Ascensão

Stephen King

Resenhas - Ascensão

Geórgea 26/04/2021

Ascensão
Scott Carey leva uma vida tranquila na pequena cidade de Castle Rock. Após o divórcio, ele vive um pouco isolado em sua grande casa e trabalha como web designer. Se não fosse o casal de lésbicas do outro lado da rua, com quem ele tem alguns problemas, tudo seria perfeito. No entanto, um estranho fato muda toda a sua vida.

“Nós sabemos exatamente como os bons vizinhos agem por aqui, pensou ele, descendo a inclinação. O que aquilo queria dizer?”

Ele está cada vez mais leve. Embora sua fisionomia não mude, cada vez que Scott sobe na balança, o seu peso está menor que antes. Quanto mais o tempo passa, mais seu peso diminui de maneira gradativa e está cada vez mais difícil não pensar no “dia zero”. O que acontecerá com ele quando este dia chegar?

Porém, para sua surpresa, ele não se sente mal ou infeliz. Muito pelo contrário. Scott nunca se sentiu tão vivo e cheio de energia. Por isso, ele busca formas de fazer a diferença antes do grande dia chegar. E uma das primeiras mudanças que ele fará será ajudando suas vizinhas que parecem deslocadas na nova cidade.

Minha Opinião

É possível escrever uma história envolvente, cheia de personagens bem construídos, com uma trama diferenciada e que te pega pela mão e te conduz durante toda a narrativa mesmo possuindo menos de 150 páginas? Para o senhor King isso é possível. Cheguei para ler Ascensão com um pé atrás. Como um livro tão pequeno poderá entregar algo tão bem elaborado no nível do autor? Pois aqui encontrei diversos elementos que encontramos em obras mais robustas.

Esta história intrigante me lembrou muito “A Maldição do Cigano”, também do autor, mas escrita com o seu pseudônimo, Richard Bachmann. Mas apenas essa questão da perda de peso, pois de resto tudo é diferente. Aqui o autor não mudou a fisionomia da pessoa. O que é mais estranho ainda. Não importa se Scott está com os bolsos cheios de moeda ou vestindo apenas roupas de baixo. Basta ele subir na balança para constatar que seu peso está cada vez menor.

“Ele estava perdendo peso como um paciente de câncer em estágio terminal, mas o trabalho estava indo muito bem e ele nunca tinha se sentido tão animado.”

O tema desta história é complexo e original. Além disso, me fez levantar o seguinte questionamento: o que eu faria caso isso estivesse acontecendo comigo? A balança me diz uma coisa, mas a minha fisionomia e o meu espírito me dizem outra. Pois me sinto cada vez mais animada e com energia. Esse estranho fato muda a vida e a visão de mundo de Scott. E, em uma cidade pequena e preconceituosa, ele buscará fazer a diferença.

Conforme a narrativa avança percebemos o coração gigantesco que ele possui. As desavenças com as vizinhas têm um motivo e ele mudará isso. Além disso, Scott também buscará formas de integrar as duas à comunidade. Acabando com as fofocas e mostrando formas de fazer o bem. Mesmo passando dos 40 anos, ele mostrará que idade não é desculpa para preconceitos e que nunca é tarde para mudar a forma que pensamos e nos tornarmos pessoas melhores.

“Flutue como uma borboleta e ferroe como uma abelha, pensou ele.”

Ter esta data limite, nos faz perceber o quanto ele quer aproveitar o tempo restante. E, também, nos faz pensar no que faríamos com esse tempo. Diferente de quem tem uma doença terminal e sabe que o fim está próximo, ele possui força e vontade de aproveitar esse tempo. Uma espécie de dádiva, pois mesmo sabendo que o tempo está acabando, ele tem saúde para consertar erros e aproveitar o tempo restante. O que você faria se estivesse no seu lugar?

site: https://resenhandosonhos.com/ascensao-stephen-king/

Francisco 12/06/2021

Ascendendo...
Embora "Trocas Macabras" tenha sido a última história de Castle Rock, nessa cidade, Scott Carey, um bem sucedido web designer começa a perder peso de uma forma inexplicável. Sua aparência não se altera e seu peso continua o mesmo com ou sem roupa e não importa o que coma.

Preocupado com sua situação, Scott decide não consultar seu médico e procura seu amigo Bob Ellis, um médico aposentado afim de contar-lhe seu problema.

Com o desenvolvimento de seu problema, Scott torna-se cada vez mais leve e está sujeito a uma ascensão ao céu como um balão. Para completar a história, Scott enfrenta um problema com suas vizinhas lésbicas que depois tornam-se grandes amigas suas.

Nesse livro, Stephen King nos entrega um trabalho bastante diferente: algo voltado ao fantástico. Aqui temos uma história tocante e altruísta. Não é uma leitura difícil e com certeza recomendo.

Mhy 25/04/2023

A amizade é algo incrível...
Scott começa a perder peso muito rapido e do nada, porém essa perda de peso não altera sua aparência física. E ele sabe que uma hora vai chegar no dia zero.

