assiste o filme

Kivia Ribeiro 02/06/2024

O Retorno do Rei
Este último livro é tudo que eu poderia esperar para conclusão deste universo incrível.

A guerra finalmente culminou na Terra Média, e trouxe muita dor e grandes perdas. Mas enfim o destino foi selado com a destruição do Um, levando consigo o senhor Sombrio e toda sua escuridão, trazendo a vitória aos povos livres e restaurando a esperança que para muitos já havia se perdido.

Muitas emoções ao ler essa saga. Sorri, chorei, fiquei com raiva, tive "medo", me alegrei, me emocionei. Acompanhar a trajetória de toda a sociedade, em conjunto e individualmente (ou em pequenos grupos), até a conclusão de sua missão foi incrível, e saber que isso foi transmitido para as telas de forma tão fiel, é muito satisfatório.

Enfim, depois de trazer o tão desejado final feliz que se esperava, assim como o filme, O Retorno do Rei entrou para o meu hall de favoritos ??

Dan_y_books 30/05/2024

Nada a dizer
Mt bom, mas arrastado como todos do Tolkien, isso faz você pular muitas páginas pela alta descrição

NanaAntonia 30/05/2024

Eu queria muito ler essa história, pois assisti os filmes primeiro, a leitura é maravilhosa, e ler a história foi incrível, porque a riqueza de detalhes é muito grande.

Ramon.f.a.f 29/05/2024

Um final fantástico e digno de toda a saga. O autor não deixa nada a perder, não atoa é um clássico.

Augusto.Pellizzari 27/05/2024

Obra prima
Sam respirou fundo.
? É, aqui estou de volta ? disse ele.

O que falar de O Retorno do Rei? É simplesmente uma das maiores obras primas que eu já li. Eu simplesmente amei o livro inteiro, a trilogia inteira. Tolkien é um autor incrível e eu com certeza lerei alguma outra obra dele Não tenho muito o que falar, só digo: leia, simplesmente leia O Senhor dos Anéis.

davicezarborges 25/05/2024

Obra de arte
É uma obra de leitura pesada assim como todos os outros livros da trilogia, mas igualmente fabuloso, uma obra de arte, que para todo amante de literatura fantástica é obrigatório.

andy_Pendiuk 24/05/2024

O Retorno do Rei
Esse foi para a lista de favoritos da vida. É incomparável o dom de Tolkien em criar um universo intrincado, muito bem construído e tão detalhado.

O arco de Éowyn é minha parte favorita, sua dor e desespero é palpável. Sua coragem, com raízes na sua desesperança, torna essa personagem complexa uma de minhas favoritas.

"Ainda assim ela não titubeou; donzela dos Rohirrim, filha de reis, delgada, mas como lâmina de aço, bela, mas terrível. Desferiu um rápido golpe, hábil e mortal. Cortou em dois o pescoço estendido, e a cabeça decepada caiu como uma pedra. Saltou para trás enquanto o imenso vulto despencava em ruína, com as vastas asas estendidas, amarrotado na terra; e com sua queda a sombra se desfez. Uma luz caiu sobre ela, e seus cabelos brilharam ao nascer do sol."

E novamente, não posso deixar de mencionar Gimli e Legolas. Queria que eles tivessem aparecido mais nesse livro.