O Jogo do Camaleão

O Jogo do Camaleão Marçal Aquino

Resenhas - O Jogo do Camaleão

Aline.Rodrigues 18/05/2021

Que plot Twister final
Temos aqui uma história empolgante e recheada de aventuras nesse livro da série Vaga-lume,aliás é uma grande marca desses livros,as histórias são sempre cheias de emoção,adrenalina e aventuras.
Aqui temos a história de um garoto tem um grande sonho de conhecer seu pai,então contra a vontade de sua mãe ele vai pra Belo Horizonte atrás do seu pai,o que ele não esperava era se meter em várias confusões entre gangues rivais,fica na mira deles e corre muito perigo.
O final desse livro tem dois plot Twister incríveis,amei.

William LGZ 09/08/2023

O livro que mais me prendeu nessa coleção
Embora o título, minha experiência no geral não foi tão boa em comparação aos melhores que li da série e isso se deve ao fato da principal reviravolta da obra ter sido antecipada parcialmente por mim mesmo enquanto lia e também da sua conclusão não ter sido convincente o bastante para mim.

Ainda assim a narrativa consegue nos manter imersos com uma história bastante intrincada dividida em dois núcleos que são igualmente interessantes, tendo todos os elementos de uma boa trama de ação e aventura. Recomendo demais.

Rayssa571 12/12/2023

Livro nacional, me lembra muito La casa de papel, mas é sobre gangues de rua juvenis liderados por um homem desconhecido que usa sempre um disfarce diferente de modo que nem os próprios adolescentes que lidera saibam sua verdadeira identidade.

Catarine Heiter 29/08/2021

Ler a coleção vagalume com olhos de adulta é um exercício fantástico! Fico imaginando como eu me conectaria com a história quando criança e esta seria uma daquelas que me deixaria boquiaberta. Adorei o mistério, os personagens, a forma como a história se entrelaça até as últimas linhas e o tema que dá base para todo o desenrolar dos acontecimentos.

Bruna 28/02/2013

Resenha: O jogo do Camaleão
O jogo do Camaleão é um dos livros de Marçal Aquino, um jornalista, romancista, contista e roteirista brasileiro, que iniciou sua carreira na editora Ática no final dos anos 80.

A história deste livro se inicia com Ricardo, um garoto de quatorze anos, que , havia fugido de casa, após uma briga com a mãe, na rodoviária de São Paulo, no Breser aguardando muito aflito pelo ônibus.

Seu plano era ir para Belo Horizonte conhecer seu pai, mas acaba dando errado, pois o garoto pega emprestada a blusa de um desconhecido no ônibus e acaba sendo capturado pela gangue do Camaleão, um cara a que possui este apelido por ser o rei dos disfarces. Enquanto Quico, o garoto que havia emprestado a blusa é pego pelo Professor.

Ricardo consegue fugir e vai procurar seu pai, porém não o encontra, ele não morava mais no mesmo endereço. A gangue do Camaleão o captura novamente e percebendo o engano, o trocam com a gangue a gangue do Professor.

Sua mãe encontra o bilhete que ele havia deixado avisando sua fuga e liga para polícia. Neves o policial consegue resgatá-lo e o acompanha até o aeroporto para que ele retorna-se para casa. No caminho Ricardo descobre que seu pai era quem ele menos esperava.

Compartilhe isto:

Rodrigues 27/09/2020

História razoável
Mais um livro da série Vaga-lume,dessa vez temos um jovem que nunca conheceu o pai e tem o desejo de saber quem ele é.
Na cara e na coragem ele vai pra Belo Horizonte atrás do pai.O livro tem muitas aventuras e emoções.
Não é uma das melhores histórias da série Vaga-lume porém foi legalzinha de se ler na época.

@leitora.si 06/02/2022

06/02/2022
Ricardo foge de casa em São Paulo para ir para Belo Horizonte encontrar seu pai, como pista ela só tem uma foto e o endereço de seu pai. Quando chega em BH, é confundido com Quico, um garoto que é mula de uma quadrilha.
Os dois garotos são sequestrados por duas quadrilhas rivais, mas as quadrilhas se confundem com a similaridade dos garotos, e os trocam. Quando ele percebem isso, as quadrilhas marcam um encontro para destrocarem os garotos, mas a Polícia Federal consegue interceptar o encontro, e prende as duas quadrilhas.

Guilherme Amaro 06/01/2023

O Jogo do Camaleão
Livro: O Jogo do Camaleão. Autor Marçal Aquino, 1992, contém 104 páginas, editora Ática
Um dos primeiros livros que li na vida, era criança e agora como adulto volto a reler essa obra.
Dos livros da coleção Vagalume é meu livro favorito.
A cidade onde se passa o enredo é Belo Horizonte - Minas Gerais, Ricardo protagonista é de São Paulo e parte de surpresa até a rodoviária da Mooca SP, para uma viagem de ônibus pcom a missão de encontrar e descobrir sobre seu pai, por uma confusão e simples troca de jaqueta, Ricardo se envolve em uma disputa de gangue juvenil (Vareca, Gaguinho, Paulão, Maria José e o chefe Camaleão, considerado o rei dos disfarces.)
Muito interessante o autor utilizar ligares de BH como: Rodoviária de Belo Horizonte, bar da rua Guaicarus, Ponte Santa Teresa (um dos símbolos de BH, Av Afonso Pena ( Centro), Praça Raul Soares, Av. Antônio Carlos.
Marçal utilizou com maestria temas como: problemas familiares, investigação, criminalidade, violência urbana.

