As idades de Lulu

As idades de Lulu Almudena Grandes

Resenhas - As idades de Lulu

Sofia.Eternal 25/04/2024

Poucas palavras...
Para falar de um livro muito ruim. Teve sucesso na sua primeira edição e muita crítica polarizada.
É uma história que tenta ser erótico, mas é mais pornografia que erotismo.
As personagens são muito incompletas.

DéboraMP 11/08/2022

Gente... O que é esse livro?!
Lulu não recebe muita atenção de seus pais. Dividindo a atenção com outros oito irmãos, ela não se dá bem com sua mãe. Apenas seu irmão, Marcelo está ao seu lado.

Um dia, Lulu vai ao um show com o melhor amigo de Marcelo: Pablo, por quem nutre uma paixonite que pensa que nunca será correspondida.

Quando chegam a entrada do evento, Pablo desiste de entrar e leva Lulu para tomar um drink. Pablo é um homem persuasivo e Lulu, querendo parecer madura e não perder a oportunidade de estar com Pablo, cede aos caprichos dele.

A partir disso, Lulu é levada para o mundo da luxúria, da submissão, obcecada pelo prazer, se rende totalmente a Pablo e, quando o deixa, recorre às ruas em busca de sexo.

As idades de Lulu é o livro mais sexual que li até agora. Tem cenas muito explícitas, mas não é só isso. Motivado pela tara de Lulu, ocorre uma ménage com um travesti. Ao longo da história, Lulu desenvolve um desejo especial por relações sexuais entre homens, chegando a pagar por isso.

Lulu era uma adolescente fogosa, como ela mesmo se descrevia. Porém, não consigo deixar de pensar que Pablo foi o estopim para a perdição de Lulu. Em minha opinião, ele não abusou apenas psicologicamente dela, mas também a estuprou várias vezes, inclusive, na primeira vez. Além de tudo, Lulu ficou refém dele, achando que apenas ele poderia saciar seus desejos; de modo que quando ela se separa dele, ela se enfia em aventuras altamente perigosas para tentar suprir está carência dele.

Esse livro é extremamente pesado, não só pelas cenas explícitas. Além da violência psicológica, do estupro, ocorre incesto e a cena é medonha demais. O final do livro é revoltante. Saio desta leitura horrorizada.

Amélia Mel 01/02/2022

As idades de Lulu
O livro não é narrado em ordem cronológica, o que não o deixa óbvio, tornando a leitura mais instigante. Ao longo dos relatos, as sensações que o livro me despertou oscilaram entre excitação, asco e pena, muito pena de Lulu. Lulu, que se sentia perdida dentro de uma família numerosa, sentiu-se amada e cuidada por um babaca pervertido, melhor amigo do seu irmão favorito, o que faz com que ela encontre prazer e pertencimento em situações cada vez mais degradantes. Lulu é um personagem sem carisma, Pablo detestável, mas a autora consegue criar uma história envolvente e complexa, sem cair em pieguices, além de ter sido muito audaciosa em escrever esse livro com apenas 28 anos!

Solange Sólon Borges 08/12/2021

O árduo equilíbrio da sexualidade
A personagem Marisa, a Lulu, traz inúmeros contrapontos quanto à dor do crescimento e a complexidade dos relacionamentos familiares. Com inúmeros irmãos, e sentindo-se preterida no lar, apega-se muito a um irmão mais velho, que cumpre a função do pai ausente. Um amigo mais velho do irmão, Pablo, acaba dividindo um pouco esse papel e a inicia na vida sexual, em uma versão invertida do complexo de Electra. Diante da omissão da mãe, muito ocupada, Lulu, um apelido infantizante, busca seu equilíbrio sexual por conta própria, percorrendo caminhando perigosos e pervertidos. O livro é uma referência da literatura erótica e da espanhola. É para conhecer, e para amar ou odiar.

