Febre de bola

Febre de bola Nick Hornby

Resenhas - Febre de Bola

Benavente Cordeiro 21/01/2024

Livro que me serviu de inspiração. Ainda pretendo escrever um similar, contando dos fatos de minha vida de forma paralela a jogos do Corinthians, cujas lembranças, em minha mente, são intrinsecamente ligadas. O livro segue essa linha, conta a vida do autor, seus altos e baixos, de forma emotiva, com correspondência temporal, e em alguns momentos até ligações diretas, com jogos do Arsenal, seu time do coração. Emocionante e leve leitura, vale muito a pena!

Mariana Brasileiro 17/10/2023

Entre uma partida e outra...
O livro não é sobre o futebol ou sobre o Arsenal. O livro fala sobre muitas coisas ao mesmo tempo, mas usando o futebol como linguagem. Os acontecimentos da vida dele interligadas por partidas de futebol. A forma de enxergar a vida e suas fases, como ele transforma um jogo, que é uma paixão mundial, em uma reflexão é muito potente. Como ele foi afetado com o futebol. Fiquei pensando como alguém que nasceu no Brasil, "o país do futebol", teria escrito um livro assim e até mesmo de que forma o futebol se faz presente na minha vida.

Fael 17/08/2023

O futebol é mais que uma febre
O autor Nick Hornby é um inglês torcedor do Arsenal que narra nesse livro a trajetória da sua vida alicerçada pelo clube. Durante as páginas, é possível ver o desenvolvimento de Nick, como pessoa, acompanhado pelas temporadas do clube. As inseguranças, alegrias e frustrações se misturam, até chegar o ponto de não sabermos se o humor de Nick é influenciado pelo clube do coração ou o humor dele é o próprio Arsenal.

A cultura futebolística, a lógica de centro e periferia, a política de Tatcher, as inseguranças adolescentes, a vida adulta e seus dilemas e toda uma seara de acontecimentos na vida de Nick vão acompanhando a trajetória do Arsenal da década de 60 até o início da década de 90.

Até agora não consigo pensar em palavras capazes de expressar a forma que a vivência de Nick e toda sua relação com o Arsenal são incorporadas por mim, e acredito fielmente que diversos torcedores, ao ler, tenham a mesma sensação. Por mais que Nick esteja na Europa, tenha uma condição social diferente e o cotidiano do futebol inglês não seja o mesmo do brasileiro, a cultura futebolística possui línguas e trejeitos universais, fazendo com que cada amante desse esporte, ou pelo menos eu, considere esse um dos maiores livros do gênero já escritos.

Jean.Guimaraes 07/03/2023

Para quem sabe que o futebol é muito mais do que um jogo
O livro destaca os aspectos culturais e quanto o futebol serve de influência para a vida da pessoa, em muitas vezes dá até norte para os ciclos e acompanha o torcedor durante todo o processo existencial do ser humano. Para o torcedor, o seu clube e a história dele serve como uma linha do tempo que se relaciona diretamente com a sua própria. O livro passa exatamente isso de forma muito natural, sem romancear.

Marcelo 31/01/2023

Livro muito bom, para saber que não somos os únicos loucos pelo time de coração. Essa autobiografia de um torcedor do arsenal é incrível como um time está entrelaçado na vida das pessoas. Super recomendo a leitura.

Nícolas 30/12/2022

O poder da brevidade
Sem dúvidas, esse livro poderia ter 50 páginas se não tivesse tantos comentários rasos e supérfluos, sem contar a quantidade de repetições de casos e situações. O resumo todo está nas orelhas.

Douglas 20/05/2022

A cara do Arsenal
Livro muito legal! Foi tudo que eu esperava e um pouco mais! Pra quem gosta de futebol, é um prato cheio, pra quem torce pro Arsenal, é um banquete de risadas, choro, felicidade, tristeza...
O livro retrata com fidelidade os sentimentos que temos ao ver o time e sofrer junto com ele.
A história do autor tbm ajuda muito pra narrativa, já que ele passa por todas as fases possíveis como um torcedor.