Quico: " Escuta, Ricardo, você é quase do meu tamanho e está aí morrendo de frio. Eu posso muito bem te emprestar esta jaqueta porque eu tenho outra na mochila. Que tal?" Pg 17

" Aquela era uma missão realmente especial: apanhar um menino vestido com uma jaqueta xadrez e trazê-lo para o esconderijo da quadrilha era bem mais fácil que roubar um carro." Pg 22

- Está bem. Eu vim a Belo Horizonte para me encontrar com um cara chamado Camaleão.
Valdão e Zé Doidão trocaram olhares de surpresa: foi nesse instante que eles entenderam por que haviam visto os integrantes da quadrilha rival circulando pela rodoviária. O Professor continuava olhando para Quico, esperando a continuação da história." Pg 49

Tenente Polícia Federal: "As duas principais quadrilhas aqui de Belo Horizonte são chefiadas por dois bandidos, conhecemo Camaleão e Professor. Não sabemos quem eles são na verdade. Esse Camaleão, inclusive é um cara que está sempre disfarçado, ninguém conhece a sua verdadeira identidade. O menino que vocês seguiam provavelmente está ligado a uma das duas...." pg 54

" Nesse momento, o telefone tocou. Os três se entre entreolharam, curiosos. Lima foi até a mesa e atendeu. E levou um tremendo susto com as palavras que ouviu." Pg 80

" - Por exemplo: neste momento você deve estar achando que eu sou um policial federal que o está conduzindo até o aeroporto, não é? " Pg 97

" Ah sim. Na verdade, um de meus disfarces preferidos é o de Professor. Faço isso há anos. Esse é o meu jogo. Sempre gostei de trabalhar com duas quadrilhas ao mesmo tempo, sem que nenhuma delas descobrisse que seus chefes eram a mesma pessoa. Assim, meu lucro com os carros roubados é maior, pois a rivalidade entre as gangues faz com que uma queira sempre superar a outra. " Pg 100

" Quando o avião para São Paulo levantou voo, Ricardo fixou sua atenção nos prédios e nas casas que, aos poucos, foram diminuindo de tamanho. Estranhamente, ele se sentia aliviado. Apanhou a foto no bolso da calça e ficou olhando para o homem que aparecia ao lado da mãe, tendo um bebê em um carrinho à frente. Num gesto súbito, Ricardo rasgou a foto. E teve a certeza de que, dali em diante, o fato de viver sem um pai não iria ter Importância nenhuma em sua vida." Pg 104 (Última frase do livro)

Adailton 28/02/2013

Viagem de descoberta.
Primeiro livro que eu li em minha aventura literária.

Um livro de leitura fácil e ritmo bem levado nos traz uma história bem urbana para prender os jovens leitores. E o faz bem. A história se desenrola sobre a perspectiva de Ricardo, um jovem que viaja para conhecer o pai e acaba se metendo em uma grande confusão. A viajem a Belo Horizonte que o rapaz faz só não é maior do que a viagem de descoberta da leitura através deste clássico da série vagalume.
Adailton 15/02/2014minha estante
Pô cara. A série vaga-lume é uma joia. Pena que ficou meio esquecida, mas várias pessoas começaram suas leituras a partir dela.

Paulo.Thiago 19/08/2022minha estante
Compartilho da mesma experiência. Era criança quando o li. De lá pra cá, já o reli umas 5 vezes. Sempre muito interessante.

Yve 08/09/2021

Pra um livro tão curtinho, é razoável.
Acabei O Jogo do Camaleão e foi ok. Nem ótimo nem péssimo, deduzi parte do plot final, então acabei não tão surpresa. Não acho que indicaria pra alguém.

Sena 19/06/2012

Primeiro livro
Esse foi o primeiro livro que li sem ser quadrinhos. Na época eu era adolecente, e me lembro que gostei demais do livro. Eu peguei na biblioteca da escola. Daí em diante passei a gostar mais da leitura de livros, até então, eu lia muito HQ.

Priscskjdk 02/02/2022

Que livro lindo meu Deus ele só tem poucas páginas e demora muito pouco tempo pra ler, mas é mt bom, juro!!!

Gladis 29/07/2020

Ricardo olhou demoradamente para o rosto da mulher. E, antes de responder, lembrou-se da mãe e do avô em São Paulo. Naquele momento, ele sentiu uma irresistível vontade de revê-los.

Vinicius 28/05/2010

O JOGO DO CAMALEÃO
Ricardo sai de São Paulo para Belo Horizonte,ele vai em busca de seu pai que não conheceu na sua infancia.No ônibus ele conhece Quico um mafioso.
Ao chegar em Belo Horizonte Quico leva ele para sua casa para passar uma noite mas o que Ricardo nao sabe é que ja estava dentro da máfia,já de manhã Quico leva Ricardo até o esconderijo onde é ameaçado de morte.Lá ele conhece Camaleão um espião de mil disfarces,eles propõe um jogo ao Ricardo´matar Paulão chefe de outra máfia`.
Quando Ricardo e Camaleão estão frente á matar Paulão Ricardo fica sabendo que Paulão é seu pai.Então Camaleão não mata Paulão e Ricardo decide voltar para São Paulo.

Comentário:Livro bom repleto de aventuras e disfarces.Recomendo á quem irá ler.

Ana 13/04/2018

Não vou mentir, esse passa longe de ser um dos meus favoritos da série vaga-lume, embora a história tenha, sim, me proporcionado bons momentos e um bom entretenimento. Mas o enredo não me cativou.
Essa é a história de um menino, Ricardo, que não sabe quem é o pai, e deseja muito conhecê-lo. Depois de uma briga com a mãe, o menino parte para Belo Horizonte, a fim de procurar pelo pai desconhecido.
O plano de ir para Belo Horizonte falha, pois o garoto pega emprestada a blusa de um desconhecido no ônibus e acaba sendo capturado pela gangue do Camaleão, bandido que possui este apelido por ser o rei dos disfarces.