condadodeyork 22/11/2016

Madame Bouvary às avessas
Lulu (Marisa) é uma mulher de 30 anos que terminou o casamento com Pablo. A crise a qual Lulu se encontra não é a do término do casamento, mas a dissolução de uma relação que fundava a sua própria identidade. Ao contrário de Madame Bouvary, lulu explode e se realiza a todo instante sexualmente. O texto erótico lembra muito a História do Olho de Bataille, outro cânone da literatura erótica. É um livro interessante para quem se interessa pela temática. Vale ressaltar que este erótico não é nem um pouco parecido com softporns como 50 tons de cinza

Luiza.Thereza 19/05/2016

As Idades de Lulu
Conheci o livro em uma das news do Grupo Editorial Record do ano passado (outubro se não me engano). Na época, preferi pedir outros títulos, mas não consegui me esquecer de As Idades de Lulu. Por sorte, uma amiga minha minha, também parceira, pediu o livro e consegui pegá-lo emprestado.

A edição que a Bertrand lançou em 2015 trás o texto revisado (a publicação original foi em 1989) e conta ainda com m prólogo escrito pela autora. Neste, Almudena conta um pouco sobre sua jornada como escritora, sobre como chegou até As Idades de Lulu e os desdobramentos do livro em sua carreira.

Lulu é uma garota de aproximadamente 15 anos, segunda mais nova em uma família de nove filhos. Caçula eclipsada pelo nascimentos dos gêmeos, é uma menina invisível para sua família, a exceção de seu irmão mais velho, Marcelo, e do amigo dele, Pablo.

É com Pablo que ela inicia sua vida sexual, e é com ele que ela passa a dividir um mundo em que o desejo corre solto. O excesso de liberdade ensinado por Pablo, no entanto, transforma o mundo de Lulu em um mundo perigoso, e até mesmo em um inferno.

A progressão da história passeia por eventos que ocorrem em diferentes idades da protagonista: quinze, vinte e cinco, quarenta, diferentes momentos em que Pablo e o desejo sexual de Lulu andam juntos, mesmo que o mesmo não aconteça com os dois.

site: http://www.oslivrosdebela.com/2016/05/as-idades-de-lulu-almudena-grandes.html

phendragon 25/03/2016

QUAL O REAL LIMITE DAS DESCOBERTAS SEXUAIS?
As Idades de Lulu não é apenas um livro, é uma experiência nas mais inebriantes e envolventes. Maria Marisa, mais conhecida por Lulu, descreve suas aventuras sexuais e descobertas do momento em que conhece Pablo, amigo de seu irmão mais velho, Marcelo e nos revela todo o limite dos seus desejo sexuais.

Mas o que vale para Lulu? O amor ou o sexo? A que preço Lulu busca suas fantasias mais profundas, seus desejos mais secretos? Qual o verdadeiro limite do desejo sexual?

Lulu revela uma personalidade insatisfeita, que busca incessantemente por mais atenção, e deposita tudo em suas fantasias sexuais.

O livro lançado originalmente no final dos anos 80, foi considerado muito forte e ousado. Proibido em muitos países, extremamente criticado por uma sociedade que se recusava a aceitar que mulheres pudessem ter tantos desejos. Essa era a Espanha dos Anos 80, um país religioso e opressor sexualmente. Isso não impediu de Idades de Lulu receber tantos prêmios literários e ser publicado em várias linguas pelo mundo todo.

Recomendo completamente o livro e creio que qualquer um, fã de classicos literários vai adorar o livro.

site: http://www.lerparadivertir.com/2016/02/as-idades-de-lulu-almudena-grandes.html

Elder F, 05/12/2015

Sexo, erotismo e as diferentes manifestações do amor

Na minha estante, entre os clássicos da literatura erótica como Henry Miller e D. H. Lawrence, também permeiam autores mais novos que conquistaram minha atenção pela publicidade em cima de seus nomes, não exatamente pela qualidade de seus textos, como E. L. James. Na roda de amigos, a minha prateleira de livros eróticos já tem sua fama, principalmente depois de eu ter comentado, por brincadeira, que em face dos momentos mais difíceis da vida eu me pego abrindo "A Casa dos Budas Ditosos" do João Ubaldo Ribeiro para encontrar conforto nas sacanagens e nas gargalhadas provocadas em mim pela narradora. Assim, quando comecei a ler "As Idades de Lulu", clássico da literatura erótica mundial, não me impressionei com o sexo constantemente presente nos seus parágrafos, mas com a complexidade dos personagens que tentam encontrar a si mesmos no próximo.

