Esopo

Esopo Esopo

Resenhas - Fábulas completas

Tamires 08/01/2016

Fábulas Completas, de Esopo
"Aproveitando" a liquidação do catálogo da Cosac Naify, que anunciou o encerramento de suas atividades no final de 2015, adquiri essa edição lindíssima das Fábulas de Esopo contendo 383 fábulas traduzidas diretamente do grego, sendo 26 delas inéditas em português! A tradução foi feita por Maria Celeste C. Dezotti e conta com ilustrações de Eduardo Berliner. A apresentação do volume foi escrita por Adriane Duarte.

O gênero fábula sempre me remeteu à infância. Uma forma de aprendizado moral feito através do lúdico da personificação dos animais. Mas as Fábulas Completasvão além e mudaram totalmente esse meu ponto de vista: seu conteúdo é, muitas vezes, preconceituoso e até mesmo pornográfico! Logicamente, a apresentação feita por Adriane Duarte já havia feito esse alerta, mas, ainda assim, confesso que o conteúdo me desanimou um pouco. O fato de pensar nas fábulas de Esopo sempre como histórias infantis me fez ignorar o que elas realmente são; textos formadores de moral de uma época já distante da qual vivemos. Foi, entretanto, uma boa descoberta e também uma boa leitura.

“Existem muitas edições brasileiras das fábulas esópicas, a grande maioria voltada para o público infantil. Menos por causa do público-alvo e mais pela concepção que se tem do que lhe é adequado ou não, essas antologias costumam trazer textos adaptados e fazer uma seleção que exclui as histórias que tratam de temas polêmicos, como morte e sensualidade, ou considerados politicamente incorretos. Quase todas têm tradução indireta, limitando-se apenas a reproduzir texto e ilustrações de obras editadas em outros países. Umas poucas edições fogem desse padrão. Mirando um público adulto, propõe-se a realizar tradução integral do corpus esópico diretamente do grego. Essa escolha se faz acompanhar de um projeto gráfico sóbrio, onde há pouco lugar para ilustrações.” (Esopo e a tradição da fábula, por Adriane Duarte)

Sendo uma edição da Cosac Naify, o leitor, acostumado aos projetos gráficos impecáveis da editora, pode ter uma ideia do tratamento dado a esta edição: a capa tem acabamento em veludo, assim como o marcador de pano, que dá um charme todo especial a obra. As ilustrações, embora sóbrias, são lindas e o texto foi impresso em vermelho, cor predominante da capa. É uma edição para ler e ter na estante!

site: http://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-fabulas-completas-de-esopo/

Ricardo Aquino 31/01/2016

Um clássico na estante.
Diagramação e ilustrações impecáveis. Um clássico sobre ensinamentos através de fábulas que utrapassaram séculos. Deve-se abstrair todo o seu conteúdo em uma leitura analítica, mas, mesmo assim, notas de rodapé servirão com auxílio para o entendimento das passagens. Leitura prazerosa e despretensiosa que enche de riqueza o conhecimento. Tradução: Maria Celeste. Ilustrações: Eduardo Berliner. Apresentação: Adriane Duarte. Recomendo.

isa.dantas 20/05/2016

Edição lindíssima da Cosac Naify com 383 fábulas de Esopo. Em geral, elas são curtas. Todas elas têm uma moral, algumas se repetem ao longo das histórias.

LeitorAnonimo 14/11/2016

Esopo
apesar de muitas fábulas terem uma moral sem sentido, é um ótimo livro pra se ter na estante e ler de vez em quando

Leila de Carvalho e Gonçalves 12/07/2018

Lugar Garantido
Você sabe o que é uma fábula?
Trata-se de uma pequena história de caráter alegórico cujos papéis principais são, em geral, protagonizados por animais. Por meio de diálogos entre eles, é narrada uma situação que envolve um ensinamento moral, tornando-os exemplos para os homens, sendo que cada um representa uma virtude ou defeito: o leão simboliza a força; a raposa, a sagacidade; a formiga, o esforço; e assim por diante. Nada mais nada menos do que um relato fantasioso, mas com fundo didático, cujos temas são variados, como a vitória da fraco sobre a forte, da bondade sobre a sagacidade e do trabalho sobre a preguiça.