Uma história bem construído e muito muito fluída. Amei conhecer o Scott e suas vizinhas Missy e Dee.

Me senti bem servida com tudo ao redor, a interação dos personagens, e tudo que Scott fez para que a cidade aceitasse suas vizinhas lésbicas. Mais um livro ambientando na cidade de Castle Rock(que eu amo?),também gostei da relação de amizade que ele tem com médico.

O livro é curto mas a historia e os personagens são marcantes!

E o final foi incrível ????

@lipecelli 01/03/2021

Incrível. Leitura leve e rápida, história que te prende do início ao final. Valeu a pena cada página. + 1 personagem cativante.

Ka Antonelli 07/12/2021

Diferente
Bem diferente da escrita comum do King, achei o desenrolar meio morno o que me fez ter certa preguiça de terminar o livro e demorar tempo de mais enrolando. Não achei a história boa. Sei lá, meio estranho ?
Lua 07/12/2021minha estante
Tem alguns livros do Stephen que eu não consigo achar ele ali na escrita também. Parece um autor totalmente diferente, né?

roses in winter 07/12/2021minha estante
recomenda?

Ka Antonelli 07/12/2021minha estante
Sim. Vale por ser algo diferente e é curtinho.

Rahrt 02/01/2022

A gravidade é a âncora que nos puxa para os nossos túmulos
Ascensão conta da história de Scott Carey e o fenômeno inexplicável de sua perda de peso sem motivo aparente e toda a série de acontecimentos que isso desencadeia.
King conseguiu em 144 páginas desenrolar uma história deliciosa de ler, trazendo temas atuais misturados à sua tão característica fantasia.
Uma leitura rápida (nada comum quando se trata de Stephen King) e fluída, perfeita pra começar o ano.

Leitor Oculto 23/10/2020

Sensível!
Um dos meus autores preferidos pela versatilidade Stephen King me surpreendeu, novamente, com uma escrita de extrema sensibilidade e com um enredo, um tanto quanto, inusitado, porém muito original.
Diferente de tudo que já li uma a obra possui uma leitura rápida e estigante com um número reduzido de personagens que deixa sua cabeça leve para curtir a "vibe" da história.
Não tem muito o que pensar ou compreender os fatos estão ali expostos ao leitor. Em boa parte, absolutamente, ilógicos, no entanto não menos interessantes.
Não existe aprofundamento tão pouco ponto de virada. A narrativa flui e acaba na mesma pegada. Gostei pela originalidade da obra.

Well 09/04/2021

Inesplecavel!!
Conta a história de um designer gráfico de 42 anos, e divorciado, chamado Scott Carey. A história de Scott é a seguinte: ele está perdendo peso continuadamente. Contudo, sua aparência física não muda em nada. Suas roupas não ficam mais (soltinhas), e ele sequer precisou apertar o cinto em volta de sua cintura. E ele anda comendo (milhares) de calorias diárias.
Através de uma balança em seu banheiro, Scott busca fazer alguns tipos de experiências tentando compreender o que acontece consigo. Entretanto, não há explicações. Se ele sobe na balança segurando pesos de 10 kg, ou com bolsos cheios de moedas? O peso registrado é o mesmo marcado anteriormente.
Obviamente algum tipo de preocupação passa a rondar a mente de nosso protagonista. Seria câncer? Mas, não pode ser, uma vez que seu corpo não demonstra qualquer deterioração. Você, assim como Scott, pode passar cada páginas dessa obra buscando desvendar o motivo de porque ele estar emagrecendo.
Uma coisa muito interessante e importante na história envolve as vizinhas de Scott que são casadas. A cidade, que é um tanto conservadora, é bem preconceituosa com esse relacionamento homossexual. Elas abrem uma lanchonete vegetariana mexicana em CR. E Scott acaba por se ver no meio dessa (pequena-grande) confusão.
Outra figura importante é o aposentado Dr. Bob Ellis, que se torna um tipo de parceiro nesse segredo sobre o emagrecimento inexplicável de Carey. Embora preocupado, ele não força Scott a se internar ou a investigar sua condição. Mas, de certa forma, posteriormente o apoia e auxilia em resolver algumas situações que os cercam na cidade de Castle Rock.
Dracula 09/04/2021minha estante
Amei em que o autor colocou sobre a respeito do preconceito das pessoas

Well 09/04/2021minha estante
Incrivel né, ele fez isso muito bem com poucas páginas.

Dracula 09/04/2021minha estante
Mesmo o final povo não gostando muito, adorei tudo que envolvia o livro preconceito, política, um final maravilhoso

Well 09/04/2021minha estante
Concordo contigo!!

Letícia @caapitulo1 23/03/2021

ASCENSÃO É TUDO QUE PROMETE SER!
Mais uma obra favoritada? COM CERTEZA! King não me decepciona!

