Um Hotel na Esquina do Tempo

Resenhas - Um Hotel na Esquina do Tempo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Cissa 28/06/2010

Encantador!
Se o amor na adolescência é muitas vezes conturbado e cheio de dúvidas, imaginemos dois adolescentes, Henry e Keiko, tentando entender o amor em plena Segunda Guerra Mundial.

A historia nos é contada por Henry que no ano de 1986, com a abertura de um velho hotel fechado desde 1942, encontra objetos que o farão rever seu passado.

Henry terá que enfrentar uma história que tentou enterrar. Rever toda sua angústia, incertezas e dificuldades daqueles tempos de guerra. Ele nasceu na América mas é filho de chineses. Seu pai orgulhoso e severo não aceita certas igualdades da América.

Keiko é também americana, filha de pais japoneses mais liberais um pouco, porém pressionados pela intolerância e o racismo contra os japoneses que eram aliados da Alemanha.

Nesse clima de pressão, perseguição e segregação a história se passa e nos é contada por Henry, que mistura com sabedoria os tempos da guerra com sua vida em 1986.

Uma história bonita, emocionante, muito bem escrita e conduzida por Jamie Fox. Um romance bem construido com delicadeza, sem se tornar piegas ou monótona. Nos faz refletir, sentir e principalmente ver como a intolerância e a descriminação não são privilegios de uma única raça, povo ou nação. E que o amor e a amizade, quando verdadeiros, podem superar e sobreviver à quaisquer adversidades.

naniedias 28/09/2010minha estante
Esse livro parece ser muito lindo!

Rose 23/10/2015minha estante
Adorei a sua resenha Cissa, vou add a minha lista. :)

Evelize Volpi 26/02/2018minha estante
Minha querida Ciça, seu gosto literário é demais!
Deve ser um livro maravilhoso!
Vamos a leitura...

Renata Almeida 03/05/2020

"As vozes caladas."
A história é alternada entre os anos 1940/86, contando a história de Henry, o menino sino-americano, e Keiko, menina nipo-americana, que se conheceram por frequentarem a mesma escola, juntos unem forças para sobreviver as adversidades e as intolerâncias, vindas de seus colegas, mas a amizade é um elo extremamente forte que os anos não conseguiram apagar.
Uma realidade que poucos conhecem, japoneses e nipo-americanos foram enviados para campos de concentração nos Estados Unidos, após o ataque japonês a Pearl Harbor.

Sandramithy 15/06/2010

Um romance belo e comovente.
Um romance profundo, emocionante e comovente história de amor. Segunda Guerra Mundial, separados por serem descendentes de países diferentes, ele sino-americano e ela nipo-americana, dois adolescentes descobrindo o amor, a cumplicidade e a dor da separação. Após 40 anos o amor e as lembranças do passado, apenas adormecidos, ressurge no coração de Henry.

Jamie Ford retrata nesse romance os conflitos e as mágoas de pai e filho, racismo, preconceito, a amizade verdadeira e uma bela história de amor... que seria perfeito, se não fosse em tempos de guerra. “As escolhas mais difíceis na vida não são entre o que é certo e o que é errado, mas entre o que é certo e o que é melhor. A melhor coisa era deixá-la ir (Henry).”
Renata CCS 17/10/2013minha estante
Gosto muito de livros ambientados durante a guerra. Este me parece uma bela história. Boa resenha!

Sandramithy 28/10/2013minha estante
Renata, voce vai gostar. Realmente o livro e maravilhoso. Super recomendo ;) .

Eder Ribeiro 31/01/2023

Amor, semente que nunca morre
Eu fui educado por minha mãe ouvindo conto de fadas e para mim, todo livro que tem um final feliz, vale a pena ser lido. Bem, cheguei ao final deste esperançoso que assim seria, e foi. Creio piamente que uma semente plantando em qualquer solo, se bem cuidado, floresce, independente do tempo. Todo o livro é emocionante e aprazível, e em apenas um diálogo, ele me arrebatou e cause me levou as lágrimas. Cito-o:

?Eu... Eu já tinha quase desistido de você...

_cabarcellos 07/09/2021

Uma incrível surpresa.
Uma amiga havia me emprestado esse livro com a promessa de que eu iria chorar muito. E nossa... como eu chorei!
A história é ambientada durante a Segunda Guerra Mundial, e no meio de tanta tensão, tristeza e caos você se depara com a história de um amor jovem e puro que deixa seu coração quentinho e traz esperança!
Quero comprar esse livro para poder reler, pois se tornou um dos meus queridinhos.

