A Lâmpada da Memória

A Lâmpada da Memória John Ruskin

Resenhas - A Lâmpada da Memória

beatrizmvh 18/07/2023

Maioral da restauração
Fiquei fã do John Ruskin, não exatamente por causa de sua teoria, mas por causa de todo contexto histórico de sua época.
Esse livro, na verdade, tem uma introdução sobre a vida do Ruskin, em que podemos perceber como ele era dramático e radical. Ele apoia a ?morte? do monumento histórico. É importante entender todo o contexto social em que ele estava inserido.
Eu não concordo totalmente com seu pensamento comparado a outros teóricos da restauração, principalmente, em relação ao Aforismo 31: ?A assim chamada Restauração é a pior forma de Destruição. [?] Ela significa a mais total destruição que um edifício pode sofrer: uma destruição da qual não se salva nenhum vestígio: uma destruição acompanhada pela falsa descrição da coisa destruída?. Apesar disso, eu adoro essa frase, porque ?resume? boa parte de sua teoria.
A influência do romantismo nos seus estudos é incrível e eu adoro tudo que remeta à arte e aos movimentos artísticos de modo geral.
Adorei a referência que essa edição fez à Jane Austen, mesmo que brevemente.
Restauração se tornou uma área de interesse minha e espero muito que um dia eu chegue lá. E, com certeza, vou levar essa leitura para minha vida profissional.