Warbreaker Brandon Sanderson

Resenhas - Warbreaker

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Roberta Irds 26/05/2023

Mais um dia na terra, mais um dia para panfletar os livros do Brandon Sanderson
Warbreaker é um respiro na Cosmere do Brandon Sanderson. Também retém um dos sistemas de mágia mais diferentes que já conheci! Quando comecei a leitura não sabia o que esperar, o autor tem a fama de nos surpreender ao criar reviravoltas impressionantes. É claro que ele não deixou a desejar. Quando Siri passa a viver um casamento para o qual nunca foi educada, as coisas realmente saem do controle. Principalmente para os sacerdotes de Hallandren. Siri é teimosa, curiosa, astuta e rebelde. Sua rebeldia abre novos caminhos e possibilidades que —com toda certeza— não teriam acontecido caso sua irmã realmente tivesse se casado com o Deus-Rei. E isso foi ótimo!
Por outro lado temos a abalada Vivenna, que observa sua irmã mais nova partir para cumprir um sacrificio que era sua função desde o nascimento. Ela viaja para Hallandren na esperança de salvar sua irmã deste cruel acaso. Seu caminho não será fácil e a evolução da personagem durante sua jornada torna a experiência de leitura muito mais emocionante.

Vocês bem sabem que eu amo um personagem debochado, certo? Para minha alegria temos o deus Lightsong. Os capítulos dele me arrancaram boas risadas, pois eu adorava seu sarcasmo e deboche em ser um deus. Eu sempre ficava ansiosa e curiosa para conhecer mais sobre seu passado. Assim como o próprio Lightsong, já que ele não conseguia se lembrar da sua vida antes de se tornar um Retornado.

Como explicar os deuses e as divindades? Basicamente Hallandren é governado por divindades que são conhecidos como Retornados: eles foram pessoas que morreram de maneira heróica e receberam um Sopro para terem outra chance em vida.
Eu sei, parece confuso. Mas confuso mesmo é o sistema de magia que o Brandon Sanderson criou para Warbreaker. Tudo se baseia em cores, comandos e sopros. É difícil de explicar se você não entende bem o contexto da história, e isso você só vai descobrir lendo!

Todos os personagens são essenciais, até mesmo uma espada falante e saguinaria (Nightblood, eu te venero). Como sempre todos os indicios estavam ali, na nossa cara. Brandon Sanderson sempre faz isso. E quando finalmente você chega ao final e se depara com tantas reviravoltas, vem aquele sentimento de "como eu não percebi isso antes?!".

Warbreaker nunca foi lançado no Brasil, mas eu bem sei que a @editoratrama vai trazer esse livro para nós. Então vamos ficar na torcida!

Kamila 03/05/2023

Mais um da cosmere - uma resenha e uma explicação.
Essa resenha não contém spoilers mas tem uma explicação dos conceitos apresentados no livro para quem se interessar em ler.

Vamos lá, nesse livro temos a história mais focada nas irmãs Siri e Vivenna, elas são filhas do rei de Idris, um reino pequeno e que tem um contrato de casamento que uma das filhas do rei deverá casar com o deus rei de Halladram.

Vamos por partes, primeiro sobre a magia desse universo, aqui a magia está nas cores e na respiração, as cores são parte da magia e da estética desse mundo, quem tem magia ela se manifesta muito através das cores e das respirações, essas respirações podem dar vida a objetos e fazer eles obedecerem comandos. Esses folegos também podem ampliar a vida de quem tem muitos deles.

Aqui temos os renascidos e acordadores(essa é uma palavra tosca pois não sei o termo em português), os renascidos são pessoas que morrem e recebem o fôlego de um dos deuses deles, se tornando assim um deus enquanto aquele que deu o fôlego morre, os acordadores são pessoas que tem os folegos e usam eles pra acordar os objetos e fazer eles obedecerem seus comandos.

Agora sobre os reinos, o reino de Idris é um reino pequeno e mais pastoril, vivem nas montanhas e campos uma coisa bem idílica, a estética aqui é bem diferente de Halladram pois em Idris a religião deles não acha que cores são uma coisa boa e portanto devem se manter humildes e com cores neutras. Já Halladram tem seus deuses em uma corte na cidade e adoram eles e as cores, os deuses aqui são os renascidos mencionados anteriormente.

- agora vamos focar na história em si.

