O Segredo das Larvas

O Segredo das Larvas Stefano Volp

Resenhas - O segredo das larvas

Sanny 13/09/2020

AMEI
MDS do céu, que livro brasileiro incrível. Estou apaixonada. EU DEVOREI ESSE LIVRO O MÁXIMO QUE PUDE AAAAAA, QUERO CONTINUAÇÃO.
Bigu 13/09/2020minha estante
Pq é tão bom???

Sanny 13/09/2020minha estante
O livro é uma distopia e se passa no Brasil. Resumindo todo o rolê, o livro funcionou pra mim pq ele é cheio de reviravoltas, a personagem se coloca em situações que a gente não sabe como que ela vai sair viva, mais sai. Fora que ele é tão delicado e fala de um assunto tão sensível. Se você olhar meus livros lidos vai ver quase nenhum brasileiro, e esse me atraiu. Tem seus defeitos, não nego, mas o livro é muito bom. Aaaa, a defesa dele é contra o racismo.

Bigu 13/09/2020minha estante
Ok! Obgggg

Paula Virgínia 01/02/2023minha estante
Não cheguei a concluir esse livro, mas me lembrou bastante essas obras que você citou

lu 22/11/2021

queria ter gostado, mas não posso ter tudo que quero
Comecei esse livro muito animada, pois amo distopias. Porém, esse é um gênero muito complicado de se lidar, que exige uma construção de mundo minuciosa e muita astúcia do autor. Infelizmente, o autor não fez seu melhor com esse livro, e fiquei muito decepcionada.

Pontos positivos:
- racismo -> ao fazer a personagem principal e os próximos a ela passarem por situações perturbadoras, o autor conseguiu mostrar ao leitor a brutalidade e asquerosidade do racismo enfrentado no período de escravidão
- questão da objetificação do corpo da mulher
- algumas cenas bem escritas e cruas (no sentido de impactantes)

Pontos negativos:
- lento e não prende -> tive que me forçar a terminar pois não gosto de deixar as coisas inacabadas, mas tive vontade de abandonar a leitura incontáveis vezes
- perguntas sem resposta -> esse item talvez seja perdoável, pois, pelo que pesquisei, haverão sequências
- muito parecido com a trilogia de Jogos Vorazes e até estilhaça-me -> senti muita falta da originalidade
- não consegui entender a relação dela com os amigos
- não me apeguei ou gostei de nenhum personagem (todos meio rasos)

Basicamente, dei 2,5 estrelas pelas importantes questões sociais abordadas com maestria. Porém, a construção de mundo, enredo e personagens (a história, em si) não me agradou.
Aline Silva 01/04/2022minha estante
Finalizando a leitura. Sua resenha faz todo o sentido.

Adri 18/10/2020

Uma distopia super atual.
Trata-se de uma distopia, escrita pelo autor brasileiro Stêfano Volp. A história é narrada por Freya, uma garota de pele negra que vive em uma colônia chamada Absinto, local onde vivem diversas famílias negras em situação de extrema pobreza sob um regime totalitário, opressor e cruel. Esse sistema é liderado por um presidente branco que vive na zona mais rica e importante da Métropole, onde apenas a elite branca vive bem. As pessoas das colônias pobres trabalham como escravas em troca de pouquíssimo dinheiro e de tempos em tempos as moças negras são selecionadas para passar o resto da vida nas zonas etilizadas. Muitos acreditam que o programa será o caminho para uma vida melhor, mas Freya acredita que sua identidade será roubada pelo Estado e terá que servir homens brancos da pior maneira possível. Portanto, ela fará de tudo para romper com esse sistema.

O livro é repleto de cenas fortes, narra abusos, misoginia, racismo e opressão nos fazendo refletir o quanto estes temas estão tão presentes na nossa sociedade atualmente. Recomendo de mais a leitura!

Ps: tem continuação 🤩
Lhyz 18/10/2020minha estante
Nossa!! Fiquei com vontade!

Le 26/09/2020

Tinha potencial para ser melhor
O livro tem uma ótima premissa e o começo me deixou bem empolgada com as metáforas e a construção da distopia. O livro trata sobre um futuro distópico em que um ?apagão? subverteu a ordem instaurada e transformou o Brasil- aqui retratado- num universo muito próximo ao de Jogos Vorazes, por exemplo. No entanto, o que é extremamente necessário ressaltar, é a discussão racial, aqui muito bem abordada. A metrópole acaba por dividir brancos e negros- esses nas colônias, sujulgados.
Até a premissa aqui descrita havia me empolgado bastante, mas o desenvolvimento é um pouco confuso e as personagens muito simplistas e inconstantes.Tinha tudo para dar certo, mas foi pouco desenvolvido. Mesmo assim, ainda recomendo a leitura, pois traz bastante o universo das distopias para as discussões raciais, da mulher e para a realidade brasileira. Além da escrita muito boa do Stefano, que não me deixou largar da leitura. Tem problemas, mas mesmo assim é muito pertinente.
Ana Carolina 28/09/2020minha estante
Rsrsrs tbm não sei em que ponto exatamente mas achei alguma semelhança com jogos vorazes.

giullia123 22/09/2020

Abandonei no capítulo 41 !
Não consegui acabar esse livro, pois ele me gerou muita raiva no final, simplesmente não consegui .
Em si o livro é ótimo e tinha tudo para dar certo, contudo, faltou profundidade nos personagens e nas ações, como também, esse livro parace muito com os outros livros do gênero, em partes a única coisa que muda entre eles e o nome dos personagens, os lugares e a ambientação, pois o resto é a premissa principal é igual aos outros livros do gênero!
Fernanda1156 27/02/2021minha estante
Caramba eu estou no capítulo 4 e não estou entendendo nada ? não entendo o lugar, os personagens, em 4 capítulos ainda não foi explicado nada para eu me inserir e me conectar com a história ?, mas bem insistir, já tinha um bom tempo que estava doida para ler e expectativas foram criadas, ruim é que eapero muito desta leitura...

