Sulwe

Sulwe Lupita Nyong’o

Resenhas - Sulwe

Li 23/02/2024

Amor
Um livro infantil tão rico , que nos ensina a enxergar a beleza mais profunda . A beleza de dentro ....autoestima. Amar quem somos.
Iasminzitaa 23/02/2024minha estante
Aahhh eu quero ler

Robtavares 23/02/2024minha estante
Que lindo! Me deu vontade ler

Larissa 25/07/2022

Uma história (também) sobre amor próprio
Uma história que me emocionou pela forma como a metáfora do dia e da noite foi contada.
Li "Sulwe" para a minha afilhada e foi uma leitura leve e que trouxe vários ensinamentos importantes.
O livro tem ilustrações impecáveis, a forma como a narrativa é construída também é muito linda e delicada, amei e recomendo.
Raissa 30/07/2022minha estante
MINHA DINDA LEO PRA MIM COUADO EU FOI

Raissa 30/07/2022minha estante
DORMIR

Luciano 19/02/2020

Não sei pq li, mas gostei. Bem infantil mas com uma forte mensagem.
Luisa Cruz 19/02/2020minha estante
Acho que sei porque leu!!! Curiosidade! Ahahah! :)

Luciano 19/02/2020minha estante
É pode ser kkk

Ju M 16/01/2020

Sulwe - tão sútil como admirar estrelas
Sulwe é um pequeno livro escrito por Lupita Nyon?go que descreve com grande sutileza os sentimentos de uma menina negra que se sente magoada por ter a cor da pele mais escura que as demais pessoas. É uma leitura muito relevante para todo mundo, e mais ainda para crianças negras que buscam uma representatividade para perceberem que a beleza externa é apenas uma manifestação da beleza que existe dentro de cada um. Recomendo a leitura das notas da autora.
Nath Mel 16/01/2020minha estante

Ladi 01/07/2022

Livro lindo e inspirador, escrito com uma sensibilidade tocante. Recomendado para todas as idades. Essencial para quebrar preconceitos raciais.
Thifany Ferenz 01/07/2022minha estante

Bárbara 05/03/2022

Que história delicada, lição muito bonita e real, bem ilustrada e simples de entender. Vou dar de presente para o meu sobrinho.

As ilustrações são lindas de mais, edição perfeita
Chel 05/03/2022minha estante
Prazer, seu sobrinho. Haha

Gramatura Alta 13/11/2019

Você já deve conhecer a atriz Lupita Nyong’o pelos seus trabalhos nos filmes PANTERA NEGRA, NÓS e em DOZE ANOS DE ESCRAVIDÃO. Sendo esse último, o filme que garantiu a ela um Oscar de melhor atriz coadjuvante. Mas agora vamos conhecer uma nova Lupita, a Lupita escritora. E em seu primeiro trabalho, nós temos um livro infantil que aborda um ponto de vista super importante e necessário, venha conhecer mais!

A primeira frase do livro já resume bem tudo o que vamos encontrar nas páginas: “Sulwe tem a pele da cor da meia-noite”. Sulwe é a nossa protagonista e seu dilema está em volta da sua cor. Toda a sua família é de pele negra, mas a pele de Sulwe é mais escura e bem diferente de todos que estão ao seu redor. Ela não se acha bonita como a irmã, que tem uma pele mais clara e tem mais amigos. Sulwe faz de todo o possível para que sua pele seja mais clara, mas nada dá resultados. Até o dia em que ela faz um pedido para uma estrela e a mesma aparece para Sulwe, para lhe oferecer o que tanto faltava em sua vida.

O livrinho é baseado na vida da própria autora, que era uma criança com a pele negra mais escura e se sentia distante de todos. Era constante alvo de bullying e também fazia de tudo para que sua pele tivesse outra tonalidade. Isso é algo que acontece muito com crianças com a pele mais escura, infelizmente elas são mais propensas a serem isoladas.

A trama nos apresenta a sua personagem e seu dilema, em seguida Sulwe faz um desejo e recebe a visita de uma estrela que lhe mostra que o escuro também é belo. Que o claro também é belo, mas ele não pode ser tudo, precisa existir uma dualidade entre o claro e o escuro. Assim como o dia e a noite, não poderíamos viver para sempre de dia, assim como não poderíamos viver para sempre de noite. Tudo isso é contado através de uma espécie de parábola, uma mini-história que é apresentada para a personagem. E todo esse caminho é feito com muita delicadeza e com uma sensibilidade inspiradora, impossível não se emocionar com as pequenas palavras que brotam do papel.

Além da história ser potente, as ilustrações elevam tudo aos céus. O livro inteiro é coberto com ilustrações dos personagens, de suas ações e o mundo ao seu redor. As cores são vibrantes, o traço é poderoso e o resultado final é uma obra de arte para ninguém botar defeito. O tipo de livro que emociona e encanta o leitor em todos os sentidos.

SULWE é uma história importante sobre aceitação e amor próprio, principalmente para a população negra, que depois de anos de exclusão e preconceito, ainda precisam de amparo e um pouco de magia. Tudo isso vindo de uma autora negra que entende o que está falando e constrói seu livro da maneira mais inclusiva de todas. É uma leitura perfeita para qualquer criança, pois todos nós temos algo que precisamos aprender a valorizar e amar. Um daqueles livros fofinhos que deixam o coração quentinho e encantado.

site: http://gramaturaalta.com.br/2019/11/12/resenha-sulwe-lupita-nyongo/

taiz 16/05/2024

Delicado e necessário
O livro não é só uma história infantojuvenil, mas um relato profundo da infância de Lupita, que assim como Sulwe, precisou passar pelo processo de aceitação de sua pele, até enxergar sua beleza e seu brilho. Um livro delicado e necessário, de ensinamentos não apenas para as crianças, mas também para os adultos.