Seu criador foi um escravo chamado Esopo que viveu por volta do século VI a.C. na Grécia Antiga. Curiosamente, ele servia a um filósofo, Janto ou Xanto, que teria sido relegado ao esquecimento se não fosse por essa particularidade.

Na verdade, são poucas as informações sobre a vida de Esopo, uma delas é que ele teria sido executado injustamente de acordo com Heródoto. Contudo, é inegável seu talento para contar histórias que se espalharam em diversas línguas através da tradição oral e continuam conhecidas até hoje, servindo como base para criações de outros autores como Fedro e La Fontaine.

Com tradução diretamente do grego de Maria Celeste C. Dezotti e apresentação de Adriane Duarte, esse livro apresenta um total de 383 fábulas do autor, finamente ilustradas por um jovem artista, Eduardo Berliner, que realiza um maravilhoso trabalho, inclusive, inserindo detalhes contemporâneos aos desenhos que remetem à atemporalidade dos textos.

De fato, a Cosac Naify prima pela qualidade. Ganhei a minha de presente e garanto que essa publicação tem espaço garantido em qualquer boa biblioteca.

Liliane 04/11/2018

Melhores Fábulas!
As melhores fábulas que muito me acompanharam no dia-a-dia!
A Cosac Naify, sempre foi muito detalhista em suas ilustrações uma das minhas editoras preferidas por trazer esse encantamento desde a ilustração ao encadernamento de cada obra.
Conversas filosóficas com animas, atitudes que nos fazem refletir a nossa volta, relacionamentos e suas cargas de expressão... tudo isso esopo fabulas completras, trás!

Roneide.Braga 08/04/2020

[ESOPO - Fábulas completas]
Os ensinamentos morais são variáveis e diversos, alguns são bem repetitivos. Mas, valeu a pena!

Obs: não é uma edição infantil, não tem fotos e os desenhos são interpretativos. Para quem deseja ler ou presentear uma crianca CUIDADO algumas fábulas apresentam um conteúdo adulto.

de Paula 07/08/2020

Normas de conduta gregas
Diferente do que fomos ensinados, as fábulas esopicas não são lições de moral fáceis apenas para crianças, eram normas de conduta populares na Grécia antiga, inclusive essa edição não só mostra isso como contém fábulas com assuntos adultos e pertinentes a cultura da época em que foi escrita.

Deuses, escravidão, preconceitos diversos, violência, entre outros, são base para as narrativas protagonizadas por animais, que trazem em si uma moral, que era aderente aos propósitos do período em que foram escritas, porém, podem ser usadas hoje para levantar questionamentos diferentes.

É uma obra importante para se ter, inclusive para compreender melhor a mentalidade da população grega e se inserir na literatura da antiguidade. Além do mais, saber que Esopo era um escravo e não um filósofo ou acadêmico de IV a.C., demonstra o nível intelectual dessa sociedade.

A edição é um primor, uma jóia editorial a se manter intacta. A editora Cosac Naify não deixa a desejar ao formular um livro tão bem feito, em todos os detalhes, principalmente na preocupação em traduzir diretamente do grego as fábulas, além de produzir na diagramação e ilustração um visual muito agradável.

Raphaela 19/08/2020

Eu recomendo, mas é um livro para quem quer saber o que realmente acontece nessas histórias

Lydia.Fernnanda 28/08/2020

Esopo | Fábulas
O livro tem 1 fábula por página e mais algumas artes bem peculiares entre elas. Gostei bastante, algumas morais foram bem diferentes do que eu interpretei, também tem algumas fabulas parecidas umas com as outras. Gostei de ter conhecido, foi um bom entretenimento. Várias fabulas revelam coisas que acontecem até nos dias de hoje..

Saritha 24/09/2020

São fábulas legais, mas a maioria tem os mesmos ensinamentos, deixando o livro meio cansativo.

Marquim 04/11/2020

Esopo - Fábulas completas
É a primeira vez que mantenho contato com todas as fábulas de Esopo. Uma excelente experiência! E a edição da CosacNaify é simplesmente fantástica!

Pagliuca 01/03/2021

Aquele puxão de orelha que toda a mãe sabe dar.
Longe de ser um livro de contos para crianças. Serve para deixarmos na cabeceira e revisitarmos todos os dias.