Lima Neto 05/04/2010

um livro surpreendente e belíssimo, não só pela singela, delicada e comovente história de amor, mas pelas histórias de vida que eles nos passa,
uma história de amor marcado pelo preconceito, mas que resistiu, e que foi separada por uma guerra, mas ressurgiu (na verdade, nunca deixou de estar presente).

escrito com uma delicadeza que envolve o leitor do início ao fim, "Uma Hotel na Esquina do Mundo" narra a história de Henry Lee, um jovem chinês que se vê, ainda tão jovem, sozinho no mundo. seus pais não falam com ele e é obrigado a estudar numa escola em que praticamente só estudam meninos e meninas brancas, caucasianas, sendo ele o único chinês. no bairro onde mora ele não tem amigos ou conhecidos. seu pai, um homem autoritário, não o ouve. mas eis que encontra companhia em um alguém que menos espera: uma garota japonesa.
nessa época, a China estava em guerra com o Japão, e o pai de Henry, um "ultrachinês", nutre um ódio por todos aqueles que umilharam seu povo, e o menino não pode falar de sua amizade com uma "inimiga" em casa.
mas o menino, mesmo imbuido de algum preconceito para com o povo inimigo do país de seus pais, começa a sentir algo brotar em seu peito sempre que encontra aquela tão tímida menina, e os dois passam a ser cumplices um do outro, amigos inseparáveis, mas o sentimentos que nutrem um pelo outro logo se transforma, se tornando em algo diferente, como jamais haviam sentido.
juntos eles vivem uma vida cúmplice, em que ele tem que esconder tudo dos próprios pais, e juntos veem os primeiros estragos que uma guerra, mesmo tão distante deles, pode fazer.
os Estados Unidos declaram guerra ao Japão e os nipo-americanos são um alvo de preconceito e preocupação para o povo americano. são retirados de suas casas e realocados em "campos provisórios".
os dois jovens, um chinês e uma japonesa, são separados, mas o sentimentos que nutrem um pelo outros os reaproxima. a guerra os separa, mas o amor os aproxima.
poderá a distância, o preconceito e uma guerra separar dois jovens corações apaixonados?
leia em "Um Hotel na Esquina do Tempo" o que uma guerra é capaz de fazer, e o que o amor é capaz de resistir.
Mih Del Debbio 07/05/2010minha estante
Otima resenha, parabéns!!

naniedias 28/09/2010minha estante
Parece um livro maravilhoso *-*

Lorayne.Stinguel 25/07/2021

A gente sempre lê sobre o lado dos EUA na segunda guerra mundial, desta vez foi sobre o lado dos japoneses. Este livro foi uma delícia de ler, não dá vontade parar. E o final é simplesmente maravilhoso.

Paula 10/07/2012

Aquilo que nem a Guerra pode apagar
Não sabia o que esperar de "Um hotel na esquina do tempo" e talvez por isso tenha me surpreendido tão positivamente na minha leitura.
O romance é ambientado no período da 2ª Guerra e se passa, na maior parte, em Seattle (EUA), onde podemos acompanhar o dia a dia de Henry e Keiko. O menino de 12 anos é americano de origem chinesa, vindo de uma família tradicional e nacionalista. Keiko é nipo-americana, mas não possui muitas ligações com o Japão pelo fato de ter nascido nos EUA. Além da guerra sino-japonesa de 1937, japoneses e chineses eram rivais na 2ª Guerra, na qual um fazia parte do eixo e o outro era aliado. Com esse plano de fundo, temos um ambiente nada propício para o surgimento de um romance entre duas etnias até então muito similares.
Pois bem, Henry se torna melhor amigo de Keiko e os dois se veem envolvidos e ligados pela discriminação que ambos sofrem em território americano.
A narrativa é leve e rápida, já que os capítulos se alternam entre passado e presente, mostrando-nos um Henry adulto e descrente que se contrasta com uma criança extremamente doce e surpreendentemente sensitiva e corajosa.
Para não desfazer o encanto que o leitor possa ter ao ler o livro, prefiro me abster de comentários que possam descrever o desenrolar da história e me ater somente a algumas percepções que tive.
O romance não me cativou logo de início. Pelo contrário, fui apaixonando-me pelos personagens no decorrer da leitura. Keiko é uma menina encantadora e Henry um jovem corajoso dadas as circunstâncias de sua vida. Fiquei tocada com o amor puro e jovem que nasce entre os dois.
Porém, o livro não é poético. Sou habituada a leituras mais floreadas e isso me agrada muito, mas esse não é o caso de "Um hotel na esquina do tempo". Jamie Ford não usa muitos recursos estilísticos mas não acho que isso seja necessário nesse caso. O livro ganhou-me pela simplicidade da escrita sem deixar de ser tocante.
O desfecho não é muito imprevisível, mas também não acho que algo muito discrepante do final em questão cairia bem ao enredo.
O romance também nos choca com o preconceito sofrido por japoneses e chineses nos EUA e torna essa questão muito clara. Também nos atenta para a presença de campos de concentração para japoneses, um fato que muitos desconheciam (inclusive eu). A moldagem do romance aos fatos históricos é muito interessante.
Boa leitura para se fazer despretensiosamente. Ainda não descobri por que não o classifiquei com 5 estrelas, mas talvez seja só rabugice de minha parte.