Guilherme976 07/08/2020

O Segredo Das Larvas
Nunca tinha um lido um livro que tinha me deixado com um turbilhão de emoções e sem fôlego.

Um livro distopico que traz temas, como, rascimo, colorismo e feminismo. Nesse livros mulheres e negros são tratados como lixo, seu presidente, Ádamo Hall é um babaca, mesmo tendo pouco aparecido. Os temas debatidos são acompanhados com uma escrita maravilhosa e mesmo assim não deixa de ser uma aventura para nós

5 estrelas sem dúvidas e para mim, o melhor livro do ano. Você deve dar uma chance para o autor e para o livro.

Denise 19/08/2020

Distopia para impactar
Eu tive o privilégio de ler O Segredo das Larvas um pouco depois da produção e fiquei com essa história na cabeça por muito tempo. É um livro pesado e ao mesmo tempo sensível; fala sobre opressão e racismo de maneira cirúrgica, te dá os tapas na cara necessários para entender as problemáticas que, mesmo numa distopia, são tão presentes na nossa sociedade hoje. Abre espaço para falar sobre violência misógina e dá voz a uma personagem negra que carrega força e fragilidade. Uma obra importantíssima que merece ser lida por todo mundo.

Camila 27/08/2020

Um dos favoritos do meu ano literário!
Se você gosta de distopias, precisa ler O Segredo das Larvas. Se você não é fã de distopias, te recomendo mesmo assim. A história de Freya não deixa em NADA a desejar para grandes sagas e trilogias que se passam em realidades alternativas.

É um livro maduro e muitíssimo bem escrito, com reviravoltas de roer as unhas e muito pouco previsível, o que me prendeu em cada página. Tudo isso só me faz valorizar ainda mais o trabalho de publicação independente que o autor teve.

A narrativa flui muito bem, apesar de tratar de temas pesados e doloridos, que precisamos urgentemente discutir: o mito da meritocracia, racismo velado e escancarado, desumanização de corpos pretos, misoginia, estupro, violência. Até mesmo os personagens mais secundários são brilhantemente construídos e Freya, para mim, é o exemplo perfeito de protagonista que não quer ocupar esse lugar, mas o faz mesmo assim porque sua luta é por algo muito maior do que ela.

Ansiosa para o lançamento dos próximos dois volumes. Se você quer ler mais autores nacionais, recomendo muito O Segredo das Larvas, é uma produção literária digna de ser traduzida para muitos outros idiomas e de alcançar o mundo.

Aly 02/09/2020

QUE PERFEIÇÃO
Esse livro começou de uma maneira eletrizante e cada vez mais foi me conquistando! Achei impressionante ver as vivências de mulheres com abuso tão bem escritas e tão reais e as dores das pessoas negras com o racismo. É uma distopia necessária! Fãs de qualquer distopia como o conto da aia e jogos vorazes vão se render pela jornada de Freya e sua rebeldia contra o sistema opressor. Eu NECESSITO ler a continuação. O autor está de parabéns! Recomendo à todo mundo!

Steffany Leal 07/09/2020

Obediência, lealdade e merecimento.
"Se estiver trabalhando e eles chegarem, encontre um jeito de ser mandada embora imediatamente. Se estiver na rua, corra para casa. Se for pega, se mate." Esse é o mantra que foi ensinado a jovem Freya e marca uma boa parte do livro.

O Segredo das Larvas é uma distopia com uma crítica social incrível e absurda! O livro é resistência do início ao fim. Terminei a leitura sentindo orgulho por ter sido escrito por um autor brasileiro. Aguardo ansiosa pela continuação.

Bea Laureano 08/09/2020

O livro foi muito bem escrito e estou apaixonada pelo autor e pela história.
O livro vai contar a historia da Freya que mora numa colônia reservada para pessoas de pele negra, e a Metrópole vai nessas colônias para fazer uma seleção de garotas para viver na zona elitizada, isso é falado como se fosse algo bom, porém, a realidade é que tudo isso é um disfarce para uma exploração pelos homens brancos. O livro apresenta alguns gatihos, como o estupro, assédio, não é explicito, mas vale ressaltar.
O livro foi muito bem escrito e fico muito feliz por ser de um autor brasileiro. Já quero a continuação.

Evambertson 10/09/2020

#pamdle
Seria esse um dos melhores livros que já li?

Uma distopia maravilhosa, aquele livro que te prende e você simplesmente devora, não consegui parar de ler depois que comecei. O autor fez um trabalho incrível na sua história, nos seus personagens, além de que ele abordou de forma genial temas como: descriminação social e racial, além de exploração sexual e escravidão. Mesmo para quem não gosta do gênero distopia, deveria ler esse livro, por mais que seja em um ambiente futurista, vemos esses fatores na nossa sociedade atual, isso é muito triste e revoltante.

Jhennifer 11/09/2020

Essa obra deve ser lida!
O livro contém muita discussão importantíssima, cenas representativas e emocionantes.

O autor tem uma escrita muito fluida, gostosa e que prende o leitor.

Só posso dizer que todos deveriam ler e refletir sobre as questões ali apresentadas!