O rei de Idris obrigado por contrato a mandar uma de suas filhas para casar com o deus rei para evitar uma possível guerra, mas ele ama muito sua filha mais velha e não quer enviar ela, então manda sua filha mais nova e menos civilizada para casar com o rei. Siri é uma menina alegre e impetuosa, ela é espontânea e muito fácil de gostar, ao contrário de Vivenna a segunda irmã que também é foco nesse livro.
Vivenna desde o começo foi uma personagem difícil de gerar empatia pra mim, ela tem um arco importante mas por ser muito chata e arrogante não consegue enxergar muita coisa que eu como leitora vi desde o começo.

Acho que os personagens aqui em geral são bastante cativantes mas a trama foi um tanto previsível pra mim, talvez por já conhecer o autor e os artifícios que ele costuma usar muita coisa eu já sabia que aconteceria antes de chegar a metade do livro, mas a coisa com Brandon Sanderson é que mesmo quando ele faz coisas previsíveis ele torna interessante não pela imprevisibilidade mas pela forma que ele conta a história.

A trama fica boa mesmo lá pra 70% do livro, o que é incomum pra esse autor, mas acho que pelo divertimento e pelos personagens muito bem construídos dele faz valer a pena.

Outro ponto que eu acho que vale a pena mencionar é o final um pouco corrido, algumas coisas eu acho que ficaram um pouco jogadas ali e poderiam ser melhor aproveitadas se o autor desse um pouco mais de tempo pra elas, também fica um pouco na minha cabeça como ele deu foco no epílogo pra apenas uma situação que não era a mais interessante para tratar.

No geral esse livro é muito bom, mesmo com os problemas ele é bem escrito e mais leve do que outras obras do autor, não recomendo começar a ler o autor por essa obra pois não é o melhor trabalho dele e pode fazer um leitor inciante desistir antes da história ficar de fato interessante.

4,5?

Vinicius39 18/04/2023

Outro para FAVORITOS.

Ótimo livro de Brandon Sanderson. Uma história completa, envolvente e que não deixa lacunas.

Mente de um Leitor 09/04/2023

Mais um da cosmere pra lista! sou suspeita pra falar, mas simplesmente amei. acho que qualquer palavra no papel que brandon jogar por ai eu vou dar 5 estrelas.

esse livro é super bem construído, eu amo quando além da trama em si temos aprofundamento de personagens, gostei da maioria. mesmo sendo um livro focado sim nas relações e nas pessoas, eu não deixei de me sentir impressionada em certas partes chocantes do livro.

as relações siri&susebron e vivenna&vasher entregaram tudo! amei de mais.

gostei muito do final, acho que as ações de cada personagem principal fez muito sentido, e o final da vivenna simplesmente bem enquadrado com ela, essa dupla vai dar o que falar.

vou sentir falta deles!

lkmachado 22/03/2023

Warbreaker foi o terceiro livro do Sanderson que li e foi um tanto quanto diferente dos demais. A trama é interessante, mas o que brilha, na minha opinião, são os personagens. A história também tem um pouco mais de romance do que os outros livros que já li do autor, mas nada muito significativo. Tendo se passado alguns dias desde a conclusão da leitura, posso dizer que ela não me marcou, seja positivamente ou negativamente. No geral, não tenho grandes opiniões a seu respeito, a não ser pelo final, que ocorre muito abruptamente para um livro que foi comercializado como sendo um livro único (ainda que faça parte da cosmere). Mas no todo, tive uma boa experiência com a leitura, e com certeza a recomendo.

ju.cardozso 05/02/2023

mais uma do nosso amado sanderson e, novamente, deu tudo de si na construção da magia
algum querido querendo teorizar cosmere a partir disso aqui?

Sarah 04/12/2022

Minha primeira experiência com Brandon Sanderson e não poderia ter sido melhor! A história é muito boa e o sistema de magia muito diferente de tudo que já li. Os personagens. São cativantes e interessantes. Uma excelente e estimulante leitura!