Sobre a história: Scotty Carey, vive em Castle Rock na sua casa onde planejou viver com Nora, mas hoje ela vive no Arizona, ele também tem um gato, o Bill e juntos eles passam o dia trabalhando em um novo projeto do trabalho de Scotty, mas além disso ele anda com problemas com as vizinhas, um casal de lésbicas, o problema na verdade não são elas, e sim os seus cachorros que vivem sujando o seu jardim, e para piorar tudo ele está perdendo muito peso nos últimos dias, isso começou a acontecer subitamente, e ele mesmo não querendo ir ao médico, acaba procurando um velho amigo, o Dr. Bob Ellis.

O que o deixa intrigado, é o fato de que não importa o quanto coma, troque de roupas, ou carregue peso, seu peso nunca muda, e dia após dia ele só diminui e cada vez mais ele fica mais leve, o mais estranho de tudo isso é: Ele não aparenta estar mais magro! Ele então percebe o inevitável, vai chegar ao zero na balança, e um dia não ficará mais no chão.

Ele cria então um calendário, aonde já sabe qual será o Dia Zero, mas sem se preocupar muito com isso, ele decide então resolver os problemas mais urgentes, e um deles é fazer com que a comunidade aceite e pare com o preconceito com as suas vizinhas, até por que elas tem um restaurante na cidade, e dependem do consumo da cidade para se manter, o que não está acontecendo! Scotty então decide fazer de tudo para ajudar, e em uma corrida anual, que tudo mudará para sempre em suas vidas.

Ascensão é uma obra espetacular, atemporal e muito necessária nos dias de hoje! Trazendo como assunto principal o preconceito que mulheres lésbicas sofrem hoje e sempre, infelizmente, King consegue encantar, trazer sentimentos de alegrias a impotência, tudo com muita sensibilidade e realismo, esse livro me tocou muito, de um forma profunda porque me apeguei demais ao personagens que são impecáveis, me deixando totalmente desestabilizada com um final imensamente triste e um título nunca fez tanto sentido!

Leiam, se apaixonem e sofram comigo depois! King eu te amo, é por isso que eu leio os seus livros!

site: https://www.instagram.com/p/CMf73iZDyqy/?utm_source=ig_web_copy_link

Maria 25/04/2021

Comecei e terminei na mesma tarde. É dessas histórias que a gente precisa saber de uma vez, que a gente precisa digerir de uma vez só - não dá pra esperar o outro dia. Como tudo que o King escreve, é uma história que a gente se apega! Ele consegue escrever dramas com a mesma maestria que o terror e que a comédia e que tudo.

Essa é a história de Scott, que um dia acorda e percebe que perdeu muito peso, mas sem mudar nada em seu corpo. Essa perda é progressiva, mesmo com uma alimentação pesada. Nesse processo, ele encontra novas formas de ver a cidade de Castle Rock e decide fazer alguma diferença. Lindo, forte, engraçado, triste e emocionante! E curtinho demais, então dá pra ler sem nem piscar!

#StephenKing #Ascensão #Livros #LivrosEMaisLivros #Books #DefendaOLivro

Marcelo.Castro 26/05/2020

Um King diferente
Como fã do Rei não pude deixar de me surpreender com esse livro. Uma história relativamente curta (pra quem tem It e Dança da Morte na lista diria que quase um conto) e sem explorar o lado do terror e macabro. Há um evento fantástico que acomete o protagonista, mas que não é o destaque da história. Aqui temos King explorando as relações interpessoais dos personagens, seus sentimentos, medos, expectativas, preconceitos, com um forte viés crítico do aspecto social (algo explorado em Sob a Redoma, só para citar um exemplo) mas passando uma mensagem geral de esperança. A história se desenrola e podemos ver, de uma maneira muito delicada e emocionante, como todos os personagens ascendem em suas vidas e se tornam pessoas melhores, tendo como ponto de contato a ascensão do próprio protagonista.

José Carlos 28/05/2020

Diferente!
Fugindo aos padrões de seus livros, King nos entrega um conto em Castle Rock (o primeiro que leio da famosa cidade)! Se me entregassem o livro sem falar quem era o autor, não diria nunca que era King! Leitura agradável, o de podemos dizer que a ideia principal é a empatia! Ótimo!

David 01/03/2020

Esse não é o que eu chamaria de um livro típico do King, mas, sem dúvidas, temas pertinentes da atualidade são abordados aqui no que me parece um gesto de boa vontade em contribuir positivamente no crescimento dos seus leitores. Um livro otimista que planta uma boa semente que torço que germine e cresça saudável nos corações das pessoas que tomem este curto e atípico livro do mestre para ler.

Vamos ascender!

Pedro 15/04/2022

Mais um drama do King
Uma coisa que eu amo nos livros curtinhos do King é que ele não perde tempo fazendo descrições desnecessárias. Esse é um dos livros que você não espera se emocionar com o final, mas acaba se emocionando.
Uma das coisas que achei bem legal nessa história é que o King inseriu um casal de lésbicas e mostrou o quanto o ser humano é desprezível com seu preconceito. O mistério por trás do emagrecimento do protagonista levanta a questão a todo tempo se ele irá ficar vivo quando o peso chegar a 0, mesmo ele ainda tendo a mesma gordura corporal fisicamente.
Enfim, um livro que dá pra ler rapidinho e que mostra que o King consegue escrever bem em qualquer gênero