Erika Neves.1 11/12/2019

"Sulwe" é um livro infantil, escrito pela atriz gahnadora do Oscar Lupita Nyong’o, e que trata de um tema que ainda soa estranho pra muitas pessoas: o colorismo que é um termo utilizado para diferenciar diversas tonalidades de pele do mais claro até o mais escuro. Sendo que quanto mais clara a pele, melhor o tratamento.

E é justamente assim que Sulwe, a protagonista que dá nome ao livro se sente. Por ter a pele mais escura da família, ela se sente excluída, sozinha e sem amigos, diferente da irmã que, por ter a pele mais clara, é mais bonita e tem diversos amigos na escola. Até que, ao fazer um pedido a uma estrela ela descobre toda a sua beleza e valor.

Esse livro é simplesmente uma fofura do começo ao fim. De forma bastante sensível Lupita consegue mostrar todo o sentimento de inadequação da pequena Sulwe, especialmente em suas tentativas frustadas de clarear a própria pele. E ao mesmo tempo, consegue passar uma mensagem linda de que a beleza não está contida em apenas uma tonalidade. Todas as cores tem a sua beleza.

Outro detalhe muito importante são as lindas ilustrações de Vashti Harrison, que além de lindas conseguem transmitir toda a ternura e fofura dessa história.

"Sulwe" é um livro lindo e muito importante para ensinar às crianças a importância da auto-aceitação e de que todos somos dotados de beleza. Simplesmente perfeito.

Tati Vidal 16/01/2020

Livro gostosinho
É um livro infantil sobre a realidade. Curtinho e gostosinho de ler. Serve pra usar entre crianças da família, mostrando o valor de cada um. Podia ser mais explorado e trabalhado. Mas ainda assim muito legal de aproveitar pra ensino

Renata (@renatac.arruda) 23/01/2020

Criada no Quênia, Lupita Nyong'o cresceu em uma sociedade em que o conceito de "pertencer a uma raça chamada negra" era praticamente inexistente. Somente após se mudar para os Estados Unidos que ela descobriu que era negra e o que isso significava -- uma questão sobre a qual Chimamanda Ngozi Adichie vai abordar muito bem em "Americanah".
No entanto, mesmo em países predominantemente negros, como o Quênia ou a Nigéria, ter a pele retinta significa um problema. Esse tipo de discriminação ficou conhecida como "colorismo" e é sobre isso que @lupitanyongo trata em "Sulwe", seu primeiro livro infantil.

Sulwe é uma menina que se sente feia e inadequada por ser a pessoa de pele mais escura da família. Ela cresce sendo chamada de coisas como "neguinha" e "escurinha", o que a torna uma criança solitária e reclusa, enquanto a irmã, de pele clara, é querida e faz muitos amigos. A menina, então, passa a tentar de tudo para clarear a pele, se machucando por dentro e por fora -- uma medida comum em países africanos: em 2011, um relatório da OMS apontou que 77% das mulheres nigerianas usavam produtos para clarear a pele, em uma tentativa de alcançar o padrão eurocêntrico e os privilégios associados a pessoas brancas e de pele clara.

Assim, o livro de Lupita chega na tentativa de combater o colorismo, mostrando para as crianças a beleza e a força de se ter a pele retinta. É uma bela iniciativa, que se preocupa em cuidar da autoestima da mulher negra desde cedo. E que edição linda! As ilustrações de @vashtiharrison são um show à parte!

@renatac.arruda

Victoria 28/01/2020

Poderia ser um pouquinho maior
Não nego que depois de terminar eu poderia querer um pouco mais de leitura, um texto fenomenal e necessário para todas as idades. Lupita foi muito feliz com Sulwe, espero continuação.

Denise @nise.rodrigues 03/02/2020

Sulwe tem a cor da noite...
Linda e breve história da menina Sulwe, negra, de pele retinta, enfrentando seus primeiros dilemas sobre raça. A história, escrita por Lupita Nyong'o traz um acalento ao ilustrar o que muitas - para não dizer todas - crianças negras passam em algum momento de sua infância. E ela faz isso tão bem! Infelizmente, parece q acaba abruptamente, poderia ter o dobro, ou mais, páginas, enriquecendo ainda mais a narrativa.
As ilustrações são de encher os olhos. Recomendo muito! ♥

Ane Elyse Fernandes 11/02/2020

Encantador.
Com uma linguagem simples, o livro traz consigo uma mensagem poderosa e extremamente necessária, transformando-se numa belíssima ferramenta em prol do empoderamento das mulheres negras. Em uma sociedade machista, racista e misógina, que dita um pretenso padrão de beleza baseado em características fenotípicas da mulher branca, loira e com corpo escultural, é imprescindível fazermos tal leitura, pois reafirma como todes somos belas e maravilhosas. Contudo, o que se destaca na moral deste livro é o quão incrível é ao diálogo que faz junto às meninas negras, as quais comumente se veem discriminadas por terem a pele mais escura e acabam, como reflexo do racismo que cotidianamente são vítimas, tendo receio de assumir sua negritude. Gratidão a autora por compartilhar conosco tamanha obra prima inspiradora!