Everson.Souza 10/02/2022

Nick, na boa? Eu te entendo.
A vida é cheia de momentos tristes e felizes tal como uma montanha russa. Há no meio dessa aventura bela e ao mesmo tempo tosca, momentos que passamos com familiares e descobrimos coisas em comum. Aquela relação entre pai e filho, como foi para o autor do livro, que quando visitam um estádio de futebol e vêem um gol comemoram alegremente. Só que no caso do Nick Hornby não rola comemorar, porque o Arsenal é uma droga e na boa: esse é um mal tanto dele quanto meu.
Me identifiquei muito com o livro. Ele é engraçado, divertido, emocionante e é impossível um fã de futebol não se identificar com ele, independente do time que ele torça.
Recomendo a leitura!

E up the Arsenal! (Mesmo q não seja muito up as coisas pelo norte de Londres mas... vai que?)

Tuyl 18/11/2021

Maravilhoso. Li este livro logo que entrei na faculdade de jornalismo e quis reler, mais de 15 anos depois, para relembrar e ver se era realmente tudo o que eu imaginava. Bom, para um fã de futebol, uma obra-prima!

Mateus 27/04/2021

diário de um fanático
a interessante experiência de observar um dos esportes mais populares do mundo pelos olhos de um admirador fanático é indescritível. me considero um fã do esporte, mas o fanatismo do autor é assustador e gritante - na mesma proporção em que é curioso e reflexivo.

duduramone 27/12/2020

Virei fã do Arsenal por essa leitura
Nick consegue traduzir exatamente o sentimento de todo torcedor de futebol nesse livro. Por várias páginas me identifiquei na paixão que tenho pelo Grêmio, na que ele possui (ou possuía) pelo Arsenal. Leitura extremamente importante para fãs de futebol. E não se assuste se, depois de lê-lo, também simpatizar pelo Arsenal.

toto 17/05/2020

Sucesso!
O livro narra de uma forma nunca feita a paixão de um torcedor do Arsenal pelo seu clube e pelo futebol.

Lucas 10/04/2020

Pra quem é torcedor
Um livro Excelente pra todos torcedores que vivem nas arquibancadas dos estádios do país. O autor nós conta sua trajetória ao lado do seu time Arsenal, fazendo um paralelo com os acontecimentos de sua vida.

Thais 24/04/2019

O único defeito desse livro é que é um torcedor do arsenal contando a história.

Gabriel 16/07/2018

"Febre de bola" é uma obra que prende o leitor do início ao fim. Mesmo o sujeito mais apático ao futebol, ao fim da leitura, deve fazer um gesto de reverência ao Hornby e se prostrar diante da arrebatadora emoção exposta nas páginas apaixonadamente redigidas.

Como um torcedor fanático, Nick Hornby disseca o que talvez seja o elemento fundamental do futebol: a torcida. Através de crônicas e ensaios divertidos, com um teor levemente sarcástico, somos levados a conhecer as raízes do futebol inglês nas décadas de 60, 70, 80 etc. A memória invejável de um torcedor que acompanhou seu clube em diversos momentos, ruins e não tão ruins -- já que fica evidente no decorrer da obra que, assim como na vida, os bons momentos são intervalos curtos entre um sofrimento e outro -- nos é exposta aqui numa espécie de autobiografia do próprio autor, mas que certamente também se confunde com a nossa própria vida de torcedor.

Ao fim de tudo, pode-se questionar se a obra versa sobre futebol ou sobre o homem como torcedor, ou ainda sobre as vivências particulares do Hornby. A resposta que eu encontrei foi que esta obra não é senão um raio-x do torcedor, seja do Arsenal, Tottenham, Bahia, Vitória, Flamengo ou Fluminense.