Bianca 04/12/2022

ESSE LIVRO É INCRÍVEL

O Brandon Sanderson sempre me surpreende nos livros dele, fico besta com as revelações super inteligentes!
Esse livro, além de um sistema de magia incrível e um mundo muito massa, tem um romance lindo que eu não esperava!
Recomendo demais, favoritado

William Soares 28/09/2022

Ótimo para quem quer um ?Standalone?
Warbreaker apresenta um mundo onde, em uma primeira vista, você imagina ser o plot de um povo oprimido contra um rei tirânico. Mas não. A história não é sobre isso.
Warbreaker é mais um dos diversos mundos fantásticos que Sanderson criou e nos apresenta um sistema de magia diferenciado. Eu fiquei bem perdido no início, mas, a boa escrita e excelente Wordbuilding foram me trazendo cada vez mais para este mundo de Nalthis.
Como eu falei, a história não é o que parece! Tem bons plots e até o segundo ato você não sabe bem qual é a grande ameaça. Confesso que esperava mais! Mesmo sabendo que é muito injusto porque li esse livro após ?Oathbringer? e fiquei esperando algumas ?respostas? que não chegaram.
Mas? o livro é ótimo.
Primeiro ato bem introdutório ao que tá rolando ao mundo, segundo ato com bons plots e enriquecem a trama e o terceiro ato com uma conclusão que deixam as coisas em aberto. Mas, é um livro que funciona bem sozinho (Semelhante a Elantris).
Quero ler a possível continuação e ver se as minhas respostas virão.

?My life to yours. My Breath become yours?

Rodrigo 24/09/2022

Focado nos personagens
Diferente dos outros livros do Brandon Sanderson, esse livro é muito mais focado no desenvolvimento dos personagens do que no Plot em si. Até porque até os últimos capítulos não é revelado o real "vilão" do livro e a motivação. Mas isso não faz o livro ser pior, os personagens são muito bem construídos e o desenvolvimento deles é muito gostoso de ler.

Bárbara P. 17/09/2022

Meu preferido do Brandon Sanderson até agora.
Eu sinceramente não estava tão empolgada com esse autor e sentia que estava lendo os livros muito mais para conhecer melhor o estilo de escrita e os universos que ele criava do que por realmente estar gostando e imersa na história.

Eu não sou iniciante nem em leituras de fantasia nem em leituras de ficção científica, então sinceramente não tinha conseguido até o momento achar nada que realmente prendesse a minha atenção ou que eu achasse super interessante. Os livros eram bons (com a talvez possível exceção de Elantris) mas não eram (para mim) tão maravilhosos assim.

Isso mudou com Warbreaker.

Aí sim, conhevi personagens que eram bem desenvolvidos não só porque os livros são longos e isso acaba eventualmente acontecendo, mas porque tinham cada um uma personalidade própria que foi criada muito além do que foi escrito. Deu para sentir o tanto de coisa que foi pro lixo porque o autor decidiu não usar na história, ou que apareceu só rapidinho em uma frase curta, mas que com certeza levou horas de pesquisa para ser colocada ali.

Esse foi muito provavelmente um dos melhores universos fantásticos que eu já entrei em contato, e é um livro relativamente curto e sem muita enrolação (para um livro de fantasia).

Com certeza é o meu preferido do Brandon Sanderson até agora, e o que me motivou a continuar lendo o trabalho dele.

Duda 16/09/2022

Mais uma leitura surpreendente de Brandon Sanderson. Todo livro que ele escreve é espetacular, intrigante, complexo e cheio de nuances, seja das personagens, da narrativa ou do mundo. Ele sempre supera as expectativas.

Amei esse livro, teve tantas reviravoltas que eu nem sabia o que pensar mais. Me apaixonei por uns personagens e odiei outros, fiquei fascinada com a magia, se é que posso chamar de magia, e além disso, me senti muito próxima de algumas personagens.

Foi uma ótima experiência. Recomendo muito.

Henrique 01/09/2022

Warbreaker
E mais um livro sensacional do Brandon Sanderson lido esse com certeza é o livro mais diferente dele mais nem por isso deixa de ser épico gostei muito dos sistemas de magia que ele apresentou nesse livro que tem haver com com cores e respirações no começo foi um choque pra mim e meio confuso mais depois me acostumei a história é muito bem contada e é narrada em terceira pessoa e tem vários pontos de vista de personagens diferentes eu gostei de acompanhar cada um deles e tenho que dizer que os últimos capítulos são frenéticos e o último em específico de um plot twist sensacional assim como o epilogo do livro que acrescenta mais ainda e faz você ficar ?????? enfim mais um livro épico do Brandon valeu muito a pena.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6