"As Idades de Lulu", primeiro livro da autora espanhola Almudena Grandes, ganhou a décima edição do célebre concurso de romances eróticos La Sonrisa Vertical em 1989, ano de sua publicação. Desde então, a autora e sua obra foram acompanhadas por inúmeros aplausos e vaias da crítica, que davam aos leitores de sua história apenas duas opções: amá-la ou odiá-la. No ano seguinte, o diretor Bigas Luna delegou a atriz Francesca Neri a tarefa de dar vida ao personagem que Almudena criou, fazendo com que o sucesso da obra alcançasse um público ainda maior, algo que lembra o que está acontecendo com "Cinquenta Tons de Cinza", ainda que as duas histórias só se assemelhem em um aspecto: ambas discutem, despertam e estimulam a sexualidade de seus leitores.

Ao ser seduzida por Pablo, amigo de seu irmão mais velho, Lulu inicia uma fase um tanto quanto "Lolita" de sua vida, que a faz, depois de finalizado esse momento de experimentação, viver com lembranças constantes do homem mais velho que despertou a sua sexualidade. Quando mais tarde retorna para a vida de Lulu, Pablo se transforma em seu mundo, seu universo privado onde o tempo não tem valor, mas o mundo idealizado de Lulu se quebra quando, aos trinta anos, ela começa a entrar no inferno dos desejos proibidos. Ainda que o sexo seja o lubrificante que mantém o enredo ligado, "As Idades de Lulu" é diferente das histórias eróticas de amor encontradas em bancas de revista porque no romance o amor sucumbe à incompatibilidade. Os personagens da história de Almudena tem uma psicologia profunda que os define e os tornam únicos.

"As Idades de Lulu" começa forte e prossegue de maneira intensa, ainda que em alguns momentos eu tenha sentido como se o enredo não se movimentasse ou não fizesse sentido, especialmente quando a autora parecia criar cenários propositais para incluir o sexo em suas mais variadas formas, o que tem uma certa lógica se analisado o contexto da obra. O romance foi escrito em uma época em que editores queriam abrir caminho para o romance erótico na Espanha e, por isso, eles iam atrás de obras controversas que conseguissem ir adiante no mercado editorial, o que é o caso de "As Idades de Lulu", que viu sua fama ainda mais impulsionada pelo filme de 1990.

Durante a leitura, tive sentimentos mistos e, em geral, acho que a leitura teve sentimentos mistos em relação a mim também. As cenas narradas em "As Idades de Lulu" são extremamente visuais e explícitas, escritas com uma linguagem chula que dá a impressão de ser excessivamente (e propositalmente) vulgar, como que para despertar algum sentimento no leitor. As cenas de sexo não se restringem apenas ao universo heterossexual, pois o envolvimento de Lulu é com pessoas, não com rótulos, revelando a criatividade da autora. No entanto, o desenvolvimento da história e a desordem da narrativa, que certamente fazem alusão a própria desordem da vida da personagem, fizeram com que eu me perdesse entre a realidade e as fantasias de Lulu.

Ao criar uma personagem tão complexa, Almudena deixou com que Lulu assumisse sua própria história em dados momentos da obra. Não sei se a autora se perdeu com a personagem ou se a personagem se perdeu da autora, mas a vida própria que a personagem assumiu na narrativa fez com que eu não conseguisse deixar o livro de lado. Ainda que sim, o sexo esteja em toda parte em "As Idades de Lulu ', é importante apegar-se aos detalhes para que não se termine a leitura achando que a mesma fica neste nível mais superficial. O romance claramente retrata pessoas do nosso dia-a-dia, que buscam encontrar a si mesmas no outro através do amor, ainda que esse amor se manifeste como posse, poder, prazer e, às vezes, solidão.

site: http://www.oepitafio.com/2015/12/as-idades-de-lulu-almudena-grandes.html