Diego Vertu @outro_livro_lido 06/04/2021

Emocionante
Com uma narrativa em 2 linhas do tempo, o livro conta a história do sinoamericano Henry. Em Seattle, 1986, Henry participa da reabertura do Hotel Panamá, onde também se torna público a descoberta de vários objetos de 40 anos antes, onde o Hotel guardava pertences de pessoas japonesas que foram para campos de concentracao na época da 2 guerra. Henry também está abalado pela morte precoce da esposa Ethel, agora vive com o filho Marty. Porém essa descoberta causa um impacto em Henry fazendo o lembrar de seu passado.
Na outra linha do tempo, estamos em Seattle 1942, Henry ainda é um garoto de 12 anos que consegue uma bolsa de estudo numa "escola de branco" onde sofre bullying. O pai chinês, quer que o filho tenha uma educação americana mas que nunca esqueça das raízes chinesa, o pai abomina tudo que vem do Japão, pois sua comunidade na China sofreu com invasões japonesas. Henry conhece a menina Keiko na escola por quem nutre uma grande amizade. Porém tem um detalhe: Keiko é filha de imigrantes japoneses que o pai tanto repudia e ainda está no auge da II guerra mundial e os EUA como retaliação ao ataque de Pearl Harbor manda todos os imigrantes a campos de concentração espalhados pelo país. Henry luta pelo amor por Keiko e também não quer decepcionar o pai. E agora 40 anos depois o que o Hotel Panamá pode revelar sobre está história? Henry agora já velho, viúvo e com um filho como pode expor está história tão antiga??
Este livro estava há anos na estante e decidi agora fazer sua leitura o que achei bastante emocionante. Uma bela história de vida recheada de fatos históricos que deixa o romance ainda mais prazeroso. Uma linguagem envolvente, personagens bem construídos. Me incomoda um pouco esse amor duradouro (Não sou tão romantico) mas é um livro leve e muito bom para apreciá-lo. Recomendo
Dani 18/05/2022minha estante
Mto obrigada, sua resenha é ótima. Tbm tenho esse livro há anos, até me esqueci que tinha ele, e vc sanou minha curiosidade sobre o título.

Aldeizia 13/10/2015

Surpresa boa!
Comecei a ler esse livro a muitos meses atrás, os primeiros capítulos foram tão arrastados que me deixarão desanimada, abandonei por um tempão.
Há umas duas semanas, passando o olho na minha estante decidi dar mais uma chance a ele e... surpresa! numa reviravolta foi eu quem ganhou uma segunda chance de poder apreciar um romance tão delicado e encantador.
Depois dos primeiros capítulos a narrativa fica emocionante e não consegui mais largar e sim, chorei! Fazia muito tempo que um livro não me fazia chorar, é claro que um autor que me toca dessa maneira vai ganhar meu coração.
Sem falar no relato histórico, o autor soube juntar muito bem a ficção com fatos reais, o resultado ficou simplesmente incrível.
Renata CCS 13/11/2015minha estante
Este está na minha lista de leitura. Depois de ler sua resenha, fiquei com mais vontade dele!

Larissa 23/03/2021

Muitos dados históricos são escondidos e ocultados ao longo da história, e este livro me trouxe grandes informações que até então eu desconhecia.

Márcia Naur 06/03/2017

Inesquecível
Sabe aquela estória que fica gravada para sempre em sua memória? Pois este livro te proporciona muitas emoções. "Keiko e Henry estão guardados com muito carinho em minhas lembranças de onde nunca sairão. Leiam e sintam esta sensação de bem estar."

Pri 17/06/2022

Nunca se envergonhe de quem você é, isso faz parte da honra!
Um hotel na esquina do tempo é um romance de tamanho médio com um enredo bem construído. Infelizmente o final deixou a desejar, ainda que terminado em grande estilo. A priori, a história é interessante porque se passa em dois períodos diferentes, com flashbacks para os anos de infância de Henry. A trama conta a história de um romance que enfrentou dificuldades extremas no contexto da segunda guerra mundial. Keiko - japonesa - e Henry - chinês- não podiam ficar juntos por tradições culturais e guerras envolvidas. Vivem de tudo um pouco e essa história vale a pena ser contemplada, haja visto que para além do romance ficcional existe um viés histórico do período em questão. Tudo começa com um pertence encontrado no hotel Panamá, na esquina do tempo...

Dani 28/06/2013

Fascinante!
Uma história encantadora, onde a amargura de um período em que a guerra separava as pessoas em todos os sentidos contrastava com a doçura do sentimento mais puro que existe: o amor.

Uma história sobre o amor incondicional, sobre o amor entre pais e filhos, entre amigos, entre desconhecidos...
Uma história sobre encontros e desencontros, uma história sobre a vida.

Uma história singela e verdadeira, pura e emocionante.

Recomendadíssimo!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6