Capitães de Areia

Capitães de Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

Ronald.Samuel 14/05/2024

Que bom que é nacional!
Sinto-me orgulhoso por esse livro ser brasileiro. Jorge amado: ícone da literatura brasileira. Simplesmente magnífico!

L1l4 14/05/2024

My favorite king story
Essa história me encanta, como menina Moleka e baiana me encantei com a história! Apesar de tanta dor e controvérsias e problemas nítidos na sociedade, essa história tem o poder de ensinar e passar uma mensagem tão linda! Ela tem um lugarzinho especial no meu coração! Me sinto na própria noite estrelada ?

evemm 13/05/2024

Capitães da areia.
Devo dizer que foi uma leitura surpreendente, emocionante e me prendeu muito, merece 5 estrelas e muito mais, uma obra prima que fala muito sobre as crianças pobres e órfãs de pai e mãe, a conscientização acerca de mudanças sociais, revelando que as classes oprimidas vivem em condições de estrema miséria e ainda são vistas como criminosas, ao invés de serem vistas como vítimas.

Neto62 13/05/2024

Meu primeiro contato com jorge amado
Garoto abandonado na Bahia é capitão de areia. Livro perfeito, todo lugar histórico que eu passo em Salvador, eu consigo ver os capitães andando por ai. Esse tipo de livro fala muito sobre a história da minha cidade.

Monique.Dias 12/05/2024

Perfeitooo!
Leitura super fluida. A história nao tem reviravoltas mirabolantes, mas a escrita nos prende.
Muito linda a história e triste ao mesmo tempo.

Gui 11/05/2024

Capitães da Areia
Livro muito bom. Todo mundo sempre comentou que das leituras obrigatórias do colegial essa era uma das melhores e realmente o livro faz jus a essa fama.

Mylloka. 10/05/2024

Leitura necessária!
Sempre fui apaixonada pelo filme, que conheci no colégio, adorava as músicas que citavam o Pedro Bala como um grande herói, mas quando iniciei o livro pela primeira vez não consegui continuar, fiquei mal, pois é uma leitura crua e dolorosa, que nos faz questionar a construção social em que vivemos e como isso reflete nas gerações que se seguem. Mas este ano me senti pronta para finalizar o livro e foi muito satisfatório, embora acredite que seja um livro para lermos com a crítica ativa, pois a paixão pelos personagens é inevitável, mas a romantização é problemática. Recomendo como uma reflexão muito forte ao sistema patriarcal, ao capitalismo e como tudo isso implica no desenvolvimento de nós e consequentemente das nossas crianças.

Tamara Barros 09/05/2024

Capitães de areia
Um clássico que é atual, o livro nos leva aos anos de 1930, mas poderia ser os anos 2020. Todos os relatos, histórias, problemática e dramas são super atuais.
Um grupo de crianças abandonadas que se viram como podem para sobreviver, entram no mundo do crime (o que inclui estupros), mas tem a infância perdida, isso nos dá aquele sentimento de, apesar dos crimes que cometem, querer bem e torcer por cada um deles, e vibrar com suas vitórias.

Raphael92 09/05/2024

Sociologia e cultura brasileira
O livro é um retrato da cultura brasileira, que sempre foi carregada de muito sofrimento da população marginalizada, além da cultura religiosa afro-brasileira muito presente, principalmente na Bahia. Que é onde se passa a história.
Eu li esse livro quando tinha meus 13 anos de idade. Agora com 18 pra 19, pude obter uma interpretação totalmente diferente. Uma interpretação com mais conhecimento sociológico e cultural do nosso país, conhecimentos esses que são naturais de se adquirir com o decorrer do tempo dedicado aos estudos. De fato, capitães de areia é uma grande obra. Nos faz refletir sobre a realidade de diversas crianças não só na Bahia. E também explica como diversos outros problemas surgem, a partir do abandono infantil!

Pode.chamar 09/05/2024

Que livro bom!!
Um dos primeiros clássicos, da literatura br que eu leio, me fez basicamente comprar mais livros do jorge!!

O tanto que eu chorei, ri, me assustei, fiquei puto, surtei com esse livro, não ta escrito. Foi uma história envolvente, nunca demorei tanto pra ler algo, e que livro gostoso, apaixonado pela escrita do jorge amado!

Facilmente meu favorito do ano!!

line.iana 08/05/2024

Mano que isso como eu nunca tinha lido esse classico que livro BOM que autor INCRIVEL ? pedro bala dora professor gato volta seca sem pernas pirulito sao uns daqueles personagens que marcam sua vida pra sempre dps da leitura

Vidori 07/05/2024

Obra prima
Não tenho palavras para descrever Capitães da Areia... na verdade, tenho tantas que sequer consigo coloca-las em ordem. São muitos os sentimentos que esse livro traz e tantas questões a serem discutidas, o que mais me toca é exatamente como descrito no final: que o que as unia não eram estereótipos baianos, e sim o desamparo e o desejo de serem amados. Absurdamente maravilhoso e emocionante, leitura essencial.

Joao Martins 06/05/2024

Essa foi uma releitura. Bem mais velho de quando li a primeira vez. Já guardava na memória que era muito bom. Tive certeza agora. Obrigado, Jorge